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O famoso problema do relenti. RESOLVIDO

Enviado: 14 fev 2012, 20:36
por tiago blanquet
Pessoal aceito sugestões para tentar resolver o problema do relenti instavel no meu 325i sem vanos.

O carro faz isto so quando o ponho a trabalhar e passados 20 a 30 seg, o som do motor muda, e o carro fica normal.
Quando o motor tá quente é menos comum fazer isto.
Ultimamente tem andado pior. Por vezes passam os tais 30 seg e o ponteiro das rpm não pára quieto, anda acima e abaixo, até que tenho que desligar esperar um bocado e tentar de novo.

É um bocado irritante. Um gajo liga isto e depois fica a espera que o motor pare de acelerar sozinho.

Algumas coisas que já fiz:

Tirei colector de admissão fora. Limpei todo o oleo que lá foi parar vindo da ventilação da tampa das valvulas. Limpei o sensor de temperatura do colector que tava coberto de oleo. Limpei a ICV e liguei ao PC pra fazer o teste. Ela abre e fecha na boa e está limpa. Testei a resistencia do sensor de posição da borboleta e tava dentro dos valores anunciados no bentley manual.
Nova sonda lambda original de acordo com a referencia no realoem.
Procurei entradas possiveis não achei nada. Testei com limpa carburadores a volta dos tubos a ver se ao aspirar, notava o carro a falhar.

Pronto é isto. Aceito sugestoes.

De resto quando ta normal o carro consome os classicos 10L normais para um motor com 21 anos e 2500cc.

PS: tambem fiz aqui em casa teste compressão e tudo dentro do normal.

Re: O famoso problema do relenti.

Enviado: 14 fev 2012, 21:26
por JPimpao01
Já li bastante sobre isso também, o nosso sofre do mesmo problema. Há várias variáveis possíveis, desde sensor de cam's, sensor cambota (não tenho 100% certeza), tubos de vácuo e respectivos tubos que encaixam debaixo da curva da admissão...

Uma coisa é certa depois de uma tarde de calor trabalha sempre como um relógio, certo? Então está bom :lol1

Re: O famoso problema do relenti.

Enviado: 14 fev 2012, 22:38
por navigator
Experimentaste medidor de massa de ar? Viste bem o tubo de borracha da borboleta e ICV? Pode estar rasgado. Apoios de motor? O JPimpao fala nos sensores de cams, pode ser...e é barato. Isso é tramado.

Re: O famoso problema do relenti.

Enviado: 15 fev 2012, 00:50
por tiago blanquet
ja vi tudo associado a ICV tirei o colector de admissao. Substitui mangueiras ressequidas. O colector ta com bom vácuo porque quando acelero ate se nota um certo inchar do plastico, que é quando o vacuo retido no colector é aliviado.

Esses sensores da cambota e cames, é que ainda não vi mas não sei se poderão influenciar, mas como diz ali JP o carro foi para OIA andar no drift e veio pra baixo sem dar qualquer problema apesar de isto ser chato quando um gajo liga...

Re: O famoso problema do relenti.

Enviado: 19 fev 2012, 20:00
por tiago blanquet
Após testar tudo e mais alguma coisa, descobri ha uns dias atras que o problema do relenti possivelmente se deveria não á MAF (que ja tinha feito o teste do fio incandescente e tava OK), mas sim a propria ICV. O carro tava com o relenti instavel e desliguei a ficha da ICV com o carro a trabalhar e não fez nada, ou seja a ICV estava toda aberta e a deixar passar o maximo de ar.

Estava confuso porque já a tinha testado ligando directamente a bateria e ela abria a fechava. Vim depois a descobrir que só funcionava nessas duas posições, mas não em posições intermedias, porque o rotor estava carregado de um oleo preto que estava a impedir a passagem de corrente para que a ICV funcionasse correctamente.

Dado que a opção era uma ICV nova, arrisquei abrir a minha apesar de isto serem peças, supostamente "sem manutenção".

Quando abri reparei no oleo nos contactos. Limpei tudo com a pistola de pintar do compressor e diluente, saiu a trampa toda, parecia nova. Sequei tudo e voltei a montar e pronto, já está o problema resolvido. Entretanto selei a ICV com resina epoxy para reduzir ao maximo possiveis passagens de ar.

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Re: O famoso problema do relenti. RESOLVIDO

Enviado: 19 fev 2012, 21:53
por navigator
Excelente Tiago. Deste-me inspiração para fazer o mesmo, tenho um ICV extra, que veio com o meu colector do 30i. Assim fica como nova, não é?!

Re: O famoso problema do relenti. RESOLVIDO

Enviado: 20 fev 2012, 00:07
por David Nunes
Obrigado Tiago acho que vou fazer o mesmo no meu pois o gajo as vezes fica instável :P

Re: O famoso problema do relenti. RESOLVIDO

Enviado: 20 fev 2012, 00:21
por tiago blanquet
Atenção pessoal que isto não é feito para ser aberto. É um bocado complicado de abrir tem que se dobrar as patilhas pra fora e depois voltar a fechar. É um processo um bocado agressivo para a peça, mas com cuidado faz-se. Entre isso ou comprar uma nova, nesse caso digo, pra tentarem abrir já que isto é como que um motor electrico com muito pouco por onde correr mal, a não ser lá está que o contacto entre as escovas e o rotor seja interrompido.

Re: O famoso problema do relenti. RESOLVIDO

Enviado: 22 fev 2012, 00:35
por adminlvieira
Excelente Tiago, por acaso a suplente já tinha levado esse tratamento á mais de um ano nunca foi testada / usada.