Página 1 de 2

cilindrada 116i e81

Enviado: 10 nov 2010, 19:59
por tó 23
Comprei um bmw 116i 0km ,agora chegou a decumentação e diz 1995 de cilindrada.
Alguem sabe me explicar isto?

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 10 nov 2010, 20:09
por MarquesM
Enganaram-se a pensar que era um 116D :duh

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 10 nov 2010, 21:09
por tó 23
Pois mas ja fui ao stand e eles deram-me a declaração aduaneira ela diz 1995,modelo 187!!!
Alguem que tenha comprado um recentemente pode dizer o que tem escrito no modelo unico?


nota: O carro nao foi comprado na bmw, foi num stant que importa directamente do fornecedor.

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 11 nov 2010, 17:13
por fspinto
Uh??? O 116d é 2000 de cilindrada. É normal que diga 1995...

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 11 nov 2010, 17:24
por TRA
fspinto está a falar-se do 116i..

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 11 nov 2010, 17:25
por metale
fspinto Escreveu:Uh??? O 116d é 2000 de cilindrada. É normal que diga 1995...

Uh???
tó 23 Escreveu:Comprei um bmw 116i
;)


Having that said, a partir do ano passado uma versão passou a ter 1995 de cilindrada.

-- Quinta Nov 11, 2010 5:30 pm --

Correcção: "uma nova versão do motor", queria eu dizer.

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 11 nov 2010, 17:46
por fspinto
Ok. Li mal. Sorry :)

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 11 nov 2010, 19:06
por tó 23
A minha duvida é essa se o novos 116 i tem tem o motor 1995?

Se alguem comprou um recentemente se pode verificar qual a cilindrada no documento unico. :?:

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 11 nov 2010, 19:14
por BlackOpenAir
Segundo o site da BMW Portugal o motor do 116i tem 1599 cc.
O do 116d é que tem 1995 cc.
Logo, ou tens um carro a gasóleo e não sabes, ou alguém fez m3rda da grossa.

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 11 nov 2010, 21:05
por metale
BlackOpenAir, o carro é importado. O documento está certo.

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 11 nov 2010, 23:17
por BlackOpenAir
metale Escreveu:BlackOpenAir, o carro é importado. O documento está certo.
Peço desculpa pela ignorância. De facto no site da BMW Alemanha aparece um 116i com motor de 1995 cc. com os mesmos 122 cv. que o 116i de 1599 cc. vendido cá.
Situação estranha ésta. Para além da cilindrada coincidir com a do motor a gasóleo até ao último cc., para quê comercializar um motor com mais 396 cc. mas com a mesma potência? Eu sei que os impostos sobre os veículos na Alemanha não incidem sobre a cilindrada mas mesmo assim...

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 12 nov 2010, 04:00
por tiagoagfaria
Isso deve ter a ver com os custos de produção, deixaram ou estão a deixar de produzir o 1600cc não? Cá o 116i de 122cv também deve ser de 1995cc, não iam continuar a fazer um motor só para nós, julgo.

Só é pena que o IUC vá sair mais caro...

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 12 nov 2010, 05:06
por metale
Tem mais uns 25nm de binário. Parece-me uma boa evolução.

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 12 nov 2010, 10:49
por BlackOpenAir
tiagoagfaria Escreveu:Isso deve ter a ver com os custos de produção, deixaram ou estão a deixar de produzir o 1600cc não? Cá o 116i de 122cv também deve ser de 1995cc, não iam continuar a fazer um motor só para nós, julgo.

Só é pena que o IUC vá sair mais caro...
Ai é que está, o 116i vendido em Portugal é realmente um 1.6 com 1599 cc.
Além disso a tendência é para o downsizing dos motores e não o contrário.
Deixar de produzir não vão porque é um motor sobejamente utilizado nos minis.
Até os WRC vão passar a ser 1.6 com turbo.

-- Sexta Nov 12, 2010 11:13 am --
metale Escreveu:Tem mais uns 25nm de binário. Parece-me uma boa evolução.
A mim não. Segundo o site oficial da BMW Alemanha quer a potência (122 cv/6000 rpm), quer o binário (185 Nm/3000 rpm) do motor 1995 cc do 116i de lá são iguais ao do 116i com 1599 cc comercializado em portugal.
Portanto mantenho o que disse, é no mínimo estranho a comercialização de um motor de dois litros a gasolina a debitar apenas 122 cv, principalmente por uma marca como a BMW. Mas eles lá saberão o que andam a fazer.
E se têem os dois 122 cv, a justificação de que lá os impostos incidem sobre a potência e não sobre a cilindrada também não serve.
Mesmo o 118i comercializado quer cá, quer lá, com as mesmas especificações é o 1995 cc com 143 cv/6000 rpm e 190 Nm/4250 rpm, o que também não é nada de especial.
O que tem mais 25 Nm é o 120i com o mesmo motor de 1995 cc mas com 170 cv/6700 rpm e 210 Nm/4250 rpm, este sim com performances já dignas do simbolo que ostenta.
E já agora, os consumos também não desempatam isto porque são todos muito identicos.

Re: cilindrada 116i e81

Enviado: 12 nov 2010, 11:56
por metale
A informação que tenho é que o 1599cc nunca teve 185nm, mas sim 160nm. Soa-me a erro do site português no binário.

Não fazia sentido aumentarem a cilindrada sem aumentar o binário, aliás é mesmo esse o objectivo, não tem mais nenhuma vantagem.