Jantes 8/18 a frente 9/18 atras???

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

Chelsea
Membro Senior
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82

Re: Jantes 8/18 a frente 9/18 atras???

Mensagem por Chelsea »

yoz46 Escreveu:Boas malta aproveitando o tópico,

Vou receber umas jantes para o meu 123, uma BBS LM, e encomendei nas seguintes medidas

They are 18x8.5inc et38 front and 18x9.5 et43 deeper dish rear's

Será que vou ter problemas?

A nível de pneus que medidas são normalmente aprovadas para estes modelos? 245 atrás?

Com estes jantes terei que meter 255 penso.

Pergunto isto pois ainda estou á espera que me entreguem o carro...

grande abraço
Aqui tens um aumento grande...

Conjunto a levar:

- 18x8.5 et38 à frente
- 18x9.5 et43 atrás

Comparando com umas jantes "standard" de 18''

- 18x7.5 et49 à frente
- 18x8.5 et52 atrás

Para começar, não só a jante da frente tem um ET menor, como é mais larga.
Nesse caso particular, a jante vai ficar 24mm mais saída para fora, e vai roubar 2 mm do lado de dentro (do amortecedor). Se ainda levar um pneu 225 à frente (que é o mais indicado para essa largura), comparativamente com os 215 homologados, fica no final: 29mm mais para fora, e 7mm mais para dentro :silenced

Imagem

A jante de trás acaba por não ser muito diferente, embora tenha um ET superior.
Nesse caso, a roda fica 22mm mais saída para fora, e rouba 4mm do lado interior. Se lhe enfiares uns 255 (também adequados para esta largura...os 245 mal cobrem a jante!), são mais 5 mm para cada lado, como no caso anterior.
Portanto, fica no final, 27mm mais para fora e 9mm mais para dentro! :assubiar

Imagem

Epá, se isto dá? Eu não digo que não...porque eu não faço a mínima ideia da distância que há disponível nas cavas. E não acredito que os carros tenham todos o mesmo espaçamento, porque não saem todos iguais de fábrica (mas acredito que hajam diferenças de mm's apenas).

Agora, com base na minha experiência, diria que 15 a 20mm mais para fora, que devem dar na boa. 25mm já é arriscar e qualquer valor perto dos 30, é estar quase a roer a corda.

Mas isto não é nenhuma ciência oculta, e podem muito bem puxar um bocadinho pela cabeça, que só vos faz bem. Há muitas ferramentas que ajudam a ter uma ideia das diferenças, por isso, usem-nas:

http://www.1010tires.com/wheeloffsetcalculator.asp
(atenção, que o sinal a utilizar em meias polegadas é o ponto, e não a vírgula, senão o simulador dá sempre a resposta "the same", e alguém pode ser induzido em erro, acreditando que ficam iguais...pode ficar, mas usem sempre a vírgula)

Mas, como eu não percebo nada disto, é uma questão de experimentarem, e ver no que dá. :fixe
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

yoz46
Membro Junior
Registado: 16 jun 2003, 13:37
O meu Carro:: Bmw z3 1.9; Bmw 123D

Mensagem por yoz46 »

Chelsea Muito obrigado pela explicação =)

Vamos ver no que dá, as jantes já vêm a caminho por isso... logo vejo como fica.
The Garage:
BMW Z3 1.9 16v
BMW 123D
BMW F800GS
Citroen Saxo 1.6 16v

123IT
Membro Juvenil
Registado: 23 mar 2010, 00:32
O meu Carro:: Bmw!?!?!!!

Mensagem por 123IT »

yoz46 Escreveu:Boas malta aproveitando o tópico,

Vou receber umas jantes para o meu 123, uma BBS LM, e encomendei nas seguintes medidas

They are 18x8.5inc et38 front and 18x9.5 et43 deeper dish rear's

Será que vou ter problemas?

A nível de pneus que medidas são normalmente aprovadas para estes modelos? 245 atrás?

Com estes jantes terei que meter 255 penso.

Pergunto isto pois ainda estou á espera que me entreguem o carro...

grande abraço

Quanto a medida de pneus isso aguenta bem com 255 atras quanto ao et penso que deve dar sem problemas nenhuns pelo menos na cava de roda nao deve roçar agora falta saber por dentro visto que as jantes vao entrar mt da carroceria...

Exemplo as minhas sao 8/18 ET 35 e com 225/40/18 brigestone re 050 a com proteçao de jante atras passa 1 folha de papel... :lol1 se calhar ainda vou ter de abrir 1 bocado muito pouco o camber...

yoz46
Membro Junior
Registado: 16 jun 2003, 13:37
O meu Carro:: Bmw z3 1.9; Bmw 123D

Mensagem por yoz46 »

Bem vamos lá ver como correm as coisas... eu sou sincero aí nível de ET não pesco nada...

Agora só quero é que o material chegue, carro, jantes, pneus, para choques frontal do S1 coupe, rins em carbono e tá feito =)
The Garage:
BMW Z3 1.9 16v
BMW 123D
BMW F800GS
Citroen Saxo 1.6 16v

fspinto
Membro Gold
Registado: 23 ago 2010, 18:55
O meu Carro:: E82 118d

Mensagem por fspinto »

Não querendo causar confusão, os 225 à frente não são um bocado "esticados" para jante 8.5?
Imagem

Vendo grelhas frontais Série 1

Chelsea
Membro Senior
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82

Mensagem por Chelsea »

fspinto Escreveu:Não querendo causar confusão, os 225 à frente não são um bocado "esticados" para jante 8.5?
Para esse tamanho de jante, diria que 225 é o mínimo recomendado, sobrando 5mm para cada lado para dar alguma protecção à jante. :think

Contudo, o ideal era ser uma medida um pouco acima, tipo 10mm mais largo, por ex. :fixe
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

Responder

Voltar para “Série 1”