Ruído na transmissão

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

awmelo
Membro Iniciado
Registado: 19 nov 2010, 22:44
O meu Carro:: BMW 316i e46 115cv 2003

Ruído na transmissão

Mensagem por awmelo »

Viva a todos,
O meu 318ci (versão 2.0 143cv e cx automática) esta a fazer um ruído muito estranho entre os 105 e os 115 km/h. Trata-de de um zumbido que que surge do nada a partir dos 105, torna-se mais audível até aos 110-115 e depois começa a desaparecer suavemente, seno que a 120 km/h já é totalmente inaudível. Acrescento que se levantar o acelerador o ruído desaparece (logo não é problema de rolamentos de rodas ou ruido de pneus. O ruído é mais intenso se o esforço da transmissão for superior (em subidas p.e.). Já alguém teve um problema semelhante? Agradeço toda a ajuda.
Obrigado!

BMWE36320i
Membro Iniciado
Registado: 01 set 2010, 01:13
O meu Carro:: BMW 320D E46 - 1999/05

Re: Ruído na transmissão

Mensagem por BMWE36320i »

Rolamentos da transmissão ou do diferencial! Abraço.
NMC

awmelo
Membro Iniciado

Mensagem por awmelo »

Rolamentos da transmissão ou do diferencial! Abraço.

Obrigado pela dica NMC,
Só acho estranho o ruído surgir num intervalo de velocidade tão especifico e sempre da mesma forma.
Por outro lado, quando bloqueio o diferencial o ruído mantém-se inalterado, pelo que me inclino mais para um rolamento da transmissão, mas na Baviera ainda não identificaram o problema :?:
Ainda mais esquisito é o ruio desaparecer se eu aliviar o acelerador, mantendo a velocidade engrenada, seja em que modo for (Sporting ou drive) ou em qq velocidade (3ª 4ª ou 5ª) e amplificar se eu voltar a carregar.
Cumps

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

awmelo Escreveu:Rolamentos da transmissão ou do diferencial! Abraço.

Obrigado pela dica NMC,
Só acho estranho o ruído surgir num intervalo de velocidade tão especifico e sempre da mesma forma.
Por outro lado, quando bloqueio o diferencial o ruído mantém-se inalterado, pelo que me inclino mais para um rolamento da transmissão, mas na Baviera ainda não identificaram o problema :?:
Ainda mais esquisito é o ruio desaparecer se eu aliviar o acelerador, mantendo a velocidade engrenada, seja em que modo for (Sporting ou drive) ou em qq velocidade (3ª 4ª ou 5ª) e amplificar se eu voltar a carregar.
Cumps

O Teu carro è Nacional?
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

awmelo
Membro Iniciado

Mensagem por awmelo »

O Teu carro è Nacional?

Olá Germanii
Sim, o carro é nacional, pq?
Abraço

Sub
Membro Senior
Registado: 28 fev 2005, 16:29
O meu Carro:: BMW 330d Touring E46

Mensagem por Sub »

Já tive esse problema da zuada!
Diferencial novo e ficou boa!
Imagem

awmelo
Membro Iniciado

Mensagem por awmelo »

Sub Escreveu:Já tive esse problema da zuada!
Diferencial novo e ficou boa!
Diferencial novo ou rolamento de diferencial?
Estás a assustar-me, correcto? :shock:

Sub
Membro Senior
Registado: 28 fev 2005, 16:29
O meu Carro:: BMW 330d Touring E46

Mensagem por Sub »

No meu caso troquei mesmo de diferencial, e os sintomas eram iguais aos teus. Zuada.. se tirares o pé, desaparece.. e em carga tb não faz.. só faz em certa aceleração.
Cheguei a ir a 2 ou 3 oficinas para ver de onde vinha exactamente.. até troquei a valvolina do diferencial, mas o problema persistiu. Uma delas até dizia que vinha da caixa, mas depois de auscultar viu-se logo que era mesmo do diferencial.
O que fiz foi arranjar um em 2ª mão com o mesmo raport, troquei-o e o problema ficou resolvido.
Imagem

awmelo
Membro Iniciado

Mensagem por awmelo »

