eu era 1 dessas pessoas k ia investir num ic maior e ja tive pra comprar 1 pro 135i para 1preparaçao de 500cvs dos E.U.A so k com os portes e taxas alfandegarias ficava mt caro,e para comprar 1ca da forge ou allard tbm nao compensa mt tipo nao s deve arranjar por menos de 500euros... Ex: o da ibiza cupra tdi é dos melhores intercooleres k vem em carros de serie e arranja-se na casa dos 300euros novo...
PS:eu ja tive a frente toda desmontada e o intercooler é igual ao d 330/335d agora o do 335i é mais grosso e os bocais sao diferentes por isso tbm nao sou mt de andar a inventar mt para isso chegou-me o meu charuto anterior... :lol1 :lol1
Mas se houver 1 numero bom de possiveis compradores aqui d forum e ate ficar a 1preço bacano eu tbm alinho...
Pra ja linha d escape pra semana e repro pra cima dps logo se vê!!!
Boas,
onde e como vais fazer a tua linha de escape?
Pois... o problema é comprar uma cena e depois ter de inventar muito para a conseguir adaptar!
_MorpheuS_ Escreveu:Qd falo na fiabilidade não me refiro à fiabilidade do ic em si, mas sim ao facto de um ic maior aumentar a fiabilidade do motor e permitir um menor desgaste das peças uma vez que o mapa não é o de origem.
Em relação às tubagens, as que sugeres são de alumínio ou silicone? qual é o material mais apropriado?
Mas tens o carro chipado é isso?
Muito sinceramente um IC maior justifica-se caso tenhas reprogramado, embora seja sempre bom arrefecer o ar. Mas é como te disse tal como uma turbina maior, um IC signigica um aumento de lag.
Alumínio seria o ideal com as curvas sem serem soldadas, ou seja, o próprio tubo fazer as curvas e nas ligações silicone do bom. são tubos com muita pressão e se o material dilata começa a saltar fora os tubos vão à vida num istante.
sim, o carro tem uns cavalos a mais por isso queria continuar com a fabilidade que ele tinha antes ( em termos de desgaste decomponentes do motor) por isso penso que o IC é uma boa aposta... e com isso ainda consigo puxar um pouca mais a repro...
eu era 1 dessas pessoas k ia investir num ic maior e ja tive pra comprar 1 pro 135i para 1preparaçao de 500cvs dos E.U.A so k com os portes e taxas alfandegarias ficava mt caro,e para comprar 1ca da forge ou allard tbm nao compensa mt tipo nao s deve arranjar por menos de 500euros... Ex: o da ibiza cupra tdi é dos melhores intercooleres k vem em carros de serie e arranja-se na casa dos 300euros novo...
PS:eu ja tive a frente toda desmontada e o intercooler é igual ao d 330/335d agora o do 335i é mais grosso e os bocais sao diferentes por isso tbm nao sou mt de andar a inventar mt para isso chegou-me o meu charuto anterior... :lol1 :lol1
Mas se houver 1 numero bom de possiveis compradores aqui d forum e ate ficar a 1preço bacano eu tbm alinho...
Boas,
Pois... o problema é comprar uma cena e depois ter de inventar muito para a conseguir adaptar!
é assim eu ja vi alguns user´s k optaram pela linha d escape milltek eu vou optar por 1linha em inox 70mm com 1 panela traseira para abafar o som...
e ainda me sobra mtos euros e o efeito é o msm a unica diferença é k o da milltek é homologado e nao deve ser preciso tirar o filtro d particulas ja no meu caso vou tirar a linha completa e vou guarda-la...
-- Quinta Mai 20, 2010 12:18 am --
X5 Escreveu:
123IT Escreveu:boas!!!
Boas,
é assim eu ja vi alguns user´s k optaram pela linha d escape milltek eu vou optar por 1linha em inox 70mm com 1 panela traseira para abafar o som...
e ainda me sobra mtos euros e o efeito é o msm a unica diferença é k o da milltek é homologado e nao deve ser preciso tirar o filtro d particulas ja no meu caso vou tirar a linha completa e vou guarda-la...
-- Quinta Mai 20, 2010 12:18 am --
X5 Escreveu:
123IT Escreveu:boas!!!
