Página 1 de 1

caixa de velocidades - compact 316

Enviado: 14 fev 2014, 20:36
por BrunoMiguel
Olá a todos amantes da BMW, e hoje sendo um dia de amor vem mm a calhar.

Bem, vou direto ao assunto tenho um 316 compact de 1995, 143.000kms e penso que é o E36...

quase sempre, de manha quando pretendo sair, tenho dificuldade de engrenar a mudança, tipo a 1ª velocidade, a 2ª velocidade, mas se pressiono a embraiagem já ajuda (ao dar a ingnição), ou sem esta, carregar ligeiramente no acelerador, faço um pouco de pressão na manete e engreno a 4ª (para ser mais fácil).

Depois de engrenar nessa mudança, nunca mais tenho esse problema?? portanto é no no inicio da viagem, e de manhã?

Agradecia o v/ auxilio,

será avaria, falta de manutenção (será que tenho de mudar o óleo da caixa de velocidades? ou é normal nesta versão

se for o oleo qual devo comprar?
Obrigado

Re: caixa de velocidades - compact 316

Enviado: 14 fev 2014, 22:05
por marco pires
poderá ser mesmo falta de oleo na caixa ou então está a precisar de ser mudado, e olha que meteres oleo novo faz milagres.

embora a bmw afirme que o oleo da caixa é vitalicio, na verdade não existe nada vitalicio e muito menos os oleos, é portanto aconselhável que começes pelo mais simples que é mudar o oleo e depois veres como fica.

o tipo de oleo a usar está inscrito num rotulo junto à tampa do reservatório da caixa, existem vários tipos de oleo e rotulos verde ou amarelo, tens que ver primeiro qual é o que o teu carro usa antes de comprares.

Re: caixa de velocidades - compact 316

Enviado: 17 fev 2014, 18:19
por BrunoMiguel
olá ,

desculpa-me mas esse sitio fica em concreto onde no carro "o tipo de oleo a usar está inscrito num rotulo junto à tampa do reservatório da caixa"

onde posso ver?
"existem vários tipos de oleo e rotulos verde ou amarelo, tens que ver primeiro qual é o que o teu carro usa antes de comprares."

Obrigado
BRuno

ps: tens a foto do BM q gosto mais 2002 turbo :)

Re: caixa de velocidades - compact 316

Enviado: 17 fev 2014, 23:02
por marco pires
vê este video:

http://www.youtube.com/watch?v=NNiHF_9nC0A&hd=1

a localização e por baixo do carro atrás da zona do motor, tens que tirar os resguardos em plástico se existirem (não sei se os E36 tem resguardos nessa zona).
repara no video o autocolante amarelo, é esse autocolante que indica o tipo de oleo.

neste caso o video é de um E39, mas não te preocupes que os bmw é tudo semelhante e o autocolante do teu está sensivelmente na mesma zona.

Re: caixa de velocidades - compact 316

Enviado: 18 fev 2014, 13:10
por BrunoMiguel
Obrigado e um abraço.

Bruno Rodrigues