Motor N47 após troca da distribuição

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: Motor N47 após troca da distribuição

Mensagem por Junglas »

Crow Escreveu:Junglas: Quem é que nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? lol

Agora fora de brincadeiras, porque é que os tensores aliviam? Se é um tensor não devia aliviar...
Estará o problema no tensor?
Será que a corrente ganha folga entre os elos e o tensor deixa de ter curso para a esticar? O curso do tensor é pequeno e não permite o desgaste normal para um sistema de corrente?
Os passadores deviam estar estao preparados para o roçar da corrente...Será que não estão?

Ou será o material em conjunto todo ele muito mau?
:P

Em termos de teoria da evolução Darwinista, o antecessor da galinha terá que ter surgido primeiro. Se todos os seres vieram de um aglomerado de bactérias, então o ser surgiu primeiro. O Ovo foi uma evolução por forma a proteger a descendência nos primeiros tempos de vida :P eheheheh

De toda a documentação e informação técnica que já vi, os elos esticam um pouco (é normal, e chama-se plasticidade do material). Com o tempo acabam por ficar deformados. O tensor ou fica no limiar do seu movimento ou então deixa de ter força para esticar a corrente, quando ela está sujeita aos esforços. E com o tempo... pufff fez-se chocapic!

Eu não queria dizer que o material que a bmw utilizou nestes motores é de fraca qualidade. Talvez a unidade não tenha sido sujeita a testes de esforço durante tempo suficiente, talvez os materiais utilizados para produção em massa sejam de características inferiores aos solicitados inicialmente... Mas não tenho qualquer tipo de dúvida que não é a concepção do motor que é infeliz. Para mim, é sem dúvida alguma, uma questão de escolha de materiais.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Ehehe! É bem! :)

Não sei até que ponto foi benéfico o uso da corrente de distribuição do lado da volante de motor (bem em termos de manutenção foi escolha errada, já que é pra mexer tantas vezes na distribuição mais valia estar acessivel...).

Talvez desta forma esteja mais sujeita a esticões e menor equilibrio de motor. Relembro que uma queixa comum é o saltitar da embraiagem coisa que também não favorece o equilibrio do motor.

Eu tenho dois N47 em casa, uma E91 320d de 2009 com 68.000km e um F30 318d de 2012 com 17.000km e acho que os motores vibram muito comparado com o meu 320td de 2003 e com 120.000km.

Curiosamente o F30 quando largamos a embraiagem para arrancar, acelera automaticamente o motor para facilitar o arranque suave. Só com embraiagem dá para colocar o carro em movimento em quase todas as situações. Tem poucos km´s mas nunca senti a embraiagem a saltitar.

Se calhar aliado a algum desiquilibrio de motor à menor qualidade dos materiais da distribuição a coisa não resultou da melhor maneira.

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

Não querendo ser (muito) mauzinho, as marcas querem manter-se vivas á conta do custo das manutenções e não tanto á custa da venda de automóveis.

Por exemplo, o 190D da mercedes que parece ser um dos melhores produtos da MB, foi péssimo para a marca... Fartaram-se de perder dinheiro com aquele carro, pois a durabilidade e fiabilidade, faiam com que o carro não desse á marca revenue em termos de manutenção e que os donos não quisessem mais nada que não fosse um 190D (quebra das vendas).

Ainda ontem estive na oficina de um electricista meu amigo a solucionar um problema num Ranhô, relacionado com a tranca eléctrica da direcção. A porra ca peça que não é muito mais do que um relay, orça em algo como 418€ + iva...
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

voces vem o barulho do video... outro dia na VCI dei umas aceleradelas brutas, e esganei o fdp todo na rotunda AEP, curiosamente, levei á bmw pa ver o que tava a passar com aquela barulheira toda... e pa entao trocarem o kit de distribuiçao.... qnd agora ja nao faz barulho quase nenhum... segundo eles, ao puxar pelo carro, os tensores que funcionam hidraulicamente, com o aumento brusco da pressao do oleo, poderao ter esticado a corrente e levado ao sitio... agora tenho de esperar que volte a fazer chabascal... para ir á bmw resolver isso... porra... enquanto isso tenho a repro paga e nao esta no carro :( buahh...

dp123d
Membro Junior
Registado: 18 jul 2011, 16:31
O meu Carro:: BMW 123d E81 - 2008

Mensagem por dp123d »

Sim, mas pelo barulho que vi no teu video esquece la isso... pode ser as melhoras da morte...

Eu para já e depois de 30mil km feitos apos a substituiçºa nao ouço nada. tenho um ligeiro chocahar ao relantim ms j+a o faz há mais de 10mil km e nao piorou nada. esta igual e segundo o que me disseram na revisao pode ser bi-massa ou entao o tensor da correia de acessorios (mais provavel) com aquela aceleração constante ali pelas 1500 1700 rpm nao chocalha nada e o teu nessa rotação ouve-se muito bem portanto se por agr nao faz, o tempo que andou a fazer ja foi suficiente para escafiar qq coisa...
eu ia ver isso rapidamente

Marco c
Membro Senior
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Mensagem por Marco c »

Junglas Escreveu:
Crow Escreveu:Junglas: Quem é que nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? lol

Agora fora de brincadeiras, porque é que os tensores aliviam? Se é um tensor não devia aliviar...
Estará o problema no tensor?
Será que a corrente ganha folga entre os elos e o tensor deixa de ter curso para a esticar? O curso do tensor é pequeno e não permite o desgaste normal para um sistema de corrente?
Os passadores deviam estar estao preparados para o roçar da corrente...Será que não estão?