Boas,
back-pressure é o problema. Eu já testei várias configurações de escape, e até já tive uma linha directa de 65mm apenas com FAP e sem panelas, e não aprova mesmo. E atenção que mantendo só o FAP e sem panelas não perdes tanta backpressure como tirando o FAP e deixando uma panela central e/ou final, porque o FAP é mesmo o elemento mais restritivo da linha toda. As panelas são apenas silenciadores, que diga-se de passagem pouco fazem a nível de ruído, pois o FAP abafa tudo. O meu carro apenas com FAP e sem panelas fazia pouco mais barulho que todo stock, dentro do carro então nem se ouvia nada, só se ouvia com o FAP a regenerar e mesmo assim muito pouco. Com esta configuração (FAP+linha directa sem panelas), entre as 3900 rpms e as -+ 4200 rpms perdia 25cv, fazia uma quebra inexplicável. Na altura andava com essa configuração e com esse problema sem eu próprio saber, e cheguei a fazer algumas brincadeiras com a maltinha dos picos aqui do forum, e o meu carro pouco mais andava que os deles porque chegava aquela rotação e a potência caía a pique para depois voltar a subir às 4200. Quando por acaso tive curiosidade de medir o carro é que dei pelo problema e nessa altura mudei filtros, fiz 1001 coisas, verificou-se a repro, pressões de turbo, injecção de combustível, fui medir o carro a mais 3 bancos diferentes, e nada, a quebra tava sempre lá... A pessoa que fez a minha repro sempre disse que era do escape, eu é que andava armado em marreta e sempre pensei que fosse outra coisa qualquer, até que segui o conselho dele e meti o escape todo original e fui medir o carro novamente. A quebra desapareceu logo de imediato e a potência máxima aumentou 8cv. Apenas por isto desaconselho logo a retirada do FAP, por isto e claro pelo resto: fumos e outros problemas. A configuração que aconselho é manter a linha toda original e apenas retirar a última panela. No caso dos 23d, penso que têm 2 panelas a meio do carro, certo? Nos 20d, têm uma a meio e outra no final (a qual é uma chatisse para montar uma simples ponteira) e a minha configuração actual é mesmo essa, apenas sem a panela final. O escape original da BMW não há dúvida que está bem feito e devidamente estudado para o carro, e o melhor é mantê-lo tal como ele é, ou então tirar só a última panela cujo o efeito a nível de potência não é nenhum: nem perde nem aumenta nada (claro que testei isto também no banco), fica apenas com um trabalhar mais engraçado a puxar (para quem ouve de fora do carro). Não é por acaso que a Miltek como casa conceituada que é a nível de escapes faz também esta configuração: FAP + panela central, e tal como a BMW os homens sabem o que fazem.
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d LCi 3p @///MPower.2xx.cv
BlackPuma Escreveu:.
Nos 20d, têm uma a meio e outra no final (a qual é uma chatisse para montar uma simples ponteira)
O meu tem as panelas todas e uma ponteira "à lá 130i" que ficou um brinquinho...... :fixe
Quanto ao resto....quanto mais inventamos....pior é....
Por isso acho que vai mesmo é ficar com a ponteira bacana e tudo o resto....que vinha de origem.... :lol1
é o melhor que se faz, deixar estár tudo, como diz o jorge e o metralha, eu apenas tirei a minha panela final porque nao tinha espaço mas, dentro de embreve ira levar uma ponteira nova, visto que esta começa a oxidar nas pontas porque lhe falta o miolo na ponteira, e fica um pouco feio, assim mudo e ponho uma porreira, mas isso ainda tenho que estudar bem pois vai levar o para-choques M e ainda nao sei bem como irei fazer :think mas isso é mais pa frente
back-pressure é o problema. Eu já testei várias configurações de escape, e até já tive uma linha directa de 65mm apenas com FAP e sem panelas, e não aprova mesmo. E atenção que mantendo só o FAP e sem panelas não perdes tanta backpressure como tirando o FAP e deixando uma panela central e/ou final, porque o FAP é mesmo o elemento mais restritivo da linha toda. As panelas são apenas silenciadores, que diga-se de passagem pouco fazem a nível de ruído, pois o FAP abafa tudo. O meu carro apenas com FAP e sem panelas fazia pouco mais barulho que todo stock, dentro do carro então nem se ouvia nada, só se ouvia com o FAP a regenerar e mesmo assim muito pouco. Com esta configuração (FAP+linha directa sem panelas), entre as 3900 rpms e as -+ 4200 rpms perdia 25cv, fazia uma quebra inexplicável. Na altura andava com essa configuração e com esse problema sem eu próprio saber, e cheguei a fazer algumas brincadeiras com a maltinha dos picos aqui do forum, e o meu carro pouco mais andava que os deles porque chegava aquela rotação e a potência caía a pique para depois voltar a subir às 4200. Quando por acaso tive curiosidade de medir o carro é que dei pelo problema e nessa altura mudei filtros, fiz 1001 coisas, verificou-se a repro, pressões de turbo, injecção de combustível, fui medir o carro a mais 3 bancos diferentes, e nada, a quebra tava sempre lá... A pessoa que fez a minha repro sempre disse que era do escape, eu é que andava armado em marreta e sempre pensei que fosse outra coisa qualquer, até que segui o conselho dele e meti o escape todo original e fui medir o carro novamente. A quebra desapareceu logo de imediato e a potência máxima aumentou 8cv. Apenas por isto desaconselho logo a retirada do FAP, por isto e claro pelo resto: fumos e outros problemas. A configuração que aconselho é manter a linha toda original e apenas retirar a última panela. No caso dos 23d, penso que têm 2 panelas a meio do carro, certo? Nos 20d, têm uma a meio e outra no final (a qual é uma chatisse para montar uma simples ponteira) e a minha configuração actual é mesmo essa, apenas sem a panela final. O escape original da BMW não há dúvida que está bem feito e devidamente estudado para o carro, e o melhor é mantê-lo tal como ele é, ou então tirar só a última panela cujo o efeito a nível de potência não é nenhum: nem perde nem aumenta nada (claro que testei isto também no banco), fica apenas com um trabalhar mais engraçado a puxar (para quem ouve de fora do carro). Não é por acaso que a Miltek como casa conceituada que é a nível de escapes faz também esta configuração: FAP + panela central, e tal como a BMW os homens sabem o que fazem.
