Anomalia com a Sofagem

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

SaIbOt
Membro Juvenil
Registado: 05 jul 2011, 09:31
O meu Carro:: BMW 118d E87

Anomalia com a Sofagem

Mensagem por SaIbOt »

Boas pessoal,

Agora com este "friozinho" que só apetece é ficar em casa a hibernar, tenho usado a sofagem do carro para aquecer o habitáculo do mesmo.

Dados importantes:

- BMW 118D de 11/2007
- Consola sofagem/AC automático

Na consola há 3 tipos de projecção de ar, Vidros, Corpo e Pés.
Sobre esta anomalia que vos vou expor testei os 3 modos individuais e também em conjunto.

Acontece que apenas e só para o ar que sai para o Corpo detectei que é tudo ou nada, ou seja, de 16º até aos 27º o ar que circula é praticamente o mesmo ou seja FRIO com uma variação de talvez 2º quando mudo dos 16º para os 27º.
Se mudar para 28º o ar circula bastante quente, ou seja, os próprios 28º
-> Não existe praticamente controlo de temperatura dos 16º aos 27º.

Testei individualmente com a projecção do ar para os Vidros e está tudo OK a temperatura do ar sai há temperatura marcada grau a grau.
O mesmo para os Pés.
O mesmo com ambos Vidros e Pés ligados.

Se intercalar algum ou até mesmo ambos Vidros e Pés com o Corpo sai o ar pretendido nos Vidros e Pés mas no Copro continua a sair frio (a não ser que eu ponha os 28º (max)).

-> Será que existe alguma anomalia com a orientação das pás que encaminham o ar?
-> Visto esta consola ser controlada electronicamente, será que com uma actualização ou correcção de software vai la?
-> Será a tubagem mal vedada que deixa entrar ar extra?
-> Será fácil de resolver?

Espero que me consigam ajudar com as vossas opiniões.

Cumprimentos

fspinto
Membro Gold
Registado: 23 ago 2010, 18:55
O meu Carro:: E82 118d

Re: Anomalia com a Sofagem

Mensagem por fspinto »

Não te sei ajudar muito. A única coisa que me lembro que pode estar relacionada é aquela função que existia noutros carros em que podias dizer se querias apenas ar frio nas saídas frontais, mesmo que fosse quente nas restantes. Eu tinha essa opção num Mitsubishi de 92, num Rover de 97 e num 320d de 98. No Série um não tenho essa opção por isso não sei bem se é automático ou se está assumido que é sempre ar fresco nas saídas frontais...
Imagem

Vendo grelhas frontais Série 1

Aguero
Membro Junior
Registado: 01 jun 2010, 21:46
O meu Carro:: BMW S1

Mensagem por Aguero »

O meu faz exactamente a mesma coisa...mas por acaso ainda nao me tinha preocupado com isso. sinceramente ja nem me lembrava que fazia isso, mas realmente agora que me lembro, nestes dias de frio tenho andado com ela nos 22, e nao me recordo de deitar frio :/
Tenho de testar novamente.
VENDO OPTICAS ORIGINAIS PARA S1
VENDO PARACHOQUES LCI TRASEIRO COM FUROS PARA SENSORES

domianto
Membro Juvenil
Registado: 03 abr 2009, 00:59
O meu Carro:: BMW 120d

Mensagem por domianto »

SaIbOt Escreveu:Boas pessoal,

Agora com este "friozinho" que só apetece é ficar em casa a hibernar, tenho usado a sofagem do carro para aquecer o habitáculo do mesmo.

Dados importantes:

- BMW 118D de 11/2007
- Consola sofagem/AC automático

Na consola há 3 tipos de projecção de ar, Vidros, Corpo e Pés.
Sobre esta anomalia que vos vou expor testei os 3 modos individuais e também em conjunto.

