Menus escondidos...

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

miguel_120
Membro Iniciado
Registado: 15 mai 2010, 21:07
O meu Carro:: BMW 120d E87 - 2005/2

Menus escondidos...

Mensagem por miguel_120 »

Boas, tenho um 120d de 2005, alguem me poderia dizer como posso aceder aos menus escondidos??
E já agora qual a média no consumo que os vossos S1 fazem?
Não consigo baixar dos 7,9l..... :D

Chelsea
Membro Senior
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82

Re: Menus escondidos...

Mensagem por Chelsea »

Acho que há por aí um tópico com esta info, mas aqui fica:

Dá uma olhadela por aqui:

http://www.1addicts.com/forums/showthread.php?t=235758

Mas penso que é preciso ter algum cuidado ao fazer isso, para teres a certeza que não desprogramas nada que não devas!!! :lol1
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

miguel_120
Membro Iniciado
Registado: 15 mai 2010, 21:07
O meu Carro:: BMW 120d E87 - 2005/2

Mensagem por miguel_120 »

Ok, vou ter cuidado...
Obrigado.

domianto
Membro Juvenil
Registado: 03 abr 2009, 00:59
O meu Carro:: BMW 120d

Mensagem por domianto »

miguel_120 Escreveu:Ok, vou ter cuidado...
Obrigado.
Boas,

tinha o mesmo problema que tu..... 120 de 2005 e a media não baixava dos 7.5/8.0 l/100Km. :susto

Solução:
Faz uma repro. :wink1

Eu fiz à cerca de meio ano. Num trajecto que habitualmente fazia com média de 7.5 agora à mesma velocidade faço média de 6.2/6.3. :dance

Onde antes fazia 6.5 agora faço 5.5.

Acredita que o que gastei na repro já poupei em combustível. :onfire

Cumps
:lovebmw

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Isso valores de CB ou à unha?
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Chelsea
Membro Senior

Mensagem por Chelsea »

domianto Escreveu:
miguel_120 Escreveu:Ok, vou ter cuidado...
Obrigado.
Boas,

tinha o mesmo problema que tu..... 120 de 2005 e a media não baixava dos 7.5/8.0 l/100Km. :susto

Solução:
Faz uma repro. :wink1

Eu fiz à cerca de meio ano. Num trajecto que habitualmente fazia com média de 7.5 agora à mesma velocidade faço média de 6.2/6.3. :dance

Onde antes fazia 6.5 agora faço 5.5.

Acredita que o que gastei na repro já poupei em combustível. :onfire

Cumps
Bem calma lá com isso...

Primeiro, a repro não reprograma o CB, portanto, o que o CB acusa pode estar muitas vezes afastado do real. :think

Mas é verdade que com uma repro certa, e com o pé bem doseado, se consegue poupar algum combustível...mas se o pé for pesado (o que tende a acontecer por causa do melhor andamento do carro), o consumo sobe...não há volta a dar. :liar

Quanto à questão do combustível que poupaste, já ter pago a repro...lol, acho que está aí um breakeven um bocado mal enjorcado. :silenced

Pelos consumos que falas, baixaste em média 1L/100 (de 7.5 para 6.2/6.3 e de 6.5 para 5.5), ou seja, com a repro poupas supostamente 1L a cada 100 km, e assumindo que até fazes 800 km por depósito (eu faço um pouco mais, mas em ritmos normais sem pé pesado), poupas 1L a cada 100 km face aos teus valores originais.
(isto claro, já bastante optimista) :violinista

Ora, uma repro, custa em média 300€...o que ao preço do gasóleo, dá para cerca de 250L de combustível.

