Luz acessa da FAP
Moderador: Staff
-
- Membro Juvenil
- Registado: 19 ago 2009, 00:05
- O meu Carro:: BMW E87 2007/05
Luz acessa da FAP
Boa noite pessoal, não tem 2 semanas que meti uma FAP nova no meu E87 (comprada na bmw, mas os sensores e a sonda da lâmpada são as mesmas) e ontem começou a acendar a luz de avaria da FAP.... passado uns tempos, após estar a andar com o carro em andamento ela acende (parece que so faz quando ele está quente), azar do caraças, o mais curioso é que andei mais de um ano com a FAP estraga (ceramica partida) por isso fumava bastante, mas de resto nada a apontar....agora como em cima referi ao acender a luz o carro perde rendimento...já levei a BMW e marcaram um diagnostico para 3º feira, antes não era possovél devido a agenda cheia....agora fico na duvida de que será a origem do problema....será da sonda da lâmpada, sensor de pressão de exaustão, Sensor de temperatura de escape.....penso que so pode ser uma destas coisas...é verdade quando acende a luz na parte do escape sai um vapor quente que ninguém consegue ficar com a mão lá muito tempo.... e por vezes o carro nas baixas com pouco acelerador faz tipo uma grelhada....mas basta dar mais acelerador e não faz mais...é uma coisas que nem sempre faz por isso pode ter a ver talvez com algum sensor da parte do escape.....agradecia pela ajuda do pessoal aqui do forum.
Miguel Freitas
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Re: Luz acessa da FAP
M1K3 Escreveu:Boa noite pessoal, não tem 2 semanas que meti uma FAP nova no meu E87 (comprada na bmw, mas os sensores e a sonda da lâmpada são as mesmas) e ontem começou a acendar a luz de avaria da FAP.... passado uns tempos, após estar a andar com o carro em andamento ela acende (parece que so faz quando ele está quente), azar do caraças, o mais curioso é que andei mais de um ano com a FAP estraga (ceramica partida) por isso fumava bastante, mas de resto nada a apontar....agora como em cima referi ao acender a luz o carro perde rendimento...já levei a BMW e marcaram um diagnostico para 3º feira, antes não era possovél devido a agenda cheia....agora fico na duvida de que será a origem do problema....será da sonda da lâmpada, sensor de pressão de exaustão, Sensor de temperatura de escape.....penso que so pode ser uma destas coisas...é verdade quando acende a luz na parte do escape sai um vapor quente que ninguém consegue ficar com a mão lá muito tempo.... e por vezes o carro nas baixas com pouco acelerador faz tipo uma grelhada....mas basta dar mais acelerador e não faz mais...é uma coisas que nem sempre faz por isso pode ter a ver talvez com algum sensor da parte do escape.....agradecia pela ajuda do pessoal aqui do forum.
Parece que está a regenerar quando faz sai esse vapor quente, não será ?
Se calhar algum sensor não está bom...
De qq modo se o serviço foi feito na marca têm obrigação de resolver.
Dizem que tinhas a ceramica partida e o carro fumava... que aconteceu para partir ? sabes ?
É que o meu começou a fumar e não era suposto, será que tem a ceramica estragada ?
como soubeste que estava partida ? Depois de tirar ?
abraço
jmcdpereira
-
- Membro Juvenil
Boa noite, é assim soube que tinha a cerâmica partida ao substituir o flexível numa casa de escapes...olhando para dentro dava para ver......agora em questão a minha FAP levou nova....mas a sonda da lâmpada, sensor de pressão de exaustão, sensor de temperatura de escape são os da antiga FAP, isso como suposta,mente estava bom, não havia necessidade de mudar....agora é aguardar para ver o que será.....alguém no fórum já aconteceu algo parecido, agradecia uma ajudinha.
Miguel Freitas
- jmcdpereira
- Membro Gold
M1K3 Escreveu:Boa noite, é assim soube que tinha a cerâmica partida ao substituir o flexível numa casa de escapes...olhando para dentro dava para ver......agora em questão a minha FAP levou nova....mas a sonda da lâmpada, sensor de pressão de exaustão, sensor de temperatura de escape são os da antiga FAP, isso como suposta,mente estava bom, não havia necessidade de mudar....agora é aguardar para ver o que será.....alguém no fórum já aconteceu algo parecido, agradecia uma ajudinha.
