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Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclarecimentos
Enviado: 14 jul 2011, 14:35
por SteVen7
Boas tardes,
Visto andar muita informação "perdida" através de offtopic's pelo fórum, decidi abrir este tópico para aqueles que têm 118d's/120d's/123d's reprogramados puderem transmitir algumas informações que poderão ser uteis para os que irão reprogramar, ou ainda estão na duvida se o façam ou não... Tenho conhecimento que andam aqui pelo forum poucos 118d's e alguns 120d's que ja foram reprogramados e é esses mesmo que eu gostaria que dessem adesão a este tópico dando um genero de "feedback" respondendo por exemplo a algumas perguntas...

Quem foi o chiptuner?

Qual o incremento de potência?

Com quantos km's o carro foi reprogramado?

Quantos km's tem o carro actualmente?

Que outras alterações foram feitas no motor para além da repro? (Ex. FAP off)

Houve algum problema até à data com o carro devido as alterações feitas?

Outras informações interessantes que queiras divulgar (Preço; banco ensaio Antes/depois; outros)
Gostaria que o pessoal aderisse a este tópico e que o fizessem de forma organizada e sem offtopic pelo meio... isto é, não virem para aqui dizer que as repro's estragam carros, ou que ouviram dizer que este chiptuner é melhor que aquele e isto e aquilo.
A finalidade deste tópico, é esclarecer aqueles que querem reprogramar o seu carro, mas que como eu, ainda estão com um pé atrás e é sempre bom ouvir alguma coisa de quem ja fez e sabe-se com o que se pode contar.
Re: Reprogramações em 118D/120D... Alguns esclarecimentos
Enviado: 14 jul 2011, 14:56
por theicon
boas , tenho um amigo com um 118d de 143cv que foi reprogramado.
O carro foi reprogramado na turbotec , com 3 mil quilometros :lol1 , neste momento tem 40 mil quilometros e ate a data 0 problemas . Os cavalos com que ficou foi 182cv
Re: Reprogramações em 118D/120D... Alguns esclarecimentos
Enviado: 14 jul 2011, 14:58
por giwasa
boas amigo.
pelos amigos que tenho os 120d ficam na casa dos 220 cvs.
os 118 d na casa dos 170 a 180 cvs.
ambos os motores podem ter menos ou mais qualquer coisa. depende da fiabilidade que queres.
eu recomendo mb ou almeida e lamas. sugiro sempre testes antes e depois da repro.
em relacao ao fap nao acho que devas mexer . com ganhos de 30 a 40 cvs nao teras problemas em ambos os motores. desde que claro nao vas ao algarve e venhas a fundo.
ate agora nao conheco ninguem que tenha partido turbo ou motor. e ja fizeram 30 a 50 mil kms.
eu ja fiz 100 mil no meu e so tive problemas no inicio de o ter devido abusos meus.
de resto zero problemas ou quase zero. levou um colector em 100 mil.
nada demais para tao grande ganho de potencia.
foi a minha opiniao caro amigo.
Re: Reprogramações em 118D/120D... Alguns esclarecimentos
Enviado: 14 jul 2011, 15:09
por SteVen7
theicon Escreveu:boas , tenho um amigo com um 118d de 143cv que foi reprogramado.
O carro foi reprogramado na turbotec , com 3 mil quilometros :lol1 , neste momento tem 40 mil quilometros e ate a data 0 problemas . Os cavalos com que ficou foi 182cv
Obrigado... são opiniões como essa que a malta gosta de ouvir
giwasa Escreveu:boas amigo.
pelos amigos que tenho os 120d ficam na casa dos 220 cvs.
os 118 d na casa dos 170 a 180 cvs.
ambos os motores podem ter menos ou mais qualquer coisa. depende da fiabilidade que queres.
eu recomendo mb ou almeida e lamas. sugiro sempre testes antes e depois da repro.
em relacao ao fap nao acho que devas mexer . com ganhos de 30 a 40 cvs nao teras problemas em ambos os motores. desde que claro nao vas ao algarve e venhas a fundo.
