Embraiagem saltitante - Bug

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

paul01
Membro Juvenil
Registado: 09 fev 2010, 22:46
O meu Carro:: BMW 118d E82 2010

Re: Embraiagem saltitante - Bug

Mensagem por paul01 »

O meu é de Fevereiro, e já me aconteceu isso uma série de vezes...
Só nao fui a correr preocupado à marca logo a seguir, pq quando me aconteceu da primeira vez, já eu por aqui no fórum tinha ficado a saber q essa tremideira toda nos pontos de embraiagem inclinados era "comum" nos S1, um problema já conhecido...

De certa forma, desde que soube q às vezes isso acontecia, e antes de ter comprado o carro, já "esperava" que mais tarde ou mais cedo tb me fosse acontecer isso.

Agora... não sei se me faço de desentendido (e fingo como se nunca tivesse ouvido falar deste problema) e me dirigo à BMW ao abrigo da garantia e tal... ou se me deixo tar como estou, visto saber do q se trata, e q n há assim uma resolução a 100%...

Mas que é desagradável é, uma pessoa ter q fazer uns pontos de embraiagem a pensar q tá tudo na boa, e de repente o carro começa a tremer por todos os lados como se fosse morrer... :humm :evil:

Cumps

PS: já agr, acham normal o meu E82 118d "M" e jantes 18", estar c consumos médios sempre nos 7.0l? :think está com 6000 e tal km's neste momento, e é verdade que desde os 2500/3000 comecei a calcar mais forte no pedal, e a esticar um bcd o motor... mas ultimamente (últimos dias) tenho andado regrado e tal, cruise control a 120km/h e por aí... mudanças engrenadas qnd aparece o sinal (por volta das 2000rpm), s&s usado em certos semaforos... e mesmo assim ainda nao baixou dos 7.0l.

O dia-a-dia de condução divide se entre AE e cidade, pelo que em cidade apanho muitas vezes horas de ponta e estou algum tempo ali no pára-arranca e etc...

Mesmo assim, para um motor que anuncia "impossíveis" 4,5l... :scary

Chelsea
Membro Senior
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82

Mensagem por Chelsea »

Esses consumos anunciados, devem ser feitos a descer...concerteza! :lol1

Eu consigo fazer uma boa média no 20d, com algum cuidado, a rondar os 5.5L, mas exige alguma disciplina, pouca vontade para calcar no pedal, e muita vontade para trabalhar para os consumos. :assubiar

No 18d, acredito que com algum cuidado, se consiga um pouco mais baixo...mas também não acredito muito mais baixo.

No teu caso em particular, se tens uma média de 7L nos ultimos 6000 km, a fazeres por ex. uma média máxima e estável de 6L/100 km, vais demorar pelo menos meio depósito, para baixares apenas para 6.9L/100.

Portanto, se andas mais poupadinho, dá tempo ao tempo que ele vai baixar...mas se andas às vezes com calminha, e outras vezes com fogo no cu, vai demorar mais...garantidamente. :fixe
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

BlackPuma
Membro Senior
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007

Mensagem por BlackPuma »

O meu neste último depósito (150kms feitos até agora) tá com 6.2l, e tem sido pára-arranca... Só hoje apanhei umas 2h de pára-arranca e sempre com A/C ligado devido ao calor que fez hoje, e a média passou dos 6.1l para os 6.2l ... Se tivermos em conta esta utilização e tendo em conta a carga venenosa que o carro tem, até não tá nada mal...
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

paul01
Membro Juvenil

Mensagem por paul01 »

Acham que dado o meu carro ter 3 meses e já ter tido algumas ocasiões de tremideira forte, o devo levar ao concessionário, ou não há nada a fazer para resolver esse "bug" ?

E já agora, para concluir o off-topic...

1- Vocês fazem sempre reset aos consumos qnd querem saber o q gastam num dado percurso nao é? Não há outra forma de ter o consumo médio, e um consumo parcial pois nao?

2- As jantes ao serem de 18" e nao 17", por exemplo, têm algum peso relevante no acréscimo dos consumos?

3- O uso do AC tb é relevante, ou estando ligado ou desligado, a diferença que faz nos consumos é mínima?

Cumps

Vieira_mar
Membro Gold
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015

Mensagem por Vieira_mar »

Boa noite.
Resta saber que pneus estão a utilizar.
É que há muita diferença entre ter:

FR 205/45R18 e
TR 224/40R18 ou
FR 215/40R18 e
TR 245/35R18

ou...