Ou seja, tu para pagares a repro, tinhas de ter abastecido o carro 250L / 8, ou seja, no mínimo 31 depósitos, o que com a mesma conta, indica que terias de ter percorrido cerca de 25 mil km. :driving

Já fizeste isso tudo em meio ano?! :assubiar

sandrorv
Membro Gold
Registado: 08 fev 2009, 23:49
O meu Carro:: 120d 3p Auto E81 2009/04

Mensagem por sandrorv »

pois porque tens que ver domianto, se tens o CB bem calibrado, realmente sao valores que descem muito, digo eu, assim como quem nao quer a coisa, o meu é auto e faço consumos de 6.6 a 6.8 quando tou inspirado vai aos 7.2 7.3 mas nao passa muito disso, e supostamente como é auto consume um pouco mais

nos menus escondidos podes calibrar isso na boa tens é que fazer umas continhas que nao me lembro agora

abraço

domianto
Membro Juvenil

Mensagem por domianto »

sandrorv Escreveu:pois porque tens que ver domianto, se tens o CB bem calibrado, realmente sao valores que descem muito, digo eu, assim como quem nao quer a coisa, o meu é auto e faço consumos de 6.6 a 6.8 quando tou inspirado vai aos 7.2 7.3 mas nao passa muito disso, e supostamente como é auto consume um pouco mais

nos menus escondidos podes calibrar isso na boa tens é que fazer umas continhas que nao me lembro agora

abraço
Bom....
nunca tinha pensado nisso assim.
Também não sei como é que o Cb faz o calculo das médias, mas se fazes uma repro "na teoria" não devias ter de fazer nenhuma calibração no CB para fazer os cálculos certos (pensei que para fazer essas contas o CB usasse a distância percorrida e o que gasta de combustível L/100Km), uma vez que com a repro a distância que percorres é a mesma e o que varia é a saída de combustível do depósito.
A não ser que a repro me tenha descalibrado o CB e vocês próprios dizem que não,
Chelsea Escreveu:...a repro não reprograma o CB...
(e se não reprograma também não deve descalibrar), o que estou a fazer é comparar o pré-repro com o pós-repro.
Se não é assim que o CB faz a média expliquem-me como é, porque sinceramente gostava de saber.

Qualquer das maneiras a minha repro foi mais barata, mas ainda assim acho piada ao pessoal que põe em causa fazer 25000Km em meio ano.
Meus amigos vocês não me conhecem, tal como eu não vos conheço a vocês...... não sabem se eu só pego no carro ao fim de semana ou se faço 500 km por dia, portanto logo aí parece-me mal duvidarem de algo que desconhecem.
Se fizerem bem as contas vêm que com 200Km por dia (20 dias úteis) fazem +/- os 25000km/6 meses. Gostava que não fosse assim, mas moro a 150Km do trabalho que dá 300Km/dia. É certo que não vou todos os dias a casa, mas a maioria sim.
"A certeza do desconhecido chama-se ignorância", e desculpem lá o desabafo, mas não é o primeiro post que leio neste forum em que meia dúzia de pessoas desconfiam sempre do que os outros dizem, e parece-me muito mal, porque não me parece que estejamos aqui para enganar alguém (muito pelo contrário), estamos para nos ajudarmos uns aos outros.

Qualquer das maneiras o "já compensou" é uma maneira de dizer, e para bom entendedor meia palavra basta. Claor que cada caso é um caso e alguém que faça 20km/dia não pode comparar com alguém que faça 300km/dia.

Adiante e respondendo a quem abriu este tópico com uma dúvida:
miguel_120 acho que no meu caso a repro fez todo o sentido, uma vez que até faço bastantes km é como te disse.... se ainda não compensou deve estar quase.
Agora tu é que decides. Claro que com a repro tens tendência a andar mais depressa, a brincares mais com o carro e este vai ter outro tipo de desgaste que tem de entrar para as contas.

Cumps, :lovebmw

-- Terça Mai 25, 2010 2:06 pm --
sandrorv Escreveu:pois porque tens que ver domianto, se tens o CB bem calibrado, realmente sao valores que descem muito, digo eu, assim como quem nao quer a coisa, o meu é auto e faço consumos de 6.6 a 6.8 quando tou inspirado vai aos 7.2 7.3 mas nao passa muito disso, e supostamente como é auto consume um pouco mais

abraço
já agora se te lembrares ou souberes maneira de fazer as tais continhas para calibrar o CB coloca aí para ver se o meu fica ok (caso não esteja).

