oleo de motor mais adequado!!

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

Vieira_mar
Membro Gold
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015

Re: oleo de motor mais adequado!!

Mensagem por Vieira_mar »

Supas Escreveu:
tony ramos Escreveu:ja agora para não criar outro topico sera que a gama da galp é boa como a da bp ou da shell sendo todos produtores de carburantes?ja pensei comprar 5w40 da galp :carteira sera que é bom?

Eu tive com galp ultra ls nos ultimos 16000km e a unica razao de queixa sao os 50€/ l :\
Eu li bem?
50€ por litro? :wall

Se chegar a esse ponto eu vendo logo o carro... :naonao, não vou trabalhar só para dar de "comer" ao carro, embora goste deste modelo.

Supas
Membro Juvenil
Registado: 20 dez 2010, 02:17
O meu Carro:: 120d e87 163cv

Mensagem por Supas »

Vieira_mar Escreveu:
Supas Escreveu:
tony ramos Escreveu:ja agora para não criar outro topico sera que a gama da galp é boa como a da bp ou da shell sendo todos produtores de carburantes?ja pensei comprar 5w40 da galp :carteira sera que é bom?

Eu tive com galp ultra ls nos ultimos 16000km e a unica razao de queixa sao os 50€/ l :\
Eu li bem?
50€ por litro? :wall

Se chegar a esse ponto eu vendo logo o carro... :naonao, não vou trabalhar só para dar de "comer" ao carro, embora goste deste modelo.
Sim leste bem, mas esse é o preço q custa e não o preço a que arranjei lol não sou maluco :|

Esta proxima revisao vou po castrol só pq sim , na proxima experimento valvoline ou fico me pelo castrol logo vejo

mafarric0
Membro Iniciado
Registado: 06 mar 2011, 00:52
O meu Carro:: BMW 120d - 2008/09

Mensagem por mafarric0 »

Sabem qual o óleo que levam os M?

Um tecnico de um concessionário disse-me que os da proxima vez que fosse lá trocar o óleo para dizer que queria esse. É quase ao mesmo preço mas é muito melhor!

Eu queria saber a referência para procurar preços.

Obrigado

tony ramos
Membro Junior
Registado: 20 jul 2010, 20:25
O meu Carro:: 318ci e46 valvetronic 320d

Mensagem por tony ramos »

mafarric0 Escreveu:Sabem qual o óleo que levam os M?

Um tecnico de um concessionário disse-me que os da proxima vez que fosse lá trocar o óleo para dizer que queria esse. É quase ao mesmo preço mas é muito melhor!

Eu queria saber a referência para procurar preços.

Obrigado
normalmente é o 10w60

bruno fm
Membro Iniciado
Registado: 02 abr 2013, 00:20
O meu Carro:: BMW SERIE 1 E87 ///M PERFORMANCE

Mensagem por bruno fm »

castrol edge sport 0w40 é o melhor a frio e o melhor a quente ...10w60?lol esses mecanicos sao loucos...o teu serie 1 é de NASCAR?
redlabel tuning carcept

Aguero
Membro Junior
Registado: 01 jun 2010, 21:46
O meu Carro:: BMW S1

Mensagem por Aguero »

Mas 0w40 é melhor porquê, e em que ?? Apenas dizer que é melhor não chega. Eu posso chegar aqui e dizer que o "0w0" é o melhor! É preciso haver mais info, para o pessoal ficar esclarecido, e saber, ou pelo menos ficar um pouco mais informado se realmente deve colocar outro oleo, que não aquele que a propria BMW coloca, no caso 5w30...
VENDO OPTICAS ORIGINAIS PARA S1
VENDO PARACHOQUES LCI TRASEIRO COM FUROS PARA SENSORES

SaIbOt
Membro Juvenil
Registado: 05 jul 2011, 09:31
O meu Carro:: BMW 118d E87

Mensagem por SaIbOt »

