120d Auto VS 123d Manual

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

RT
Membro Juvenil
Registado: 14 dez 2007, 10:40
O meu Carro:: BMW E92 M

Re: 120d Auto VS 123d Manual

Mensagem por RT »

Pois, mas tambem é verdade que todos esses valores representam na pratica uns metritos de diferença, se avaliarmos assim.

Mas continuo a adorar mais o prazer de conduzir o motor do 123 versos o do 120. È bem mais cheio e nao ter de sair de 6 para desaparecer note-se nos dados acima 2,4 segundos de dif é qq coisa não é?

O 123 e mais divertido de conduzir mais rápido a meter a potência nas rodas e quer queiram ou nao ter mais habilidade para tirar partido da diferença porque tem tendencia a soltar mais as rodas que o 120 em qq piso e em qq mudança.

Permite mais erros de acelerador o 120 que o 123 porque este ultimo mais um bocado de acelerador na curva e a traseira solta. O 120 só sai por enercia ou ponto de enbraiagem porque a entrega instantanea de potencia ás rodas é menor e permite os pneus manterem-se colados no piso.

Por outro lado o 123 como solta as rodas de acelarador controla-se melhor a saida de traseira do carro sendo necessario sair basta acelerar um bocado mais e depois manter.

Gosto mesmo do motor do 123D, acho que está perfeito. Tem força e binário em baixa a semelhança dos TDI do Audi e ao contrario destes que as 4000 o turbo perde este continua metendo de acelerador o carro nos 235 km à vontade e isto ligeiramente a subir, a descer ou a direito ou sempre que um homem quizer. sendo a velocidade de ponta e esta registada no historico do meu Gps 253 Km Hora. Isso é poder contar que seja lá quem for tem de acelerar bem para acompanhar um 123 porra.

giwasa
Membro Gold
Registado: 15 dez 2007, 22:45
O meu Carro:: BMW M5 f10

Mensagem por giwasa »

bem .... vou dar a minha opiniao.... com base em teste que fiz a conduzir os dois.

andei em autoestrada com os dois.. tendo mesmo andado 2 dias com um 120d de 177 cvs.

primeiro o motor do 123d tem um potencial de ganhar com repro mts mais cavalos que um 120d.... um turbo contra um biturbo, um para baixas e outro para altas.
o 123d vem de origem muito pouco aproveitado..... tal como o 335i com 306 cvs.
saiu apenas com 204 cvs para nao ter mais cvs que um 330d ou 530d.... mau para a marca, devido ao problemas de marketing.

esquecam a ideia que o 120 d anda mais que o 123 d... nao anda... apenas com repros fortes nos dois... o 120d tera hipotese.. visto a 6 velocidade ser mais comprida.
o que se passa neste caso e que o carro tem uma gestao do motor diferente do 120d.... a potencia maxima do 123d aparece as 4500 rpms algo nunca visto num carro a diesel...isto somado ao facto de a 6 ser mais curta. depois o 2 turbo so liga a 100% a partir das 4000 rpms.. ao contrario do meu 535d que liga as 3000 +-.
ISTO FAZ COM QUE ATE AOS 180 SEJA MUITO PARECIDO... um bom conduto pode anular um pouco a diferenca

por exemplo o novo 535d com 245 acelera quase igual ao 535d .... mas em auto estrada nao tem a nada a ver..... em arranque mais cvs vai dar a problemas de traccao.
um x3 3.5d faz igual a um 535d ou 335 touring e pesa muito mais..... razao: puxa as 4 rodas. mas depois em ponta ou a partir dos 200 leva meia vasco da gama.

depois convem analisar que cada condutor pode nao conseguir puxar bem pelo carro.. nao ter experiencia em andar nos picos... um carro de c x automatica acelera logo... nao tem lag... nos 1 metros ajuda ( no meu sinto isso) mas se for um bom condutor a puxar num carro manual.. nao dara hipotese.

