Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Secção para modelos Série 1

Moderador: Staff

Rui Barata
Membro Juvenil
Mensagens: 83
Registado: 20 mar 2009, 14:38
O meu Carro:: BMW 320d E91
Localização: Lisboa

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por Rui Barata »

Como já referi anteriormente neste tópico, os filtros dão para lavar se não estiverem com problemas de outra ordem. A empresa que referi que faz essas limpezas, recebe vários FAP vindos de oficinas BMW em Lisboa. De onde é que vocês acham que saem os "FAP recondicionados" por 50% do preço do novo??
São os que foram trocados por novos nas oficinas e depois levam uma limpeza e dão para mais uns valentes milhares de km's.

Cpts.

Vieira_mar
Membro Gold
Mensagens: 1027
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Localização: Funchal

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por Vieira_mar »

Boas
Era interessante ter por aqui alguma informação relacionada com essas empresas. No futuro poderá dar alguma ajuda a quem necessitar.
Quem tem a informação, se possível, poste, para a tomar conhecimento.
Abraço
MarcoG

p.s. Penso que a Administração não se importará que a malta partilhe esta informação.

Avatar do Utilizador
TelmoFT
Membro Senior
Mensagens: 834
Registado: 25 ago 2008, 10:24
O meu Carro:: BMW 120d E82 - 2008/05
Localização: .:: Em minha casa (norte) ::.

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por TelmoFT »

Aqui na minha zona quase qualquer casa de escapes faz essa limpeza ao fap

Abre, limpa bem limpo e volta a fechar, preço acho que fica em 150€

Cumpts
Nunca andes mais depressa que o teu Anjo da Guarda
Imagem

Lisboacity
Membro Juvenil
Mensagens: 106
Registado: 01 abr 2009, 02:08
O meu Carro:: BMW 225D F22
Localização: Fafe(Braga)

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por Lisboacity »

Pois onde trabalho também faz a limpeza por por 150, mas não abre a fap, vai ao ultrasons somente.

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por jmcdpereira »

http://www.escapeforte.com/
Aqui tb fazem limpeza de FAPs e vende por metade do preço, pelo menos no caso do E61 ficou em metade, neste caso custa 2000 euros na origem.
O meu teve de levar novo pois falta-lhe um bocado da malha, mas fiquei com ele, para... mais tarde recordar...
Mas... deixa passar um pouco de fumo :(
Tenho a ponteira de escape um pouco sujo...
tenho cá a impressão que não fiz bom negócio :(

abraço

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Vieira_mar
Membro Gold
Mensagens: 1027
Registado: 01 jul 2008, 14:22
O meu Carro:: F21 120d 12/2015
Localização: Funchal

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por Vieira_mar »

Boas

Deixar passar algum fumo também não é nada de especial. Desde que passe na IPO...
Esse facto só faz bem ao teu carro. O motor anda mais fresco porque fica com menor obstrução do FAP.
No entanto, vai dando algum feedback, a fim de termos conhecimento da tua experiência com esse FAP.

Abraço
MarcoG

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por jmcdpereira »

Vieira_mar Escreveu:Boas

Deixar passar algum fumo também não é nada de especial. Desde que passe na IPO...
Esse facto só faz bem ao teu carro. O motor anda mais fresco porque fica com menor obstrução do FAP.
No entanto, vai dando algum feedback, a fim de termos conhecimento da tua experiência com esse FAP.

Abraço
MarcoG
No IPO passa sempre, eles não medem os níveis de partículas, mas sim o CO2, e o responsável por isso é o catalisador que no meu caso é separado do FAP, nos S1 parece que é junto.
Já fiz cerca de 2000 km´s com este FAP, e a diferença é da noite para o dia, o carro estava mesmo preso devido ao estado do FAP, mas para isso eu tinha metido um tubo directo, e eu paguei para te rum FAP em condições como um original, e parece-me que não é o caso. Vou tratar do assunto com quem de direito e dou noticias claro ;)

abraço

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
Chelsea
Membro Senior
Mensagens: 677
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82
Localização: Lisboa

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por Chelsea »

No IPO não medem partículas? :think

Que eu saiba (mas posso estar enganado), eles fazem um exame de opacidade, que mede a percentagem de luz que atravessa os gases emitidos pelo escape. Ora, como é natural, quantas mais partículas de carvão e afins os gases tiverem, menor vai ser a luz que passa pelos gases, ficando mais "opacos".