195/55R16

Aqui na Madeira, e com jante 16 e pneus 195 não consegui, NUNCA efectuar média estável inferior a 5,8 e foi com muito cuidado na condução. Note-se que 95% de utilização do veículo é em via rápida em 6.ª à média de 100/110 hm/h.
O único inconveniente é fazer 11km e parar o carro e depois, ao almoço, fazer mais 11km e voltar a parar o carro (habitualmente durante a semana).
No continente, o ano passado, no verão, consegui fazer média de 5,5l/100km mas quase sempre auto-estrada a 120/130km/h.
topdriver1 , se o teu carro tem jantes 18" e pneus 245/35, fazer 7l/100km já é muito bom.
Um abraço
MarcoG

paul01
Membro Juvenil

Mensagem por paul01 »

As jantes q o carro têm são as 18" do kit M... os penus são uns RunFlat, Bridgstone Potenza... agora essa medidas e números só vendo mesmo...

Vieira_mar
Membro Gold
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015

Mensagem por Vieira_mar »

topdriver1
1 - Eu faço sempre reset para ver a média por depósito. Sempre.
2 - Sem qualquer dúvida que altera. É mais borracha no chão, logo mais atrito, logo mais dificuldade em movimentar a roda. Resultado: mais gasto de combustível.
3 - Sem qualquer dúvida que altera. Penso que poderá alterar até um litro por 100km. Mas não tenho bem a certeza. Pode ser que alguém, melhor informado, diga mais alguma coisa. Isto é tudo uma questão de lógica: quanto mais coisas tivermos ligadas, a consumir corrente, altera nos consumos. No caso do AC é mais relevante por este "roubar” alguma energia para o funcionamento da compressora. No extremo, qualquer coisa que esteja a consumir corrente está a levar o alternador a trabalhar mais para carregar a bateria. Logo está a gastar mais.

Um abraço

Chelsea
Membro Senior

Mensagem por Chelsea »

topdriver1 Escreveu:Acham que dado o meu carro ter 3 meses e já ter tido algumas ocasiões de tremideira forte, o devo levar ao concessionário, ou não há nada a fazer para resolver esse "bug" ?

E já agora, para concluir o off-topic...

1- Vocês fazem sempre reset aos consumos qnd querem saber o q gastam num dado percurso nao é? Não há outra forma de ter o consumo médio, e um consumo parcial pois nao?

2- As jantes ao serem de 18" e nao 17", por exemplo, têm algum peso relevante no acréscimo dos consumos?

3- O uso do AC tb é relevante, ou estando ligado ou desligado, a diferença que faz nos consumos é mínima?

Cumps
1 - Sim, para veres as médidas entre percursos, tens que fazer reset ao CB. Por acaso, como não ligo muito à média entre percursos, pois ando sempre com a instantânea ligada para ir a controlar o pé (quando me apetece), só fiz isso uma vez ou duas. Neste momento, tenho pouco mais de 30k lá metidos, e a média estabilizada nos 6.5...claro está, que comecei a trabalhar para a média, mais de há uns 4/5 meses para cá, que senão não ganho para combustível...pois dantes era bem superior. :assubiar

2 - Peso relevante, não diria...mas para ser mais exacto, tudo depende de como for o andamento. Em recuperações é naturalmente mais pesado, e afecta um pouco a performance...assim como o consumo, pois se quiseres recuperar velocidades mais rápido, gasta mais.
Para um andamento normal...pessoalmente, acho que essa influência, não é significativa.
(mas como foi referido atrás, quanto maior o peso do conjunto jante/pneu, e quanto maior a borracha, maior as perdas por atrito)

3 - O AC gasta, como é natural, pois alguma coisa tem que alimentar o compressor. Há alguns sistemas que usam compressores eléctricos, mas duvido (embora não tenha a certeza) que o utilizado no carro não seja alimentado mecanicamente.
É aquela pergunta de o que gasta mais, andar de vidros abertos ou com AC ligado?
Por acaso, os Mythbusters fizeram uns testes desses, e concluiram na prática (e ao contrário do que modelos teóricos apontavam), que os carros com os vidros abertos a alta velocidade gastam mais do que utilizando o AC...penso que a velocidade "mágica" é os 80 km/h, abaixo da qual, vale mais curtir a brisa, mas acima da qual, vale mais refrescar a coisa. :lol1

Quando a temperatura é muito grande lá fora, a eficiência na troca térmica é também grande...mas se a temperatura exterior for tipo 22/23ºC, e quiserem baixar para 18ºC, aí vai-se gastar bastante mais combustível só para compensar esse diferencial de temperatura.

