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Alinhar direcção?

Enviado: 28 jun 2012, 23:09
por samuel_20_
Boas, ando com umas dívidas pode ser que alguém me saiba explicar...

Sempre que vou alinhar a direção pergunta-me se é para ir a inspecção ou não.

Qual e a diferença, e como e que os carros andam realmente alinhados como de ser?

Agradecia respostas com dados concertos se possível...

E obrigado a quem souber...

Re: Alinhar direcção?

Enviado: 29 jun 2012, 00:05
por jmbfs
BMWs com direção alinhada difere dos valores na inspeção, dificil de entender, mas valores de inspeção são mais normalizados e nós temos um BMW .......kkkkk

Re: Alinhar direcção?

Enviado: 29 jun 2012, 04:13
por samuel_20_
Como assim? Que valores pedem na inspecção e que valores tem que ter os nossos bmw.

Mas o mais curioso é seja qual for o carro eles dizem que tem um alinhamento para inspecção e. Outro para andar normal...

Para min isto cheira-me a burlisse, para porém o carro a comer pneu e termos que ir trocar-los mais cede, é que isso já me aconteceu antes, rem menos de 6 meses fiquei sem pneus... O gajo fechou demais a direção :evil:

Re: Alinhar direcção?

Enviado: 29 jun 2012, 10:30
por navigator
Eu percebi o problema e reclamei no centro de inspecção que me chumbou o carro. O técnico responsável (Engº.) que me viu pedir o livro veio falar comigo e a conversa é sempre a mesma, ele já está habituado.

Da conversa que tive com quem me alinha a direcção e que tem muita experiência nisto:
Metemos o ripómetro no chão (tapete que se ajusta à direcção que a roda leva) e passamos com um carro por cima e só não mexe se as rodas forem perfeitamente alinhadas, certo?

No caso dos BMW temos valores de convergência na direcção, o que faz com que o comportamento do carro seja exemplar e não dê o desgaste anormal. É normal nos tracção traseira.


Os carros de tracção à frente grupo VAG têm divergência, é normal. Mas têm ao ponto de terem de a tirar para ir à inspecção como nós.

Valores já me esqueci mas eles admitem 5 metros ou lá o que é de desvio em 100m percorridos. Se tens convergência de não me lembro quantos graus em cada roda, fazes contas simples de trigonometria e vês que em 100m o desvio na roda é superior.

Portanto muitos carros chumbam.

Eu recebi resposta à reclamação em que blá blá blá Wiskas Saquetas e não me responderam a essa questão, em que expus que estes carros nunca passarão no teste deles do tapete tendo convergência ou divergência.

Re: Alinhar direcção?

Enviado: 29 jun 2012, 10:56
por navigator
Ah, duas coisas:
Se fores fazer contas não te esqueças de fazer o ângulo de convergência por roda mas X 2 pois cada roda puxa para dentro e quando passa no tapete tens a roda a puxar o tapete para dentro pelas duas.

E se não tens anotação disso na inspecção anterior, vai sem problemas. Se tens a certeza que tens a direcção bem alinhada e pneus a gastar bem, só tens de ir alinhar sem convergência 1 vez a cada 2 idas, para não ser anotação reincidente e chumbar.

Se for a primeira vez passa só com anotação.

Cumps

Re: Alinhar direcção?

Enviado: 29 jun 2012, 14:37
por samuel_20_
Então qual e o calor que os carros com rwd como os nossos devem ser alinhados?

Re: Alinhar direcção?

Enviado: 29 jun 2012, 16:07
por navigator
O meu está rebaixado e leva valores de origem. E os pneus estão a gastar bem. Agora não tenho acesso a isso mas as máquinas de alinhar têm os valores, são bons.

Apesar disso, alinhar tem alta ciência e tal como diz o JM318is, também pode variar de caso para caso. Mas o alinhamento de acordo com o fabricante inclui depósito cheio e pesos nos bancos de trás, etc. Não se costuma fazer como eles mandam...

Re: Alinhar direcção?

Enviado: 30 jun 2012, 01:19
por samuel_20_
Então expliquem-me uma coisa, quando a direcção começa.a s querer voltar por ela, isto devagar claro, isto quer dizer o quê? Que tá fechada oi aberta?

Re: Alinhar direcção?

Enviado: 30 jun 2012, 05:11
por samuel_20_
Tas a andar devagar, começas a voltar o volante e quabdoo o largas ele voltapara posição em que tava,
E k os carros do meu pai (Ford mondeo, e agora MB c220 ) todos faziam isso e os meus não (Ford Fiesta e este BMW e36 ) ... O quê é normal, o volante fazer sempre força para voltar ao normal ou quando chega a um determinado ângulo fazer força por ele para enrolar mais o volante e senão o porque de o fazer(será alinhamento?)

Re: Alinhar direcção?

Enviado: 01 jul 2012, 19:38
por navigator
Isso não tem a ver com convergência, isso é ângulo de king pin. O ângulo do eixo vertical do cubo. Isso é que faz centrar com mais ou menos força.