ate agora nao conheco ninguem que tenha partido turbo ou motor. e ja fizeram 30 a 50 mil kms.
eu ja fiz 100 mil no meu e so tive problemas no inicio de o ter devido abusos meus.
de resto zero problemas ou quase zero. levou um colector em 100 mil.
nada demais para tao grande ganho de potencia.
foi a minha opiniao caro amigo.
Boas,
A casa em questão irá ser na Vilauto Competições em Vila Real, é a casa mais proxima de mim com muito boa reputação que tenho visto. Sei que ja sairam de lá 118d's com 185cv's e que ate à data nao tiverem qualquer tipo de problema. Falei no fap, porque tenho intenções de o retirar, porque para além de o carro fazer um pouco mais de barulho estou a poupar a fap para mais tarde te-la impecavel quando necessitar de ir à ipo...
Que tipos de problemas teve no inicio devido aos abusos? É que conhecendo-me bem como conheço sei que vou andar no inicio um bocado excitado... :lol1 E eu queria o maximo de binario o mais cedo possivel e sei que isso é o que estraga as embraiagens...a nivel de embraiagem alguem tem tido problemas?
Re: Reprogramações em 118D/120D... Alguns esclarecimentos
Enviado: 14 jul 2011, 15:19
por giwasa
andei a fazer kms a fundo em picos com malta amiga.
e com muita frequencia. era a tusa do inicio de ter o carro e para mais reprogramado.2 em 2 muito rapidamente. lol
com um andamento normal e puxar de vez em quando como ando agora.. como te disse zero problemas.
vilauto. ok. o eng tambem dominha bimers. testa antes e depois para teres nocao do ganhos.
eu mantinha o fap.
Re: Reprogramações em 118D/120D... Alguns esclarecimentos
Enviado: 14 jul 2011, 15:25
por SteVen7
Pois eu percebo-te... no inicio é aquela cena, mas quais foram os problemas mesmo? Eu até estou um pouco "descansado" porque mesmo que a potencia final sejam 185cv's, a diferença para um 120d sao prai 5 cv +/-... e a unica coisa que altera são os injectores e o turbo (gtb1749vk) que aguenta perfeitamente até aos 200cv pelo menos...
Re: Reprogramações em 118D/120D... Alguns esclarecimentos
Enviado: 14 jul 2011, 15:27
por Metralha
SteVen7 Escreveu:Boas tardes,
Visto andar muita informação "perdida" através de offtopic's pelo fórum, decidi abrir este tópico para aqueles que têm 118d's/120d's reprogramados puderem transmitir algumas informações que poderão ser uteis para os que irão reprogramar, ou ainda estão na duvida se o façam ou não... Tenho conhecimento que andam aqui pelo forum poucos 118d's e alguns 120d's que ja foram reprogramados e é esses mesmo que eu gostaria que dessem adesão a este tópico dando um genero de "feedback" respondendo por exemplo a algumas perguntas...
Gostaria que o pessoal aderisse a este tópico e que o fizessem de forma organizada e sem offtopic pelo meio... isto é, não virem para aqui dizer que as repro's estragam carros, ou que ouviram dizer que este chiptuner é melhor que aquele e isto e aquilo.
A finalidade deste tópico, é esclarecer aqueles que querem reprogramar o seu carro, mas que como eu, ainda estão com um pé atrás e é sempre bom ouvir alguma coisa de quem ja fez e sabe-se com o que se pode contar.
Boas SteVen7,
Boa ideia a tua embora desconfie que vai ser dificil manter o "OFF TOPIC"
Sugeria que colocasses no titulo tb 123D pois andam ai alguns bem carregadinhos...
Respondendo à tua questão vou adiantando o que se irá passar dentro em breve....embora muitos de voces já o saibam...
Sugiro tb uma resposta uniformizada e para tal proponho como segue:

Qual o teu carro e modelo?

