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E46 320d 99 - problemas de caixa

Enviado: 28 ago 2005, 13:26
por Jo320d
Boas pessoal!

É o seguinte, o meu pai tem um 320d 136cv de 1999 com cerca de 118.000 Km sempre feitos na mão dele, sempre com condução muuuuito cuidada e calma. Acontece que, agora, especialmente quando o carro está frio, quando se mete a 5ª velocidade e depois se tira, a mola que coloca a manete em ponto morto entre a 3ª e a 4ª deixa de actuar, de maneira que é preciso fazer força para o lado da marcha a trás para que a mola volte a "funcionar", é muito esquesito, nunca vi nada assim.
Será que alguém já teve este problema? Se puderem ajudar com alguma opinião agradecia. Se não perceberem bem o problema perguntem que eu escrevo as vezes que forem necessárias :D É que hoje em dia um gajo antes de enfiar um carro numa oficina tem que ir com a lição sabida, caso contrário pode apanhar uma banhada...

Desde já agradeço

Cumps a toda a comunidade

Enviado: 28 ago 2005, 13:57
por metale
É um problema mto comum, ao k parece. Nunca me aconteceu, mas tou farto de ouvir falar nisso.

Experimenta mudando o óleo da caixa de velocidades, parece ser o k toda a gente experimenta para solucionar isso.

Enviado: 28 ago 2005, 19:47
por sardal320d
Eu tb tenho esse problema...
Mas tb só acontece de vez em qd e qd acontece,é prai umas 5 ou 6 vezes seguidas e dp la a mola funciona...
Penso k aquilo tem mm uma mola,porisso n me parece k uma muda de oleo da caixa irá solucionar.
Mas procura aqui pelo forum,por ex,em post meus,k ta la um topico acerca disso.
Abraço

Enviado: 28 ago 2005, 20:21
por DNT
Já me aconteceu isso!! Acabei por meter uma embraiagem nova :roll:

Enviado: 28 ago 2005, 21:17
por metale
PAra quem perceba de inglês, este ( http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... lever+cold ) tópico tem mais k muita informação sobre o assunto.

Enviado: 29 ago 2005, 14:12
por Yasser
No meu também acontece o mm, tipo tiramos da 5ª ele nao vem para ponto morto sozinho, ás vezes acontece...

Já cheguei a pensar que a mola deve tar toda suja cheia de lubrificante e oleos e isso que quando ta a frio tá mais grosso, nao deixa a mola mexer, e quando apanha algum aquecimento dissolve-se e funciona...

Isto é conclusao da Batata...
Mas penso ter alguma logica...

Qdo o meu for á proxima revisao mando eles verem isso...

Enviado: 29 ago 2005, 14:20
por R_P_J
Boas pessoal , estive a dar uma vista de olhos no site acima mencionado e realmente o problema e o mesmo do nosso colega JO320D só que nos casos mencionados acontece na maioria nos M3 E36 e as unicas soluçoes que la vi foi ou continuar a andar com a caixa assim ou proceder a substituiçao da mesma :( .
Eu pessoalmente ja tive oportunidade de conduzir algumas marcas de carros diferentes e em quase todas as mudanças entravam suavemente o que eu noto na minha Touring é que as mudanças a entrarem especialmente a 4ª tornam-se um bocado duras nao sei se e normal ou se a minha caixa esta a começar a dar chatices breve tambem :cry: éo modelo de 150cv e tem 93mil KM

Enviado: 29 ago 2005, 18:15
por Jo320d
Eu pessoalmente ja tive oportunidade de conduzir algumas marcas de carros diferentes e em quase todas as mudanças entravam suavemente o que eu noto na minha Touring é que as mudanças a entrarem especialmente a 4ª tornam-se um bocado duras nao sei se e normal ou se a minha caixa esta a começar a dar chatices breve tambem éo modelo de 150cv e tem 93mil KM

O carro em questão é do meu pai, ele é que anda mais vezes com ele, mas também ja me apercebi que é um bocado para o dura, noto mais ao deslocar a manete da caixa de velocidades do ponto morto para o ponto da 5ª velocidade, aí sim, nota-se uma grande resistência... Não tão grande como a de vencer a mola da marcha a trás, mas é grande. Se calhar o problema já vem daí...