Tenho um 118D, até ao momento levava Mobil 5W30.
Após troca da corrente (o tão famoso problema do N47), e também após conversa com um amigo mecânico na BMW, por experiência própria aconselhou-me, na próxima revisão, a mudar para o Castrol Edge 10W60, pois este óleo lubrifica mais as peças que o 5W30.
Ele referiu que poucos foram os carros que usam 10W60 e que lá apareceram na BMW com o problema da corrente para trocar a mesma... Comparando com os que trocaram a corrente e usam 5W30.
Por norma na marca usam 5W30 nos carros até ao 118D, 10W60 nos 120D e 123D.
O 10W60 comparativamente com 5W30 prolonga ainda mais a vida das peças, reduz o desgaste.

mlpk
Membro Gold
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Mensagem por mlpk »

epa isto vai pa ki um molho de broculos

ao mesno sabem qual a diferença entre 10w60 5w40 e 0w30??????

ja agora... nao sabia que havia 10w60 100%sintectico,e que se nao se fosse no meu carro nao entra outra coisa sem ser 100% sintectico
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

mlpk
Membro Gold

Mensagem por mlpk »

A viscosidade do óleo
A maioria das pessoas estão familiarizadas com a viscosidade do óleo 15W40, por exemplo. Entretanto, muito poucos podem saber que o “W” significa “Inverno,” não o “peso.” E a maior parte de nós não têm nenhuma ideia do que os Multigraduados

Os óleos Multigraduados
começam tipicamente como óleos baixos, tais como 10W. Os modificadores do índice de viscosidade (polímeros) são adicionados então com a função de estabilizar a viscosidade. Isto permite que um óleo 10W40 flua como um 10W em temperaturas frias e um 40W em nas temperaturas mais altas. Ou seja os óleos multigraduados são formulados para passar testes de viscosidade através de uma escala dos pesos. Por exemplo, 10W30 concentra as exigências para pesos 10 em temperaturas frias e pesos 30 em temperaturas elevadas.números significam e porque é que os fabricantes de viaturas especificam uma determinada viscosidade.

A viscosidade de qualquer óleo altera com a temperatura. Quanto mais elevada for a temperatura, mais baixa é a viscosidade, o óleo dilui-se. Por outro lado, quanto mais baixa for a temperatura, mais elevada é a viscosidade. Por causa disto a, Society of Automotive Engineers (SAE) estabeleceu uma série de classificações de viscosidade que estabelecem o desempenho do óleo em 100 e 0 graus Célsios (212 e 32 graus Fahrenheit, respectivamente).

os pacotes aditivos de hoje melhoraram a resistência do óleo. Entretanto, os óleos com a mesma avaliação de diversos fabricantes podem exibir avaliações diferentes da viscosidade num motor operando-se, dependendo da estabilidade da tensão dos seus aditivos de viscosidade modificados.

Para os technoids, os pesos são definidos assim (stokes e centistrokes são medidas da viscosidade):

O “SAE 30 é SAE 30 não importa o que o número prefixo “de W de” é: 0W, 5W ou 10W. esta viscosidade nos centistokes (cSt) @ 100 graus C são com o mínimo de cSt 9.3 e um máximo de cSt 12.5.

O “SAE 40 é SAE 40 não importa o que o número prefixo “de W de” é: 5W, 10W, 15W ou 20W. A viscosidade @ 100 graus C está dentro do minim de cSt 12.5 e de um máximo de cSt 16.3.

O “SAE 50 é SAE 50 não importa o que o número prefixo “de W de” é: 5W, 10W, 15W ou 25W. A viscosidade @ 100 graus C está dentro do mínimo de cSt 16.3 e de um máximo de cSt 21.9.

O “SAE 60 é SAE 60 não importa o que o número prefixo “de W de” é: 10W, 15W ou 25W. A viscosidade @ 100 graus C está dentro do mínimo de cSt 21.9 e de um máximo de cSt 26.1.

