Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclarecimentos

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment

Mensagem por TdiSportR »

ode_joy Escreveu:Foste medir em que Banco de Potência?
Estava escrito na embalagem. :lol1

ode_joy
Membro Gold
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB

Mensagem por ode_joy »

TdiSportR Escreveu:
ode_joy Escreveu:Foste medir em que Banco de Potência?
Estava escrito na embalagem. :lol1
Esses são os melhores. Dá para aplicar corrector e escrever o valor de potência que queremos. :)
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

SaIbOt
Membro Juvenil
Registado: 05 jul 2011, 09:31
O meu Carro:: BMW 118d E87

Mensagem por SaIbOt »

Boas,

Finalizei recentemente a parte 2/2 da reprogramação do meu 118D E87 LCI.
Está em falta apenas o IC da BMW Performance e está concluído o projeto de performance do meu carro.

- Na parte 1/2 conseguiram 176,6 cv com 354nm. Não chegou ao anunciado nem expectável 370nm para o stage de reprogramação que escolhi, ficando de la voltar e deixar o carro com eles 1 dia inteiro para poderem perder tempo a analisar e testar o carro e completar a reprogramação.

- Na parte 2/2 completamos a reprogramação com valores finais de 176,7 cv e 384,6nm.

O carro para mim assim está fantástico pois nada tem haver com o 118D esta bem mais vivo, mais do que isto já gasta muito gasóleo e eu prefiro manter ou tentar manter os consumos baixos.

Entretanto surgiram umas questões que gostava de ver esclarecidas:

1ª Dantes ao atestar o depósito o CB anunciava autonomia para 1100km's que rapidamente numa viagem de 70km em auto-estrada e um pouco de para arranca antes da ponte 25 de abril, baixam para 850km's mais coisa menos coisa!!
Hoje fui encher o depósito, não atestei talvez faltassem mais 10€ para atestar (1.399€/L), mas enchi o suficiente para o ponteiro ficar no risco máximo, e tal não é o meu espanto que o CB só deu autonomia para 760km's!!!!!

Questiono se esta autonomia é real já tendo em conta os novos valores de potência do carro? Ou seja ao ligar o carro ele sabe da potência que tem e já faz o cálculos baseados nessa potência? ou é meramente um sensor de nível de combustível que gera estes 760km's de autonomia?

2ª Ao me entregarem o carro após finalizar a reprogramação parte 2/2, a pessoa que me entregou o questionou-me se o filtro de gasóleo foi recentemente trocado, ao que que respondi que sim é praticamente novo e perguntei o porquê, ao que me disse que sentiram que a pressão de injeção no injetores estava próximo do limite máximo.

Questiono-vos se a "pressão de injeção nos injetores está próxima do limite máximo" trocado por miúdos significa que os injetores estão próximo do débito máximo suportado? que é a tal limitação física dos injetores do 18d face aos injetores do 20d?

Questiono-vos tendo em conta a vossa experiência em carros reprogramados se estes valores de potência com que fiquei (176,7 cv e 384,6nm) faz realmente com que os injetores estejam próximo do limite máximo de débito, que a confirmar-se significa que o carro vai gastar BEM mais do que gastava com os 354nm da parte 1/2.

A malta dos 18d's com repros próximas destes valores que fale das suas experiências, alguns problemas surgidos após a reprogramação?

Cmpts

Maurinho18
Membro Juvenil
Registado: 15 abr 2012, 10:45
O meu Carro:: BMW 118d

Mensagem por Maurinho18 »

SaIbOt Escreveu:Boas,

Está em falta apenas o IC da BMW Performance e está concluído o projeto de performance do meu carro.

- Na parte 1/2 conseguiram 176,6 cv com 354nm. Não chegou ao anunciado nem expectável 370nm para o stage de reprogramação que escolhi, ficando de la voltar e deixar o carro com eles 1 dia inteiro para poderem perder tempo a analisar e testar o carro e completar a reprogramação.

- Na parte 2/2 completamos a reprogramação com valores finais de 176,7 cv e 384,6nm.

O carro para mim assim está fantástico pois nada tem haver com o 118D esta bem mais vivo, mais do que isto já gasta muito gasóleo e eu prefiro manter ou tentar manter os consumos baixos.

