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[E39 - 530D] Pequeno "desequilibrio! no motor.

Enviado: 06 nov 2013, 14:50
por noosphere
Boas pessoal,
Notei recentemente que o motor a trabalhar ao relantim tem um pequeno desequilíbrio. Tem um trabalhar certinho mas por vezes há ali uma quase imperceptível falha... Mas dá para ver / sentir! Já falei com o mecânico e ele disse que só vendo, mas como agora está fraco de tempo ($) aproveito para pedir a vossa opinião.

A semana passada foi mudado a junta da tampa das válvulas e tinha uma pequena fuga num injector. Foram substituídas as anilhas para ver se a fuga se mantém! Acham que pode ser o injector na sucata?
Há problema em andar assim?

@ - é uma coisa muito muito pequena, mas dá para sentir.

Obrigado a todos.

noosphere

Re: [E39 - 530D] Pequeno "desequilibrio! no motor.

Enviado: 06 nov 2013, 15:42
por Crow
Liga ao DIS e vê o valor de correcção dos injectores.

Grande desvios de correcção pode indicar problemas nos injectores.

Re: [E39 - 530D] Pequeno "desequilibrio! no motor.

Enviado: 06 nov 2013, 15:49
por noosphere
Crow Escreveu:Liga ao DIS e vê o valor de correcção dos injectores.

Grande desvios de correcção pode indicar problemas nos injectores.
Thanks :) Creio que ele me falou em algo parecido mas nunca é demais perguntar aqui á malta...
Não seria nem a 1ª nem a 2ª vez que a malta aqui resolve o problema e os mecânicos não conseguem.
O meu problema é que ainda não consegui meter o meu DIS a trabalhar :/

Re: [E39 - 530D] Pequeno "desequilibrio! no motor.

Enviado: 06 nov 2013, 16:03
por Junglas
Crow, os valores de correcção são ajustados automáticamente pela ECU, certo? É viável (ou traz algum valor real) fazer um "reset" a esses parâmetros de ajuste?

No meu carro há situações de carga parcial de acelerador em que o ponteiro do consumo instantâneo tem flutuações e tenho quase a certeza absoluta que é algo relacionado com tempos de injecção...

Re: [E39 - 530D] Pequeno "desequilibrio! no motor.

Enviado: 06 nov 2013, 17:47
por Crow
Junglas: Sim é automático e não é possivel fazer "reset". A soma total das correcções tem que dar 0 (zero). Se por exemplo tiveres um injector a debitar mais, vais ter os restantes a compensar.

O teste apenas serve de orientação já que não consegues saber ao certo qual o injector. Se existirem correcções muito altas ao ponto do motor "mancar" o ideal é sempre mandar reparar todos os injectores.

Um problema de compressão (valvula queimada por exemplo) vai dar valores de correcção elevados.

As correcções são feitas entre -5 e 4 em relanti e cargas parciais. Pedal a fundo ou com rotação elevada deixa de haver correcção passando a funcionar por cartografia.

Também tenho esse flutuar no ponteiro do consumo instantaneo mas não sinto nada no comportamento do motor por isso nunca liguei. À uns tempos vi o equilibrio do motor e estava tudo dentro dos padrões normais havendo correcções no maximo de 1mg/ciclo.

Re: [E39 - 530D] Pequeno "desequilibrio! no motor.

Enviado: 06 nov 2013, 17:56
por Junglas
Crow Escreveu:Junglas: Sim é automático e não é possivel fazer "reset". A soma total das correcções tem que dar 0 (zero). Se por exemplo tiveres um injector a debitar mais, vais ter os restantes a compensar.

O teste apenas serve de orientação já que não consegues saber ao certo qual o injector. Se existirem correcções muito altas ao ponto do motor "mancar" o ideal é sempre mandar reparar todos os injectores.

Um problema de compressão (valvula queimada por exemplo) vai dar valores de correcção elevados.

As correcções são feitas entre -5 e 4 em relanti e cargas parciais. Pedal a fundo ou com rotação elevada deixa de haver correcção passando a funcionar por cartografia.

Também tenho esse flutuar no ponteiro do consumo instantaneo mas não sinto nada no comportamento do motor por isso nunca liguei. À uns tempos vi o equilibrio do motor e estava tudo dentro dos padrões normais havendo correcções no maximo de 1mg/ciclo.
Hum, tou a ver, consultaste mesmo as correcções pelo DIS e não pelo INPA. No meu carro também não noto rigorosamente nenhuma flutuação no comportamento. Se não tivesse o ponteiro do consumo instantâneo nem sabia de nada...

Tenho que correr esse diagnóstico no DIS e confirmar os valores que aparecem lá. ;) Tkx.