Jantes e ETs

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

Responder
MarquesM
Membro Junior
Mensagens: 368
Registado: 01 dez 2009, 01:46
O meu Carro:: BMW E81
Localização: Margem Sul

Jantes e ETs

Mensagem por MarquesM »

Boas Malta,

Gostaria que me ajudassem a esclarecer umas duvidas.

Qual o ET das jantes recomendado para os Serie 1?

Qual o ET que fique com a jante mais "saida"? ET35 ou ET40?

O pneu da jante influência o ET da jante?

Exemplo:
Imagem

Neste tipo de jante, que ET é que acham para ficarem assim com os raios "em curva"? 35...40...??
BMW E81 120D'177HP

Avatar do Utilizador
TelmoFT
Membro Senior
Mensagens: 834
Registado: 25 ago 2008, 10:24
O meu Carro:: BMW 120d E82 - 2008/05
Localização: .:: Em minha casa (norte) ::.

Re: Jantes e ETs

Mensagem por TelmoFT »

Para o serie 1 escolhe et40 com 9 atras e 8 a frente, assim a frente os raios vao ter pouca curva mas atras vao ter muita, mas os entendidos ja ai veem

Cumpts
Nunca andes mais depressa que o teu Anjo da Guarda
Imagem

Avatar do Utilizador
Chelsea
Membro Senior
Mensagens: 677
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82
Localização: Lisboa

Re: Jantes e ETs

Mensagem por Chelsea »

Começando pelo meio, o offset de uma jante define-se pela distância da superfície de aperto da jante/cubo da roda ao eixo vertical que representa o "centro da jante":
Imagem

Ora, como é fácil de ver pela imagem, quanto maior o offset, maior é a distância da zona de aperto ao eixo, e portanto, mais a jante fica para dentro. Logo, quanto mais pequeno o offset, para uma jante com as mesmas medidas, mais para fora ela fica. :fixe

---

Quanto ao ET recomendado, depende da dimensão da jante...uma jante de 16'', como tem uma largura mais pequena, pode ter um offset mais baixo idêntico aos dos série 3 (de 34 a 37), porque tem de largura para aí 6/6,5''.

Já uma jante de 17'' já tem 7/7,5'' (portanto, mais 12 a 16 mm para fora que a jante de 16''), o que para ficar mais ou menos no mesmo sítio, leva um offset maior, para aí de 45 a 50 e que praticamente anula o facto da jante ser mais larga.

Idem para jantes 18'', mas como essa já têm offset muito parecido às de 17'' e são ligeiramente mais largas (8/8,5''), ficam um pouco mais para fora, e praticamente no limite do "aceitável" para um série 1.

Resumidamente, apontava para offsets de 35 a 40 se a jante tiver 6/6,5'' de largura...e offsets de 40 a 50 e pouco, se as jantes tiverem de 7'' a 8,5'' de largura.

---

As medidas dos pneus, também são importantes para saber a largura efectiva do conjunto jante/pneu. A jante pode ter uma largura, mas há quem goste de usar pneus um pouco mais largos que a própria jante, para a proteger de danos provocados pelo passeio, estacionamentos e afins.

Portanto, também é importante saber qual a dimensão do pneu a escolher, porque aqueles 10mm a mais, podem fazer a diferença entre ficar ok, ou andar a raspar com a borracha nas cavas.

Embora seja apenas uma referência, têm aqui uma tabela onde estipulam mais ou menos as medidas ideais para cada tamanho de jante:

Imagem

O IDEAL...diria que é escolher uma medida que respeite (mais 5mm menos 5 mm), aquelas que vêm homologadas para os série 1, de forma a não haver problemas, e não se ter de recorrer ao infame "fender rolling", onde se deformam a zona das cavas mais para fora, por forma a ganhar espaço no interior para um pneu maior e evitar que se ande a raspar com aquilo. :assubiar

MAS, o pneu não influencia o ET da jante...mas influencia naturalmente o quanto mais (ou menos) fica a jante para fora (e para dentro).

---

Quanto à curva que o V8Power se está a referir, o ET também influencia aí. Aliás, é a principal razão pela qual algumas jantes a imitar as CSL de 18'' não têm quase concavidade nenhuma, e umas de 19'' já tinham bastante.
Num offset mais pequeno, a zona onde entram os pernes de aperto, está muito afastada das extremidades da jante, portanto os raios vão ser muito côncavos. Num offset grande, essa mesma zona de aperto fica quase à face da extremidade da jante, e portanto, origina raios praticamente direitos.