Realmente não tem lógica acender.
As sondas/sensores não é suposto substituir, penso eu de que...
Nada como esperar para saber o veredicto da BMW, depois conta ao pessoal ok ?
boa sorte
jmcdpereira
-
- Membro Juvenil
Tipo acho que só devemos substituir quando estão avariados, como nunca deu erro não mudei, talvez devia ter mudado também os sensores, agora é aguardar pelo resultado,ao ligar a máquina da BMW vão dizer a doença .....espero que não seja nada de grave...depois poste aqui no fórum.
Miguel Freitas
- TelmoFT
- Membro Senior
- Registado: 25 ago 2008, 10:24
- O meu Carro:: BMW 120d E82 - 2008/05
As melhoras amigo na tua viatura
Já agora podes me dizer nem que seja por pm quanto deste pela fap?
Cumpts
Já agora podes me dizer nem que seja por pm quanto deste pela fap?
Cumpts
Nunca andes mais depressa que o teu Anjo da Guarda

-
- Membro Juvenil
Após levar uns sensores na FAP ficou porreiro durante uma semana, hoje a luz voltou acender agora o que poderá ser? Será a FAP que veio com defeito? Ou será outra coisa....tipo sonda da lâmpada....pior é k faz uns ruídos metálicos com pouco acelerador até parece que quer regenerar....mas ao dar mais acelerador deixa de fazer....gostava de saber a vossa opinião.
Miguel Freitas
- jmcdpereira
- Membro Gold
M1K3 Escreveu:Após levar uns sensores na FAP ficou porreiro durante uma semana, hoje a luz voltou acender agora o que poderá ser? Será a FAP que veio com defeito? Ou será outra coisa....tipo sonda da lâmpada....pior é k faz uns ruídos metálicos com pouco acelerador até parece que quer regenerar....mas ao dar mais acelerador deixa de fazer....gostava de saber a vossa opinião.
Bem, se o serviço foi feito na BMW...tens de lá ir pedir contas...
Pelos valores que isso deve ter custado... tem mesmo de ficar bom...
Assim de repente não faço ideia do que se possa estar a passar, se a luz acende é pk está a precisar de regenerar... está entupido. Mas ao fim de uma semana ? Acho mt estranho...
Experimenta ir à auto-estrada fazer uns km´s a ver se regenera e apaga a luz...
jmcdpereira
-
- Membro Gold
- Registado: 01 jul 2008, 14:22
- O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Boas
O meu carro fazia muito isso, aqui na Madeira, quando o comprei. De vez em quando, quando esticava o pé o gajo engasgava-se.
Fartei-me de dizer isso na BMW e pouco conseguiam fazer.
Quando o levei ao continente, andou muito em auto-estrada a velocidades proibidas, e até hoje. Nunca mais ligou.
Fiz Caldas da Rainha Aveiro (perto de 200km) e nunca desci dos 200). Remédio santo... :lol1
Abraço
MarcoG
O meu carro fazia muito isso, aqui na Madeira, quando o comprei. De vez em quando, quando esticava o pé o gajo engasgava-se.
Fartei-me de dizer isso na BMW e pouco conseguiam fazer.
Quando o levei ao continente, andou muito em auto-estrada a velocidades proibidas, e até hoje. Nunca mais ligou.
Fiz Caldas da Rainha Aveiro (perto de 200km) e nunca desci dos 200). Remédio santo... :lol1
Abraço
MarcoG
-
- Membro Juvenil
Boa note Marco, hoje após a luz acender fiz 30m de via rápida Funchal/r.brava/canico de baixo/santo antonio sempre para cima dos 130km....parece que já esta melhor....vou ver o comportamento amanha, se não estiver melhor vai outra vez a BMW, porque também pode ser defeito do Fap....e como tem apenas um mês 

Miguel Freitas
- jmcdpereira
- Membro Gold
Só para dar mais uma achega:M1K3 Escreveu:Boa note Marco, hoje após a luz acender fiz 30m de via rápida Funchal/r.brava/canico de baixo/santo antonio sempre para cima dos 130km....parece que já esta melhor....vou ver o comportamento amanha, se não estiver melhor vai outra vez a BMW, porque também pode ser defeito do Fap....e como tem apenas um mês
Para fazer a regeneração têm de estar reunidas algumas condições:
O liquido de refrigeração tem de estar a uma temperatura de pelo menos 75º
Os gases de escape antes do catalisador têm de estar a 240º
E tens de ter pelo menos 10 litros de combustível.
