[Problema??] Ventoinha de motor E36
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[Problema??] Ventoinha de motor E36
Tenho a ventoinha do motor do meu 318tds sempre a funcionar mal ponho o carro a trabalhar seja em quente ou em frio ela funciona sempre, nao pára e a temperatura no manometro do painel anda sempre encostada ao minimo, ta sempre no quadradinho azul, deve fazer alto consumo o carro....
É normal a ventoinha estar sempre em funcionamento ou tenho a embraiagem da ventoinha lixada?
:lovebmw
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
Parece ser o "interruptor" que a faz ligar e desligar que se lixou.
- filipe_318
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
onde fica isso? é muito caro?L.Sousa Escreveu:Parece ser o "interruptor" que a faz ligar e desligar que se lixou.
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
Nos BMW's não há "interruptor" para ligar e desligar a ventoinha de refrigeração do radiador, já que esta não é acionada por um motor elétrico. A ventoinha está sempre a rodar mas sem fazer quase ventilação enquanto o motor está frio, podendo ser parada à mão, o que como é óbvio não aconselho a fazer. Mas também não é uma correia que a faz rodar, tem é uma "embraiagem" também conhecida por "viscose", que quando o líquido de refrigeração ultrapassa a temperatura ideal faz atracar a ventoinha ao veio do motor e a faz trabalhar com maior velocidade até o líquido voltar à temperatura ideal.
Quando a “viscose” já não está em boas condições, o que acontece é que a ventoinha não atraca e portanto não faz a ventilação necessária e o motor aquece demais, o que não é o teu caso.
Por isso no teu caso eu aponto mais para o termóstato que abre e fecha o circuito de refrigeração do motor, que se deve ter estragado na posição de aberto e não deixa o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Quando a “viscose” já não está em boas condições, o que acontece é que a ventoinha não atraca e portanto não faz a ventilação necessária e o motor aquece demais, o que não é o teu caso.
Por isso no teu caso eu aponto mais para o termóstato que abre e fecha o circuito de refrigeração do motor, que se deve ter estragado na posição de aberto e não deixa o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
Interruptor? é algum fiat ou coisa parecida? num E36? viscoso da embreagem que entregou a alma ao criador e para remediar necessita ser trocado por um novo....L.Sousa Escreveu:Parece ser o "interruptor" que a faz ligar e desligar que se lixou.
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
com o motor frio tenta travar o movimento da ventoinha se não parar está colada se parar então sim é o termoestato abertoBlackOpenAir Escreveu:Nos BMW's não há "interruptor" para ligar e desligar a ventoinha de refrigeração do radiador, já que esta não é acionada por um motor elétrico. A ventoinha está sempre a rodar mas sem fazer quase ventilação enquanto o motor está frio, podendo ser parada à mão, o que como é óbvio não aconselho a fazer. Mas também não é uma correia que a faz rodar, tem é uma "embraiagem" também conhecida por "viscose", que quando o líquido de refrigeração ultrapassa a temperatura ideal faz atracar a ventoinha ao veio do motor e a faz trabalhar com maior velocidade até o líquido voltar à temperatura ideal.
Viva quem te disse a ti que não são acionadas por motor eléctrico ?(nos da tua assinatura não) mas na maioria sim
Quando a “viscose” já não está em boas condições, o que acontece é que a ventoinha não atraca e portanto não faz a ventilação necessária e o motor aquece demais, o que não é o teu caso.neste caso é a embregaem viscosa que colou e tem de ser substituida porque não está a fazer o que descreves abaixo
Por isso no teu caso eu aponto mais para o termóstato que abre e fecha o circuito de refrigeração do motor, que se deve ter estragado na posição de aberto e não deixa o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
já não percebo nada looooool
entao o que que tenho estragado? é a embraiagem ou o termóstato?
entao o que que tenho estragado? é a embraiagem ou o termóstato?
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
se leres oq eu escrevi a encarnado ficas a saber o que será?..testa isso como eu escrevi :lol1filipe_318 Escreveu:já não percebo nada looooool
entao o que que tenho estragado? é a embraiagem ou o termóstato?
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
Amigo JOFIMO eu sei que na maioria dos carros a ventoinha é elétrica, mas nos BMW's a sério não é, e o amigo filipe_318 tem um BMW a sério, daí a minha resposta. Aliás a minha resposta não foi muito diferente desta tua:JOFIMO Escreveu:Viva quem te disse a ti que não são acionadas por motor eléctrico ?(nos da tua assinatura não) mas na maioria sim
Claro que também pode ser o viscoso estragado, embora sempre tenha ouvido falar de viscosos que não agarram e não que colam, mas não ponho em causa que possa acontecer. Mas como a mim no 318i já me aconteceu algo muito parecido com os sintomas que o filipe_318 descreve e era o termostato nas couves, apontei para essa hipótese, mas pode ser que esteja enganado... ...depois se verá quando a situação estiver resolvida e o filipe_318 vier dar "feedback" da solução encontrada.JOFIMO Escreveu:Interruptor? é algum fiat ou coisa parecida? num E36? viscoso da embreagem que entregou a alma ao criador e para remediar necessita ser trocado por um novo....L.Sousa Escreveu:Parece ser o "interruptor" que a faz ligar e desligar que se lixou.
