Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

CSilva76
Membro Juvenil
Registado: 17 abr 2011, 18:28
O meu Carro:: BMW 320d E46

Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por CSilva76 »

Viva,

Tenho um 320d e46 150hp facelift de sept 2001 com caixa de 5 mudanças, um injetor decidiu deixar de injetar corretamente que fez com que a valvula partisse, piston partiu também numa borda e a cambota ficou toda arranhada, a bmw disse-me logo que o melhor seria mudar de motor.

O meu problema está em encontrar um motor igual -M47N- , pois já estive muito perto de comprar um motor com as mesmas caracteristicas: um 320d e46 de mai 2004 até que na hora de compra reparei que em vez de um M47N era um M49 de 6 velocidades... O preço de motor e caixa de 6 era muito apetecivel, mas decidi informar-me melhor e vim a saber que não é só "tirar um e por outro", disseram-me que:

-Em relação ao motor tinha que mudar a centralina, a cabelagem toda externa e interna do motor para que funcionasse tudo corretamente e a chave de ignição, senão o carro nem ligava.

-Para a conversão de 6 velocidades tinha que mudar para o motor M49 com a caixa desse mesmo e o diferencial também.

Gostaria de confirmar estas informações que me deram e também perguntar:
-Se tiver a sorte de achar um M47N irei precisar tambem de trocar a centralina e a chave de ignição?

Cumprimentos
César Silva
Imagem

Tomorrow beggin´s today

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: Problema ao mudar de motor do e46 150hp -M47N-

Mensagem por JOFIMO »

Motor M49....não existe. e não precisas mudar nada, o que está no carro serve tudo, só tens de emparelhar os injectores com a centralina (DDE), quanto a meteres caixa de 6v , já tens de trocar veio de transmissão e outras coisas.....
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

CSilva76
Membro Juvenil

Mensagem por CSilva76 »

JOFIMO Escreveu:Motor M49....não existe. e não precisas mudar nada, o que está no carro serve tudo, só tens de emparelhar os injectores com a centralina (DDE), quanto a meteres caixa de 6v , já tens de trocar veio de transmissão e outras coisas.....
O motor que estou a falar está na suiça e a também já ouvi que os motores de lá são "seriados" com numeros diferentes... Por muito que tente, não consigo entender exatamente, até porque se meter no google "bmw m 49 engine" aparece-me o motor do 3.5 csl :humm

Então aquele motor do de 6 vels é compativel para o meu de 5? Só terei mesmo que emparelhar os injectores com a centralina? e isso é feito com a troca de cabelagem do motor ou tudo na centralina?
Imagem

Tomorrow beggin´s today

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

O veio de transmissão é diferente e o diferencial também. Mas se quiseres podes montar no teu diferencial. Pelo que já li por aí, a info é essa. Ou optas por manter a tua caixa.

Pelo que o JOFIMO diz, não precisas mudar cabelagem...usa a que der mais jeito.
Imagem

CSilva76
Membro Juvenil

Mensagem por CSilva76 »

navigator Escreveu:O veio de transmissão é diferente e o diferencial também. Mas se quiseres podes montar no teu diferencial. Pelo que já li por aí, a info é essa. Ou optas por manter a tua caixa.

Eu também sempre li a quem fez esse Mod aqui no forum, que era só trocar a caixa e provavelmente reforçar alguns apoios, até porque caixa de 6 com diferencial de 5 fica com caixa até 300kmh mais ou menos como a do m3.

É complicado ouvir umas coisas dali e outras daqui um "gajo" fica sempre na dúvida... O meu ideal era de quem se chegasse à frente e me dissesse, meto-te isso tudo no ponto e custa x... Problema resolvido!
Até porque o meu ideal seria manter a minha centralina como está pois tem uma repro e não gostaria de pagar outra vez pelo mesmo :humm
Imagem

Tomorrow beggin´s today

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

CSilva76 Escreveu:
navigator Escreveu:O veio de transmissão é diferente e o diferencial também. Mas se quiseres podes montar no teu diferencial. Pelo que já li por aí, a info é essa. Ou optas por manter a tua caixa.

Eu também sempre li a quem fez esse Mod aqui no forum, que era só trocar a caixa e provavelmente reforçar alguns apoios, até porque caixa de 6 com diferencial de 5 fica com caixa até 300kmh mais ou menos como a do m3.

