Aqui tens um aumento grande...yoz46 Escreveu:Boas malta aproveitando o tópico,
Vou receber umas jantes para o meu 123, uma BBS LM, e encomendei nas seguintes medidas
They are 18x8.5inc et38 front and 18x9.5 et43 deeper dish rear's
Será que vou ter problemas?
A nível de pneus que medidas são normalmente aprovadas para estes modelos? 245 atrás?
Com estes jantes terei que meter 255 penso.
Pergunto isto pois ainda estou á espera que me entreguem o carro...
grande abraço
Conjunto a levar:
- 18x8.5 et38 à frente
- 18x9.5 et43 atrás
Comparando com umas jantes "standard" de 18''
- 18x7.5 et49 à frente
- 18x8.5 et52 atrás
Para começar, não só a jante da frente tem um ET menor, como é mais larga.
Nesse caso particular, a jante vai ficar 24mm mais saída para fora, e vai roubar 2 mm do lado de dentro (do amortecedor). Se ainda levar um pneu 225 à frente (que é o mais indicado para essa largura), comparativamente com os 215 homologados, fica no final: 29mm mais para fora, e 7mm mais para dentro :silenced

A jante de trás acaba por não ser muito diferente, embora tenha um ET superior.
Nesse caso, a roda fica 22mm mais saída para fora, e rouba 4mm do lado interior. Se lhe enfiares uns 255 (também adequados para esta largura...os 245 mal cobrem a jante!), são mais 5 mm para cada lado, como no caso anterior.
Portanto, fica no final, 27mm mais para fora e 9mm mais para dentro! :assubiar

Epá, se isto dá? Eu não digo que não...porque eu não faço a mínima ideia da distância que há disponível nas cavas. E não acredito que os carros tenham todos o mesmo espaçamento, porque não saem todos iguais de fábrica (mas acredito que hajam diferenças de mm's apenas).
Agora, com base na minha experiência, diria que 15 a 20mm mais para fora, que devem dar na boa. 25mm já é arriscar e qualquer valor perto dos 30, é estar quase a roer a corda.
Mas isto não é nenhuma ciência oculta, e podem muito bem puxar um bocadinho pela cabeça, que só vos faz bem. Há muitas ferramentas que ajudam a ter uma ideia das diferenças, por isso, usem-nas:
http://www.1010tires.com/wheeloffsetcalculator.asp
(atenção, que o sinal a utilizar em meias polegadas é o ponto, e não a vírgula, senão o simulador dá sempre a resposta "the same", e alguém pode ser induzido em erro, acreditando que ficam iguais...pode ficar, mas usem sempre a vírgula)
Mas, como eu não percebo nada disto, é uma questão de experimentarem, e ver no que dá. :fixe