FAP

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Re: FAP

Mensagem por sccurtido »

pois, sem fap... fica smp um bocado mais sujo...pois saem smp mais particulas...
a vantagem que eu vejo de anular electronicamente o fap, é o carro deixar de faz a pós-injecçao para limpar o mesmo... reduzindo o consumo de gasoleo. ao mesmo tempo, deixa de haver erros na centralina, que poderam ou nao, fazer o carro actuar diferente...
é que a pós injecçao, nao é mto agradavel tb para o turbo :)

é certo que a fap é amiga do ambiente e mantem a traseira do carro limpinha... mas a que custo?
regenera smp, que se encontram + de 10l de gasoleo no deposito, e se mantem a temperaturas estabilizadas acima dos 250ºC, agora imaginem a temp a que fica o turbo qnd ela está entupida, a pressao que existe acumulada, tudo resulta em perca de potencia, e desgaste maior nas peças.
os gases a fluir sem obstrucçao, resulta um turbo a trabalhar mais fresco, sobre menos pressao, as temperaturas de intake mais baixas... = menos gasoleo+força/potencia+longevidade contra IPO+poluiçao+sujo

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

sccurtido Escreveu: ...
é certo que a fap é amiga do ambiente e mantem a traseira do carro limpinha... mas a que custo?
regenera smp, que se encontram + de 10l de gasoleo no deposito, e se mantem a temperaturas estabilizadas acima dos 250ºC, agora imaginem a temp a que fica o turbo qnd ela está entupida, a pressao que existe acumulada, tudo resulta em perca de potencia, e desgaste maior nas peças.
os gases a fluir sem obstrucçao, resulta um turbo a trabalhar mais fresco, sobre menos pressao, as temperaturas de intake mais baixas... = menos gasoleo+força/potencia+longevidade contra IPO+poluiçao+sujo
Não é bem assim.
A regeneração não se faz SEMPRE que há mais de 10 litros de gasóleo e a temperatura está acima dos 250º, se assim fosse estava quase sempre a regenerar, pois essas condições estão quase sempre presentes.
A regeneração faz-se quando a DDE assim o ordena, diversos factores o determinam entre os quais o estado do FAP (medição dos gases de contrapressão) e os kms desde a ultima regeneração, segundo tenho lido entre cada 300 a 500 kms é feito o pedido de regeneração.
No entanto esta só é efectivado quando determinados factores se reúnem, entre os quais esses que enumeras, alem da temperatura do liquido de refrigeração, o andar a uma velocidade o mais estabilizada possível acima dos 60 kms/h, entre mais uma ou outra condição.
Atenção que nos motores 1600cc do série 1 as coisas podem ser diferentes, pois acho que têm métodos de fazer a regeneração diferentes do 20d, 25d, 30d e 35d.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

sim concordo jmcdpereira, obviamente, que so acontece regeneracao, qnd o fap esta cheio e se encontram as caracteristicas como referencias-t :)
em relacao ao sistema do 1.6 nao sei como são as coisas, alias, ao que parece mesmo cada marca tem os seus problemas com a fap...
pelos vistos o pessoal que tem mazdas, tem o problema de se andar mto em percurso citadino, e interromper algumas vezes o ciclo de regeneraçao, começa a misturar-se oleo com gasoleo, levando a obrigar uma muda de oleo...

e pelos vistos os fiat alfas etc... tb andam com problemas fonte
no fim, pelos vistos parece que o sistema da bmw e da mercedes devem ser os melhores...

jmcdpereira
Membro Gold

sccurtido Escreveu:sim concordo jmcdpereira, obviamente, que so acontece regeneracao, qnd o fap esta cheio e se encontram as caracteristicas como referencias-t :)
em relacao ao sistema do 1.6 nao sei como são as coisas, alias, ao que parece mesmo cada marca tem os seus problemas com a fap...
pelos vistos o pessoal que tem mazdas, tem o problema de se andar mto em percurso citadino, e interromper algumas vezes o ciclo de regeneraçao, começa a misturar-se oleo com gasoleo, levando a obrigar uma muda de oleo...

no fim, pelos vistos parece que o sistema da bmw e da mercedes devem ser os melhores...
Esqueci de dizer, mas o sistema dos 1600cc acho que é diferente pois os motores não são BMW, mas sim os que equipam os Ford e Peugeot e mais alguns sei lá. E segundo sei a Peugeot usa um liquido (Cerina) para aumentar a temperatura no FAP e fazer a regeneração os motores BMW usam o gasoleo. Não sei é se estes motores novos usam ainda esse sistema que tb nos Peugeots davam sarilhos do caraças...

jmcdpereira
Imagem

AMS
Membro Senior
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's

Mensagem por AMS »

jmcdpereira Escreveu:
sccurtido Escreveu:sim concordo jmcdpereira, obviamente, que so acontece regeneracao, qnd o fap esta cheio e se encontram as caracteristicas como referencias-t :)

Esqueci de dizer, mas o sistema dos 1600cc acho que é diferente pois os motores não são BMW, mas sim os que equipam os Ford e Peugeot e mais alguns sei lá. E segundo sei a Peugeot usa um liquido (Cerina) para aumentar a temperatura no FAP e fazer a regeneração os motores BMW usam o gasoleo. Não sei é se estes motores novos usam ainda esse sistema que tb nos Peugeots davam sarilhos do caraças...

jmcdpereira
Penso que os 1600 já são BMW...
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

fspinto
Membro Gold
Registado: 23 ago 2010, 18:55
O meu Carro:: E82 118d

Mensagem por fspinto »

Sim. O actual 1.6 é o N47 1.6
Imagem

Vendo grelhas frontais Série 1

Maurinho18
Membro Juvenil
Registado: 15 abr 2012, 10:45
O meu Carro:: BMW 118d

Mensagem por Maurinho18 »

Boas alguém sabe quanto custa anular eletrónicamente a fap?? e casas na margem sul que façam este trabalho? quanto ao supressor, juntamente com a anulação eletrónica da fap, passa na inspecção?