Aliás, se pensarem nisso, praticamente todas as jantes OEM disponíveis para os série 1 (mas existem algumas excepções), têm os raios muito direitos, muito por culpa da utilização de um offset perto de 50. :fixe

Enfim...muita parra e se calhar, pouca uva...mas espero ter ajudado qualquer coisa. :winner

P.S.: Embora não tenha abordado isso pois não fazia parte das questões colocadas, obviamente que se passa o inverso com o lado de dentro da jante. Algo com que também é preciso ter algum cuidado, por causa do espaço necessário para as travadeiras, e não andar a bater na suspensão e por aí fora... :wall
Última edição por Chelsea em 29 jun 2010, 11:55, editado 3 vezes no total.
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

MarquesM
Membro Junior
Mensagens: 368
Registado: 01 dez 2009, 01:46
O meu Carro:: BMW E81
Localização: Margem Sul

Re: Jantes e ETs

Mensagem por MarquesM »

Grande explicação :fixe

Essa jante para o serie 1 vende-se com 8.5 X 18" 5X120 ET40 e aconselha pneus 225/40/18 frente e 255/35/18 trás. Se uso 215/40 e 245/35 que impacto pode ter?

Acham que 8.5" e ET40 as jantes ficam com os raios em "curva" como na foto no S1? É que acho que o S3 da foto tem ET35 :roll:
BMW E81 120D'177HP

Avatar do Utilizador
Chelsea
Membro Senior
Mensagens: 677
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82
Localização: Lisboa

Re: Jantes e ETs

Mensagem por Chelsea »

MarquesM Escreveu:Grande explicação :fixe

Essa jante para o serie 1 vende-se com 8.5 X 18" 5X120 ET40 e aconselha pneus 225/40/18 frente e 255/35/18 trás. Se uso 215/40 e 245/35 que impacto pode ter?

Acham que 8.5" e ET40 as jantes ficam com os raios em "curva" como na foto no S1? É que acho que o S3 da foto tem ET35 :roll:
Ora, se aconselha 225 à frente e 255 atrás, e usas 215/245...significa directamente que o pneu vai ser mais largo, tanto à frente e atrás, cerca de 10 mm. Mas como a largura do pneu, é simétrica em relação ao eixo...são cerca de mais 5mm para o lado de dentro, e mais 5mm para fora em relação às medidas que tens actualmente.

Mas, o ET das tuas jantes sendo de 18'', deve rondar os 50...portanto, como estas que falas têm 40, ficam 10mm para fora.

No total, o conjunto jante/pneu deve ficar cerca de 15mm para fora, em relação às jantes originais...nada como utilizar um configuradorzeco só para ter uma ideia mais certa. :fixe

Eixo Dianteiro:
http://www.rimsntires.com/specs.jsp?ite ... t1=&text2=

Eixo Traseiro:
http://www.rimsntires.com/specs.jsp?ite ... t1=&text2=

P.S.: Se o ET é maior, a curva é sempre um pouco mais suave...mas não acho que 5 mm façam aí muita diferença.
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

Avatar do Utilizador
Pedros
Membro Junior
Mensagens: 643
Registado: 18 mar 2009, 15:52
O meu Carro:: BMW 320d E46 '99
Localização: Estarreja

Re: Jantes e ETs

Mensagem por Pedros »

Só vou alertar para um facto que me tenho apercebido, e não sei se estás interessado ou não nas Jade R, que é a concavidade que se ve na net pelas fotos, a tal corvatura dos raios q falas, é muito bonita sim senhor, mas nas fotos porque são em jantes grandes 19" e até 20"..

as do serie 3 que mostraste devem ser 20", assim a concavidade é grande e são lindas, agora em 18" acredita que não vao ter tanta concavidade, a não ser que sejam prai de 9" ou 9.5" de largura, ai já consegues ter uma concavidade bonita..

foi só um facto que notei momentos antes de fechar um negócio com umas, que nas fotos do vendedor eram muito concavas e na realidade e em 18", eram quase rectas, e voltei atrás :lol1 :lol1


sorry pelo testamento :duh :duh
Imagem

Avatar do Utilizador
Chelsea
Membro Senior
Mensagens: 677
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82
Localização: Lisboa

Re: Jantes e ETs

Mensagem por Chelsea »

O MarquesM já se apercebeu disso...teve ontem a fazer umas continhas, e o espaço disponível para a concavidade nas 18'', é um bom bocado mais pequena do que nas 19''. :think

Mas o teu testemunho acho que vai ajudar a dissuadir um bocado a ideia do homem...e acho bem, que eu até gosto (bastante) das jantes dele. :fixe
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

MarquesM
Membro Junior
Mensagens: 368
Registado: 01 dez 2009, 01:46
O meu Carro:: BMW E81
Localização: Margem Sul

Re: Jantes e ETs

Mensagem por MarquesM »

Boas Pedro,

Boa intervenção ao qual chegaste ao ponto onde queria chegar :fixe

A minha duvida principal é essa, também me parece que sejam 19"...20" e que as lojas metem nos anuncios de venda em 18" para "iludir".