JPimpao01
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

domianto, o que acontece ao CB é que ele contabiliza determinadas quantidade de gasóleo injectado sob os valores standard, ele não contabiliza os km's vs litros consumidos, por isso é sempre necessário ajuste de CB depois de uma repro.

O meu depois da repro dizia que fazia médias de 7,5lt/100km's em cidade e a abusar, feitas as contas e como o meu pé não é leve faz médias como as que podes verificar na minha assinatura.

O que todos te quisemos dizer é que podes estar iludido quanto aos consumos que o CB te diz e deste modo procederes ao ajuste do mesmo, para não andares "iludido"....

Fica a minha modesta contribuição, pois acredito que quase de certeza quando fores fazer as contas à mão vais ter consumos semelhantes, se não mesmo superiores, aos que tinhas antes....

Cumps.
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

domianto
Membro Juvenil

Mensagem por domianto »

JPimpao01 Escreveu:domianto, o que acontece ao CB é que ele contabiliza determinadas quantidade de gasóleo injectado sob os valores standard, ele não contabiliza os km's vs litros consumidos, por isso é sempre necessário ajuste de CB depois de uma repro.

O meu depois da repro dizia que fazia médias de 7,5lt/100km's em cidade e a abusar, feitas as contas e como o meu pé não é leve faz médias como as que podes verificar na minha assinatura.

O que todos te quisemos dizer é que podes estar iludido quanto aos consumos que o CB te diz e deste modo procederes ao ajuste do mesmo, para não andares "iludido"....

Fica a minha modesta contribuição, pois acredito que quase de certeza quando fores fazer as contas à mão vais ter consumos semelhantes, se não mesmo superiores, aos que tinhas antes....

Cumps.
Percebido!!!!

JPimpao01 não foi bem isso que os nossos amigos disseram.... mas tudo bem.
Tinha-se colocado esta resposta 4 posts atrás e tinham-me poupado meia horinha :lol:

Vou confirmar a média à antiga e depois coloco aqui o resultado.
Como é que posso então ajustar os consumos do CB?

Cumps,

Chelsea
Membro Senior

Mensagem por Chelsea »

Quanto à questão do consumo do CB, embora seja feito com um sistema integrador (que lá lhe permite estimar as variações de combustível disponível em função do pé pesado), continuo a achar (e posso estar errado) que aquilo é praticamente mecânico.
Ou seja, se vais em 1ª, e tens o pé estagnado numa posição, ele acusa X no instantâneo...e seja isso, a descer a 30 km/h, a direito a 25km/h ou a subir a 20km/h, desde que o pé permaneça nessa posição (e nessa relação de caixa), o consumo instantâneo é X. E idem para outras relações de caixa e outras posições do pedal.

Com uma repro, aumenta-se o consumo e injecção de combustível (vs. stock), para a mesma posição do acelerador. Ou seja, o CB interpreta aquela posição do acelerador que dantes marcava X em primeira, e agora com a repro na mesma posição, continua a marcar X ao invés de X + Y.
Essa, é aquela que penso ser a principal razão pela qual, sempre que um gajo reprograma o carro, os consumos médios (que estão directamente relacionados com os instantâneos) baixam praticamente sempre. :violinista

Mas como referi, posso estar redondamente enganado...e se alguém souber esclarecer melhor o funcionamento deste sistema, óptimo. :fixe

---

Falando agora por mim, eu disse que parecia mal enjorcado...e expliquei o porquê de dizer o que disse, perguntando se fazias os valores que referi? Se fazes 200 km por dia, então bate tudo certo (só lamento a estaleca que deve ter que ser, de percorrer essa distância diariamente), e está o breakeven feito. :driving

Não estou aqui para duvidar de ninguém, apenas para certificar que aquilo a que chamas ignorância, bate certo com a realidade. Pois eu também me engano, e todo o raciocínio que fiz para chegar aqueles valores, podia estar mal feito (mesmo que assumisse só 700km por depósito, eram mais depósitos...cerca de 36, mas praticamente os mesmos kms percorridos).

