E46 320td com embreagem morta? (actualização 29/05/2013)

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas mecanicos.

Moderador: Staff

miguel_pvz
Membro Juvenil
Registado: 27 set 2008, 13:34
O meu Carro:: E46 320td Compact
Contacto:

E46 320td com embreagem morta? (actualização 29/05/2013)

Mensagem por miguel_pvz »

Pessoal para quem não lê o meu tópico eu explico.

A uns tempos atras, após uma distração, desci um passei alto com as duas rodas ao mesmo tempo e senti uma enorme pancada por baixo do carro. Apartir desse dia comecei a ter muitos problemas a meter mudanças.
Já mudei a bomba de emissão e recepção da embreagem, o carro andou 3 dias a 100% até que parou de um momento para o outro :roll:
Agora as mudanças não entram mesmo (a caixa funciona correctamente com o carro desligado...), quando tento ligar o carro com uma mudança engatada o carro pega, mas mesmo com o pedal da embreagem a fundo o carro faz esforço para avançar.

Será o meu problema mesmo embreagem ou outra maluqueira qualquer?? Porque acho estranho se for embreagem, por vezes ele andar uns 3 dias impecável, bastando apenas sangrar o sistema de embreagem.

P.S.: penso que o meu switch de embreagem esteja avariado porque o cruise control não funciona (a luz verde de activação aparece no quadrante)

Obrigado desde já pessoal, e peço desculpa às pessoas que me têm dado umas dicas mas ainda não resolvi nada, nomeadamente o Crow...
Última edição por miguel_pvz em 29 mai 2013, 17:16, editado 1 vez no total.

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: E46 320td com embreagem morta?

Mensagem por JOFIMO »

Tirante da bomba central da embreagem (mal colocado) fora do sito devido à pancada ao descer o passeio, carro no elevador e retirar a bomba com cuidado e ver o que se passa, senão foi a forquilha do rolamento que saltou da mola de retenção......é aí caixa fora.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

JOFIMO Escreveu:Tirante da bomba central da embreagem (mal colocado) fora do sito devido à pancada ao descer o passeio, carro no elevador e retirar a bomba com cuidado e ver o que se passa, senão foi a forquilha do rolamento que saltou da mola de retenção......é aí caixa fora.
Essa bomba central que falas nao é a bomba da embreagem que ta na caixa, que recebe oleo da bomba que está por tras do pedal? Se for essa é nova e esta no sitio...
Diria mais a tal forquilha. Telefonei ao mecanico e so por telefone ele falou-me de uma barra na caixa que pode tar descentrada ou explodido, acho que isso nao justifica o facto do carro querer avançar mesmo com o pedal a fundo.
De toda maneira amanha o carro vai para o mecanico e na quarta normalmente ja encontrou o problema.

So quero que tudo isto acabe, porque so em Agosto o meu carro faz mais de 5000km :-

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Também aponto para a forquilha.

Tira a caixa fora e vê o que se passa.

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

Essa forquilha que voces falam penso que seja o que chamam aqui "butee d'embrayage", é esta peça?
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

miguel_pvz Escreveu:Essa forquilha que voces falam penso que seja o que chamam aqui "butee d'embrayage", é esta peça?
Imagem
Não essa peça é o rolamento de encosto, mas pode muito bem também estar fora do sítio a forquilha é "levier de débrayage" peça nº5 do link: http://bmwfans.info/parts/catalog/E46/T ... ch/clutch/
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

JOFIMO Escreveu:
miguel_pvz Escreveu:Não essa peça é o rolamento de encosto, mas pode muito bem também estar fora do sítio a forquilha é "levier de débrayage" peça nº5 do link: http://bmwfans.info/parts/catalog/E46/T ... ch/clutch/
Tambem tinha andado a ver essa peça, mas ja nao sei onde vi, mas essa forquilha tem so nos modelos construidos depois de 2003, o meu se nao me engano, foi construido no 03/2002...
De qualquer jeito e devido a pancada, penso que o problema venha de um dos 2, ou ate dos 2....
Amanha vou transmitir as vossa dicas ao mecanico e assim ate lhe pode adiantar serviço...