Sub Escreveu:No meu caso troquei mesmo de diferencial, e os sintomas eram iguais aos teus. Zuada.. se tirares o pé, desaparece.. e em carga tb não faz.. só faz em certa aceleração.
Cheguei a ir a 2 ou 3 oficinas para ver de onde vinha exactamente.. até troquei a valvolina do diferencial, mas o problema persistiu. Uma delas até dizia que vinha da caixa, mas depois de auscultar viu-se logo que era mesmo do diferencial.
O que fiz foi arranjar um em 2ª mão com o mesmo raport, troquei-o e o problema ficou resolvido.
Estive hoje novamente na Baviera, o experimentador desta vez ouviu o ruído e aponta para problema de lubrificação do diferencial. Segundo ele, ou o nível está baixo ou o óleo já deu o que tinha a dar - penso que nunca foi substituído. Aconselhou-me a sangrar e substituir a valvolina e a andar um tempo para ver se o ruído desaparece. Se não desaparecer ou se no óleo gasto surgirem indícios de limalha que terão de prosseguir com a desmontagem :susto
Uma curiosidade: a minha mulher tem um honda hrv que no ano passado começou a fazer um ruído grave vindo da parte de trás, sempre que curvava a baixa velocidade (só nessa circunstância é que fazia barulho). Troquei o óleo do diferencial e o ruído manteve-se inalterado nos primeiros dias, mas foi gradualmente reduzindo até desaparecer. Espero ter a mesma sorte :D

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

awmelo Escreveu:
Sub Escreveu:No meu caso troquei mesmo de diferencial, e os sintomas eram iguais aos teus. Zuada.. se tirares o pé, desaparece.. e em carga tb não faz.. só faz em certa aceleração.
Estive hoje novamente na Baviera, o experimentador desta vez ouviu o ruído e aponta para problema de lubrificação do diferencial. Segundo ele, ou o nível está baixo ou o óleo já deu o que tinha a dar - penso que nunca foi substituído. Aconselhou-me a sangrar e substituir a valvolina e a andar um tempo para ver se o ruído desaparece. Se não desaparecer ou se no óleo gasto surgirem indícios de limalha que terão de prosseguir com a desmontagem :susto
Uma curiosidade: a minha mulher tem um honda hrv que no ano passado começou a fazer um ruído grave vindo da parte de trás, sempre que curvava a baixa velocidade (só nessa circunstância é que fazia barulho). Troquei o óleo do diferencial e o ruído manteve-se inalterado nos primeiros dias, mas foi gradualmente reduzindo até desaparecer. Espero ter a mesma sorte :D

Mas supostamente esse óleo do diferencial não era para aguentar a vida útil do carro?
Imagem

awmelo
Membro Iniciado

Mensagem por awmelo »

JM318is Escreveu:é, supostamente. mas mudar mal não faz, é como nas caixas de velocidade automáticas dos 7s.
Exactamente, foi isso mesmo que me disseram. Qualquer óleo tem um período de vida (mais ou menos longo) porque peredem viscosidade mas a substituíção está prevista no plano de manutenção de qq modelo. Nas caixas steptronic p.e. o óleo e filtro têm de ser mudadas de 80 em 80.000 Km (e custa cerca de 300€ :susto )
Parece que as valvolinas mudam de x em x anos, mas como o meu nunca mudou, vou começar por aí.
:lovebmw

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

awmelo Escreveu:
JM318is Escreveu:é, supostamente. mas mudar mal não faz, é como nas caixas de velocidade automáticas dos 7s.
Exactamente, foi isso mesmo que me disseram. Qualquer óleo tem um período de vida (mais ou menos longo) porque peredem viscosidade mas a substituíção está prevista no plano de manutenção de qq modelo. Nas caixas steptronic p.e. o óleo e filtro têm de ser mudadas de 80 em 80.000 Km (e custa cerca de 300€ :susto )
Parece que as valvolinas mudam de x em x anos, mas como o meu nunca mudou, vou começar por aí.

O meu sempre fez a revisão na BMW e acho que nunca a mudaram e já conta com 365 000 KMS...
Imagem

awmelo
Membro Iniciado

Mensagem por awmelo »

L.Sousa Escreveu:
awmelo Escreveu:

O meu sempre fez a revisão na BMW e acho que nunca a mudaram e já conta com 365 000 KMS...
365000 sem mudar valvolina, com revisões na marca, acho muito improvável, ou então eu é que tenho muito azar...

awmelo
Membro Iniciado

Mensagem por awmelo »

Desculpa a pergunta, mas quanto pagaste pelo diferencial usado? Deram- te garantia?

Responder

Voltar para “Mecanica”