“Não há nenhum SAE 70 e ninguém provavelmente fará um com um número prefixo “de W de” embora seja possível usando um óleo baixo sintético. Esta viscosidade é identificada como a classe 70. A viscosidade @ 100 graus de C tem um mínimo de cSt 26.1 e não tem nenhum máximo.”

Qual a diferença entre um óleo multigraduado e do monograduado?: O monograduado não pode passar o teste da viscosidade da temperatura baixa. Se se encontrasse com uma das seguintes viscosidades de “W”, seria um multigraduado.

Os óleos são óleos já obsoletos devido ao desempenho dos motores modernos. Nós deixamos de produzir SAE 30 e SAE 40 porque o SAE 10W40 faz tudo 30 ou o 40 fazem e ainda algumas coisas que estes não fazem, como aumentar a potência do motor. Se um todo terreno não gostar de 10W40, use então 20W50. Pode fazer tudo que um 10W40, excepto a passagem do teste abaixo de zero da viscosidade em -20 graus C.

As viscosidades Multigraduadas funcionam em seis temperaturas negativas diferentes. Quando um criador de óleo de competição mistura uma fórmula, tem que saber a viscosidade a 100 graus C de cada componente na composição aditiva. Tem que ter um objectivo para viscosidade alvo para o produto final para cada graduação SAE. Uma vez que uma fórmula é estabelecida, o técnico que supervisiona se misturar tem que duplicar esta fórmula nas proporções correctas todas as vezes que o produto é misturado. A viscosidade a 100 graus C tem escrito positivo ou negativo na especificação do controle de qualidade do óleo.

Multi-Viscosidade

Um fabricante do óleo reivindica que “há quem use na indústria, óleos de “múltipla viscosidade” como que signifique a mesma coisa que multigraduado. Um óleo não pode ser multi viscoso, mas pode ser multigraduado encontrando-se com as exigências de viscosidade para SAE 30, 40, 50 ou 60 e uma das exigências negativas de “W” da viscosidade. Uma vez, algumas companhias de óleo rotularam os óleos SAE 10W, 20W30, como se o óleo pudesse ser 10W e 20W ao mesmo tempo. Isto é impossível porque 10W é medido a -20 graus C e o 20W é medido a -10 graus C, o que elimina a teoria da “multi viscosidade.”
mlpk
classificados

mlpk
Membro Gold

Mensagem por mlpk »

Qual o óleo que você colocou em seu carro na última troca? Se você não se lembra, ou pior, deixou na mão do frentista, cuidado: Seu carro pode estar com desempenho e consumo ruins e durabilidade prejudicada por conta desse fluído tão importante, e subvalorizado por muitos.

Além do clichê “use o óleo recomendado pelo manual do seu veículo”, há outras coisas a se considerar, vou usar como exemplo a imagem abaixo:

Imagem

Especificação API: API é um instituto que define padrões de desempenho para óleos. Novos padrões são lançados de tempos em tempos, com melhorias em durabilidade, detergência (para limpeza do motor) e etc. No nosso exemplo, o SJ é um padrão lançado em 1996. Você pode usar um óleo SJ num motor que “pede” óleo SH, mas não pode fazer o contrário. Isso porque um óleo de especificação inferior não oferecerá a lubrificação e aditivação necessária, podendo causar problemas irreversíveis. A mais recente é a SM, de 2004.

Viscosidade SAE: Viscosidade é um conceito meio chatinho de entender, mas tentarei ser simples: Viscosidade é a resistência que o óleo tem sobre si mesmo para movimentar. Um óleo mais viscoso tem mais resistência para movimentar entre as peças do motor, ou seja, é mais difícil de escorrer, mas tem maior capacidade de se manter entre duas peças móveis, formando uma película protetora. Porém, um óleo “grosso” em demasia pode atrapalhar o funcionamento do motor, fazendo com que ele fique “pesado” para girar e em casos extremos, a bomba de óleo não consegue manter o fluxo e pressão adequados, fazendo com que algumas partes do motor tenham uma lubrificação deficiente, causando barulhos e desgastes. O mais comum é acontecer o “descarregamento de tuchos” sob altas rotações, quando os tuchos ficam com pouco óleo e ficam batendo. Um exemplo de óleo “fino” é o 5W30, já o 20W50 é um óleo “grosso”.