Agora, exactamente quanto gasta...n faço puto de ideia! :violinista

Ricardo-vilaça
Membro Gold
Registado: 10 jul 2009, 18:24
O meu Carro:: 120d M 29/09/09

Mensagem por Ricardo-vilaça »

duvido que gaste 1 lt aos 100km, mas duvido mesmo..

topdriver1 - se tiveres navegação, podes fazer reset parcial visto que tens computador de bordo e computador de viagem...
eu na ultima vez que atestei o depósito fiz um reset ao computador de viagem e em 450km vou com uma média de 5,8lt menos é praticamente impossível
177 cv - 6,5l/100km

Chelsea
Membro Senior

Mensagem por Chelsea »

Ricardo-vilaça Escreveu:duvido que gaste 1 lt aos 100km, mas duvido mesmo..

topdriver1 - se tiveres navegação, podes fazer reset parcial visto que tens computador de bordo e computador de viagem...
eu na ultima vez que atestei o depósito fiz um reset ao computador de viagem e em 450km vou com uma média de 5,8lt menos é praticamente impossível
Com o 20d, dá para fazer um bocadinho menos, e com o 18d, conheço quem faça perto de 5L...mas que conduz de uma forma "pasmacenta", a ponto tal que acho que é um crime...lá isso conduz. :lol1

paul01
Membro Juvenil

Mensagem por paul01 »

Ricardo-vilaça Escreveu:duvido que gaste 1 lt aos 100km, mas duvido mesmo..

Navegação não tenho... Eu por um lado gostava de ver com um depósito os consumos q faço, por outro tb nao quero apagar os consumos totais, q sempre dão para ter uma ideia geral de como vai a coisa...

Eu vi por aí algures dizer se que as jantes ao serem maiores, e os pneus maiores, se perde atrito? Não será o contrário? :think

cumps

Ricardo-vilaça
Membro Gold
Registado: 10 jul 2009, 18:24
O meu Carro:: 120d M 29/09/09

Mensagem por Ricardo-vilaça »

Não leste isso.. ora lê melhor: "perdas por atrito"
177 cv - 6,5l/100km

paul01
Membro Juvenil

Mensagem por paul01 »

Levei hoje o meu carro à Baviera, e após expor o problema (ocasionalmente ocorre o tal tremer da embraiagem) ficou agendado para a proxima semana deixar lá o carro para eles verem, e enviarem o relatório à marca... Como ainda só tem cerca de 7000km e está na garantia, claro, há que nao deixar passar mais tempo para agravar o problema, se realmente ele existir.

O curioso é que quem me atendeu falou em "actualizações, aumento de rpm, desmontar a caixa se necessário, etc..", e eu fiquei :shock:

Depois, chego aqui, e já vi as historias dos aumentos das rotaçoes no ralenti, e até fico com medo... nao quero nada ficar com o ralenti nas 1400rpm, ou ver os consumos aumentarem drasticamente...

Cumps

Aferreira
Membro Junior
Registado: 17 out 2004, 02:01
O meu Carro:: bmw 120d //M - e82 2009/09

Mensagem por Aferreira »

pois se te actualizarem o software,é isso que te vai acontecer com certeza absoluta !!esta é a principal razão porque ainda nao fui lá,espero que ate acabar a garantia,tenham outra solução,senão,vai ter mesmo que ser,para ficar registado :scary

alguma vez imagina este problema na bmw sem resolução??? ´dificil de acreditar,mas esta marca disilodiu-me MUITO,mas mesmo MUITO !!!!!!!
Cumprimentos,
Álvaro Ferreira

120dImagem

paul01
Membro Juvenil

Mensagem por paul01 »

Eu tenho receio de deixar q façam essas tais actualizações e afins, dado aquilo q já li aquilo pelo fórum...

Ter um carro q no ralenti está nas 1400rpm, é um bocado... enfim, nem sei o q dizer :think

Responder

Voltar para “Série 1”