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Teste de potência do meu 120d
Enviado: 29 jul 2008, 01:58
por Tiago M Car12
Boas,
Como é novidade mundial e ainda muito pouca gente consegue programar estas novas electrónicas edc17 usadas nos 118d de 143, 120d de 177 e no 123d decidi partilhar com vcs a reprogramação feita no meu 120d de 177cv´s.
Alguns de vcs sabem que sou o proprietário de uma firma de chiptuning chamada SmartChip portanto qualquer eventual duvida ou esclarecimento podem faze-lo cmg directamente.
Esta reprogramação perante o resultado obtido em alguns 320d Coupe que reprogramei levou-me a pensar que ia ter um pouco mais de potência e binário mas quem andou já de 320d Coupe e de 120d sabe que o Coupe têm um pouco mais de genica.
Diferenças como a estrutura do filtro de ar entre outros pormenores como colocação de intercooler podem ditar algumas diferenças que não devem exceder os 5cv´s entre ambos
Esta reprogramação está bastante contida que é para ver como o FAP se comporta em relação a outros modelos da marca no entanto tenho alguns clientes que já andam com valores similares e sempre a fundo

há mais de 20 mil km´s o que deixa antever uma boa fiabilidade do mesmo e que se pode esticar mais com segurança até porque a nível de pressáo de turbo está a fazer apenas mais 100 gramas do que a pressão original
Na minha opinião este carro de origem peca por ser exageradamente linear e fica muito agradável com estes novos valores em todos os aspectos.
Um dos aspectos que mais apreciei foi a nova sensibilidade do acelarador e o facto de mesmo a andar devagar ele responder prontamente sem precisar de "esmagar" como "esmagava "o acelerador quanto estava original.
De resto é sempre um aumento de cerca de 40 cavalos e de 70nm e eles notam-se bem em qualquer tipo de circunstância
Os consumos estão muito razoaveis e o pé direito dita a sua lei claro está

.........com 30euros faço 300/330 km´s com um misto de AE e cidade com velocidades por vezes bastantes simpáticas em AE.
A andar devagar consegue-se realmente fazer consumos muito bons mas eu não gosto muito de andar devagar
Em prestações ditas puras posso dizer que o carro em sitios que passava a determinada velocidade passo agora a mais 20 km/h e mesmo o meu carro estando equipado com pneus de medida 245/35/18 o carro faz facilmente 250/255 em qualquer sitio e 260 ou mais

com algum espaço.
A interpretação de linha recta dita plana é diferente para todos nós