Ou será o material em conjunto todo ele muito mau?
:P

Em termos de teoria da evolução Darwinista, o antecessor da galinha terá que ter surgido primeiro. Se todos os seres vieram de um aglomerado de bactérias, então o ser surgiu primeiro. O Ovo foi uma evolução por forma a proteger a descendência nos primeiros tempos de vida :P eheheheh

De toda a documentação e informação técnica que já vi, os elos esticam um pouco (é normal, e chama-se plasticidade do material). Com o tempo acabam por ficar deformados. O tensor ou fica no limiar do seu movimento ou então deixa de ter força para esticar a corrente, quando ela está sujeita aos esforços. E com o tempo... pufff fez-se chocapic!

Eu não queria dizer que o material que a bmw utilizou nestes motores é de fraca qualidade. Talvez a unidade não tenha sido sujeita a testes de esforço durante tempo suficiente, talvez os materiais utilizados para produção em massa sejam de características inferiores aos solicitados inicialmente... Mas não tenho qualquer tipo de dúvida que não é a concepção do motor que é infeliz. Para mim, é sem dúvida alguma, uma questão de escolha de materiais.

as aves descendem dos repteis, e os repteis como os dinossauros ja punham ovos...portanto muito antes da primeira galinha ja haviam ovos... :wink1

Vieira_mar
Membro Gold
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015

Mensagem por Vieira_mar »

Boas,

Este tópico está muito produtivo para a cultura geral... lol

Do meu ponto de vista, pelo que já li e me informei com pessoas qualificadas nesta área, o problema reside na concepção da cambota.
Muito provavelmente não foi testado devidamente antes de ser colocado no mercado. O mais caricato é que há relatos do mesmo problema nos novos motores...

marafona1986
Membro Gold
Registado: 21 jun 2010, 21:06
O meu Carro:: BMW 120D M e81 (177cv)

Mensagem por marafona1986 »

E mau, mas como tenho visto, cada marca cada problema
Imagem ///M

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

o mau é que agora o meu carro nao esta a fazer um barulho suficientemente forte, para ficar no video que é preciso mandar pa bmw, para autorizarem o envio das peças de substituiçao... e agora? mas já o fez, como se pode ver no video... enfim... isto é uma palhaçada...

marafona1986
Membro Gold
Registado: 21 jun 2010, 21:06
O meu Carro:: BMW 120D M e81 (177cv)

Mensagem por marafona1986 »

Eu ja troquei de motor, e ate agora nada apontar, as vezes faz barulho, mas nada de preocupar.
Imagem ///M

Crow
Membro Gold
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td

Mensagem por Crow »

Vieira_mar: até um determinado ano, 2009 acho eu, é feita a troca de cambota e sistema de distribuição. A partir daí só o sistema de distribuição é substituido porque supostamente a cambota já foi corrigida.

nunorfo
Membro Iniciado
Registado: 10 ago 2013, 09:44
O meu Carro:: BMW 320D E46

Re: Motor N47 após troca da distribuição (COMPRO OU NÃO)

Mensagem por nunorfo »

Problemas nos novos?
Alguém que me elucide do seguinte, estou prestes a fechar negócios a um 116d ED, NOVO, este motor também têm dado problemas?
Algum testemunho de situações com o 116D?

Vieira_mar Escreveu:Boas,

Do meu ponto de vista, pelo que já li e me informei com pessoas qualificadas nesta área, o problema reside na concepção da cambota.
Muito provavelmente não foi testado devidamente antes de ser colocado no mercado. O mais caricato é que há relatos do mesmo problema nos novos motores...

Vieira_mar
Membro Gold
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015

Mensagem por Vieira_mar »

nunorfo Escreveu:Problemas nos novos?
Alguém que me elucide do seguinte, estou prestes a fechar negócios a um 116d ED, NOVO, este motor também têm dado problemas?

Que eu saiba o motor é exatamente o mesmo...
Por isso ficava de pé atrás, se não quiseres chatices...

Maurinho18
Membro Juvenil
Registado: 15 abr 2012, 10:45
O meu Carro:: BMW 118d

Mensagem por Maurinho18 »

nunorfo Escreveu:Problemas nos novos?

Amigo se é novo não te preocupes, tens garantia e desfruta da maquina... Para ser sincero tenho um N47 ja troquei a distribuição como referi e passado 5000km voltou a fazer o tal barulho e na verdade é um defeito grave para uma marca premium... Mas tirando isso não me deu problema algum... O que enerva é o barulho, porque para partir ainda demora muito, ou seja por enquanto não volto a trocar ate que o problema seja realmente identificado e resolvido a 100%. Quanto ao teu suponho que tens garantia por isso ate podes partir o motor, que eles dão te outro :driving

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

Segundo tenho lido NÃO há referencias a problemas de corrente de distribuição com este motor

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Responder

Voltar para “Série 1”