120d Auto VS 123d Manual
Moderador: Staff
- sandrorv
- Membro Gold
- Registado: 08 fev 2009, 23:49
- O meu Carro:: 120d 3p Auto E81 2009/04
120d Auto VS 123d Manual
Então é assim pessoal, como sou um entusiasta do street racing (polemicas e gostos á parte) ontem fui para sacavem (recta de sacavem ao lado da entrada po IC2, na rotunda da ford) la fui eu como todos os fins de semana, no meu 120d automatico, estacionei o carro e fiquei la na conversa com o meu pessoal, ao que nao vejo um 123d a andar pa cima e pa baixo na recta e foi ai que pronto visto que temos carros iguais resolvi por-me ao caminho e ir atras dele, resolvemos fazer uma recta e digovos uma coisa o meu 120d acompanha o na boa um 123d com 204cv. sem muito esforço e sem usar o Kickdown.
será isto possivel? o meu é automatico tendo a possibilidade de meter em DS ou usar sequencias, eu apenas pus em DS, um 123d manual nao era suposto deixar-me para tras??
será que o meu tem mesmo 177CV ou terá mais um pouco?
bom fica aqui esta comparação
PS: eu fiquei parvo quando pisei no acelerador e o carro respondeu de forma identica a um 123d
cumprimentos :lovebmw :lovebmw
será isto possivel? o meu é automatico tendo a possibilidade de meter em DS ou usar sequencias, eu apenas pus em DS, um 123d manual nao era suposto deixar-me para tras??
será que o meu tem mesmo 177CV ou terá mais um pouco?
bom fica aqui esta comparação
PS: eu fiquei parvo quando pisei no acelerador e o carro respondeu de forma identica a um 123d
cumprimentos :lovebmw :lovebmw
- BlackPuma
- Membro Senior
- Registado: 08 mai 2004, 13:55
- O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007
Re: 120d Auto VS 123d Manual
Eu tou farto de dizer isto, mas há muita gente que parece não acreditar... Um 123d não é bem o que se pensa. No papel é uma coisa, na estrada é outra! A verdade é que claro um 123d é mais rápido, obviamente assim teria de ser, mas a questão é que não é assim tão mais rápido que um 120d. As diferenças são muito pequenas. Eu já experimentei com vários 123d, e no fim a questão é sempre a mesma: onde estão os 30cv e 50nm a mais? Eles são mais rápidos que os 120d, mas a diferença é tão pequena que até custa a acreditar.
- sandrorv
- Membro Gold
pude comprovar isso mesmo :wink1 claro que ganha em ponta mas em arranque e até aos 180 ou 190km/h é ela por elaBlackPuma Escreveu:Eu tou farto de dizer isto, mas há muita gente que parece não acreditar... Um 123d não é bem o que se pensa. No papel é uma coisa, na estrada é outra! A verdade é que claro um 123d é mais rápido, obviamente assim teria de ser, mas a questão é que não é assim tão mais rápido que um 120d. As diferenças são muito pequenas. Eu já experimentei com vários 123d, e no fim a questão é sempre a mesma: onde estão os 30cv e 50nm a mais? Eles são mais rápidos que os 120d, mas a diferença é tão pequena que até custa a acreditar.
na recta de sacavem dei 185km/h claro que deixei alguns metros para travar suavement, e a recta tem 900 metros
enfim e isto agora falando em numeros (euros) julgo que não valera apena um 123 em vez de um 120 o euros nao se justificam.... bom isto sou eu a falar claro nao pesco muito do assunto mas o que é certo é que na estrada é que se destiguem os "meninos dos homens".... :lovebmw :lovebmw
- RT
- Membro Juvenil
- Registado: 14 dez 2007, 10:40
- O meu Carro:: BMW E92 M
A minha opniao é que as diferenças são mesmo poucas e em metros de reta sao reflectidos nuns poucos metros de diferença que o 123 dá á frente do 120. Quando o 123 esta atrás empurra o 120 tendo que desacelerar e a partir dos 180 Km hora passa para a frente e sobe mais uns metrinhos mais fácilmente. Se aguardar pelo 120 em ponta o 120 chega a passar o 123 em velocidade máxima assim apareça a descida hehehehe.
Isto em metros é assim, no acesso da autoestrada entrada de setubal ate a portagem é 3 carritos de distancia. É muito? Mas um audi A3 acompanha tambem o 120 e o 123. UNS METROS,,,,,, 170 cv tem o audi. O meu cunhado tem o 120 e o dele anda sempre em auto - estrada ja vai com 60000 em 2 anos tambem.