Portanto, eu não tinha assim tanta certeza disso que disseste, mas se alguém tiver uma opinião diferente, partilhe-a por favor, porque gosto sempre de aprender coisas novas. :fixe
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por jmcdpereira »

Chelsea Escreveu:No IPO não medem partículas? :think

Que eu saiba (mas posso estar enganado), eles fazem um exame de opacidade, que mede a percentagem de luz que atravessa os gases emitidos pelo escape. Ora, como é natural, quantas mais partículas de carvão e afins os gases tiverem, menor vai ser a luz que passa pelos gases, ficando mais "opacos".

Portanto, eu não tinha assim tanta certeza disso que disseste, mas se alguém tiver uma opinião diferente, partilhe-a por favor, porque gosto sempre de aprender coisas novas. :fixe
Segundo sei, é mais fácil o carro chumbar porque se vê que houve alteração (foi retirado) do que pelos valores.
O sensor que usam (do que vi) é apenas para medir o CO2.
Mas também gostava de ler opiniões de alguém mais informado.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

M1K3
Membro Juvenil
Mensagens: 211
Registado: 19 ago 2009, 00:05
O meu Carro:: BMW E87 2007/05
Localização: Madeira

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por M1K3 »

Boas na IPO eles so medem os gases, não conseguem medir o CO2....levei o meu carro a semana passada a IPO pela 1º vez e neste momento sai algum fumo e passou sem qualquer problema :)
Última edição por M1K3 em 22 mar 2011, 00:56, editado 1 vez no total.
Miguel Freitas

M1K3
Membro Juvenil
Mensagens: 211
Registado: 19 ago 2009, 00:05
O meu Carro:: BMW E87 2007/05
Localização: Madeira

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por M1K3 »

Boa noite jmcdpereira, eu por acaso coloquei uma FAP nova em Novembro passado, e um dia destes o carro começou a perder força e a fazer uma fumareira do caraças até ao ponto de começar a sair labaretas de lume e pedaços da pedra ou ceramica que leva dentro do FAP, tive que desligar, porque nem em 1º ele andava....passado uns minutos voltei a ligar o carro e dar uma volta e parecia outro, até parece que andava mais do que quando coloquei a peça nova....lol....foi a BMW falar do sucedido e lá me colocaram-me a hipótese de ser o resto do anterior FAP (porque falatava um pedaço de pedra ou ceramica) que podia estar algures na panela do meio ou central....até ai tudo bem....so que deita um ligeiro fumo (mal se nota....mas a ponteira fica um pouco suja) o que me foi dito é para andar uns dias e ver se faz alguma anomalia e a questão da sujidade, resto de gases e derivados, porque até referi na BMW se fosse para ficar assim tinha deixado como estava (fazia algum fumo e poupava 600€) e ainda tive que deixar a FAP antiga, de qualquer maneira ficou combinado que era desmontado o FAP e se fosse partido ou danificado (falta de pedra) a peça iria ser substituia, porque esta na garantia (2 anos) e só a tenho desde Novembro...praticamente 5 meses...a unica coisa que posso me queixar do meu sapinho é a porcaria do FAP.....coisa mais problemática que foram inventar (menos CO2 e mais problemas aos clientes)....diversas marcas....não pensem que é so nos nossos carros....vou andar mais uns dias a ver o resultado
Miguel Freitas

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por jmcdpereira »

M1K3 Escreveu:Boas na IPO eles so medem os gases, não conseguem medir o CO2....levei o meu carro a semana passada a IPO pela 1º vez e neste momento sai algum fumo e passou sem qualquer problema :)

Medem gases e não medem CO2 ?
Os gases que eles medem não é o CO2 ?

