Barulho no motor 118d

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

SSPTSS
Membro Iniciado
Registado: 12 nov 2010, 15:30
O meu Carro:: BMW 118d E87 2008/11

Barulho no motor 118d

Mensagem por SSPTSS »

Boas noites,

No passado verão comprei um 118d (E87) de 2008 ao abrigo da BMW Premium Selection e passado umas semanas por acaso detectei que o carro ao trabalhar ao relenti ou em andamento e em ambientes fechados (por ex: túneis) tem um "grilar" do lado direito do motor.
Visto de frente é do lado direito e não se situa mesmo no motor, parece um rolamento à direita do motor que faz esse barulho.

Como está dentro da garantia já percorri alguns stands oficiais da marca aqui no Porto e todos me indicam que é normal esse grilar, dizem que tem haver com a injecção (se não estou em erro). Num dos stands até puseram um 120d coupé da mesma altura (aprox) e comprovei que esse mesmo também tem o tal "grilar"

Nos vossos bólides tem esta situação "normal"?

Ricardo-vilaça
Membro Gold
Registado: 10 jul 2009, 18:24
O meu Carro:: 120d M 29/09/09

Re: Barulho no motor 118d

Mensagem por Ricardo-vilaça »

o grilar do meu foi resolvido com uma correia não sei de quê.. mas era um grilar audível..
177 cv - 6,5l/100km

SSPTSS
Membro Iniciado
Registado: 12 nov 2010, 15:30
O meu Carro:: BMW 118d E87 2008/11

Mensagem por SSPTSS »

como disse o meu é audível se estiveres bem atento e para uma marca como a bmw se dizem que é normal... pelo amor de deus... tenho colegas com opel, ford, volvo e toyota a diesel que não um barulho desses :D

teria de arranjar alguém (mecanico) que conheça bem os novos bmw para ver o que me diz...

manuelfcd
Membro Iniciado
Registado: 08 nov 2010, 17:01
O meu Carro:: 118 d

Mensagem por manuelfcd »

Tenho uma situação idêntica, também no meu 118d, mas de 2007. A única coisa que posso acrescentar e que no meu caso, este barulho só se ouve depois de o carro aquecer.
Tal como caso referido, vem do lado direito do motor, e sinceramente não me parece nada normal. Tenho que levar o carro a oficina para ver o que os rapazes dizem.

jcontente
Membro Iniciado
Registado: 18 mai 2010, 12:53
O meu Carro:: BMW 118d E87 - 2008/10

Mensagem por jcontente »

Bem,... o meu sofre do mesmo... já fui a BMW e também me disseram que era normal, disseram que era as "touches".
Mas para mim não é nada normal, acho inadmissível o carro ter este barulho.

Aguero
Membro Junior
Registado: 01 jun 2010, 21:46
O meu Carro:: BMW S1

Mensagem por Aguero »

Epa, eu nao sei se é o mesmo problema, e nao quero estar a "agoirar"...no entanto o mesu tambem tinha assim um barulho, mas mais tipo " tack, tack" ,a cada 2 segundos com o motor a trablhar ao ralenti,tipo isto: http://www.youtube.com/watch?v=NCQgu0cS ... re=related , e depois aumenta com a acelaraçao... o barulho com o passar do tempo passa a isto: http://www.youtube.com/watch?v=3AT2Qw29ESk ... Resultado: Motor novo vindo da Alemanha, esta prevista a chegada proximo dia 22...
VENDO OPTICAS ORIGINAIS PARA S1
VENDO PARACHOQUES LCI TRASEIRO COM FUROS PARA SENSORES

BlackPuma
Membro Senior
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007

Mensagem por BlackPuma »

O meu também tinha esse barulho tipo rolamento ou tensor de alguma correia. O problema foi resolvido aos 22000 kms, e a solução foi simples: motor novo (bloco armado com pistões, cambota, veios de equilíbrio e carter) !

Se pesquisares pelo forum, vais encontrar diversos relatos meus acerca deste problema (desculpa não repetir aqui tudo novamente, e não guardei os links dos tópicos em questão...), mas assim de forma muito resumida, é um defeito de origem que afecta todos os 18d, 20d e 23d de 2007, 2008, 2009 e parte de 2010 (até finais de Março). O defeito está nos veios de equilíbrio que agem em conjunto com a cambota para eliminar as típicas vibrações dos motores diesel de 4 ou menos cilindros, principalmente nestes que têm o volante do motor e distribuição no mesmo topo do motor. O que se passa é que o motor está mal desenhado e dimensionado (por este motivo apareceu o novo 20d de 184cv que serve também de base às actuais versões 16d, 18d e 23d, cujo bloco já nada tem a ver com o bloco do original 20d de 177cv). O meu desde os zero kms fazia o tal barulho, aos 22000 kms levou o bloco novo, e aos 32000 kms (sensivelmente) o novo motor foi aberto para mudar também os veios, pois os ditos veios foram redesenhados por forma a minimizar ainda mais as vibrações, principalmente por causa do também por demais conhecido problema do tremer nos pontos de embraiagem. Nos casos em que para além do tremer de embraiagem se sente também o tal barulho, isso significa que já existe danos de desgaste acelerado no bloco. Devido a este problema, conheço pelo menos 2 casos em que as consequências foram graves: um 120d com 7x000 kms e um 123d com quase 250000 kms que acabaram por partir a distribuição, e obviamente ficarem com os motores totalmente "arrasados" e sem qualquer hipótese de reparação.

