Problemas de Potência?

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

SaIbOt
Membro Juvenil
Registado: 05 jul 2011, 09:31
O meu Carro:: BMW 118d E87

Problemas de Potência?

Mensagem por SaIbOt »

Boas pessoal,

Tenho um BMW 118D LCI Sport 143cv de 5 portas de 11/2007 (importado com 80.000km e zero de avarias/acidentes/campanhas de recolha).
O meu carro anterior era um Peugeot 206 Comercial 1.4HDI 70cv com repro para 85cv (já com 175.000km).

Desde a troca de carro que me surpreendi pelo desempenho (resposta de aceleração) do BMW, mas pela "negativa", tendo em conta a grande diferença de que existe entre os 2 carros, em todos os aspectos, esperava mais do BMW ao acelerar a fundo.
Se calhar as minhas expectativas estavam muito altas, visto que nunca tinha conduzido um motor 2000.

O que é certo é que há situações em que vejo que até o meu antigo Peugeot fazia igual ou melhor, coisa que nunca deveria acontecer.

Exemplos:

- A subir a A5 Monsanto, o BMW em 5ª vê-se à rasca para passar dos 100km/h.
- Numa ultrapassagem, em que ia a 60km/h em 4ª, reduzi para 3ª e pisei a fundo, ao msm tempo a traz de mim uma carrinha velha com uma arca frigorífica aproveitou e ultrapassou tb e naquele curto espaço de tempo não descolou da minha traseira, tendo em conta que a 3ª mudança é a mais forte.

O carro cumpre com a velocidade máxima anunciada de 220km/h, pois já o comprovei.

Basicamente não vejo grande diferença entre o Peugeot e o BMW em termos de aceleração, mais notório em subidas.

-> Será normal?

->Serei eu que ainda não estou habituado a ter 6 mudanças e que reduzir de 6ª para 5ª não é a msm coisa que reduzir de 5ª para 4ª no Peugeot?

-> O software geral do carro está desactualizado, quase 4 anos, será que ao fazer a actualização de todos os componentes e com a limpeza de erros, o carro vai ficar mais solto e com melhor resposta?

->Deverei usar algum género de aditivo para limpar os injectores, tubagens, etc?

-> Se usar o DTC (Controlo de tracção) ON e DSC (controlo de estabilidade) OFF, em vez do normal (inverso), apesar da maior probabilidade de o carro derrapar em curva, irei ter mais potência por assim dizer?

(Quando o carro chegou a PT, foi-lhe feita uma revisão/manutenção onde lhe foi trocado os filtros.).

Cumprimentos

fspinto
Membro Gold
Registado: 23 ago 2010, 18:55
O meu Carro:: E82 118d

Re: Problemas de Potência?

Mensagem por fspinto »

Viva,

Tens muita informação que se pode comentar. Eu também tenho um 118d (de final de 2010) e posso-te dar o meu feedback. Eu andava ora com um Toyota 2.0 DiD (110 cv) ora com um Rover comercial (2.0 105 cv). Por isso vinha de carros um pouco mais pontentes que o teu Peugeot.

1. Velocidade de ponta
Se atinges os 220 como dizes, não deves ter problemas de falta de potência. Um carro para atingir a velocidade máxima tem que ir próximo da potência máxima, por isso se lá chegas, não deves andar longe. Se tiveres atingido os 220 numa descida, não dá para comparar bem porque a descer é mais fácil colares ao limitador.

2. Aceleração em certas mudanças
A caixa do 118d é particularmente longa, provavelmente para ter consumos (e emissões) baixas. Já comparei as rotações do meu carro em 6ª com vários outros (BMW, Audis de 5 e 6 velocidades) e o meu é o que roda a rpm mais baixas de todos, de longe. Eu em 6ª com o ponteiro nos 120 vou para aí a 1900-1950 rpm. Num 320d de 1998, no Toyota e no Rover que tinha ia certamente acima das 2500 rpm, em alguns deles provavelmente já próximo das 3000 rpm. Esse 320d de 1998 roda em 5ª aproximadamente às mesmas rotações que o meu em 5ª. Ou seja, eu em 6ª estou sempre com rpm bastante mais baixas.

