FAP entupida/ problemas de regeneração

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

Responder
Avatar do Utilizador
Tiger
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 23 nov 2009, 10:00
O meu Carro:: E46 20d/ E81 116d

FAP entupida/ problemas de regeneração

Mensagem por Tiger »

Boas

Precisava de uma ajuda ou sugestão para resolver o meu problema.
Em Junho o meu carro andava com parecia poços de potencia, entre as 1000-2000 rpm o carro não desenvolvia como habitualmente e engasgava-se todo, os consumos aumentaram e eu andava insatisfeito com o comportamento do carro. Após uma leitura do carro no DIS apontava para erro na EGR ou FAP. Ao ver isto levei o carro ao mecânico e com o ISTA o erro era mais certeiro apontava para a FAP com problemas de regeneração, na altura o mecânico forçou-me a a regeneração da FAP e la vim eu satisfeito da vida com o carro a puxar como sempre puxou. Acontece que o problema voltou a surgir ontem...
Não sei se já aconteceu a mais alguém este tipo de chatice ou se sou caso único.
A pergunta que se mantém agora é que fazer para se resolver isto ? Limpeza a FAP ? Será que haverá algum problema electrónico para o problema das regenerações ter surgido novamente ?
Se alguém me puder ajudar agradecia.

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: FAP entupida/ problemas de regeneração

Mensagem por navigator »

O "problema" é comum a quem circule pouco tempo e mais em cidade com rotações de motor baixas. Se andares em estrada e auto-estrada o FAP acaba por queimar o carvão que vai acumulando, durante a regeneração.

Das duas uma: ou mandas limpar o FAP, ou vais à estrada uns kms ou pedes para anular fisica e electronicamente o FAP, com a consequência de sujar um pouco a traseira com fumo.
Imagem

Avatar do Utilizador
Tiger
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 23 nov 2009, 10:00
O meu Carro:: E46 20d/ E81 116d

Re: FAP entupida/ problemas de regeneração

Mensagem por Tiger »

Obrigado desde já.
A solução de fazer uns valentes km no meu caso parece já não resultar, tenho de pensar na hipótese de remover a FAP.

Bica
Membro Juvenil
Mensagens: 327
Registado: 19 jun 2012, 18:44
O meu Carro:: BMW 118d

Re: FAP entupida/ problemas de regeneração

Mensagem por Bica »

boas a todos.
aproveito o topico para fazer uma pergunta.
ja que estao a falar de remoçao da FAP, será que no centro de inspeçoes nao vao andar com sondas a ver se o carro tem FAP ou nao? éque eu ando com ideias de remover a minha, mas tenho receio que depois me venham xatear a cabeça por nao ter a FAP

Avatar do Utilizador
Tiger
Membro Juvenil
Mensagens: 342
Registado: 23 nov 2009, 10:00
O meu Carro:: E46 20d/ E81 116d

Re: FAP entupida/ problemas de regeneração

Mensagem por Tiger »

O que me foi dito que é visualmente não há diferenças, há sim diferenças no barulho emitido pelo escape e como já foi referido nota-se o fumo a sair do carro.

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: FAP entupida/ problemas de regeneração

Mensagem por navigator »

É uma questão de limite de fumo. O carro vai fazer fumo, mais ou menos conforme o estado do motor.

No centro de inspecção aquilo que é verificado é o fumo, com um opacímetro. Se os gases estão carregados de fumo vai escurecer os gases e o opacímetro devolve um sinal de concentração. Se ultrapassar os limites definidos, não passa.

Existe algum limite novo mais apertado para carros que equipam com FAP? Não creio. Portanto os limites serão os mesmos com ou sem FAP. Não deverá haver problema em retirar, desde que o aspecto do escape seja original.
Imagem

Bica
Membro Juvenil
Mensagens: 327
Registado: 19 jun 2012, 18:44
O meu Carro:: BMW 118d

Re: FAP entupida/ problemas de regeneração

Mensagem por Bica »

Pode ser que renova a fap breve. E remover eletronicamente? Algum programa específico?

Responder

Voltar para “Série 1”