Na minha opniao a diferença está mesmo no tocar do acelerador e o carro meter a potencia nas rodas e andar em 6 e acelerar e pronto é um tanque.
Nos pisos mais escorregadios o 120 arranca melhor que o 123 porque mete a potencia mais devagar no chao devido a ser mais pontudo, nao sendo necessario gerir a aceleração para nao mostrar a arvore de natal. Ando com o 120 sport com jantes 17 regularmente e o meu é um 123 p M com 18". O 123 na realidade faz melhores consumos, anda um pouco mais, trava melhor mesmo com pneus carecas heheh o control da traseira em curva e melhor podendo gerir a dose de acelerador e a traseira sai mais ou menos conforme se acelera. Isto muito melhor que o 120 porque neste acelera-se e espera -se que o motor suba ao contrario do 123 que é mais instantaneo. Ou seja é muito mais divertido o motor.
So quem reprogramou o 120 e viciou-se no binario a baixa rotação é que compreende porque se gosta do 123.
Em setubal existe um com um 120 rep que sim mete pata a fundo e eu mesmo estando atras nao consigo manter a distancia e ele vai sempre fugindo mas ............. É uns metrinhos tambem pelo menos ate a mitrena na recta e ele deve ter uns poucos mais cavalos que eu nao o queria apanhar em autoestrada porque ai sim ele deve mesmo desaparecer.
Isto em metros é assim, no acesso da autoestrada entrada de setubal ate a portagem é 3 carritos de distancia. É muito? Mas um audi A3 acompanha tambem o 120 e o 123. UNS METROS,,,,,, 170 cv tem o audi. O meu cunhado tem o 120 e o dele anda sempre em auto - estrada ja vai com 60000 em 2 anos tambem.
Na minha opniao a diferença está mesmo no tocar do acelerador e o carro meter a potencia nas rodas e andar em 6 e acelerar e pronto é um tanque.
Nos pisos mais escorregadios o 120 arranca melhor que o 123 porque mete a potencia mais devagar no chao devido a ser mais pontudo, nao sendo necessario gerir a aceleração para nao mostrar a arvore de natal. Ando com o 120 sport com jantes 17 regularmente e o meu é um 123 p M com 18". O 123 na realidade faz melhores consumos, anda um pouco mais, trava melhor mesmo com pneus carecas heheh o control da traseira em curva e melhor podendo gerir a dose de acelerador e a traseira sai mais ou menos conforme se acelera. Isto muito melhor que o 120 porque neste acelera-se e espera -se que o motor suba ao contrario do 123 que é mais instantaneo. Ou seja é muito mais divertido o motor.
So quem reprogramou o 120 e viciou-se no binario a baixa rotação é que compreende porque se gosta do 123.
Em setubal existe um com um 120 rep que sim mete pata a fundo e eu mesmo estando atras nao consigo manter a distancia e ele vai sempre fugindo mas ............. É uns metrinhos tambem pelo menos ate a mitrena na recta e ele deve ter uns poucos mais cavalos que eu nao o queria apanhar em autoestrada porque ai sim ele deve mesmo desaparecer.
- BlackPuma
- Membro Senior
Eu depois de também já ter conduzido alguns 123d, o que posso dizer da condução deles é que não têm lag de resposta ao acelerador. Pisa-se e responde logo. O efeito dos 2 turbos faz com que pareça um motor atmosférico: ainda mais linear que o 120d e sem atraso na resposta do turbo. Mas tem também algumas desvantagens: caixa curta limita-o em ponta, faz com que seja mais gastador em velocidades mais altas, e por último, não responde tão bem como o 120d entre as 1000 e as 1800 rpms. E neste último ponto basta ver gráficos de potência a estes dois motores ambos stock. O 120d tem logo mais binário nessa faixa de rotação.
Isto em jeito de conclusão: sinceramente não acho que os 123d valham os 3000€ a mais, principalmente se a ideia for fazer algumas alterações nos carros. Um 120d chipado tem sempre mais margem que o 123d, e se formos falar de travagem, sim o 123d trava melhor, mas se em ambos pensarmos em montar os travões da BMW Performance, então essa diferença também deixa de existir.
Isto em jeito de conclusão: sinceramente não acho que os 123d valham os 3000€ a mais, principalmente se a ideia for fazer algumas alterações nos carros. Um 120d chipado tem sempre mais margem que o 123d, e se formos falar de travagem, sim o 123d trava melhor, mas se em ambos pensarmos em montar os travões da BMW Performance, então essa diferença também deixa de existir.
-
- Membro Gold
- Registado: 14 ago 2008, 18:10
- O meu Carro:: 320td 02/02
Como é que um 120d chipado tem mais margem que o 123d quando já andam por aí 123d com mais de 250cv?