Enquanto o único problema que se manifesta for o tremer de embraiagem, menos mal... incomoda algumas pessoas, mas outras nem ligam a isso, e uns tremem mais que outros, e umas vezes tremem, outras não, mas quando o tal barulho já se manifesta, então é sinal que já afecta o bloco nos pontos de apoio dos veios e cambota, e nesses casos, pode até durar uma vida inteira sem problema, ou pode simplesmente "desmontar-se" em andamento, por isso cabe a cada um apertar ou não os calos à BMW para que resolva o problema ao abrigo da garantia, ou até mesmo fora dela visto que é um problema mais que conhecido, ou então (se estiverem dispostos a tal), andar até partir e assumir o custo no final, e neste caso e só para vos dar uma pequena ideia, a reparação do meu carro que apenas envolveu substituição do bloco armado, aproveitando cabeça, colectores, etc, etc, do motor original, e a preço de custo para a própria BMW (não foi preço pvp para cliente), ficou só em 11620€... Por isso, apertem com eles, ou dêem uso a um site muito conhecido que dá pelo nome de "StandVirtual"... 8)
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

Aguero
Membro Junior

Mensagem por Aguero »

BlackPuma Escreveu:O meu também tinha esse barulho tipo rolamento ou tensor de alguma correia. O problema foi resolvido aos 22000 kms, e a solução foi simples: motor novo (bloco armado com pistões, cambota, veios de equilíbrio e carter) !

Tal e qual...foi o mesmo que o meu acusou!!! Agora estou a espera de motor novo vindo da Alemanha, espero que ja venha sem este "defeito"... Á maneira de confirmar que ja vem sem esse tal defeito???

BlackPuma
Membro Senior

Mensagem por BlackPuma »

Pelo número do motor, na BMW devem saber dizer-te se é um 177cv N47 ou um 177cv N47TU (nos novos série 1 continuam a anunciar 177cv, mas é o mesmo motor 20d de 184cv, quanto muito poderá ter algum "downgrade" na programação para manter a "distância" em relação ao 123d, ou então é puro marketing, até porque em banco já foram medidos dois 320d - 177cv e 184cv - um a seguir ao outro, e o primeiro mediu 182cv e o segundo 188cv, ou seja, a diferença é marginal, pois até em motores iguais pode acontecer esta diferença só pelo simples facto de cada carro ter tido uma rodagem e utilização diferentes).

No entanto, e no teu caso, acredito mais que te montem um N47, porque para montarem um N47TU teriam de te montar também uma cabeça de motor nova (os dois motores têm distâncias entre pistões diferentes, logo se o novo motor é mais comprido a cabeça não pode ser a mesma), assim como colectores de escape (que obriga também a turbo novo porque o N47TU usa um turbo mais pequeno, logo diferente), e ainda muitos mais componentes (injecção incluída, pois o N47TU já não usa injectores piezzo). Ou seja, uma coisa é substituírem apenas o bloco armado com os "internals", outra coisa é substituírem o motor completo e componentes externos, ou seja, era quase a mesma coisa que tirarem de lá o teu motor original e montar por exemplo o motor de um 330d... No entanto, acredito que o novo bloco já venha com os veios de equilíbrio actuais... e quando digo actuais, devem ter ainda mais alguma correcção do que aqueles que montaram no meu carro no início deste ano, pois o part-number já voltou a mudar, e se mudou isso significa que mais alguma correcção eles sofreram.
Imagem
ImagemImagem

Aguero
Membro Junior

Mensagem por Aguero »

Sim, no meu caso vem mesmo transplante de "coraçao" completamente novo, e pela resposta da BMW o motor so esta pronto dia 22, e sera enviado entao pelo dia 23/24 para Portugal...