Acontece que apenas e só para o ar que sai para o Corpo detectei que é tudo ou nada, ou seja, de 16º até aos 27º o ar que circula é praticamente o mesmo ou seja FRIO com uma variação de talvez 2º quando mudo dos 16º para os 27º.
Se mudar para 28º o ar circula bastante quente, ou seja, os próprios 28º
-> Não existe praticamente controlo de temperatura dos 16º aos 27º.

Testei individualmente com a projecção do ar para os Vidros e está tudo OK a temperatura do ar sai há temperatura marcada grau a grau.
O mesmo para os Pés.
O mesmo com ambos Vidros e Pés ligados.

Se intercalar algum ou até mesmo ambos Vidros e Pés com o Corpo sai o ar pretendido nos Vidros e Pés mas no Copro continua a sair frio (a não ser que eu ponha os 28º (max)).

-> Será que existe alguma anomalia com a orientação das pás que encaminham o ar?
-> Visto esta consola ser controlada electronicamente, será que com uma actualização ou correcção de software vai la?
-> Será a tubagem mal vedada que deixa entrar ar extra?
-> Será fácil de resolver?

Espero que me consigam ajudar com as vossas opiniões.

Cumprimentos
Boas,

não sei precisar onde, mas tenho ideia de ter ligo algures que esse comportamento é propositado.
Assim consegues aquecer/arrefecer o habitáculo sem enviares ar quente/frio directamente para as pessoas.

Cumprimentos,
:lovebmw

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

Olá,

Domianto, era bom que assim fosse, significava que não existe qualquer problema ;).
Mas tenho a comparação de um 320D coupé de 2008 de um colega que confirmou que a temperatura no carro dele é controlada grau a grau para qualquer das 3 posições Vidros, Corpo e Pés.

No meu para o Corpo, até 27º é frio mas no 28º é calor demais e 28º é o max.

Cmpts,

blade
Membro Juvenil
Registado: 05 dez 2006, 06:49

Mensagem por blade »

Boas, eu não sei se pode ser igual, mas no meu compact, com a consola Digital, controlas a temperatura etc etc, mas, na saída central da sofagem, tenho uma roda, que escolhes ou frio ou quente.... E acredita, que se tiver no azul, nem que ponha aquilo nos 400graus, sai frio na mesma!! Mas como te disse, não sei se o teu traz isso... É so uma ideia ;)

Cumprimentos
ImagemImagem
Imagem
Membro Team PKS
Membro Muuaahah.com

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

blade Escreveu:Boas, eu não sei se pode ser igual, mas no meu compact, com a consola Digital, controlas a temperatura etc etc, mas, na saída central da sofagem, tenho uma roda, que escolhes ou frio ou quente.... E acredita, que se tiver no azul, nem que ponha aquilo nos 400graus, sai frio na mesma!! Mas como te disse, não sei se o teu traz isso... É so uma ideia ;)

Cumprimentos

Olá

Não no meu não trás essa roda, e pelo que vi de series 1 acho que não têm esse controlo, é tido na consola da Sofagem/AC.

Cmpts.

blade
Membro Juvenil

Mensagem por blade »

Ja agora deixo-te so aqui uma imagem, que é do interior do compact (so espero que user do carro n fike xateado!! lol)
Imagem
Tas a ver a tal roda que tem o azul e vermelho ;)
ImagemImagem
Imagem
Membro Team PKS
Membro Muuaahah.com

blade
Membro Juvenil

Mensagem por blade »

Atenção.. Onde sai o ar!! lol por cima do radio.. lol
ImagemImagem
Imagem
Membro Team PKS
Membro Muuaahah.com

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

Vejo sim e confirmo que não existe tal peça no meu, é consola automática e contra-se tudo na mesma.
A única coisa que há manual é abrir e fechar os ventiladores.

blade
Membro Juvenil

Mensagem por blade »

Nao custou tentar ;)
ImagemImagem
Imagem
Membro Team PKS
Membro Muuaahah.com

a.rosario
Membro Juvenil
Registado: 05 out 2009, 23:04
O meu Carro:: BMW

Mensagem por a.rosario »