Ou estavas a falar em termos de % de aumento de potência? Aí concordo.

- sandrorv
- Membro Gold
na minha humilde otica concordo plenamente, quando dises que nao valem os 3000 euros a mais, talvez ao comprar um 120d e pegar nesses 3000 euros irei alterar tanto ou melhor o carro que fique mais potente que um 123d digo eu..... :think :think :desconfiado :desconfiado :lovebmwBlackPuma Escreveu:Eu depois de também já ter conduzido alguns 123d, o que posso dizer da condução deles é que não têm lag de resposta ao acelerador. Pisa-se e responde logo. O efeito dos 2 turbos faz com que pareça um motor atmosférico: ainda mais linear que o 120d e sem atraso na resposta do turbo. Mas tem também algumas desvantagens: caixa curta limita-o em ponta, faz com que seja mais gastador em velocidades mais altas, e por último, não responde tão bem como o 120d entre as 1000 e as 1800 rpms. E neste último ponto basta ver gráficos de potência a estes dois motores ambos stock. O 120d tem logo mais binário nessa faixa de rotação.
mas é assim temos que tb ver um pequeno detalhe que talvez tenha ajudado ao facto de eu ter acompnhado o 123 é que enqto o dele é manual e perde sempre nem que seja um milessimos de segundo a nas trocas das mudanças comigo é só meter pé no fundo e sempre a encaixar com as sequencias.... isso tem algum valor certo???
perdoem-me se estarei a dizer alguma asneira
-
- Membro Gold
Só consegues ser mais rápido com caixa auto "convencional" (sem ser daquelas de dupla embraiagem, DSG e afins) se quem for no carro manual for lento a trocar de caixa e/ou pisares primeiro.sandrorv Escreveu:mas é assim temos que tb ver um pequeno detalhe que talvez tenha ajudado ao facto de eu ter acompnhado o 123 é que enqto o dele é manual e perde sempre nem que seja um milessimos de segundo a nas trocas das mudanças comigo é só meter pé no fundo e sempre a encaixar com as sequencias.... isso tem algum valor certo???
- sandrorv
- Membro Gold
cap Escreveu:Só consegues ser mais rápido com caixa auto "convencional" (sem ser daquelas de dupla embraiagem, DSG e afins) se quem for no carro manual for lento a trocar de caixa e/ou pisares primeiro.sandrorv Escreveu:mas é assim temos que tb ver um pequeno detalhe que talvez tenha ajudado ao facto de eu ter acompnhado o 123 é que enqto o dele é manual e perde sempre nem que seja um milessimos de segundo a nas trocas das mudanças comigo é só meter pé no fundo e sempre a encaixar com as sequencias.... isso tem algum valor certo???
tão quer dizer que se é mais rapido com caixa auto normal??? é estranho parece-me o contrario do tipo quando ponho em sequencial consigo levar o carro quase ao redline e em auto normal ja nao acontece isso julgo eu!!!
- BlackPuma
- Membro Senior
Sim, tava a falar de percentagem. Tens alguns 123d com 250cv e depois tens 120d com 240cv. E isto estamos a falar de carros com FAP, porque se tirares o FAP a ambos, aí se calhar tens 120d com mais potência que o 123d também sem FAP. O problema é que o 123d ultrapassando a questão do FAP tem o problema de partir turbos e colectores, coisa que não acontece no 120d, logo, mesmo sem FAP no 123d pouco mais se pode esticar.cap Escreveu:Como é que um 120d chipado tem mais margem que o 123d quando já andam por aí 123d com mais de 250cv?![]()
-- Domingo Jul 26, 2009 10:37 pm --
Exacto! Por muito boas que sejam as automáticas da BMW, são na mesma caixas de conversor de binário, logo, mais lentas que uma manual. Pode ser que a BMW passe a disponibilizar as novas DKG em toda gama em vez de ser apenas no M3, 335i e Z4 35i.cap Escreveu:Só consegues ser mais rápido com caixa auto "convencional" (sem ser daquelas de dupla embraiagem, DSG e afins) se quem for no carro manual for lento a trocar de caixa e/ou pisares primeiro.sandrorv Escreveu:mas é assim temos que tb ver um pequeno detalhe que talvez tenha ajudado ao facto de eu ter acompnhado o 123 é que enqto o dele é manual e perde sempre nem que seja um milessimos de segundo a nas trocas das mudanças comigo é só meter pé no fundo e sempre a encaixar com as sequencias.... isso tem algum valor certo???