1ª Dantes ao atestar o depósito o CB anunciava autonomia para 1100km's que rapidamente numa viagem de 70km em auto-estrada e um pouco de para arranca antes da ponte 25 de abril, baixam para 850km's mais coisa menos coisa!!
Hoje fui encher o depósito, não atestei talvez faltassem mais 10€ para atestar (1.399€/L), mas enchi o suficiente para o ponteiro ficar no risco máximo, e tal não é o meu espanto que o CB só deu autonomia para 760km's!!!!!

Questiono se esta autonomia é real já tendo em conta os novos valores de potência do carro? Ou seja ao ligar o carro ele sabe da potência que tem e já faz o cálculos baseados nessa potência? ou é meramente um sensor de nível de combustível que gera estes 760km's de autonomia?

2ª Ao me entregarem o carro após finalizar a reprogramação parte 2/2, a pessoa que me entregou o questionou-me se o filtro de gasóleo foi recentemente trocado, ao que que respondi que sim é praticamente novo e perguntei o porquê, ao que me disse que sentiram que a pressão de injeção no injetores estava próximo do limite máximo.

Questiono-vos se a "pressão de injeção nos injetores está próxima do limite máximo" trocado por miúdos significa que os injetores estão próximo do débito máximo suportado? que é a tal limitação física dos injetores do 18d face aos injetores do 20d?

Questiono-vos tendo em conta a vossa experiência em carros reprogramados se estes valores de potência com que fiquei (176,7 cv e 384,6nm) faz realmente com que os injetores estejam próximo do limite máximo de débito, que a confirmar-se significa que o carro vai gastar BEM mais do que gastava com os 354nm da parte 1/2.

A malta dos 18d's com repros próximas destes valores que fale das suas experiências, alguns problemas surgidos após a reprogramação?

Cmpts

Tenho um 118d 3 portas jante 18 e recentemente atestei o meu depósito e no CB deu me 813 se não estou em erro...isto em euros ficou por 67€ pensei que levasse mais...agora quando vejo que conseguiste 1100km :?

fspinto
Membro Gold
Registado: 23 ago 2010, 18:55
O meu Carro:: E82 118d

Mensagem por fspinto »

Eu também tenho um 18d mais ou menos com os valores do teu. Nunca vi uma autonomia superior a 800km no meu, nem antes da repro. Acho que o valor lá mostrado tem a ver com a média que o carro estima baseado nos últimos x km. Não sei quanto são os x, mas devem ser uns 20 a 30.

Ou seja, se andares a pastar durante uns km antes de atestar é provável que te dê um valor muito superior do que se andares de gás antes de atestares.
Imagem

Vendo grelhas frontais Série 1

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

fspinto Escreveu:Eu também tenho um 18d mais ou menos com os valores do teu. Nunca vi uma autonomia superior a 800km no meu, nem antes da repro. Acho que o valor lá mostrado tem a ver com a média que o carro estima baseado nos últimos x km. Não sei quanto são os x, mas devem ser uns 20 a 30.

Ou seja, se andares a pastar durante uns km antes de atestar é provável que te dê um valor muito superior do que se andares de gás antes de atestares.

Olá,

Se assim for até que faz sentido, antes de reprogramar tinha já uns mais de 30.000km's acumulados no CB com média fixa de 5.8L
Quando reprogramei fiz reset nos consumos e km's que ainda levam uns frescos 5000km's +/- e com média ainda variável nos 6,0L / 5,9L.
Se calhar é aqui que o carro faz os cálculos da autonomia.

fspinto
Membro Gold

Mensagem por fspinto »

SaIbOt Escreveu: Olá,

Se assim for até que faz sentido, antes de reprogramar tinha já uns mais de 30.000km's acumulados no CB com média fixa de 5.8L
Quando reprogramei fiz reset nos consumos e km's que ainda levam uns frescos 5000km's +/- e com média ainda variável nos 6,0L / 5,9L.
Se calhar é aqui que o carro faz os cálculos da autonomia.
Viva,

Acho que as duas coisas serão distintas. Até podes ver que com a tua média anterior de 5,8, terias uma autonomia de 880km com 51 litros e nunca um valor acima dos 1000km. Para valores desses (acima dos 1000), terias que ter uma média de 5,1 ou inferior, assumindo o depósito de 51 litros que acho que é o real da capacidade do depósito.