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
jmcdpereira
Membro Gold
Mensagens: 1883
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Localização: Alentejo

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por jmcdpereira »

M1K3 Escreveu:Boa noite jmcdpereira, eu por acaso coloquei uma FAP nova em Novembro passado, e um dia destes o carro começou a perder força e a fazer uma fumareira do caraças até ao ponto de começar a sair labaretas de lume e pedaços da pedra ou ceramica que leva dentro do FAP, tive que desligar, porque nem em 1º ele andava....passado uns minutos voltei a ligar o carro e dar uma volta e parecia outro, até parece que andava mais do que quando coloquei a peça nova....lol....foi a BMW falar do sucedido e lá me colocaram-me a hipótese de ser o resto do anterior FAP (porque falatava um pedaço de pedra ou ceramica) que podia estar algures na panela do meio ou central....até ai tudo bem....so que deita um ligeiro fumo (mal se nota....mas a ponteira fica um pouco suja) o que me foi dito é para andar uns dias e ver se faz alguma anomalia e a questão da sujidade, resto de gases e derivados, porque até referi na BMW se fosse para ficar assim tinha deixado como estava (fazia algum fumo e poupava 600€) e ainda tive que deixar a FAP antiga, de qualquer maneira ficou combinado que era desmontado o FAP e se fosse partido ou danificado (falta de pedra) a peça iria ser substituia, porque esta na garantia (2 anos) e só a tenho desde Novembro...praticamente 5 meses...a unica coisa que posso me queixar do meu sapinho é a porcaria do FAP.....coisa mais problemática que foram inventar (menos CO2 e mais problemas aos clientes)....diversas marcas....não pensem que é so nos nossos carros....vou andar mais uns dias a ver o resultado

Foi exactamente isso que me aconteceu à FAP velha, saiu um pedaço a arder pelo escape e a partir daí começou a fumar...
Com este FAP novo nunca aconteceu isso, mas sempre fez fumo, foi-me aconselhado a fazer uma regeneração forçada, para ter a certeza que é feita uma limpeza na panela devido às altas temperaturas que se geram.
Assim que puder farei isso e depois se vê.

A tua FAP é de origem ? Cá por mim perdeste um bocado da cerâmica da nova. Se fosse restos da velha acho não estaria em brasa... acho eu...

Abraço

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

Avatar do Utilizador
Chelsea
Membro Senior
Mensagens: 677
Registado: 23 mar 2009, 11:12
O meu Carro:: BMW 120d E82
Localização: Lisboa

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por Chelsea »

Após alguma pesquisa, deixo aqui o contexto do que é realizado numa IPO, salientando já em primeiro lugar, aquilo que estava directamente relacionado com o tema abordado:
* Procedimentos a que o veículo é sujeito:
...
o - O controlo da emissão de poluentes é feito através de dois aparelhos: o analisador de gases de escape para os veículos a gasolina, ou o opacímetro para os veículos com motor a diesel; Quadro e Cabine...
E aqui, o texto geral:
Inspecções Periódicas a Veículos

Descrição:

As Inspecções Periódicas Obrigatórias foram criadas com o objectivo de intervir sobre o estado das viaturas, de acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 550/99, de 15 de Dezembro.
Consistem numa inspecção aos sistemas de segurança do veículo, através de testes com equipamentos próprios, efectuados por técnicos habilitados.
A correcção das deficiências encontradas permite evitar avarias mais graves e reduzir as probabilidades de falhas mecânicas eventualmente causadoras de acidentes.
A manutenção e conservação do veículo só tem a ganhar com a Inspecção Periódica Obrigatória. O principal interessado é, sem dúvida, o condutor.
Ao levar o veículo à inspecção, o condutor está a contribuir para a segurança de todos aqueles que consigo viajam.
Antes da Inspecção:
Há um conjunto de verificações simples que podem ser efectuadas regularmente pela pessoa que conduz o veículo, antes de o levar a um centro de inspecção, nomeadamente:

*
* Eficiência dos limpa pára-brisas;
* Sinalização luminosa: mudança de direcção, perigo, travagem, marcha atrás, chapa de matrícula, nevoeiro;
* Luzes de presença, médios e máximos;
* Pneus: relevo do piso com pelo menos 1,6 mm;
* Espelhos retrovisores: superfície reflectora, fixação e regulação; Funcionamento correcto dos cintos de segurança.


Como se procede a uma Inspecção:
Durante a inspecção o veículo é sujeito a um conjunto de testes com vista a uma avaliação dos sistemas de segurança activa e passiva, de forma a assegurar que este se encontra em boas condições para circular.