O “W”, de winter (inverno) é a viscosidade do óleo quando frio. Quanto menor esse valor, mais fácil ele percorrerá o motor na partida a frio, diminuindo o tempo que o motor “bate” ao ligar, quando o óleo ainda não chegou a todas as peças.

A escolha da viscosidade é relacionada também com a temperatura ambiente a que o carro está sujeito. Na imagem abaixo vemos as faixas de temperatura externa em que cada tipo de óleo é indicado.

Imagem

Muitos pensam que quanto maior o ‘número’ do óleo, melhor é. Nem sempre, depende do motor e o seu uso. Os motores de hoje trabalham sob pressão e temperatura muito maiores que os de 10, 20 anos atrás. Um óleo grosso é mais difícil de circular, fica mais tempo ‘escoando’ pelas peças, retendo mais temperatura, o que pode causar superaquecimento do mesmo e formação de borra. Uma espécie de “pasta” que vai retendo a passagem do óleo e assim abreviando a vida útil do motor, por lubrificação inadequada.

Minha recomendação é a de que você fique atento a viscosidade de óleo recomendada pelo fabricante, expressa no manual do proprietário. A maioria dos fabricantes hoje recomendam somente uma especificação de óleo para seus motores, mas se o manual do seu especifica vários tipos (como o exemplo do início deste guia), eu recomendaria o mais fino (geralmente 5W30) se você anda por locais mais frios, de temperaturas ambientes de no máximo 30, 35ºC. Se você mora num local muito quente, em que frequentemente a temperatura está acima de 33ºC, recomendo que tente usar um óleo mais viscoso, um 15W40 por exemplo (somente se especificado). Pode-se tentar usar o 5W30 sim, mas caso note um funcionamento insatisfatório ou ruídos vindos do motor, é melhor suspender o uso.

Mineral, Semi-sintético ou Sintético?

Essa dúvida pega muita gente e gera pérolas, como “sintético é óleo pra 20 mil Km”, “fulano fundiu o motor usando óleo sintético” e a mais absurda “é tudo a mesma coisa”.

Óleos minerais são obtidos a partir do petróleo em combinação com diversos minerais, tem como vantagem o custo mas em compensação não mantém suas propriedades em situações extremas, como alta pressão e temperatura, formando a famosa borra da foto mais acima.

Já os óleos sintéticos são obtidos a partir de reações químicas e possuem uma curva de estabilidade praticamente plana, que gera desempenho garantido nas mais variadas faixas de temperatura, além disso em alguns casos pode-se “esticar” os intervalos de troca, trazendo economia no custo de manutenção. Aliás, falando em custos, há nem muito tempo atrás um óleo sintético custava coisa de R$40, R$50 o litro. Hoje podemos encontrar bons óleos sintéticos por volta de R$20 o litro. Vale cada centavo, experiência própria.

Os óleos semi-sintéticos são o meio termo. Mistura-se elementos do óleo sintético ao mineral para formá-lo. Pode-se retirar os elementos ruins do óleo mineral e substituí-los por elementos sintéticos. É também o meio termo no preço, muitas vezes já é o suficiente pra evitar a borra. Mas não se recomenda estender o período de troca.

E quando óleo sintético dá problema no motor?

Taí algo que gera muita discussão. Trocas de óleo mineral muito espaçadas (mais de 5000Km) deixam resquícios, como pedaços de óleo queimados, borras pequenas que podem não crescer nem afetar o funcionamento do motor por agora.

