Ricardo-vilaça Escreveu:É um bocadinho como a história do aileron em carbono (ainda que em ordens de grandeza diferentes).. segundo a marca melhora a dinâmica do veiculo e uma serie de outras situações.. mas quem o coloca é pela aparência..
não ponho sequer em causa que aumentem a segurança, aliás, tenho a certeza que sim.. mas para a grande maioria de nós...
porque é que há umas páginas atrás neste mesmo tópico se dizia"ah.. é pena é o kit traseiro ser muito parecido com o stock no caso do 120d"
Respeito quem coloca o kit e não me importava nada de o colocar no meu carro.. mas não acho que seja necessário para conduzir em segurança..
Eu acho que vocês compreendem o que quero dizer.. e desculpem se não me estou a explicar bem..
É verdade que possam haver muitas pessoas que pensam no factor estético dos travões performance, mas de certeza que o fazem, a pensar na conjugação entre a melhoria do poder de travagem, e a estética.
Nesse prisma estético, umas capas conseguem trazer um resultado final parecido, mas há sempre aquela questão de ser uma peça "amovível", num componente importante como é o da travagem. E que se as capas se enrolam ali no meio, o resultado pode não ser favorável.
Por outro lado, e embora esteticamente, o kit performance traseiro para o 20d, seja idêntico aos travões originais...em termos de dimensões e capacidade de travagem, não sei se a diferença é assim tão grande.
Já o kit dianteiro, há uma diferença não só nas dimensões do disco/pastilhas...assim como das próprias pinças. Aí sim, é uma melhoria brutal, e sente-se MUITO na estrada. :fixe
O spoiler em carbono, particularmente no E82, tem um formato que permite aumentar um pouco a
downforce, porque a pressão do escoamento por cima do spoiler é superior, e por baixo do spoiler é inferior, gerando-se uma força no sentido das pressões mais elevadas para as mais baixas.
Assim, serve para "agarrar" o carro mais à estrada, mas isto funciona bem, é a velocidades que se "façam sentir", não é a 100 km/h.
Em contrapartida, se aumenta a
downforce, aumenta também a dimensão da esteira que se forma atrás do carro, e consequentemente, incrementa um pouco o atrito aerodinâmico.
Portanto neste ponto em particular, concordo contigo...há benefícios assim como há contras, mas, diria que o principal motivador para a sua colocação, é a estética.