Por isso, não admira que tenhas que reduzir mais do que o esperado para andares bem. De qualquer forma, não é normal que andes menos que o Peugeot. O BMW é bem mais pesado que o peugeot (para aí 1200 vs 1400 kg), mas a diferença de potência é grande. Dito isto, posso-te dizer que também noto que o carro perde rendimento de forma notória nas subidas. Talvez seja o normal em todos os carros, mas sei que em Auto-estrada não me basta ir em 6a e usar apenas o acelerador. Isto é, se for a 120 numa subida e em 6ª, se carregar a fundo não acelero grande coisa. Se for lançado chega bem para aguentar e acelerar um pouco, mas não chega para acelerar de forma vigorosa.

3. Controlo de estabilidade
Não vale a pena desligares porque não te vai dar mais potência.

4. Sensação de velocidade
O BMW tem um motor muito "redondo". Não tens disparos de potência a rotação nenhuma. Por isso, subjectivamente tens a sensação que estás a andar menos do que efectivamente estás. Eu além do meu carro já conduzi um 120d e um 123d e em nenhum deles tens o disparo que eu tinha no Toyota (e que o pessoal dos VW/Seat tem). Isso não quer dizer que andes menos, mas simplesmente não tens o fosso antes das 2000rpm que faz com que sintas um esticão a acelerar a fundo.

Para te ser sincero, acho que o ponto 4 é o mais importante. Eu já testei em muitas situações diferentes puxar pelo carro em 2ª, 3ª e 4ª e acho que se consegue atingir velocidades altas muito rapidamente. Só que a insonorização, estabilidade e suavidade do motor são grandes, por isso tens a sensação que vais mais devagar. Na altura que testei o 120, ainda antes de comprar o meu, também achei que o carro não tinha a performance fantástica de que estava à espera (tendo em conta as minhas referências). É a minha sincera opinião. Não andei com carros muito potentes até agora, nem me costumo picar com outros, mas já andei com carros de potências próximas ou ligeiramente inferiores (os que te disse acima) e acho que o meu anda claramente mais que os outros.

Se quiseres tirar a limpo, gastas 25 ou 30 euros e metes o carro num banco de potência. Logo vês se te faltam cavalos ou não. Parece-me quase certo que não te faltam.
Imagem

Vendo grelhas frontais Série 1

giwasa
Membro Gold
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10

Mensagem por giwasa »

carros importados .... eu ia medir a potencia num banco para ver se esta tudo bem.

pelo grafico ves logo se esta bem.

e apesar de dar os 220 kmh pode ter algum problema que tire potencia em baixas e medias.
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

pedroE87
Membro Juvenil
Registado: 26 jun 2011, 21:04
O meu Carro:: BMW 120d kit M E87 2011/01

Mensagem por pedroE87 »

tenho um amigo com um 118d e ja o conduzi, epah noto bastante a diferença do 118d po 120d acho que se arrasta um pouco na minha opiniao... mas tambem pode ser por estar habituado ao meu 120d 177cv... e estamos a falar de carros completamente de origem...
abraços pessoal...

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

ja andei ate num x1 118d e andava muito bem face ao peso. 200/ 210 na pura. so a descer dava os 220.

mas a reprisar e desde arranque sempre muito bom. para 143 cvs e um peso mais alto que um sapo.

e mesmo um 318d de 143 que andei. sempre muito bom a andar.

algo so pode estar mal com o dele.
um 1.4 hdi.. mesmo com repro... nada tem a ver com o 2.0d de 143 cvs

Metralha
Membro Gold
Registado: 11 set 2009, 15:01
O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09

Mensagem por Metralha »

giwasa Escreveu:ja andei ate num x1 118d e andava muito bem face ao peso. 200/ 210 na pura. so a descer dava os 220.

mas a reprisar e desde arranque sempre muito bom. para 143 cvs e um peso mais alto que um sapo.

e mesmo um 318d de 143 que andei. sempre muito bom a andar.

algo so pode estar mal com o dele.
um 1.4 hdi.. mesmo com repro... nada tem a ver com o 2.0d de 143 cvs
tenho a mesma opinião...algo de errado se está a passar com este sapinho....
Imagem
Imagem

*** Vendo Intercooler original para 16d,18d,20d,23d***

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

Obrigado pessoal, pela vossas dicas claras e objectivas.