o que isto quer dizer para mim que notei tambem ao conduzir ve se claramente:
o 123d puxa muito mais a partir das altas rotacoes.... sprints a partir dos 180 kmh.

ate la a diferenca sera nao tao grande..... e claro convem puxar lado a lado e nunca atras... um 120d que puxe a partir dos 180 e nunca se coloque no cone... fica sempre para tras...e nao apenas uns metros... sao mais 8 kms de ponta.... numa viagem ate ao algarve em que da para andar mais tempo a fundo serve logo para o 120d ficar a kms de distancia.
ainda para mais tem a caixa mais curta, mais quase 30 cvs e 50 de binario... nunca andara menos que o 120d..... de origem claro.

assim que puxei com o 123d pensei logo.... em arranque sera muito parecido.... mas em auto estrada.. nota se diferenca... em reprises principalmente....200 e pisar.... travar 190 e pisar.... muito bom.

concluo que para mim preferia sempre o 123d.... porque como estou habituado ao 535d.... a disponibilidade do motor em qualquer regime e mudanca faz a diferenca.tem sempre uma forca instantania e depois com repro ganha logos muitos cvs.
sem fap o 123d consegue chegar aos 270 cvs na pura.. se o 330d fazem 300 cvs :fixe

mas em prol da ciencia passem na costa com um 123d que 120 d existem aos molhos.. para fazer um pequeno teste na a2. via se logo... quem tem razao.

o rt com o 123d e com sandro com 120d passem na costa e na pura experimentem.... o carro com a camara pode ficar o meu 535d que o reporter rui sobreiros filma dentro o meu bolide

uma etapa interessante do ctcc para esta quinta :fixe :fixe
GIWASA M5 V10 E60 (+550 cvs)and Cooper S (280cvs by GTT)
ex bimers: 330xd e46 245cvs and 535d e60 424cvs
http://www.youtube.com/watch?v=m3CWwM8vurk
viewtopic.php?f=59&t=54326

fa1kon
Membro Senior
Registado: 04 mar 2007, 14:42
O meu Carro:: E46 323ci

Mensagem por fa1kon »

Apesar de não concordar muito com este tipo de picos combinados, tambem gostaria de ver como se comportam os carros.(stock vs stock). Fiquei surpreendido quando li que estes carros tinham performances muito parecidas, apesar de o 123d ter mais 30 cavalos. Já assisti ao andamento de um 120d 177, se o 123d tem um andamento similar acho estranho.
Mas acredito nos vossos comentarios, por isso é que fiquei curioso.

Uma coisa é certa, como o BlackPuma diz, os 20d com 177hp com repro ficam fantásticos, com um grande incremento mesmo.
Imagem

E46 323Ci

RT
Membro Juvenil

Mensagem por RT »

giwasa, faço minhas as tuas palavras em relação ao 123 vs 120 mas sem o picanso, hehehe

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

os testes feitos por amigos e combinados sao mais seguros que irmos sozinhos na estrada e pisarmos contra um estranho que nao sabes o que ele vai fazer quando fores a passar por ele por exemplo a 230 kmh.

mas passem na costa quinta pa malta conviver e ver um 123d .... trata se o irmao mais novo do 535d :fixe

TURUTURUTA
Membro Juvenil
Registado: 30 nov 2007, 13:53

Mensagem por TURUTURUTA »

claro k 1,1seg de diferença dos 0-1000 parece pouco, mas o pessoal tem k se mentalizar k um segundo a 180km/h ou mais (não sei quanto atingem ao kilometro), ainda são alguns bons metros... é claro k a diferença não é abismal, mas nota se bem em metros. Cumps

BlackPuma
Membro Senior
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007

Mensagem por BlackPuma »