Vieira_mar
Membro Gold
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015

Mensagem por Vieira_mar »

Aferreira Escreveu:Muito se fala nestas 3 letrinhas !!
Quais serão as verdadeiras e boas razoes para a retirar e más,isto é,deixando-a ficar no carro ?
Para o ambiente,sei que é negativo,devido aos gases,mas no carro,não "atrofia" o desenpenho?

quem ja retirou,pode relatar as suas expereiencias,
obrigado
Boas malta,

AFerreira, eu já ando sem o FAP há perto de uns 5 meses. Até à data só posso dizer mal do fumo. No entanto ainda não fui configurar a retirada do FAP.
Outra coisa que não gosto, além do fumo, é o carro ter ficado com o trabalhar mais "ronco". Há quem goste... não fica de todo mal mas gosto mais do silêncio.
De resto só digo bem.
Não é bom para o ambiente mas é bom para a carteira;
Desce consideravelmente a temperatura do motor (no meu caso e de acordo com os percursos, +- 10º);
Responde melhor ao acelerador;
Quando for à IPO posso colocar o FAP porque está nova e não me chateiam a cabeça;

Abraço
MarcoG

MaNFiU
Membro Iniciado
Registado: 10 jan 2007, 14:34

Mensagem por MaNFiU »

Vieira_mar Escreveu: Boas malta,

AFerreira, eu já ando sem o FAP há perto de uns 5 meses. Até à data só posso dizer mal do fumo. No entanto ainda não fui configurar a retirada do FAP.
Outra coisa que não gosto, além do fumo, é o carro ter ficado com o trabalhar mais "ronco". Há quem goste... não fica de todo mal mas gosto mais do silêncio.
De resto só digo bem.
Desce consideravelmente a temperatura do motor (no meu caso e de acordo com os percursos, +- 10º);
Quando for à IPO posso colocar o FAP porque está nova e não me chateiam a cabeça;

Abraço
MarcoG
Deixa ver se percebi bem, retiraste o FAP mas ainda não o eliminaste eletronicamente?
Se foi isso, tens algum luz acesa no quadrante? Já verificaste o log de erros do carro? Referes que só podes dizer mal do fumo, tens o carro reprogramado?

Desculpa tantas perguntas mas tenho um carro igual ao teu e estou mortinho por tirar de lá a rolha AKA FAP.

rataplam
Membro Iniciado
Registado: 04 dez 2010, 12:23
O meu Carro:: serie 1 120d

Mensagem por rataplam »

Anulei a fap à cerca de 30000km e nada de especial a quando da repro, só agora a retirei definitivamente obvio q noto bem a diferença o carro parece com muito mais power...........penso que já fiz uma inspenção depois mas não tenho bem a certeza tenho de confirmar melhor para certeza.

cummps,

jmcdpereira
Membro Gold

Quando se tira o FAP deve-se eliminar electronicamente o mesmo para evitrar que a DDE envie ordens de regeneração.
Não sei exactamente quais os prejuízos daí resultantes alem de erros ao fazer o diagnóstico.

jmcdpereira
Imagem

Vieira_mar
Membro Gold
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015

Mensagem por Vieira_mar »

MaNFiU Escreveu:
Vieira_mar Escreveu: Boas malta,

De resto só digo bem.

Abraço
MarcoG
Deixa ver se percebi bem, retiraste o FAP mas ainda não o eliminaste eletronicamente?
Se foi isso, tens algum luz acesa no quadrante? Já verificaste o log de erros do carro? Referes que só podes dizer mal do fumo, tens o carro reprogramado?

Desculpa tantas perguntas mas tenho um carro igual ao teu e estou mortinho por tirar de lá a rolha AKA FAP.
Boas,
Desculpa a demora não tenho estado com muito trabalho e não tenho passado por aqui.
Eu retirei a FAP e não anulei eletronicamente.
Não me apareceu erro nenhum no quadrante, pelo menos até hoje.
Quando ligo o PC, não me lembro de erro nenhum relacionado com isso. Mas pode haver.
Penso que o mais correto é anular eletronicamente para não induzir a centralina em erro e para não estar a gastar gasóleo sem necessidade.
Assim que tenha algum tempo para o carro, irei tratar disso.

O meu está reprogramado. Andou com box desde os +- 15 mil km; aos 30 e tal levou reprogramação. Conta com 60.500km e sem nada a apontar, pelo menos por enquanto. A única coisa que gastei a nível de reparação mecânica foi o tensor do alternador.

Responder

Voltar para “Série 1”