boas!!!
eu ja me andei ainformar sobre os pros e contras e claro k ate tenho +contras k pros... :tellme
a pessoa k me via fazer a repro tem varios 330/535d com fap e dps das repros alguns deles derreteram o fap por isso optaram pela linha d escape directa com panela traseira,e dps disso nunca +tiveram problemas e tbm ja tem alguns 4cilindros d bmw e tbm nao tiveram problemas nenhuns tirando FUMO...
A minha intençao nao é ganhar 15cv´s como s ganham em alguns tdi´s...
e a linha tem d levar 1 tubo no stitio d fap com os respectivos furos pra meter as sondas dentro e na repro dar valores +altos k é pra nao haver conflito na electronica...pelos menos é assim k ele tem feito e pra ja nada d problemas...
Jorge, tens aí os dynos com escape e sem escape onde apareça essa quebra? Podes apagar as unidades, gostaria mesmo de ver essas quebras porque tenho amigos com FAP sem panelas que pelo contrário, nao notaram quaisquer quebras e faz apenas aquele sopro engraçado.
TdiSportR Escreveu:Jorge, tens aí os dynos com escape e sem escape onde apareça essa quebra? Podes apagar as unidades, gostaria mesmo de ver essas quebras porque tenho amigos com FAP sem panelas que pelo contrário, nao notaram quaisquer quebras e faz apenas aquele sopro engraçado.
agora nao tou em casa mas mais logo digitalizo os dynos e meto aqui. O Luís a mim tb me disse que fez vários escapes assim e sem problemas, mas será que esses carros chegaram a ser medidos em banco? Eu tb não queria acreditar que fosse do escape, mas a verdade é que assim que montei o original o problema desapareceu. Ah e importa referir ainda que a dita quebra acontecia quer com repro ou mesmo stock. Stock apenas não perdia tanto (uns 10 a 15 cv).
O Marino chegou a andar assim tanto stock como reprogramado e pelo contrário frisava que andava mais, mas podia ser o efeito do ouvido. :lol1
Quanto mais barulho, mais parece que anda. Mas andar menos é que acho estranho. Depois se puderes coloca por aqui.
Sim eu sei, ele até lá esteve comigo quando estava a fazer a linha. Mas no caso do meu era notório. A puxar só se notava a quebra em 5ª e 6ª que são as relações de caixa em que o carro já vai no limite de aproveitar a potência (e diga-se que eu só passei a notar porque depois de ver o comportamento no banco passei a estar atento para ver se isso se reflectia na estrada, mas de facto notava-se), abaixo disso puxava sempre com galga até cortar às 50xx rpms e não notava nada, mas em ponta tirava 10kms/h no mesmo sítio em recta plana e até em condições mais favoráveis: onde o carro fazia 250 de ponteiro à noite e com o tempo fresco, passou a fazer 260 à hora de almoço e com mais calor. Depois ainda levou mais uns toques na repro e mais umas coisitas para além da electrónica, e nesse mesmo sitio faz agora 260 e as rpms ainda sobem mais uns trocos depois de trancar o ponteiro. Agora o porquê disto não faço ideia... a minha linha era de 65mm, será que era mais larga que a do 320d do Marino e por isso provocava a quebra? A única coisa que posso garantir é que voltando a montar o escape de origem o carro ficou logo outro. Depois mais tarde fui lá ao Luís e pedi ao Abílio para aproveitar a ponteira da linha, e fazer uma linha de 55mm igual à original apenas para retirar a panela final. Logo antes da panela final, a linha original foi cortada, levou ali uma falange e mais nada. Ainda fiquei com medo que mesmo assim fizesse o carro perder alguma coisa, mas tanto na estrada como no banco ficou igual ao escape todo completo original.