Página 1 de 3
Alterações de IC's
Enviado: 15 jun 2011, 16:11
por Metralha
Seguindo algumas discussões que foram levantadas no topico
viewtopic.php?f=39&t=51730&start=30
e de forma a não poluir esse topico em questão coloco aqui um novo topico onde podemos falar sobre mods de IC's
Achei interessante estas imagens de um user de outro forum que alterou o IC num E92 320d acompanhado de repro na Vilaouto.
Uma questão que gostava de ver esclarecida é a vantagem de um IC deste tipo em termos de eficiencia comparativamente aos IC's stock ou versos o IC da performance que podemos ver abaixo.
Se for a ver este IC novo colocado é bem maior em termos altura mas tem metade da espessura do IC antigo ou do da performance que faz parte do power kit e é plug & play
Não sei se no final este novo IC poderá ou não ser mais vantajoso que por exemplo o da performance. (que segundo dizem é igual ao do 130i)
alguem que seja mais especialista em IC que possa ajudar.
abraços.
Re: Alterações de IC's
Enviado: 15 jun 2011, 16:29
por cap
Eu tenho um igual a esse que foi montado no e92 (ou pelo menos muito parecido) e posso dizer que por exemplo puxando de 3ª em baixas, trocando às 4500rpm para 4ª, quando chego às 4250rpm de 4ª levo ~44º na admissão com ~27º na rua.
Isto num 20d 150cv a fazer mais ~300gr de boost em relação a original (na rotação referida).
Re: Alterações de IC's
Enviado: 15 jun 2011, 16:32
por ode_joy
... em termos de Volume, o novo IC (mais alto) creio ser bem maior que o IC normal, ainda que mais estreito.
(No caso dos E46, o IC de origem ou o chamado 'IC XL' têm a mesma espessura)
Quanto à eficiência nota-se que aproveita melhor a entrada do ar que o 320d com Kit M apresenta...
Depois à quem defenda que o IC devia ter a entrada & saída do ar do mesmo lado, outros que defendam que o IC devia estar com os bocais em cima, etc.
Eu creio que, no final, desde que faça a sua função principal (diminuir a temperatura de intake para o turbo) já é uma melhoria. Existe por aí um teste que mostra a temperatura de intake em BMW com IC stock & IC XL.
Re: Alterações de IC's
Enviado: 15 jun 2011, 16:45
por AderitoMachado
esse ic deu um belo trabalhinho LOLOL
bom basta pensar em alguns promenores, e falando numa linguagem mto mto simples:
qualquer ic stock(generalizando é evidente que ha excepções) tem bocas em plastico o plastico aquece imenso so por estar ao sol se o ar já entra quente o plastico não vai ter capacidade de o arrefecer, além do poder de arrefecimento do plastico ser quase nulo.
Falando em dimensões quanto maior o core mais vento lhe bate de frente mais facilmente arrefece logo menores intakes melhor fiabilidade
E depois um capitulo importantissimo as tubagens, as tubagens de origem são o tal plastico manhoso que aquece para caraças, e com reduções manhosas tudo muito feito pra ser facil de caber, face a um inox ou a um aluminio(sendo esta ultima opção a mais aconselhada para admissão apesar de custar o dobro), só o facto de alterar as tubagens para umas que tenham o mesmo diametro de uma ponta a outra ou reduções feitas todas direitinhas como podem calcular vai melhorar mto pois o ar flui mto melhor, e se se optar por um material que arrefeca melhor e aqueca menos os resultados serão melhores ainda.
Agr se entrarmos noutro campo se há soluções para tornar o do 135i mais eficaz há sim senhora bastava alterar as tubagens e trocar-lhe as bocas por umas de aluminio, agr o gasto que se vai ter nisso já dá pra pensar em voos mais altos
Re: Alterações de IC's
Enviado: 15 jun 2011, 16:52
por cap
ode_joy Escreveu:(No caso dos E46, o IC de origem ou o chamado 'IC XL' têm a mesma espessura)
Nos e46, o IC stock tem cerca de metade ou 2/3 da espessura de um XL/XXL. É mesmo muito fino.
Re: Alterações de IC's
Enviado: 15 jun 2011, 18:00
por Metralha
Conhecem estes IC's.....
http://www.forgemotorsport.co.uk/conten ... =FMINT320D
este é muito parecido com o performance mas com extremidades em INOX em lugar de plastico...
Re: Alterações de IC's
Enviado: 15 jun 2011, 18:39
por AderitoMachado
é pena é as dimensões reduzidas e o preço elevado, é uma boa solução plug and play, mas face a um maior já se sabe que ficam aquém e depois a tal história das tubagens deveria vir com um kit completo de tubagens novas para resultar melhor
Acho q se custa se menos dá metade do preço poderia ser uma grande compra face à facilidade de aplicação
Re: Alterações de IC's
Enviado: 15 jun 2011, 23:03
por bmw123
Ola pessoal. Desculpem a minha ignorancia mas o que e esta sena de IC e qual e a finalidade

Re: Alterações de IC's
Enviado: 15 jun 2011, 23:31
por fspinto
É o intercooler e serve para arrefecer o ar antes de este entrar para o motor. Como o ar arrefece, fica mais denso e entra maior quantidade , logo melhora a combustao e a potencia. Acho que é mais ou menos isto,mas corrijam-me se estiver errado.
Re: Alterações de IC's
Enviado: 16 jun 2011, 00:35
por cap
Sim, numa explicação rápida e simples, é isso tudo!

Re: Alterações de IC's
Enviado: 18 jun 2011, 16:09
por MaxMad
Boa tarde a todos,
Aqui quem ja alterou o IC no e90 320d?
Abraço
Re: Alterações de IC's
Enviado: 24 jun 2011, 03:42
por TorresVCP
MaxMad Escreveu:Boa tarde a todos,
Aqui quem ja alterou o IC no e90 320d?
Abraço
Same question!

Re: Alterações de IC's
Enviado: 24 jun 2011, 03:51
por sccurtido
o pessoal que meter o kit performance, podia era medir o intake com o IC de origem, e dps medir com o performance... na mesma temperatura exterior

outra questao... os motores 16d até ao 23d tem todos o mesmo IC?
ao estar a montar um IC demasiado grande, nao iremos criar muito turbo lag?
Re: Alterações de IC's
Enviado: 24 jun 2011, 08:15
por Vieira_mar
http://www.forgemotorsport.co.uk/conten ... =FMINT320D
Esse IC está muito caro.
O IC do kit performance custa na BMW Madeira qualquer coisa a rondar os 650€.
Re: Alterações de IC's
Enviado: 24 jun 2011, 16:08
por AderitoMachado
MaxMad Escreveu:Boa tarde a todos,
Aqui quem ja alterou o IC no e90 320d?
Abraço
fala com o user pmomarques foi ele que montou no carro dele :fixe
Vieira_mar é evidente que está caro alias um roubo porque consegues melhor mais barato mas...não queiras comparar esse ic todo em metal com o com bocado de plastico performance