-- Domingo Jul 26, 2009 10:41 pm --
Não foi isso que o Cap disse. O que ele disse e eu reforcei, é que a tua caixa é sempre mais lenta que uma manual, a não ser que o gajo que vai a conduzir a caixa manual seja um toninho e lento a passar de caixa.sandrorv Escreveu:cap Escreveu: Só consegues ser mais rápido com caixa auto "convencional" (sem ser daquelas de dupla embraiagem, DSG e afins) se quem for no carro manual for lento a trocar de caixa e/ou pisares primeiro.
tão quer dizer que se é mais rapido com caixa auto normal??? é estranho parece-me o contrario do tipo quando ponho em sequencial consigo levar o carro quase ao redline e em auto normal ja nao acontece isso julgo eu!!!
-
- Membro Gold
Pois, há a questão aparentemente incontornável da pressão de turbo começar a descontrolar (subir) em altas, tanto no 23d como no 35d..BlackPuma Escreveu:Sim, tava a falar de percentagem. Tens alguns 123d com 250cv e depois tens 120d com 240cv. E isto estamos a falar de carros com FAP, porque se tirares o FAP a ambos, aí se calhar tens 120d com mais potência que o 123d também sem FAP. O problema é que o 123d ultrapassando a questão do FAP tem o problema de partir turbos e colectores, coisa que não acontece no 120d, logo, mesmo sem FAP no 123d pouco mais se pode esticar.
No entanto um 120d (hardware stock mesmo sem fap) com 240cv já não deve ter grande sumo para espremer, penso. Depois há é a questão de ser muito mais fácil pôr um turbo maior no 20d e aí pronto, já se sabe que a potência sobe e não é pouco.
- BlackPuma
- Membro Senior
Eu tenho um amigo que vive em Inglaterra com um 120d igual ao meu, e o dele tá com 259cv há já muito tempo. Ainda eles nem sequer se xipavam por cá, já o dele andava bem carregado e sem FAP. Já não falo com ele há algum tempo, vai na volta a esta hora até já tem mais carga... Mas pelo menos na altura em que tinha os 259cv, acho que o turbo era o original. O primeiro bottle neck é sempre o FAP, e depois os turbos e colectores no caso do 123d. Há por aqui quem já os tenha partido só com 249cv...
-
- Membro Juvenil
- Registado: 30 nov 2007, 13:53
estes topicos fazem me lembrar outros, k carros com menos potencia andam tanto ou mais k os mais potentes.. mas pronto. wharever..
- BlackPuma
- Membro Senior
Boa aterragem para ti...

-
- Membro Juvenil
- Registado: 30 nov 2007, 13:53
Kem, eu?
Para os duvidosos, by Automotor, ficam aki as comparações...
!!!! Porque a comparação com o ligeiramente menos explosivo 120d de três portas com 177 cv (que pesa 1440 kg) era inevitável, aqui ficam as diferenças de valores de acordo com as medições por nós efectuadas: menos 0,6 segundos nos 0-100 km/h; menos 0,5 segundos nos 0-400 metros; menos 1,1 segundos nos 0-1000 metros; menos 0,4 segundos nos 60-100 km/h em terceira; menos 0,9 segundos nos 60-100 km/h em quarta; menos 2,2 segundos nos 60-100 km/h em quinta; menos 0,9 segundos nos 80-120 km/h em quarta; menos 1,4 segundos nos 80-120 km/h em quinta; menos 2,4 segundos nos 80-120 km/h em sexta. O 123d foi, também, melhor na travagem a 90 km/h (28 metros, contra 29 metros do 120d). Os consumos, esses, equivalem-se aos do 120d. !!!
Para os duvidosos, by Automotor, ficam aki as comparações...
!!!! Porque a comparação com o ligeiramente menos explosivo 120d de três portas com 177 cv (que pesa 1440 kg) era inevitável, aqui ficam as diferenças de valores de acordo com as medições por nós efectuadas: menos 0,6 segundos nos 0-100 km/h; menos 0,5 segundos nos 0-400 metros; menos 1,1 segundos nos 0-1000 metros; menos 0,4 segundos nos 60-100 km/h em terceira; menos 0,9 segundos nos 60-100 km/h em quarta; menos 2,2 segundos nos 60-100 km/h em quinta; menos 0,9 segundos nos 80-120 km/h em quarta; menos 1,4 segundos nos 80-120 km/h em quinta; menos 2,4 segundos nos 80-120 km/h em sexta. O 123d foi, também, melhor na travagem a 90 km/h (28 metros, contra 29 metros do 120d). Os consumos, esses, equivalem-se aos do 120d. !!!