por isso pode-se dizer que ele encosta o ponteiro para todos os efeitos
Isto para dizer que o carro é deslimitado e para abrir o apetite a quem de vez em quando goste de explorar as capacidades deste simpático bloco 2.0 de 177cv´s, com a devida segurança claro está
Não meti este topico na secção modificações/performance por achar esta área mais recatada e mais englobada no topico em si.
Cumps
Enviado: 29 jul 2008, 08:06
por giwasa
fixe.. é o 1 em portugal que vejo chipado. o binario podia tar mais forte.
Enviado: 29 jul 2008, 08:45
por matrix76
Também é o 1.º gráfico que vejo neste variante de 177vc.
Dá para postares o gráfico original? Ou não foi feito?
Seria interessante ver as diferenças....
Enviado: 29 jul 2008, 09:07
por DP86
tb curtia de ver o gráfico original!
isso não está a quebrar as 4k?
abc
Enviado: 29 jul 2008, 11:56
por real22
Merecia mais binário, mas mesmo assim está bom e nada puxada.
Enviado: 29 jul 2008, 14:44
por 320d
nao sou nenhum expert, e pela ignorancia que tenho!!! está mt bom. e a nivel de fumo como tá? como resolveram o preblema do Fap?
Enviado: 29 jul 2008, 15:47
por matrix76
Binário(+19%):
- Às 1750rpms tem 350nm de binário disponíveis o que não é mau, mas podia ser melhor considerando que é o valor que trás de origem às 2000rpm.
Potência(+23%):
A potência tem um valor razoável, afinal sempre é um aumento de 42cv em relação ao valor de origem (dados oficiais).
Seria possível fazer uma análise mais realista se aqui tivesse o teste de potência em stock para verificar os reais ganhos.
Enviado: 29 jul 2008, 15:48
por D&G
nao esta mau de td mas poderias tentar reer essa potência maxima, que na minha opiniao esta a quebrar ainda cedo, bem como o binario.. qual o maximo q essa embriagem aguenta sem xegar a patinar??
abraço e boa continuação
Re: Teste de potência do meu 120d
Enviado: 29 jul 2008, 15:56
por BlackPuma
Tiago M Car12 Escreveu:Boas,
Como é novidade mundial e ainda muito pouca gente consegue programar estas novas electrónicas edc17 usadas nos 118d de 143, 120d de 177 e no 123d decidi partilhar com vcs a reprogramação feita no meu 120d de 177cv´s.
Alguns de vcs sabem que sou o proprietário de uma firma de chiptuning chamada SmartChip portanto qualquer eventual duvida ou esclarecimento podem faze-lo cmg directamente.
Esta reprogramação perante o resultado obtido em alguns 320d Coupe que reprogramei levou-me a pensar que ia ter um pouco mais de potência e binário mas quem andou já de 320d Coupe e de 120d sabe que o Coupe têm um pouco mais de genica.
Diferenças como a estrutura do filtro de ar entre outros pormenores como colocação de intercooler podem ditar algumas diferenças que não devem exceder os 5cv´s entre ambos
Esta reprogramação está bastante contida que é para ver como o FAP se comporta em relação a outros modelos da marca no entanto tenho alguns clientes que já andam com valores similares e sempre a fundo

há mais de 20 mil km´s o que deixa antever uma boa fiabilidade do mesmo e que se pode esticar mais com segurança até porque a nível de pressáo de turbo está a fazer apenas mais 100 gramas do que a pressão original
Na minha opinião este carro de origem peca por ser exageradamente linear e fica muito agradável com estes novos valores em todos os aspectos.
Um dos aspectos que mais apreciei foi a nova sensibilidade do acelarador e o facto de mesmo a andar devagar ele responder prontamente sem precisar de "esmagar" como "esmagava "o acelerador quanto estava original.
De resto é sempre um aumento de cerca de 40 cavalos e de 70nm e eles notam-se bem em qualquer tipo de circunstância
Os consumos estão muito razoaveis e o pé direito dita a sua lei claro está

.........com 30euros faço 300/330 km´s com um misto de AE e cidade com velocidades por vezes bastantes simpáticas em AE.
A andar devagar consegue-se realmente fazer consumos muito bons mas eu não gosto muito de andar devagar
Em prestações ditas puras posso dizer que o carro em sitios que passava a determinada velocidade passo agora a mais 20 km/h e mesmo o meu carro estando equipado com pneus de medida 245/35/18 o carro faz facilmente 250/255 em qualquer sitio e 260 ou mais

com algum espaço.
A interpretação de linha recta dita plana é diferente para todos nós