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

miguel_pvz Escreveu:
JOFIMO Escreveu:
miguel_pvz Escreveu:Não essa peça é o rolamento de encosto, mas pode muito bem também estar fora do sítio a forquilha é "levier de débrayage" peça nº5 do link: http://bmwfans.info/parts/catalog/E46/T ... ch/clutch/
Tambem tinha andado a ver essa peça, mas ja nao sei onde vi, mas essa forquilha tem so nos modelos construidos depois de 2003, o meu se nao me engano, foi construido no 03/2002...
De qualquer jeito e devido a pancada, penso que o problema venha de um dos 2, ou ate dos 2....
Amanha vou transmitir as vossa dicas ao mecanico e assim ate lhe pode adiantar serviço...
Usam todos forquilhas de desembragem desde mil novecentos e carqueja ..... :lol1

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

JOFIMO Escreveu: Usam todos forquilhas de desembragem desde mil novecentos e carqueja ..... :lol1
Peço desculpa, tirei o curso de mecanico à noite :lol1

Crow
Membro Gold

Mensagem por Crow »

Já agora uma info, só não usa forquilha nos sistemas de bomba de embraiagem com rolamento.

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Se dizes que depois de sangrar anda 2 ou 3 dias bem, eu diria que o circuito hidraulico tem uma fuga algures..
Imagem

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

cap Escreveu:Se dizes que depois de sangrar anda 2 ou 3 dias bem, eu diria que o circuito hidraulico tem uma fuga algures..
So nao fui por esse lado porque o carro começou a ficar assim depois de uma grande pancada...
E pebso que funcione por alguns dias porque como um gajo me explicou, quando aangras voltas a dar força ao sistema, mas como algo nao esta bem, ele volta a ganhar "folga"...

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Crow Escreveu:Já agora uma info, só não usa forquilha nos sistemas de bomba de embraiagem com rolamento.
Eu sei o que queres dizer mas não te expalicas-te bem, vê se será assim:
Nos sistemas de rolamento hidraulico, tem um kit completo caso dos Renaults e outros....será isto?
Imagem

Crow
Membro Gold

Mensagem por Crow »

Exacto. Não usa forquilha. A bomba secundaria de embraiagem é o próprio acionador com rolamento incorporado.

miguel_pvz
Membro Juvenil
Contacto:

Boas pessoal, aproveito o andamento e venho aqui actualizar o estado da situação.

Ontem levei o carro ao mecanico (um equivalente à Bosch Car Service), após alguns testes básicos de caixa e embreagem ele ficou com solução pelo momento, ficando entao a promessa de me dizer alguma coisa durante o dia de hoje.
Hoje ele telefona-me e diz: "Bom dia Sr. Miguel, sangrei o seu sistema de embreagem e fui dar uma volta com o seu carro, pelos sintomas tenho a certeza que seja a embreagem. Porem o seu carro usa um volante de motor bimassa, aconcelho que mude também o volante de motor junto com o kit de embreagem. Tudo pela quantia de 1565.30€"

Primeiro fiquei replecto de dúvidas:
- O gajo diz ser embreagem com toda a certeza, com o carro a rolar e sem tirar a caixa, visto que a embreagem nem sequer patina??
- No caso dos nossos volantes de motor bimassa, é mesmo obrigatório mudar quando se muda a embreagem? :roll:

Desliguei-lhe a chamada e telefonei para um mecanico em PT, ele começou-se logo a rir e a dizer para não me deixar passar por parvo, para não trocar o volante de motor (só no caso de ele realmente estar com algum problema)
De toda a maneira disse ao gajo para não trocar o volante de motor e mesma para a embreagem telefonar-me quando tira-se a caixa (não vá ele mudar a embreagem e ela estar boa...)

Responder

Voltar para “Mecanica”