João, eu fiz esse mesmo teste desde a estação de serviço da Mealhada até às portagens à entrada do Porto. A pessoa do 123d (3 portas igual ao meu e com jante 17") parou comigo na 1ª estação de serviço da VCI, e a primeira coisa que me perguntou foi "Oh amigo, desculpe lá a pergunta mas é mera curiosidade, o que é que o seu 123d tem para andar mais que o meu? Tem repro?" e eu respondi-lhe "Não tem repro, está stock e não é um 123d, é um 120d". Resposta dele "Pois pois, tou a ver que sim... até esse escape é de origem e tudo", a seguir virou costas com um ar fudidissimo e bazou. Como toda a gente sabe o meu carro está e sempre esteve stock, e o escape não passa apenas de uma ponteira dupla que foi montada na própria BMW quando o carro me foi entregue. Aliás, tu estavas comigo quando me entregaram o carro e sabes que a ponteira já vinha. E em relação ao pico, sempre que os outros carros saíam da frente, o 123d à frente e eu atrás, é claro que ele ganhava logo, mas o que ganhava era pouco para um carro com mais 30cv e 50nm. E assim que chegávamos a cerca de 220kms/h, ele deixava de ganhar distância a passava a manter, a partir daí era eu a aproximar-me até lhe fazer sinais de luzes e ele sair da frente. Claro que aqui eu ainda lhe apanhava cone, e cheguei a passar por ele com o meu carro a fazer 252kms/h de GPS (TomTom), e quando eu passava por ele, ele bem tentava o cone, mas com o limitador de velocidade (ou rotação em 6ª) que o 123d tem, era para esquecer, nem com cones nem con4s!

Agora vocês dizem assim "ah e tal, pois se calhar esse 123d tava marado", pois, eu pensei o mesmo, mas depois disso repeti a experiência por mais 2 vezes (uma delas no mesmo sitio e em sentido contrário) e o resultado foi fotocópia do primeiro.
Última edição por BlackPuma em 28 jul 2009, 01:33, editado 1 vez no total.
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

ricao.s3
Membro Gold
Registado: 30 nov 2007, 00:08
O meu Carro:: bmw 120d kit packonaça

Mensagem por ricao.s3 »

apareçam ... nao era o primeiro 123d que ficava para tras... ja puxei com dois e deixei-os cheios de fumo... :lol1 :lol1 :lol1

-- Hoje, 21:44 --
ricao.s3 Escreveu:apareçam ... nao era o primeiro 123d que ficava para tras... ja puxei com dois e deixei-os cheios de fumo... :lol1 :lol1 :lol1
e o meu e um 163cv... :assubiar :assubiar :fixe
bmw 120d ///MB POWER ... bem calminho... em evoluçao
audi s3 8l... Citroen c3 1.4hdi van work car
Ex mini cooper d 1.6 r56 sold And 330d e46 And varios

DP86
Membro Gold
Registado: 11 jul 2007, 08:17
O meu Carro:: E87 LCI - MB Power

Mensagem por DP86 »

e o teu tá chipado malandro! :lol1 :lol1 :lol1

BTW "sem fap o 123d consegue chegar aos 270 cvs na pura.." isso n é verdade.. para esse incremento tem k se alterar hardware, sem falar nem turbos nem IC´s.

tb gostava de ver, eu posso ir na poltrona de trás do giwasa só por curiosidade... ;)

cumps e venham á costa nem que seja para beber café ;)
Proud member of: THE SCUM
CTCC member
Imagem
BMW 120D ///M -- MB Powered

ricao.s3
Membro Gold
Registado: 30 nov 2007, 00:08
O meu Carro:: bmw 120d kit packonaça

Mensagem por ricao.s3 »

RT Escreveu:Pois, mas tambem é verdade que todos esses valores representam na pratica uns metritos de diferença, se avaliarmos assim.

Mas continuo a adorar mais o prazer de conduzir o motor do 123 versos o do 120. È bem mais cheio e nao ter de sair de 6 para desaparecer note-se nos dados acima 2,4 segundos de dif é qq coisa não é?

O 123 e mais divertido de conduzir mais rápido a meter a potência nas rodas e quer queiram ou nao ter mais habilidade para tirar partido da diferença porque tem tendencia a soltar mais as rodas que o 120 em qq piso e em qq mudança.