É assim, eu tenho um carro que a marca e o modelo não interessa para o efeito, mas a caixa ao fim de 140.000 Km nunca tinha substituido a valvolina dado que um mecânico da marca me tinha dito que esta era vitalícia... :shock: Tempos depois fui a outro mecânico ao qual voltei a colocar a mesma questão, se era necessário acrescentar valvolina dado que a marcha a trás arranhava sempre ao engrenar e a 2ª às vezes era complicado entrar... Ele tirou a que la estava toda e em vez de Valvolina atestou com um óleo sintético para caixas de velocidades. A verdade é que aquilo ficou 5*... A caixa está muito mais suave e engrena tudo muito melhor. Agora pelo que me disse o mecânico, não vou precisar de voltar a substituir este óleo, apenas acrescentar quando necessário. Eu não sei como é nos BMW, mas se calhar com uma mudança de lubrificante de caixa ou rectificando o nível do líquido talvez obtenha melhoras R P J!

Quanto ao problema de que falei ao início, amanha vou à Baviera cá do sítio e a outra oficina especializada em BMW ver entao o que me dizem, depois digo qualquer coisa.

Fiquem bem
Cumps

Enviado: 29 ago 2005, 18:44
por sardal320d
O k eu noto na minha é k tanto acontece seja a frio seja a quente...
Porisso estranho ser o oleo,penso entao k seja o mau funcionamento da mola por falta entao de lubrificaçao da mesma...
Abraço mas dp conta qual foi o relato na Baviera.

Enviado: 29 ago 2005, 21:29
por metale
D qq maneira tenho de mudar o óleo da minha, pk noto tudo mto melhor qd a caixa está a funcionar "quente".

Enviado: 31 ago 2005, 12:15
por Jo320d
Só hoje é que pude passar na Baviera.
Disseram-me que já tinham reparado caixas deste modelo com este problema. É só substituir umas pecitas na caixa, essa tal mola... Diz que o que torna a reparação mais cara é o facto de a caixa ter que se retirar, logo aí, os custos de mão de obra... upa upa, fica mais cara a mão de obra que as peças.

Depois, fui a um mecânico especializado em BMW, o gajo é bom naquilo, e ele aconselhou-me a trocar o óleo da caixa em 1º lugar... Depois logo se via se realmente era necessário abrir aquilo.

É o que vou fazer na 6ª feira, vou trocar o óleo de caixa e depois digo se resolveu ou não.

Cumps

Enviado: 31 ago 2005, 15:59
por JMGP
Essas são daquelas operações que se podem fazer na boa pelo mecanico que a gente conheça e que mexa com bmw...

Se conheceres algum caga na marca e pede a ele para te fazer o trabalho que deve ser rapido

Enviado: 31 ago 2005, 18:57
por sardal320d
Estou na expectativa de saber como fica o teu dp da mudado o oleo da caixa!
O meu,qd tiinha prai os 120mil fez a revisao II e viram os niveis,o da caixa estava correcto...
N me aconselharam a trocar por n haver necessidade...
Abraço

Enviado: 31 ago 2005, 19:56
por Jo320d
Estou na expectativa de saber como fica o teu dp da mudado o oleo da caixa!
Eu depois digo, vou lá ao tal mecânico particular, só fui mesmo à Baviera para me informar... :?

Cumps

Enviado: 31 ago 2005, 21:45
por metale
sardal320d Escreveu:O meu,qd tiinha prai os 120mil fez a revisao II e viram os niveis,o da caixa estava correcto...
N me aconselharam a trocar por n haver necessidade...
Eles na BMW só costumam ver o nível do óleo. O pior é ele já tar sujo e "velho"...