por isso pode-se dizer que ele encosta o ponteiro para todos os efeitos
Isto para dizer que o carro é deslimitado e para abrir o apetite a quem de vez em quando goste de explorar as capacidades deste simpático bloco 2.0 de 177cv´s, com a devida segurança claro está
Não meti este topico na secção modificações/performance por achar esta área mais recatada e mais englobada no topico em si.
Cumps
Boas,
Não chegaste a medir o carro stock? Acho que ainda nunca vi nenhum gráfico deste motor stock e tinha curiosidade de saber se este motor anda pouco acima do anunciado, ou se é como o antigo de 163cvs que debitava uns quantos a mais...
Quanto ao gráfico, parece-me estar muito porreiro e sem aquela queda abrupta às 4000 rpms como apareceu noutro gráfico de um concorrente teu, ou seja, claramente fizeste uma repro ligeiramente mais conservadora, mas de modo a controlar bem as temperaturas à entrada do FAP, logo, não há limitadores de temperatura a actuar. Se aumentares umas gramitas no turbo sem mexer no gasóleo, talvêz ainda consigas baixar ligeiramente as EGT e ganhar 4 ou 5 cv, isto claro se lhe deste nessa repro mais gásoleo que turbo, e como sabes, quanto mais próxima do óptimo for a relação estiquiométrica, melhor rendimento e menores EGT vais obter. Quanto ao binário, pela linha que deu já deve estar engraçado e sem aquela linearidade excessiva do carro stock, ou seja, já dá um certo pontapé nas costas. E como se porta a embraiagem? É que o meu stock e desde novo sempre teve stresses de embraiagem, e pelos vistos há vários casos semelhantes - é o típico tremer nos pontos de embraiagem, o que nem sempre acontece, mas que por vezes deixa o carro literalmente aos pulos. A tua não se queixa? Não patina? Não sentes tremer?
Cumps.
Re: Teste de potência do meu 120d
Enviado: 29 jul 2008, 16:38
por Grovee
Deixo aqui o meu teste de potencia realizado a 1 ano atras na vilauto . O carro tinha 1 mes e 2 mil km's . Apenas serve para visulação não querendo comparar com qualquer outro serie 1 .
cmps a todos !

Enviado: 29 jul 2008, 17:39
por BlackPuma
Tá então explicado porque quase não há diferença do 163cv para os nossos...
Enviado: 29 jul 2008, 22:17
por pedrosousa
Repro mesmo pouco puxada!
Enviado: 29 jul 2008, 23:10
por 530d_e60_MBPOWER
Boas,
a repro parece-me bastante identica ao do 120d que esta no TOL....
apenas o outro tem uma quebra bastante acentuada as 4000rpm ... enquanto este e mais "redondinho"....
parabens....deve ser mto fixe de conduzir...
abraço
Enviado: 30 jul 2008, 18:13
por giwasa
um 320cd de 177 cvs de um amigo meu mediu 183 cvs ,mas tinha 20 mil kms... a diferenca pode estar nos kms do carro e ter sido feito em rotronics. um carro com 2 mil kms ainda nao esta rodado. com 20 mil ou 30 mil tem mais cavalos de certeza.
o de 177cvs a comparar com o de 163 cvs notei diferenca.

Enviado: 04 ago 2008, 13:15
por Tiago M Car12
Boas,
Problemas de embraiagem o meu não têm felizmente, inclusive tenho andado com o carro cheio e têm-se portado muito bem mesmo nesse aspecto.
Se o teu têm BlackPuma faz como eu fiz na Mercedes uma vez, fiz para lá um barulho tal que deixei lá um carro que tive para o experimentador andar com ele até um determinado barulho evidenciar-se (era esporádico mas incomodativo)....e claro que me deram carro de substituição para andar.....há que pressionar
Quanto à repro hoje dei-lhe uns toques e está melhor qb, tenho de medir para ver como está isto.
O gráfico de potência que o Groove meteu leva-me a crer que estou certo ao dizer no meu primeiro post que os 120d 177 têm menos cavalagem do que os Coupe´s (cerca de 5cv´s) isto porque geralmente nos gráficos da Vilauto a potência ao motor é a que bate certo com a potência norma/motor da AutoPerformance (que é ela por ela basicamente) e eu vejo lá 171cv´s...
O binário não está correcto no gráfico porque todos sabemos o quanto linear esta motorização e aquele "espasmo" no gráfico é do carro estar mal preso no banco.
Sem aquele desnivel o binário rondaria os 340nm e nunca 367nm.
Cumps