Permite mais erros de acelerador o 120 que o 123 porque este ultimo mais um bocado de acelerador na curva e a traseira solta. O 120 só sai por enercia ou ponto de enbraiagem porque a entrega instantanea de potencia ás rodas é menor e permite os pneus manterem-se colados no piso.

Por outro lado o 123 como solta as rodas de acelarador controla-se melhor a saida de traseira do carro sendo necessario sair basta acelerar um bocado mais e depois manter.

Gosto mesmo do motor do 123D, acho que está perfeito. Tem força e binário em baixa a semelhança dos TDI do Audi e ao contrario destes que as 4000 o turbo perde este continua metendo de acelerador o carro nos 235 km à vontade e isto ligeiramente a subir, a descer ou a direito ou sempre que um homem quizer. sendo a velocidade de ponta e esta registada no historico do meu Gps 253 Km Hora. Isso é poder contar que seja lá quem for tem de acelerar bem para acompanhar um 123 porra.
desculpa mas nao concordo com o que tu dizes que o 120 nao solta a trazeira so de acelarador... :naonao :naonao :naonao. solta e solta bem e tenho pneus 255 atras.. :desconfiado :desconfiado :evil:
bmw 120d ///MB POWER ... bem calminho... em evoluçao
audi s3 8l... Citroen c3 1.4hdi van work car
Ex mini cooper d 1.6 r56 sold And 330d e46 And varios

sandrorv
Membro Gold
Registado: 08 fev 2009, 23:49
O meu Carro:: 120d 3p Auto E81 2009/04

Mensagem por sandrorv »

giwasa

concordo plenamente ctg a 100%,

e atenção pessoal quero deixar bem claro aqui e com toda a humildade, nao quero levantar discusoes sobre quem anda mais ou deixa de andar, eu apenas partilhei convosco uma situação que me aconteceu, e expressei obviamente a minha "alegria" ao ter dado cordel a um 123d, mas nao generalizei o caso, claro e concerteza que o 123d anda mais que o 120d, apenas e talvez o condutor do 123d não tenha muito experiencia com o carro e nao o sabe levar ao "limite" para me ter ultrapasado, apenas isso

eu sei porque sempre tive carro automaticos o meu pai tb tem carros automaticos, e jeeps tambem e sei bem que a maior parte dos carros manuais dão sempre mais disparo ou tem um outro tipo de condução....

cumprimentos a todos :lovebmw :lovebmw :fixe :driving

BlackPuma
Membro Senior
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007

Mensagem por BlackPuma »

Bem fazes tu Sandro!!! Assim nunca terás problemas de embraiagem como eu e muitos por aqui ;) Vê lá mas é se apareces na Costa esta 5ª.
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

RT
Membro Juvenil

Mensagem por RT »

Eu mesmo disse isso. O 120 em velocidade máxima consegue ir a mais velocidade que o 123. Ja com o meu cunhado é a mesma coisa se eu o deixar acompanhar na autoestrada o meu esgota e a minima descida ele passa e vai em frente e o meu em gps deu 253 e esta gravado no historico. O do meu cunhado diz "ele" que já deu a descer 260 no velocimetro na descida leiria ( Ate um ax esgota ).

O problema é que na realidade eu dou 230 a 240 mais ou menos em qq situação mesmo ligeiramente a subir e o 120 não.
E na pratica na estrada utilizamos é as recuperações rápidas em 5 e 6 e velocidades de pico ate uns 160 a 180 depois e curva para um lado curva para outro. E nisso o 123 é bem melhor acredita.

Agora ..... se medires em certas zonas da autoestrada pois claro, vantagem para o 120 mas deixa lá o meu astra de 90 (Empresa) tambem dá 200 em algumas dessas partes mas na realidae a velocidade de ponta é 170 a 180 no máximo.

já agora, tambem existe muitos tipos de 120 deixei para trás e bem, tambem sei escolher o local ideal para desaparecer deles. Outros foram contentes porque passaram e eu fui so ate uma velocidade em pata a fundo ai dos 180Km largando para nao ir muito para a frente. Necessito da carta para trabalhar e zonas de 90 a cima de 200 ficas bem tramado.