O melhor efeito de regeneração consegue-se após o veiculo circular durante cerca de 20 minutos a, pelo menos 60 km/h, o mais constante possível desde o inicio de regeneração.
Ou seja, não é necessário andar a 130 km/h ou 150 km/h, basta manter uma velocidade constante acima dos 60 km/h e constante.
em vez de fazeres 30 min a 130... faz 60 min a 65 km/h... a ver se regenera e limpa isso como deve ser...
Abraço
jmcdpereira
-
- Membro Juvenil
Após andar os 20m a luz não apagou, o mais estranho é que ele continua com bom andamento (está a consumir mais combustível) e sente um um calor a sair do escape....a luz por vezes acende e desligando o carro e voltar andar com ele só passado uns 15km +/- volta acender...tive num amigo meu electricista e ele ligou a máquina e não marcava nenhuma avaria...passado um tempo ela lá acendeu e dizia 3 avarias ......1º sistema o filtro de partículas, 2º filtro de partículas, 3º sensor de pressão de gases de escape (mudado a uma semana na BMW) depois ele apagou as avarias da memoria da centralina....agora com estes código ele vai pesquisar a ver o que possa estar relacionado....porque deve ser alguma coisa que está originar estas avaria. Depois de sair do electricista e ter apagado as avarias na memoria já fiz cerca de 35km até casa e não acendeu nenhuma vez....ele colocou um aparelho na ficha no carro que grava tudo a ver se ele descobre alguma coisa....por as vezes são avarias fantasmas....ao chegar ao mecânico elas não dão.
Miguel Freitas
- jmcdpereira
- Membro Gold
M1K3 Escreveu:Após andar os 20m a luz não apagou, o mais estranho é que ele continua com bom andamento (está a consumir mais combustível) e sente um um calor a sair do escape....a luz por vezes acende e desligando o carro e voltar andar com ele só passado uns 15km +/- volta acender...tive num amigo meu electricista e ele ligou a máquina e não marcava nenhuma avaria...passado um tempo ela lá acendeu e dizia 3 avarias ......1º sistema o filtro de partículas, 2º filtro de partículas, 3º sensor de pressão de gases de escape (mudado a uma semana na BMW) depois ele apagou as avarias da memoria da centralina....agora com estes código ele vai pesquisar a ver o que possa estar relacionado....porque deve ser alguma coisa que está originar estas avaria. Depois de sair do electricista e ter apagado as avarias na memoria já fiz cerca de 35km até casa e não acendeu nenhuma vez....ele colocou um aparelho na ficha no carro que grava tudo a ver se ele descobre alguma coisa....por as vezes são avarias fantasmas....ao chegar ao mecânico elas não dão.
Isso são sintomas do carro precisar de regenerar.
consumir mais, calor a sair do escape (com um cheiro intenso ?), desligando a ligando só dá sinal uns km´s depois que é qd estão reunidas as condições para a regeneração... Acho que devias andar mais tempo do que os 20 min... isso foi para o aquecimento do sistema... digo eu claro...
Ou então algo não ficou bom na montagem, pois penso que não deveria haver erros...
Ahh mas calor a sair pelo escape é normal... lol
jmcdpereira
-
- Membro Juvenil
Boa noite, hoje andei o dia todo com o carro e a luz não acendeu por nenhuma vez, ontem esqueci de referir que antes de limpar as avarias da memória da centralina, tirei e limpei o MAF...agora vou andar com o carro a ver se ele continua a funcionar tudo normalmente.....apesar de vês em quando fazer o tal ruído metálico nas baixas (toque suave no acelerador), ao dar mais deixa de fazer, isso agora vou tentar descobrir e esperar que o 1 problema não volte acontecer.
Miguel Freitas