Óleos sintéticos em geral são mais viscosos que os minerais, o que faz com que ele seja bombeado com uma pressão maior e assim passar com mais velocidade em lugares com borra. Junto aos aditivos e detergentes nele empregados, as borras podem ser dissolvidas. Em casos de muita borra no motor, ela pode ser dissolvida em pequenos ‘blocos’ e aí sim, podem causar problemas, ficando retidas no filtro. Mas em alguns poucos casos isso pode causar entupimento de galerias, dutos e em casos extremos, do pescador (coleta óleo no cárter). E isso pode gerar problemas, como o fundimento do motor em casos graves. Os casos em que vi isso eram de carros muito mal cuidados, com “relaxo” nas trocas. O dono resolveu botar um óleo sintético muito mais fino que o usado antes e ou o óleo não conseguiu ser bombeado devidamente por conta de dutos e galerias já entupidos ou, de quebra, era mais fino que o mínimo indicado pelo fabricante.

Uso óleo mineral. Posso passar direto pro sintético?

Em casos assim, como também em que se usará óleo mais fino do que o atual, recomendo passar gradualmente para um óleo mais fino e de categoria superior. Usa um mineral 20W50? Tente usar um 15W40 semi-sintético, pra depois um 5W-30 sintético (é apenas um exemplo. Siga o manual do seu veículo) e por aí vai… E procure não exigir muito do motor nos primeiros 300Km, pelo menos. E fique atento quanto a temperatura ou alguma alteração no comportamento do motor. Já fiz isso e deu muito certo, mesmo em carros bem rodados.

Posso misturar óleos de diferentes tipos?

Não há estudos que comprovem que dá problema ou não, desde que se respeite a viscosidade. Mas o mais recomendável é usar de apenas um tipo e marca.
mlpk
classificados

bruno fm
Membro Iniciado

Mensagem por bruno fm »

no inverno 0w40 e no verao 5w30 especificado longlife 04 ,o maior cuidado a ter com o oleo é nao exeder o nivel naximo e substituir sempre antes dos 30mil rodados nao esquecendo o filtro original bmw ,atençao a esses xangais da concorencia que nao deixam passar o oleo ...
redlabel tuning carcept

bruno fm
Membro Iniciado

Mensagem por bruno fm »

eu uso 0w40 edge sport ,é o melhor a frio e o melhor em quente ...faço 2 mudanças por ano ,no inicio do verao e inverno ,sem esquecer o filtro
redlabel tuning carcept

marafona1986
Membro Gold
Registado: 21 jun 2010, 21:06
O meu Carro:: BMW 120D M e81 (177cv)

Mensagem por marafona1986 »

eu uso 5w30 castrol e troco 2 vezes por ano, e o filtro
Imagem ///M

mplm
Membro Iniciado
Registado: 15 abr 2011, 04:25
O meu Carro:: BMW 123d E82 2008/06

Mensagem por mplm »

Boas,
A BMW no 123d recomenda o Castrol 10W60 mas será que põem esse óleo!?

Digo isto porque sempre fiz as revisões na marca e sempre pus esse óleo que é o que eles recomendam. E na factura vem facturado esse óleo que é mais caro.

Uma das revisões foi feita na J. Henrique Silva e foi-me facturado o Castrol 10W-60 mas esta semana quando estava a inspeccionar o motor verifiquei que tinha um cartão da mudança de óleo onde diz que o óleo que puseram foi o 5W30.

Já mandei um email à BMW a pedir o histórico das manutenções mas ainda não responderam.

marafona1986
Membro Gold
Registado: 21 jun 2010, 21:06
O meu Carro:: BMW 120D M e81 (177cv)

Mensagem por marafona1986 »

Eu compro oleo e dou para por, assim arranjo mais barato e sei que esta dentro, eu ja gastei ai
Imagem ///M

Responder

Voltar para “Série 1”