O giro é que alguns nem vêm que se aproximam e depois afasto-me e eles voltam a aproximam-se de pata a fundo e pensam que estao a recuperar, heheheh.

Em picanso com estranhos por incrivel que pareça quem me faz ter curiosodade é um audi A3 dos antigos aqui em setubal todo preto sem indicações que segue-me ate aos 240 sem problemas de maior dava para me passar na boa, isto já umas 3 vezes, começa a fazer-me pensar em rep.

Resumindo, o 123 é o 120 aperfeiçoado, hehehehehe gostem ou nao.

RT
Membro Juvenil

Mensagem por RT »

Eu mesmo disse isso. O 120 em velocidade máxima consegue ir a mais velocidade que o 123. Ja com o meu cunhado é a mesma coisa se eu o deixar acompanhar na autoestrada o meu esgota e a minima descida ele passa e vai em frente e o meu em gps deu 253 e esta gravado no historico. O do meu cunhado diz "ele" que já deu a descer 260 no velocimetro na descida leiria ( Ate um ax esgota ).

O problema é que na realidade eu dou 230 a 240 mais ou menos em qq situação mesmo ligeiramente a subir e o 120 não.
E na pratica na estrada utilizamos é as recuperações rápidas em 5 e 6 e velocidades de pico ate uns 160 a 180 depois e curva para um lado curva para outro. E nisso o 123 é bem melhor acredita.

Agora ..... se medires em certas zonas da autoestrada pois claro, vantagem para o 120 mas deixa lá o meu astra de 90 (Empresa) tambem dá 200 em algumas dessas partes mas na realidae a velocidade de ponta é 170 a 180 no máximo.

já agora, tambem existe muitos tipos de 120 deixei para trás e bem, tambem sei escolher o local ideal para desaparecer deles. Outros foram contentes porque passaram e eu fui so ate uma velocidade em pata a fundo ai dos 180Km largando para nao ir muito para a frente. Necessito da carta para trabalhar e zonas de 90 a cima de 200 ficas bem tramado.

O giro é que alguns nem vêm que se aproximam e depois afasto-me e eles voltam a aproximam-se de pata a fundo e pensam que estao a recuperar, heheheh.

Em picanso com estranhos por incrivel que pareça quem me faz ter curiosodade é um audi A3 dos antigos aqui em setubal todo preto sem indicações que segue-me ate aos 240 sem problemas de maior dava para me passar na boa, isto já umas 3 vezes, começa a fazer-me pensar em rep.

Resumindo, o 123 é o 120 aperfeiçoado, hehehehehe gostem ou nao.

giwasa
Membro Gold

Mensagem por giwasa »

black puma no cone nao conta isso tambem eu disse. puxar um 120d ao lado de um 123d e ao fim de alguns kms vai embora mesmo... apenas em descidas tem vantagens.

no cone um carro consegue com menos 20 a 30 cvs nao largar a traseira.

eu com o meu astra de 90 cvs com uma box que deu +- 15 a 20 cvs nao largo no cone um astra 1.7..... e marca 220/225 na traseira dele.. se eu me colocar ao lado passo logo para 200 e desaparece.

um 120d de 163 cvs com repro forte ou 120 d de 177 cvs tambem com repro forte andam mais que um 123d.... mau era que nao fosse assim. mas um de 163 com repro penso que em velocidade maxima deve ser muito parecido.. o de 177 cvs deve sim ir embora.

mas so vendo.. quinta sapoes terriveis.... be there que temos ctcc rijo:

ricao, sandro, dp86 e restantes sapos do asssu :lol1 :lol1 chamados ao briefing

Responder

Voltar para “Série 1”