O meu também faz isso, mas nem sempre. No manual do carro explica isso +-...
"A cena" dos 28ºC é normal, e funciona basicamente como se estivesses a por o AC em manual...sai ar quente pura e simplesmente, não escolhes a temperatura.
Quanto ao resto, aquilo funciona por temperatura do habitáculo e não temperatura do ar que sai das condutas. A minha teoria é que nós somos demasiado "sensíveis". Cá fora está frio e quando entramos nos carro (apesar de poder estar ligeiramente mais quente) queremos sentir ar quente a sair das condutas...e ligamos a 22 ou 23ºC (por exemplo)..só que, provavelmente, lá dentro até estarão por exemplo 20ºC (embora nos pareça menos porque viemos "lá de fora"), logo, o ar sai pouco mais quente do que a temperatura do ar no habitáculo. O objectivo do AC é manter aquela temperatura, e não que nós sintamos o "quentinho"...

Não sei até que ponto isto faz sentido porque, efectivamente há dias em que eu era capaz de jurar que dentro do carro estava um gelo e aquela porcaria mesmo a 22ºC mandava ar frio..lol.
Mas o certo é que ainda há um mês atrás 23ºC era "frio" e agora (últimos 3 ou 4 dias), com os mesmo 23ºC sair ar quentinho :)
É como digo, pode ser impressão nossa, ou então, uma teoria manhosa..lol Mas lê o manual...não sei se é muito explícito mas já diz qualquer coisa.

Quanto à diferença entre "vidros, pernas e corpo", a única possível explicação que encontro é que o sensor de temperatura do habitáculo só é ligado quando escolhemos "corpo"...mas aqui é mesmo teoria minha.

Ricardo-vilaça
Membro Gold
Registado: 10 jul 2009, 18:24
O meu Carro:: 120d M 29/09/09

Mensagem por Ricardo-vilaça »

O meu acontece igual, por isso acredito que seja uma característica..eu entendo que os ventiladores da frente sejam uma espécie de regulador.. assim sai temperaturas de ar mais elevadas para os vidro e pés e os frontais controlam a temperatura geral do habitáculo.. tudo bem pra mim, quando temos o regulador em automático.. mas em manual, se eu coloco 22º, acho que os ventiladores não devitam esses 22º mas sim ar frio na mesma..

mas no meu acontece.. outra coisa que acontece, é que de manha, mesmo que ligue o ar condicionado, só passado 6 ou 7 minutos do carro estar ligado é que começa a aquecer a temperatura.. pensei que com ar condicionado fosse bem mais rápido.. até porque em 6/7 minutos sai ar quente com a sofagem..
177 cv - 6,5l/100km

fspinto
Membro Gold
Registado: 23 ago 2010, 18:55
O meu Carro:: E82 118d

Mensagem por fspinto »

Então confirma-se a minha suspeita. É propositado e é o mesmo que os E46 ou outros carros fazem na opção "azul". Só sai ar fresco pela frente... Para mim não faz diferença porque eu detesto levar com ar quento directo e, por isso, sabe-me sempre bem levar uma aragem fresca. Por outro lado, outras pessoas que andam comigo no carro preferem fechar as saídas frontais...

O carro aquece na mesma com isso fechado, por isso não deve ser problema! :)
Imagem

Vendo grelhas frontais Série 1

onfa
Membro Iniciado
Registado: 03 set 2011, 17:01
O meu Carro:: BMW 118d - 2010/08

Mensagem por onfa »

Eu tenho o meu a relativamente pouco tempo e já me tinha deparado com esse problema. E ja tinha aqui anotado pr lhe fazer essa pergunta quando for ao stand. Mas tenho andado analisar o comportamento e umas vezes mete mais ar do q outras sem alterar os graus. Por vezes ate parece que esta aspirar o ar... Mas tenho q arranjar tempo pr ir ver ao livro de instruções...
Última edição por onfa em 11 nov 2011, 19:13, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Série 1”