* Procedimentos a que o veículo é sujeito:
o - Identificação do Veículo
o - Consiste em comprovar se a marca, o modelo, a matrícula, o número do quadro e as medidas dos pneumáticos coincidem com os dados do livrete; Emissão de Poluentes
o - O controlo da emissão de poluentes é feito através de dois aparelhos: o analisador de gases de escape para os veículos a gasolina, ou o opacímetro para os veículos com motor a diesel; Quadro e Cabine
o - Realiza-se um exame ao exterior e ao interior do veículo com vista à detecção de pontos de corrosão, deformações, anomalias dos bancos e outros defeitos que comprometem a segurança do veículo e dos seus ocupantes; Luzes
o - Verifica-se a orientação das luzes dos médios, máximos e de nevoeiro bem como a sua intensidade, através do regloscópio. Confere-se, ainda, o estado e funcionamento de todas as luzes e as ligações para reboques quando existentes; Visibilidade
o - Verifica-se o estado dos espelhos retrovisores, sistema de limpeza do pára-brisas e eventuais reduções do campo visual do condutor; Equipamentos Diversos
o - Verifica-se a existência e funcionamento dos: cintos de segurança, triângulo de pré-sinalização, avisador sonoro, velocímetro e de outros equipamentos obrigatórios só em alguns veículos - tacógrafo, extintor, cortinas, calços de rodas e outros; Travões
o - Para testar os travões é utilizado o frenómetro. Este mede a força e o equilíbrio da travagem do travão de estacionamento e do travão de emergência; Direcção
o - Afere-se o alinhamento da direcção através do ripómetro, destinado a verificar o paralelismo das rodas; Detecção de Folgas
o - O detector de folgas permite verificar a existência de folgas excessivas e de outras anomalias na suspensão, direcção, eixos e suas ligações ao quadro do veículo. É igualmente averiguado o estado das jantes e dos pneus; Outras Verificações - Os veículos de serviço público estão sujeitos, também, a outras verificações, por forma a assegurar que cumprem as medidas de segurança específicas existentes.


Comprovação:
A ficha de inspecção deve acompanhar sempre o veículo e inclui uma vinheta que deve ser destacada e aposta, de forma visível do exterior, no canto inferior direito do pára-brisas.
Na vinheta encontra-se a data limite para a próxima inspecção ou para a reinspecção, no caso de o veículo ter reprovado.
Reclamações:
As reclamações referentes ao serviço prestado podem ser feitas no próprio centro, no respectivo livro, ou dirigidas aos Directores Regionais de Mobilidade e Transportes do IMTT.

Quem pode requerer?
Qualquer interessado.

Onde posso requerer?
Nos Centros de Inspecção Técnica de Veículos.

Quando posso requerer?
Nas datas previstas no Calendário das Inspecções Técnicas de Veículos.

O que preciso para requerer?
Numa Inspecção Periódica Obrigatória são necessários os seguintes documentos:

*
* Livrete e Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula; Número de Contribuinte.

Qual o custo?
As tarifas das Inspecções e Reinspecções Periódicas foram definidas pela Portaria n.º 1036/2009, de 11 de Setembro.

Outras informações
Nota: O incumprimento da lei pode levar à aplicação de coima com um valor entre € 250 e € 1.250 (art. 116.º do Código da Estrada).

Alterações - Decisão (A = aprovado / R = reprovado) - Justificação

Grupo 1 – pneus/jantes/volante

Pneus de diâmetro superior a 5% ao indicado no livrete - R
Jante diferentes das originais mas pneu conforme – A - Referência é o pneu, nos órgãos mecânicos que não exceda os limites da carroçaria
Jante diferentes das originais mas pneu não conforme - R
Volante c/ dimensões e características diferentes do original - R
Volante c/ supressão de air-bag - R
Punho da alavanca de velocidades diferentes do original - A - Desde que bem fixo
Alavanca de velocidades c/ alteração dimensional da alavanca ou punho mal fixo – R - Aplicável quando a alavanca tem dimensões inferiores à de origem ou punho solto