Lendo tudo o que escreveram, parece-me que é mesmo uma questão de habituação e expectativas demasiado altas, tendo em conta o salto que foi em termos de carro.
Ou então há lacunas no em baixas/médias.

giwasa:

Por acaso comprei o carro com base em 5 imagens, e sabendo que tinha aqueles extras que queria ter, arrisquei e digo-te que tive sorte e fiquei contente, pois o carro tem o triplo dos extras que pedi, é praticamente um full extras, sem "cadastro", e o dono anterior era uma mulher, que pelos vistos estimou muito bem o carro, acredita.

Sim, por acaso já tinha pensado em ir a um banco medir a potência do carro.
E também actualizar o software do mesmo.

pedroE87
Membro Juvenil
Registado: 26 jun 2011, 21:04
O meu Carro:: BMW 120d kit M E87 2011/01

Mensagem por pedroE87 »

se fores da zona de lisboa ou mais concretamente sintra... sei de uma oficina que so lida com bmw... demove... sao impecaveis... ja la fui com o meu fazer umas alterações... 5.5 estrelas
abraços pessoal...

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

pedroE87 Escreveu:se fores da zona de lisboa ou mais concretamente sintra... sei de uma oficina que so lida com bmw... demove... sao impecaveis... ja la fui com o meu fazer umas alterações... 5.5 estrelas

Boas,

Sou do Barreiro, mas já fui umas x a Sintra.
Se um dia calhar a ir aí aviso-te ;)

Thks

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

amigo o problema nos carros importados sao que nunca sabemos quantos kms tem.

eles la fora, como ca dentro ja fazem. tiram os kms na chave, no quadrante e na unidade de comando.

por isso mais importante sera para ficares descansado ires a um banco de potencia.

tens almeida e lamas. mas tens de marcar ou c2racing. isto perto de lisboa.

mesmo fora de lisboa existem muitos bancos.

depois com o teste ficas logo a saber.

mete depois um topico com ele que a malta expert em sapos ajuda te.

Metralha
Membro Gold
Registado: 11 set 2009, 15:01
O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09

Mensagem por Metralha »

SaIbOt Escreveu:Obrigado pessoal, pela vossas dicas claras e objectivas.

Lendo tudo o que escreveram, parece-me que é mesmo uma questão de habituação e expectativas demasiado altas, tendo em conta o salto que foi em termos de carro.
Ou então há lacunas no em baixas/médias.

giwasa:

Por acaso comprei o carro com base em 5 imagens, e sabendo que tinha aqueles extras que queria ter, arrisquei e digo-te que tive sorte e fiquei contente, pois o carro tem o triplo dos extras que pedi, é praticamente um full extras, sem "cadastro", e o dono anterior era uma mulher, que pelos vistos estimou muito bem o carro, acredita.

Sim, por acaso já tinha pensado em ir a um banco medir a potência do carro.
E também actualizar o software do mesmo.
Amigo,
não querendo dar mal olhado ...mas não eras o primeiro a comprar um carro de mulher .... que no final se vinha a descobrir que tinha 2x ou 3x os kilometros anunciados....
Espero sinceramente que não seja o caso....se fores do Norte avisa que podemos aconselhar banco.

abraços
Imagem
Imagem

*** Vendo Intercooler original para 16d,18d,20d,23d***

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

giwasa Escreveu:amigo o problema nos carros importados sao que nunca sabemos quantos kms tem.

eles la fora, como ca dentro ja fazem. tiram os kms na chave, no quadrante e na unidade de comando.

por isso mais importante sera para ficares descansado ires a um banco de potencia.

tens almeida e lamas. mas tens de marcar ou c2racing. isto perto de lisboa.

mesmo fora de lisboa existem muitos bancos.

depois com o teste ficas logo a saber.

mete depois um topico com ele que a malta expert em sapos ajuda te.

