[Problema??] Ventoinha de motor E36

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

filipe_318
Membro Juvenil
Registado: 14 mai 2011, 18:20
O meu Carro:: BMW 318 tds

[Problema??] Ventoinha de motor E36

Mensagem por filipe_318 »

Tenho a ventoinha do motor do meu 318tds sempre a funcionar mal ponho o carro a trabalhar seja em quente ou em frio ela funciona sempre, nao pára e a temperatura no manometro do painel anda sempre encostada ao minimo, ta sempre no quadradinho azul, deve fazer alto consumo o carro....
É normal a ventoinha estar sempre em funcionamento ou tenho a embraiagem da ventoinha lixada?

:lovebmw
Peugeot 106 XSI 1994
BMW 318 TDS 1995 - (cheio de sono) by XiptroniK :)

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36

Mensagem por L.Sousa »

Parece ser o "interruptor" que a faz ligar e desligar que se lixou.
Imagem

filipe_318
Membro Juvenil

L.Sousa Escreveu:Parece ser o "interruptor" que a faz ligar e desligar que se lixou.
onde fica isso? é muito caro?
Peugeot 106 XSI 1994

BlackOpenAir
Membro Junior
Registado: 23 dez 2009, 22:13
O meu Carro:: 318i cabrio E36 328i sedan E46

Mensagem por BlackOpenAir »

Nos BMW's não há "interruptor" para ligar e desligar a ventoinha de refrigeração do radiador, já que esta não é acionada por um motor elétrico. A ventoinha está sempre a rodar mas sem fazer quase ventilação enquanto o motor está frio, podendo ser parada à mão, o que como é óbvio não aconselho a fazer. Mas também não é uma correia que a faz rodar, tem é uma "embraiagem" também conhecida por "viscose", que quando o líquido de refrigeração ultrapassa a temperatura ideal faz atracar a ventoinha ao veio do motor e a faz trabalhar com maior velocidade até o líquido voltar à temperatura ideal.

Quando a “viscose” já não está em boas condições, o que acontece é que a ventoinha não atraca e portanto não faz a ventilação necessária e o motor aquece demais, o que não é o teu caso.

Por isso no teu caso eu aponto mais para o termóstato que abre e fecha o circuito de refrigeração do motor, que se deve ter estragado na posição de aberto e não deixa o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
BMW E36 318i Cabrio de 1994 115 cv.
BMW E46 328i Sedan de 1998 193 cv.
--------------Off-topic--------------
VW Golf IV 1.4 5 portas de 2002 75 cv. (GPL)
Opel Vectra C 1.8 Caravan de 2005 122 cv. (GPL)

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

L.Sousa Escreveu:Parece ser o "interruptor" que a faz ligar e desligar que se lixou.
Interruptor? é algum fiat ou coisa parecida? num E36? viscoso da embreagem que entregou a alma ao criador e para remediar necessita ser trocado por um novo....
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

BlackOpenAir Escreveu:Nos BMW's não há "interruptor" para ligar e desligar a ventoinha de refrigeração do radiador, já que esta não é acionada por um motor elétrico. A ventoinha está sempre a rodar mas sem fazer quase ventilação enquanto o motor está frio, podendo ser parada à mão, o que como é óbvio não aconselho a fazer. Mas também não é uma correia que a faz rodar, tem é uma "embraiagem" também conhecida por "viscose", que quando o líquido de refrigeração ultrapassa a temperatura ideal faz atracar a ventoinha ao veio do motor e a faz trabalhar com maior velocidade até o líquido voltar à temperatura ideal.
Viva quem te disse a ti que não são acionadas por motor eléctrico ?(nos da tua assinatura não) mas na maioria sim

Quando a “viscose” já não está em boas condições, o que acontece é que a ventoinha não atraca e portanto não faz a ventilação necessária e o motor aquece demais, o que não é o teu caso.neste caso é a embregaem viscosa que colou e tem de ser substituida porque não está a fazer o que descreves abaixo

Por isso no teu caso eu aponto mais para o termóstato que abre e fecha o circuito de refrigeração do motor, que se deve ter estragado na posição de aberto e não deixa o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
com o motor frio tenta travar o movimento da ventoinha se não parar está colada se parar então sim é o termoestato aberto
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

filipe_318
Membro Juvenil

já não percebo nada looooool

entao o que que tenho estragado? é a embraiagem ou o termóstato?
Peugeot 106 XSI 1994

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

filipe_318 Escreveu:já não percebo nada looooool

entao o que que tenho estragado? é a embraiagem ou o termóstato?
se leres oq eu escrevi a encarnado ficas a saber o que será?..testa isso como eu escrevi :lol1

BlackOpenAir
Membro Junior
Registado: 23 dez 2009, 22:13
O meu Carro:: 318i cabrio E36 328i sedan E46

Mensagem por BlackOpenAir »