Assim como tive algumas dúvidas sobre se já terias efectivamente alcançado o breakeven (daí ter perguntado se terias percorrido aquela distância), também não tenho problemas nenhuns em dar o braço a torcer, admitindo que se fizeste pelo menos os 25 mil km em meio ano, está o breakeven feito, e possivelmente, a repro mais do que paga.

Isso não invalida a pergunta, porque embora não conheça muito ainda da área, a quantidade de pessoas que aparecem por aqui com ideias erradas sobre o que se passa na realidade, é muito mas muito grande. :winner

Eu perguntei sem qualquer tipo de acusações, mas tu optas por apelidar isso de ignorância. Tudo bem. :fixe

JPimpao01
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

domianto, por isso perguntei se era de CB ou à unha, mas tens aqui:

viewtopic.php?f=99&t=36236&hilit=ajustar+consumos

Cumps e já agora diz a que conclusão chegaste, pois podemos estar errados :fixe
ImagemImagemImagem

domianto
Membro Juvenil

Mensagem por domianto »

JPimpao01 Escreveu:domianto, por isso perguntei se era de CB ou à unha, mas tens aqui:

viewtopic.php?f=99&t=36236&hilit=ajustar+consumos

Cumps e já agora diz a que conclusão chegaste, pois podemos estar errados :fixe
Vou ver e depois aviso-vos.
Chelsea Escreveu:...a quantidade de pessoas que aparecem por aqui com ideias erradas sobre o que se passa na realidade, é muito mas muito grande...
Isso é verdade Chelsea apesar de não ser o meu caso. Quando disse o que disse já tinha feito as contas por alto e sabia o que estava a dizer, mas isso tu também não sabias.

Não vale a pena continuarmos a discussão, e espero que tenhamos aprendido alguma coisa com isto, já que mais não seja o funcionamento do CB para cálculo dos consumos (se realmente é como tu dizes não tem nada a ver com o que eu imaginava).

Obrigado pelos esclarecimentos.

Cumps,

Chelsea
Membro Senior

Mensagem por Chelsea »

domianto Escreveu:
Chelsea Escreveu:...a quantidade de pessoas que aparecem por aqui com ideias erradas sobre o que se passa na realidade, é muito mas muito grande...
Isso é verdade Chelsea apesar de não ser o meu caso. Quando disse o que disse já tinha feito as contas por alto e sabia o que estava a dizer, mas isso tu também não sabias.

Não vale a pena continuarmos a discussão, e espero que tenhamos aprendido alguma coisa com isto, já que mais não seja o funcionamento do CB para cálculo dos consumos (se realmente é como tu dizes não tem nada a ver com o que eu imaginava).
Quanto a mim, só posso dizer que nunca sequer começou. Contudo, se a forma como eu expus a minha questão, te levou a concluir que eu estava a acusar-te de alguma coisa...não tenho quaisquer problemas em apresentar um pedido de desculpas oficial! _behead

1000 chibatadas aqui para o je :fun

Estava sim, na dúvida se já tinhas ou não alcançado o breakeven como referias, e agora, não tenho mais dúvidas nenhumas. Aliás, conheço muita gente, que faz 60 mil km anuais (ou mais) na pura da descontracção...mas são muito poucas aquelas que as fazem em carros próprios (Jasus!). :wall

Eu próprio não tenho a certeza do que disse, estou só a supôr...e devo estar a supôr mal, cheira-me! :assubiar

sandrorv
Membro Gold
Registado: 08 fev 2009, 23:49
O meu Carro:: 120d 3p Auto E81 2009/04

Mensagem por sandrorv »

domianto, o JPimpao01, com o link que pos do blackpuma ja disse tudo, a formula que te falava é aquela que la aparece. :fixe :fixe

só te digo é para que apontes num papel os valores que la estavam para que depois saibas voltar a colocar.

abraços

Responder

Voltar para “Série 1”