Sim , sem dúvida, antes de o comprar, vi outros 118'sD e claramente que estavam escafiados e com mais do dobro dos KM's tirados, deparei-me com essa dificuldade.

No stand onde comprei, é um stand até com algum nome, tem 9 stands espalhados por Portugal, mais oficinas, e recomendado por pessoas de confiança que tb lá compraram carros, incluindo BMW's.
Ele garantiu-me que os KM's ao reais e até me perguntou se eu queria tirar porque esse serviço era feito lá na Alemanha, antes de enviarem o carro.
Fui saber o histórico do carro na BMW, e as revisões foram todas feitas na BMW, e os KM's batem certo.

Esta situação deu-me ainda mais confiança para o comprar.

Eu conheço a Passil Auto no Montijo que também tem um banco de potência, foi la onde fiz a repro no Peugeot e testei no banco.

Também queria ir a um centro Bosh fazer a limpeza individual dos injectores, com o novo sistema deles de limpeza.

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

o meu antigo 330xd com 246 cvs tambem estava em nome da minha mae, por causa do seguro.. que ficava 20% mais barato por ser mulher, mais velha e com carta ja ha mil anos sem acidentes.
quando o vendi podia ter dito:

carro de senhora com quase 60 anos. 4x4 para ser seguro lol lol

ah... atencao na alemanha eles perguntam se queres comprar livro de revisoes e quantos kms queres no carro

mas pode ser que tenhas tido sorte.

a malta nao acha curioso.. todos os bimers importados terem serem entre 50 a 90 mil kms lol

eu acho :lol1 :lol1

foi como um gajo de um m3 na alemanha. disse me que nao podia falar por telefone que era surdo. so por mail. para eu mandar uma entrada que ele mandava o carro lol lol

eh eh lindo. so eu para apanhar gente doida e mentirosa

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

Metralha, acredito que essas situações aconteçam, comprar importado é sempre um tiro no escuro, mas os registos na base de dados da BMW batem certo em termos de KM's e espaço temporal, perdi uma tarde a analisar isso com a Sra. que me atendeu na AMG CAR (Stand Autorizado BMW) do Seixal.

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

giwasa Escreveu:o meu antigo 330xd com 246 cvs tambem estava em nome da minha mae, por causa do seguro.. que ficava 20% mais barato por ser mulher, mais velha e com carta ja ha mil anos sem acidentes.
quando o vendi podia ter dito:

carro de senhora com quase 60 anos. 4x4 para ser seguro lol lol

ah... atencao na alemanha eles perguntam se queres comprar livro de revisoes e quantos kms queres no carro

mas pode ser que tenhas tido sorte.

a malta nao acha curioso.. todos os bimers importados terem serem entre 50 a 90 mil kms lol

eu acho :lol1 :lol1

foi como um gajo de um m3 na alemanha. disse me que nao podia falar por telefone que era surdo. so por mail. para eu mandar uma entrada que ele mandava o carro lol lol

eh eh lindo. so eu para apanhar gente doida e mentirosa

Sem dúvida, o meu esta em nome da minha mãe por ter carta a muitos anos sem acidentes e fica-me o seguro mais barato ;).

Sabes de onde deduzi que era carro de mulher? Pela manete das mudanças, esta ligeiramente riscada somente do lado direito no aro de plástico cinzento, o que significa que a pessoa tinha anéis da mão direita.
Mas também podia ser um Homem com anéis na mão direita!!
Também deduzi pela elevado grau de estima que o carro tem, quer na Pele dos bancos quer em todo material em si, riscos, por baixo então tem ZERO raspadelas e o carro tem suspensão M é mais baixo que o normal.
Para um carro com quase 4 anos e 107.000km está muito mas muito bem estimado, só pode ser coisa de gajas!!! ;)

giwasa, sim sei que se compram livros de revisões com carimbos da BMW, mas os registos da base de dados da BMW Alemanha/Portugal, isso não se altera nem se vende assim ;).
Última edição por SaIbOt em 29 ago 2011, 16:50, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Série 1”