É complicado ouvir umas coisas dali e outras daqui um "gajo" fica sempre na dúvida... O meu ideal era de quem se chegasse à frente e me dissesse, meto-te isso tudo no ponto e custa x... Problema resolvido!
Até porque o meu ideal seria manter a minha centralina como está pois tem uma repro e não gostaria de pagar outra vez pelo mesmo :humm
Bolas ou não leêm o que se escreve ou então não sei.... não precisas de trocar centarlina nenhuma só codificar os injectores do novo motor, a repro não a perdes...dass, quanto aos 300km/h só se for em sonhos.. :lol1
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

CSilva76
Membro Juvenil

Mensagem por CSilva76 »

Então qual é o resultado da caixa de 6 com diferencial de 5?
Imagem

Tomorrow beggin´s today

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Se houvesse motor para isso conseguias os 300km/h.

Basicamente com caixa de 6v e dif 5 fazes 60km/h por cada 1000rpm.

Se conseguisses ter força para puxar a 6ª até às 5000rpm conseguias os tais 300km/h.

Mudar de motor não implica mudares de centralina nem cablagens desde que o motor seja igual. Quanto à caixa é mudar o veio.

A caixa de 6v é mais comprida.

CSilva76
Membro Juvenil

Mensagem por CSilva76 »

Era isso mesmo que queria dizer, mas não consegui ser tão explicito como o Crow! ;)

Honestamente não sei o que haverei de fazer embora por esperiencia própria já sei que não posso confiar em tudo o que a bmw diz, pois foi porcausa deles que o carro andou até partir... Já tinha entrado em modo de segurança 5x, mas diziam-me que era normal por estar com repro... pois a centralina ficava "confusa" de tanto debito e entrava em modo de segurança :wall

:ajuda I miss my Bimmer! :humm
Imagem

Tomorrow beggin´s today

PauloFerreira79
Membro Gold
Registado: 18 abr 2010, 22:43
O meu Carro:: 320d Touring

Mensagem por PauloFerreira79 »

Mas entrava em safe a que velocidades e rotações?
Há dias de manhã, que um gajo à tarde, não pode sair à noite.

Imagem

CSilva76
Membro Juvenil

Mensagem por CSilva76 »

Era de um momento para o outro nos dias em que "abusava" mais dele... 30-45mins de andar a rasgar entrava em safe. O ponteiro do consumo nao passava dos 7l aos 100kmh.

Também houve uma vez que o tubo saio do intercooler e pensava que tinha entrado em safe... Até me aperceber que em vez de fumo preto da repro saia fumo branco e desligar e ligar o carro nao resultou LOL
Imagem

Tomorrow beggin´s today

PauloFerreira79
Membro Gold
Registado: 18 abr 2010, 22:43
O meu Carro:: 320d Touring

Mensagem por PauloFerreira79 »

Fumo branco costuma ser sintoma de turbo
Há dias de manhã, que um gajo à tarde, não pode sair à noite.

Imagem

abaddonpt
Membro Juvenil
Registado: 07 mar 2008, 23:33
O meu Carro:: BMW 320d E46 2002

Mensagem por abaddonpt »

tens que codificar os injectores senão sentes o carro preso, isso aconteceu me na troca do motor dos injectores euro3 (na minha centralina) para os injectores euro4

com a caixa de 6 e diferencial da de 5, numa mega descida a seguir a evora, para elvas em gps marcou 279km/h. se a descida fosse bem maior, possivelmente atingia o corte nas 5000rpm, q são os 300km/h, mas tenho as minhas serias duvidas...................

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

abaddonpt Escreveu:tens que codificar os injectores senão sentes o carro preso, isso aconteceu me na troca do motor dos injectores euro3 (na minha centralina) para os injectores euro4

com a caixa de 6 e diferencial da de 5, numa mega descida a seguir a evora, para elvas em gps marcou 279km/h. se a descida fosse bem maior, possivelmente atingia o corte nas 5000rpm, q são os 300km/h, mas tenho as minhas serias duvidas...................
Entre Borba e Elvas será? agora 279 de gps,era o quê um 35d ou M550d? :lol1

theicon
Membro Junior
Registado: 29 ago 2007, 13:00
O meu Carro:: BMW 320D E46 - 136cv

Mensagem por theicon »

onde fica essa descida? 279km/h de gps??? isso da o que de ponteiro 285/286? :susto :susto :susto

Responder

Voltar para “Mecanica”