Já estive a pesquisar fotos em 18" e algumas têm pouca concavidade e algumas mesmo rectas (mas penso que existe uma versão da team dynamics mesmo rectas).

As 18" do anuncio são de 8,5" e ET40...Mas penso que não vão ficar com aquela concavidade tão acentuada como na foto :roll:
Chelsea Escreveu:O MarquesM já se apercebeu disso...teve ontem a fazer umas continhas, e o espaço disponível para a concavidade nas 18'', é um bom bocado mais pequena do que nas 19''. :think
As nossas contas deram quase 2cm de diferença na concavidade :shock:
Chelsea Escreveu: Mas o teu testemunho acho que vai ajudar a dissuadir um bocado a ideia do homem...e acho bem, que eu até gosto (bastante) das jantes dele. :fixe
Quando rebaixar secalhar vou gostar mais delas :lol1
BMW E81 120D'177HP

Avatar do Utilizador
Chelsea
Membro Senior
Mensagens: 677
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82
Localização: Lisboa

Re: Jantes e ETs

Mensagem por Chelsea »

MarquesM Escreveu:
Chelsea Escreveu:O MarquesM já se apercebeu disso...teve ontem a fazer umas continhas, e o espaço disponível para a concavidade nas 18'', é um bom bocado mais pequena do que nas 19''. :think
As nossas contas deram quase 2cm de diferença na concavidade :shock:
Chelsea Escreveu: Mas o teu testemunho acho que vai ajudar a dissuadir um bocado a ideia do homem...e acho bem, que eu até gosto (bastante) das jantes dele. :fixe
Quando rebaixar secalhar vou gostar mais delas :lol1
2 cm de largura...e como a concavidade tem que ter uma certa inclinação (máxima) para manter a integridade da jante, acredito que possa fazer alguma diferença. :assubiar

Mas, eu continuo a apostar nas tuas jantes...são muito exclusivas, particularmente no série 1, são bonitas, raiadas, e podes sempre pintar numa cor cinza/prata como umas de uma E91 que eu cá sei, que devem ficar muito bem. :fixe
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

Avatar do Utilizador
Pedros
Membro Junior
Mensagens: 643
Registado: 18 mar 2009, 15:52
O meu Carro:: BMW 320d E46 '99
Localização: Estarreja

Re: Jantes e ETs

Mensagem por Pedros »

:fixe

tudo na boa, a culpa é dos vendedores que querem vender gato por lebre :wall :wall
dai eu ter desistido de umas jantes, que eram côncavas como gosto e tavam nas fotos, mas que na realidade e em 18", a concavidade era pequena, pouco mais dois dedos, portanto quando vi o tópico alertei, para não mandares vir algo que não querias...

pena este tópico não tar na secção de discussão geral teria mais respostas :wink1 :wink1

não sei qual as jantes do amigo MarquesM :humm :humm
Imagem

MarquesM
Membro Junior
Mensagens: 368
Registado: 01 dez 2009, 01:46
O meu Carro:: BMW E81
Localização: Margem Sul

Re: Jantes e ETs

Mensagem por MarquesM »

Pedros Escreveu: não sei qual as jantes do amigo MarquesM :humm :humm
São estas :fixe

Imagem
BMW E81 120D'177HP

Avatar do Utilizador
Pedros
Membro Junior
Mensagens: 643
Registado: 18 mar 2009, 15:52
O meu Carro:: BMW 320d E46 '99
Localização: Estarreja

Re: Jantes e ETs

Mensagem por Pedros »

MarquesM Escreveu:
Pedros Escreveu: não sei qual as jantes do amigo MarquesM :humm :humm
São estas :fixe
São lindas e ficam muito bem no teu sapinho :fixe :fixe


o teu cocas é exactamente como gosto deles E81, branquinho e peliculado :winner :winner
Imagem

Caveira
Membro Iniciado
Mensagens: 1
Registado: 25 jan 2020, 22:58
O meu Carro:: Bmw 320d E91 de 2007/01

Re: Jantes e ETs

Mensagem por Caveira »

Boas pessoal gostava de saber qual o et correto para a minha bmw serie 3 touring e to pata aplicar umas jantes em 18 mas concavas mas nao quero que no fim de montadas fiquem a roçar na cave de roda e adorava umas jade r deem me umas dicas se ponho com et 35 ou 40 o que me aconselhao

Responder

Voltar para “Série 1”