BlackPuma
Membro Senior

Mensagem por BlackPuma »

Bloco novo, não é o motor completamente novo... e mais, nunca são novos, são "recondicionados" como eles próprios gostam de referir. Pelas razões que te indiquei acima, o motor que te vão montar é de certeza o N47... Isto que te estou a dizer é garantido, e se te disseram que é "novo", é apenas porque a 99% dos clientes não caí bem ouvir a palavra "recondicionado". Mas não stresses com isto, porque os recondicionados normalmente dão menos barraca que os novos mesmo novos.
Imagem
ImagemImagem

Aguero
Membro Junior

Mensagem por Aguero »

Sim, mas no meu nao vao aproveitar nada do antigo. Isto nao é pela garantia da BMW, porque ja tem 3 anos. É motor completo mesmo... Se é recondicionado é que ja nao sei...lol

BlackPuma
Membro Senior

Mensagem por BlackPuma »

Então se não vão mesmo aproveitar nada do antigo, tás cheio de sorte em ficar com tudo novinho e a estrear (seja recondicionado ou não), mas mesmo assim, conta com o N47 e não com o N47TU.
Imagem
ImagemImagem

marafona1986
Membro Gold
Registado: 21 jun 2010, 21:06
O meu Carro:: BMW 120D M e81 (177cv)

Mensagem por marafona1986 »

BlackPuma Escreveu:O meu também tinha esse barulho tipo rolamento ou tensor de alguma correia. O problema foi resolvido aos 22000 kms, e a solução foi simples: motor novo (bloco armado com pistões, cambota, veios de equilíbrio e carter) !

Se pesquisares pelo forum, vais encontrar diversos relatos meus acerca deste problema (desculpa não repetir aqui tudo novamente, e não guardei os links dos tópicos em questão...), mas assim de forma muito resumida, é um defeito de origem que afecta todos os 18d, 20d e 23d de 2007, 2008, 2009 e parte de 2010 (até finais de Março). O defeito está nos veios de equilíbrio que agem em conjunto com a cambota para eliminar as típicas vibrações dos motores diesel de 4 ou menos cilindros, principalmente nestes que têm o volante do motor e distribuição no mesmo topo do motor. O que se passa é que o motor está mal desenhado e dimensionado (por este motivo apareceu o novo 20d de 184cv que serve também de base às actuais versões 16d, 18d e 23d, cujo bloco já nada tem a ver com o bloco do original 20d de 177cv). O meu desde os zero kms fazia o tal barulho, aos 22000 kms levou o bloco novo, e aos 32000 kms (sensivelmente) o novo motor foi aberto para mudar também os veios, pois os ditos veios foram redesenhados por forma a minimizar ainda mais as vibrações, principalmente por causa do também por demais conhecido problema do tremer nos pontos de embraiagem. Nos casos em que para além do tremer de embraiagem se sente também o tal barulho, isso significa que já existe danos de desgaste acelerado no bloco. Devido a este problema, conheço pelo menos 2 casos em que as consequências foram graves: um 120d com 7x000 kms e um 123d com quase 250000 kms que acabaram por partir a distribuição, e obviamente ficarem com os motores totalmente "arrasados" e sem qualquer hipótese de reparação.

Enquanto o único problema que se manifesta for o tremer de embraiagem, menos mal... incomoda algumas pessoas, mas outras nem ligam a isso, e uns tremem mais que outros, e umas vezes tremem, outras não, mas quando o tal barulho já se manifesta, então é sinal que já afecta o bloco nos pontos de apoio dos veios e cambota, e nesses casos, pode até durar uma vida inteira sem problema, ou pode simplesmente "desmontar-se" em andamento, por isso cabe a cada um apertar ou não os calos à BMW para que resolva o problema ao abrigo da garantia, ou até mesmo fora dela visto que é um problema mais que conhecido, ou então (se estiverem dispostos a tal), andar até partir e assumir o custo no final, e neste caso e só para vos dar uma pequena ideia, a reparação do meu carro que apenas envolveu substituição do bloco armado, aproveitando cabeça, colectores, etc, etc, do motor original, e a preço de custo para a própria BMW (não foi preço pvp para cliente), ficou só em 11620€... Por isso, apertem com eles, ou dêem uso a um site muito conhecido que dá pelo nome de "StandVirtual"... 8)

Por ex. o meu faz esse barulho grilo as vezes, mas dizem k é normal, e estou a ver agora o problema de vibrar a frio o carro, ver dneste topico viewtopic.php?f=39&t=47443
Imagem ///M

paul01
Membro Juvenil
Registado: 09 fev 2010, 22:46
O meu Carro:: BMW 118d E82 2010

Mensagem por paul01 »

Pessoal, deixem me só fazer uma pergunta a propósito de "barulhos", para não ter de criar novo tópico...

Hoje voltei a analisar melhor algo que não sei se será normal ou não... quando tenho o carro parado no meio do trânsito, semáforos, etc, e se tiver com o pé no travão, começa a fazer uns ligeiros ruídos tipo de vez em quando, e que só são audíveis quando se está parado e com o pé no travão. Pelo menos foi onde reparei até agora. Desliguei até o rádio e o AC para ouvir melhor, e realmente há ali um barulhinho qualquer, que certamente terá a ver com o sistema de travagem... Ou é normal? :think

Cumps

Responder

Voltar para “Série 1”