Ou seja, a média acumulada é uma coisa e a média dos últimos x km que ele usa para a autonomia, será outra. A dúvida será saber quanto são os "x" km, mas isso será difícil de medir. Só andando uns largos km em Auto-estrada e testando ir a x km/h com CB durante uns tempos, depois ir bastante mais depressa até estabilizar num valor superior e voltar ao valor original mais tarde. Com isso conseguirias saber quantos km ele demora a subir/descer a média da autonomia.
Imagem

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

SaIbOt Escreveu:Boas,

- Na parte 2/2 completamos a reprogramação com valores finais de 176,6 cv e 387,1nm.

Cmpts

Boas,

Tendo em conta os valores de potência com que fiquei, 176,6 cv e 387,1nm questionei o pessoal da casa onde reprogramei acerca da vantagem ou desvantagem em adquirir o IC da BMW Performance.
Disseram-me que Não iria beneficiar em nada em por o IC da Performance (ou um IC genério maior) pois o IC atual do 18d é suficiente para a potência atual do carro quer em fluxo de ar para o turbo quer em manter a temperatura de admissão baixa.

Gostaria de saber a vossa opinião acerca disto. Irei beneficiar os componentes do carro e também ganhar mais potência (embora mínima) com o IC da BMW Performance? Ou é dinheiro fora e não compensa o investimento? Com 300€ compro e monto o IC da Performance.

Cmpts

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Concordo plenamente. Com esse nível de potência mais vale não inventar no hardware.
Imagem

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

cap Escreveu:Concordo plenamente. Com esse nível de potência mais vale não inventar no hardware.

"Dizem por aí" de forma genérica que um IC maior vai prolongar o tempo de vida dos vários componentes do motor, vai aumentar o fluxo de ar para a admissão, vai baixar a temperatura do ar, reduz os consumos, etc etc etc e também acabas por ganhar uns poucos cavalos, fazendo o carro perder ligeiramente em baixas e ganhar ligeiramente em altas.

Por isso é que equacionei a compra do IC da Performance, tendo em conta à potencia do carro, calculei que iria beneficiar de um maior fluxo de ar e mais fresco e assim o meu turbo que já tem muitos km's em cima talvez agradecia.

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

eu vou montar o IC do 123d no meu... mal nao pode fazer, mto pelo contrario, se ao instalar o kit bmw performance eles metem um ic maior é pk deve fazer sentido...
ja agora o steven com os injectores de origem fez + um bocadinho de 200cv... e penso que 420nm tb dá para fazer... mais que isso realmente ja ta no limite da injecçao, e tem de entrar 4 injectores do 30d :P

SaIbOt
Membro Juvenil

Mensagem por SaIbOt »

sccurtido Escreveu:eu vou montar o IC do 123d no meu... mal nao pode fazer, mto pelo contrario, se ao instalar o kit bmw performance eles metem um ic maior é pk deve fazer sentido...
ja agora o steven com os injectores de origem fez + um bocadinho de 200cv... e penso que 420nm tb dá para fazer... mais que isso realmente ja ta no limite da injecçao, e tem de entrar 4 injectores do 30d :P
Pois o da Performance é ainda maior que o do 123D, não sei qual a diferença de preços mas estava inclinado para o da performance.
-> O meu receio e ficar na mesma e no final ser dinheiro deitado fora.

É claro que uma pessoa quer sempre mais mas chegar aos limites máximos dos injetores é sinal de débito maior logo os consumos disparam.
Em tempos de crise pretendo juntar o útil ao agradável ;), performance QB e bons consumos.

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

o IC do 23d veio de borla, ao que penso, a diferença nele está na espessura, pois comprimento e altura é a mesma.
deste sabado a 8dias, ja vai po sitio, mal nao lhe pode fazer :)

guimashelder
Membro Juvenil
Registado: 19 nov 2011, 17:36
O meu Carro:: bmw 118d coupe 2010

Mensagem por guimashelder »

Boas- Possuo um 118d coupe com 187cv e 393nm.Repro vilauto.
Uma difernça enorme.Novo carro ;)
Ha um mes atras andei num 120d e o dono do 120 andou no meu e ele próprio preferiu o meu.nd haver ;)

fspinto
Membro Gold

Mensagem por fspinto »

Tem mais binário, por isso é normal que em baixas/médias rotações ande mais. Em ponta, também tem mais pontencia, por isso também devia andar mais :)
Imagem

Responder

Voltar para “Série 1”