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
BlackOpenAir Escreveu:Amigo JOFIMO eu sei que na maioria dos carros a ventoinha é elétrica, mas nos BMW's a sério não é, e o amigo filipe_318 tem um BMW a sério, daí a minha resposta. Aliás a minha resposta não foi muito diferente desta tua:JOFIMO Escreveu:Viva quem te disse a ti que não são acionadas por motor eléctrico ?(nos da tua assinatura não) mas na maioria sim
Claro que também pode ser o viscoso estragado, embora sempre tenha ouvido falar de viscosos que não agarram e não que colam, mas não ponho em causa que possa acontecer. Mas como a mim no 318i já me aconteceu algo muito parecido com os sintomas que o filipe_318 descreve e era o termostato nas couves, apontei para essa hipótese, mas pode ser que esteja enganado... ...depois se verá quando a situação estiver resolvida e o filipe_318 vier dar "feedback" da solução encontrada.JOFIMO Escreveu:Interruptor? é algum fiat ou coisa parecida? num E36? viscoso da embreagem que entregou a alma ao criador e para remediar necessita ser trocado por um novo....L.Sousa Escreveu:Parece ser o "interruptor" que a faz ligar e desligar que se lixou.
Só para esclarecer minha burrice... O meu 6 cilindros n deve ter motor a sério (já agora qual o exemplo de um motor a sério?) pois para alem da ventoinha ligada à viscosa tem um radiador com duas ventoinhas que se com o carro parado a temperatura subir demais (detectadas pelo sensor de temperatura colocado no sistema de arrefecimento) faz accionar essas ventoinhas que consoante a necessidade funcionam mais lentamente ou rapidamente. Inclusivé existe pessoal que retira a ventoinha do motor para ganhar 8 a 10cvs (segundo li) e ficam só com as ventoinhas electricas. Qd o filipe_318 falou que a ventoinha não parava só me lembrei da do radiador nunca pensei na da viscosa pois essa está sempre a funcionar. PS: como podem ver coloquei interruptor entre aspas pois n sou mecÂnico... e essas ventoinhas são activadas e desligadas de alguma forma. Apenas dei um palpite, nada mais mas ok parece que mais vale estar calado neste forum...
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
como ja foi dito, nao ha interruptor nenhum. o meu tem a ventuinha sempre a rodar...
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
Não dá nada 8 a 10 cv's :lol1L.Sousa Escreveu:BlackOpenAir Escreveu:
Amigo JOFIMO eu sei que na maioria dos carros a ventoinha é elétrica, mas nos BMW's a sério não é, e o amigo filipe_318 tem um BMW a sério, daí a minha resposta. Aliás a minha resposta não foi muito diferente desta tua:
Claro que também pode ser o viscoso estragado, embora sempre tenha ouvido falar de viscosos que não agarram e não que colam, mas não ponho em causa que possa acontecer. Mas como a mim no 318i já me aconteceu algo muito parecido com os sintomas que o filipe_318 descreve e era o termostato nas couves, apontei para essa hipótese, mas pode ser que esteja enganado... ...depois se verá quando a situação estiver resolvida e o filipe_318 vier dar "feedback" da solução encontrada.
Só para esclarecer minha burrice... O meu 6 cilindros n deve ter motor a sério (já agora qual o exemplo de um motor a sério?) pois para alem da ventoinha ligada à viscosa tem um radiador com duas ventoinhas que se com o carro parado a temperatura subir demais (detectadas pelo sensor de temperatura colocado no sistema de arrefecimento) faz accionar essas ventoinhas que consoante a necessidade funcionam mais lentamente ou rapidamente. Inclusivé existe pessoal que retira a ventoinha do motor para ganhar 8 a 10cvs (segundo li) e ficam só com as ventoinhas electricas. Qd o filipe_318 falou que a ventoinha não parava só me lembrei da do radiador nunca pensei na da viscosa pois essa está sempre a funcionar. PS: como podem ver coloquei interruptor entre aspas pois n sou mecÂnico... e essas ventoinhas são activadas e desligadas de alguma forma. Apenas dei um palpite, nada mais mas ok parece que mais vale estar calado neste forum...
Sim, cheira a termostato. Nem pensava 2 vezes, só depois iria ver a viscose.
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
entao tipo, pode ser a viscosa e o termostato?
lool... nao me parece que ao retirar uma ventoinha dê mais ao carro 8 / 10cv, e tb se ela esta la e pq é preciso
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
Se dá ou não não sei agora que diminui a inercia e logo o rendimento tb é verdade, que existe pessoal que tira tb é verdade se eu vou tirar a minha? não não vou, mas repito existe uma ventoinha electrica e nunca pensei que te estavas a referir a essa ligada ao motor....
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Re: [Problema??] Ventoinha de motor E36
mario ruhmke Escreveu:como ja foi dito, nao ha interruptor nenhum. o meu tem a ventuinha sempre a rodar...
Volto a referir para quem não leu meu post que essa ´«e a ventoinha do motor depois existe a ventoinha do radiador que por sua vez arrefece o motor devido à circulação de àgua. essa ventoinha é activada por que?