Grupo 2 – interiores

Bancos diferentes dos originais – R - Exceptuando-se os casos que os bancos p/ alem de serem homologados são apropriados ao modelo em questão
Cintos de segurança diferentes do original c/ homologação europeia e sistema de fixação de acordo c/ o original (montagem de pré-tensores) - A
Cinto de segurança não homologado, ou c/ fixação incorrecta - R
Luzes suplementares no tablier - R
Capas em bancos c/ air-bag desde que não adaptadas - R
Colocação de barras interiores p/ reforço e protecção em caso de capotamento - A
Colocação de barras interiores p/ reforço e protecção em caso de capotamento que interfiram c/ a visibilidade, c/ a posição de condução ou detenham arestas vivas – R

Grupo 3 – admissão / escape

Colector ou tubagens diferentes do original - R - Desde que interfira com os componentes ou provoque ruído acima dos limites admissíveis
Colector ou tubagens diferentes do original sem problemas de interferências ou ruído - A
Ponteira de escape diferentes da original – A - Desde que não saia dos limites da carroçaria
Silencioso homologado diferente do original - A
Silencioso não homologado - R
Alteração do filtro de ar – A - Desde que não altere as emissões gasosas ou ruído anormal

Grupo 4 – suspensões

Alteração das molas c/ rebaixamento do veículo - R
Alteração da altura ao solo. Mola ou espaçadores - R
Alteração da distancia entre vias - R
Montagem de barra de fixação de amortecedores - A

Grupo 5 – travões

Pedais alterados - R
Discos de travão alterados c/ diâmetro diferente do original - R
Discos de travão alterados c/ diâmetro igual ao original mas ventilados - A

Grupo 6 – iluminação

Cores de luzes não regulamentadas - R
Tipo não apropriado – R - Ex. lâmpadas de xénon que não previstas
Equipamento não homologado - R
Pintura dos faróis ou aplicação de elementos sobre a superfície dos mesmos - R
Aplicação da 3ª luz de STOP (S3) – A - Se montado segundo as normas
Instalação de faróis de nevoeiro à frente – A - Se montado segundo as normas
Nº de luzes de estrada instaladas superiores a 4 - R
Nº de luzes superior ao previsto (sinalização, mudança de direcção, etc.), excepto máximos, médios ou luzes de nevoeiro à frente – A - De origem ou outros desde que montados correctamente

Grupo 7 – vidros

Aplicação de pinturas ou películas - R
Autocolante na parte superior do pára-brisas – A - Desde que não entre na zona de varrimento das escovas
Vidros não homologados – R - Para veículos homologados a partir de 1/1/96 ou matriculados a partir de 1/1/98
Vidros coloridos homologados - A
Autocolante opaco nos vidros do compartimento de carga dos veículos ligeiros - A

Grupo 8 – carroçaria

Saias – A - Desde que não apresentem superfícies agressivas
Pára-choques não originais – A - Desde que não estejam mal adaptados, não tenham arestas e superfícies agressivas e não exceda os limites laterais da carroçaria
Ailerons não originais – A - Desde que não estejam mal adaptados, não interfiram c/ a visibilidade, estejam fixos e não excedam os limites laterais da carroçaria
Entrada de ar suplementar pela tampa do motor – A - Se não apresentar arestas agressivas e não esteja mal adaptada
Fecho suplementar da tampa do motor - A
Chuventos – A - Desde que não reduzam a visibilidade e estejam bem fixos
Palas anti projecção não especificadas - A
Tecto de abrir não indicado no livrete - A
Espelho retrovisor homologado diferente do original – A - Desde que garanta a boa visibilidade e esteja bem fixo
Montagem de grua fixa ou móvel sem averbamento - R
Grelha de protecção (mata vacas) – A - Desde que não tenha arestas agressivas e não exceda os limites laterais da carroçaria
Guinchos montados e não indicados no livrete – A - Desde que não excedam os limites laterais do veículo e não tenham arestas agressivas
Substituição do logótipo identificativo da marca por outro diferente (ex. símbolo Opel por BMW) - R
Um crítico, é alguém que conhece a estrada, mas que não sabe conduzir

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Filtro de particulas não é preciso mudar!!!!

Mensagem por germanii »

Chelsea ,com essa lista toda quanto tempo levam para fazer a Inspecçao ?devem levar um dia :lol:.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Responder

Voltar para “Série 1”