O que é certo é que eu sem qualquer sintoma revelante, o meu 120d apenas sentia um sopro quando desligava o motor mas nada de especial resolvi levar à oficina para ver o que se passava.
Na oficina da marca, ligaram o carro à "máquina" e o diagnóstico foi: um colector novo, masi uma valvula do não sei quê, masi ums poucas de peças e o orçamento total andava na volta dos 2.000,00€

Sai dali a pensar que o melhor era vender o carro, com um desilusão daquelas... Entretanto foi me dito que nos bimers a disel, os colectores de admissão são de plástico e que as ditas borboletas encravam e tem tendencia a partir (pois são de plastico), entrando para os cilindros provocando danos avultados.
Disseram me ainda que é normal acontecer este problema e que aconselham a substituição do colector por volta doa 90.000Km ( o meu ta com 83.000Km).
Resolvi ir a uma Bosch Car Service e pedir uma 2ª opinião e deixei lá o carro, que foi reparado.
Para meu espanto, o colector estava bom assim como as borboletas, foi me dito que era a valvula que acciona as borboletas que estava avariada.
conclusão, nova valvula (30€), mais mão de obra igual a carro como novo a bombar como nunca. Depois da reparação deparei com o carro a andar muito mais, ou seja, as borboletas estavam semi abetas o que originava um sufoco na admissão.
Agora pergunto, e se o mandasse reparar na 1ª oficina da marca? ia pagar por volta de 2000,00€ por esta reparação? complicado.....
fica tambem a advertencia para o pessoal ficar atento ao colector, que pelo vistos é mais uma gafe da BMW, que pode causar danos avultados no motor, sendo evitados com uma inspecção esporadica ao colector de admissão...
Abraços....