JOFIMO Escreveu:Viva quem te disse a ti que não são acionadas por motor eléctrico ?(nos da tua assinatura não) mas na maioria sim
Amigo JOFIMO eu sei que na maioria dos carros a ventoinha é elétrica, mas nos BMW's a sério não é, e o amigo filipe_318 tem um BMW a sério, daí a minha resposta. Aliás a minha resposta não foi muito diferente desta tua:
JOFIMO Escreveu:
Interruptor? é algum fiat ou coisa parecida? num E36? viscoso da embreagem que entregou a alma ao criador e para remediar necessita ser trocado por um novo....
Claro que também pode ser o viscoso estragado, embora sempre tenha ouvido falar de viscosos que não agarram e não que colam, mas não ponho em causa que possa acontecer. Mas como a mim no 318i já me aconteceu algo muito parecido com os sintomas que o filipe_318 descreve e era o termostato nas couves, apontei para essa hipótese, mas pode ser que esteja enganado... ...depois se verá quando a situação estiver resolvida e o filipe_318 vier dar "feedback" da solução encontrada.
BMW E36 318i Cabrio de 1994 115 cv.
BMW E46 328i Sedan de 1998 193 cv.
--------------Off-topic--------------
VW Golf IV 1.4 5 portas de 2002 75 cv. (GPL)
Opel Vectra C 1.8 Caravan de 2005 122 cv. (GPL)

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

BlackOpenAir Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Viva quem te disse a ti que não são acionadas por motor eléctrico ?(nos da tua assinatura não) mas na maioria sim
Amigo JOFIMO eu sei que na maioria dos carros a ventoinha é elétrica, mas nos BMW's a sério não é, e o amigo filipe_318 tem um BMW a sério, daí a minha resposta. Aliás a minha resposta não foi muito diferente desta tua:
JOFIMO Escreveu:
Claro que também pode ser o viscoso estragado, embora sempre tenha ouvido falar de viscosos que não agarram e não que colam, mas não ponho em causa que possa acontecer. Mas como a mim no 318i já me aconteceu algo muito parecido com os sintomas que o filipe_318 descreve e era o termostato nas couves, apontei para essa hipótese, mas pode ser que esteja enganado... ...depois se verá quando a situação estiver resolvida e o filipe_318 vier dar "feedback" da solução encontrada.

Só para esclarecer minha burrice... O meu 6 cilindros n deve ter motor a sério (já agora qual o exemplo de um motor a sério?) pois para alem da ventoinha ligada à viscosa tem um radiador com duas ventoinhas que se com o carro parado a temperatura subir demais (detectadas pelo sensor de temperatura colocado no sistema de arrefecimento) faz accionar essas ventoinhas que consoante a necessidade funcionam mais lentamente ou rapidamente. Inclusivé existe pessoal que retira a ventoinha do motor para ganhar 8 a 10cvs (segundo li) e ficam só com as ventoinhas electricas. Qd o filipe_318 falou que a ventoinha não parava só me lembrei da do radiador nunca pensei na da viscosa pois essa está sempre a funcionar. PS: como podem ver coloquei interruptor entre aspas pois n sou mecÂnico... e essas ventoinhas são activadas e desligadas de alguma forma. Apenas dei um palpite, nada mais mas ok parece que mais vale estar calado neste forum...
Imagem

mario ruhmke
Membro Iniciado
Registado: 19 nov 2011, 08:52
O meu Carro:: bmw 318 tds 95

Mensagem por mario ruhmke »

como ja foi dito, nao ha interruptor nenhum. o meu tem a ventuinha sempre a rodar...

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

L.Sousa Escreveu:
BlackOpenAir Escreveu:

Só para esclarecer minha burrice... O meu 6 cilindros n deve ter motor a sério (já agora qual o exemplo de um motor a sério?) pois para alem da ventoinha ligada à viscosa tem um radiador com duas ventoinhas que se com o carro parado a temperatura subir demais (detectadas pelo sensor de temperatura colocado no sistema de arrefecimento) faz accionar essas ventoinhas que consoante a necessidade funcionam mais lentamente ou rapidamente. Inclusivé existe pessoal que retira a ventoinha do motor para ganhar 8 a 10cvs (segundo li) e ficam só com as ventoinhas electricas. Qd o filipe_318 falou que a ventoinha não parava só me lembrei da do radiador nunca pensei na da viscosa pois essa está sempre a funcionar. PS: como podem ver coloquei interruptor entre aspas pois n sou mecÂnico... e essas ventoinhas são activadas e desligadas de alguma forma. Apenas dei um palpite, nada mais mas ok parece que mais vale estar calado neste forum...
Não dá nada 8 a 10 cv's :lol1

Sim, cheira a termostato. Nem pensava 2 vezes, só depois iria ver a viscose.

filipe_318
Membro Juvenil

entao tipo, pode ser a viscosa e o termostato?

lool... nao me parece que ao retirar uma ventoinha dê mais ao carro 8 / 10cv, e tb se ela esta la e pq é preciso
Peugeot 106 XSI 1994

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Se dá ou não não sei agora que diminui a inercia e logo o rendimento tb é verdade, que existe pessoal que tira tb é verdade se eu vou tirar a minha? não não vou, mas repito existe uma ventoinha electrica e nunca pensei que te estavas a referir a essa ligada ao motor....
Imagem

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

mario ruhmke Escreveu:como ja foi dito, nao ha interruptor nenhum. o meu tem a ventuinha sempre a rodar...

Volto a referir para quem não leu meu post que essa ´«e a ventoinha do motor depois existe a ventoinha do radiador que por sua vez arrefece o motor devido à circulação de àgua. essa ventoinha é activada por que?
Imagem

Responder

Voltar para “Mecanica”