E81 120D Cx.Auto

Quem foi o chiptuner?

BMW Performance (Power Kit)

Qual o incremento de potência?

177 --> 198 (+21CV) // 350Nm --> 390Nm (+40Nm)

Com quantos km's o carro foi reprogramado?

Aprox. 50.000km

Quantos km's tem o carro actualmente?

Aprox. 50.000km

Que outras alterações foram feitas no motor para além da repro? (Ex. FAP off)

Nova Unidade comando motor (DDE); Intercooler Maior; Ventilador eléctrico mais potente; conversor de binario

Houve algum problema até à data com o carro devido as alterações feitas?

Informação a ser actualizada mas não conto com problemas

Outras informações interessantes que queiras divulgar (Preço; banco ensaio Antes/depois; outros)
viewtopic.php?f=39&t=51127 :assubiar
abaço,
Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment
Enviado: 14 jul 2011, 15:33
por SteVen7
sim eu sei que andam metralha, mas os 123d's estão um patamar mais acima dos nossos motores se é que me entendes mas no entanto ja alterei o titulo e todos os feedback's são bem-vindos
Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment
Enviado: 14 jul 2011, 16:10
por futuro
Boa iniciativa.

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment
Enviado: 14 jul 2011, 16:14
por nadix
É só cavalos á solta eheh.
Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment
Enviado: 14 jul 2011, 17:03
por giwasa
no meu caso foi o fap avariou mesmo.
e na altura ha 5 anos ainda nao havia experiencia em supressores nos 535.
e optei bem. ja fiz 100 mil sem problemas no fap ou em outra coisa.
o pe direito manda mto na fiabilidade
Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment
Enviado: 14 jul 2011, 20:11
por SteVen7
Vim agora de uma casa muito conceptuada daqui de viseu (hitech) e após uma conversa com o mecanico e reprogramador, ele disse-me que os injectores são iguais aos do 120d, que apenas diferia o turbo... e que sendo assim, e sem fap com linha de inox desde o turbo até ao fim so com a pequena panela final do 118d, poderia esperar... ... 210cv medido em maha lps 3000, que é o banco deles e foi a potencia que ja meteu em muitos 118d's
Que acham disto?!
O orçamento que me deu foi: Repro + Eliminação FAP(electronicamente + mecanicamente) + Linha de inox completa - 700€ mais coisa menos coisa

Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment
Enviado: 14 jul 2011, 20:18
por TelmoFT
SteVen7 Escreveu:Vim agora de uma casa muito conceptuada daqui de viseu (hitech) e após uma conversa com o mecanico e reprogramador, ele disse-me que os injectores são iguais aos do 120d, que apenas diferia o turbo... e que sendo assim, e sem fap com linha de inox desde o turbo até ao fim so com a pequena panela final do 118d, poderia esperar... ... 210cv medido em maha lps 3000, que é o banco deles e foi a potencia que ja meteu em muitos 118d's
Que acham disto?!
O orçamento que me deu foi: Repro + Eliminação FAP(electronicamente + mecanicamente) + Linha de inox completa - 700€ mais coisa menos coisa

Conseguir consegues, mas nada fiável, não é aquele tipo de serviço que no fim possas dizer que o carro está fiável
but is just my 2 cents
Cumpts
Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment
Enviado: 14 jul 2011, 20:28
por fspinto
Segundo o que aparece por aí descrito, os injectores são diferentes:
http://translate.google.pt/translate?hl ... t2814.html
Podes ver na página 7 o desenho dos injectores dos vários tipos.
Teoricamente, seria possível usarem injectores todos iguais se a diferença de preço fosse diferente e, ao usar tudo igual, se tornasse mais barato. Porém, é pouco provável que assim seja.
Re: Reprogramações em 118D/120D/123D... Alguns esclareciment
Enviado: 14 jul 2011, 20:34
por SteVen7
Telmo, mas dizes que nao fica fiavel porque? Por causa do turbo?