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Problemas com TURBO!

Enviado: 22 out 2012, 00:02
por Luis Carvalho
Boas pessoal! Tenho um 118d de 2006 122kv!
Ontem ao dirigir-me a Braga na autoestrada o meu carro começou a fazer um barulho estranho, ao acelerar parecia que vinha uma ambulância atrás de nós!
Parei o carro e abri o capô e ao acelerar ouvia-se um assobio! Não havia fumos, somente senti o carro a perder força e cada vez que ultrapassava os 30km o burulho aparecia! Alguns mecanicos conhecidos dizem poder ser o turbo lixado (espero que não), mas ainda nenhum viu o problema de perto! Também me falam de ser o tubo que liga ao Turbo!

O barulho é parecido a este
http://www.youtube.com/watch?v=X6FC4...feature=relmfu


Agradecia uma ajuda ou conselhos, reparação, compra de novo, compra de usado. Isto para não ser enganado!

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 22 out 2012, 09:45
por SteVen7
Boas,

Tudo aponta para que seja o turbo... poderá ser eventualmente uma fuga nos colectores mas duvido, o carro deita muito fumo branco em especial?

O melhor que tens a fazer é meter o carro num mecanico, tirares o turbo fora e mandares o turbo para uma casa de turbos para o reparares, fica como novo ;)

Tem atenção ao nivel de oleo pois pode estar a dar passagem de oleo pelo turbo e não convem andar muito com o carro assim.

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 22 out 2012, 11:39
por Luis Carvalho
Fumo nada! Sim vou meter no mecanico!

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 22 out 2012, 14:22
por Numiga
Antes de mexeres no turbo, verifica o filtro "respiro do motor / turbo" + ou - 50.000 deve ser mudado
se estiver colmatado pode fazer isso

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 16 dez 2012, 20:19
por SaIbOt
Boas,

Tenho um 118D de 11/2007 com 117.000km
Fui recentemente reprogramar o meu carro, numa casa bastante conceituada na margem sul.
Os valores base da reprogramação seriam de 143cv para 175 a 185cv e de 300nm para 370nm.
O carro tem filtro de ar de caixa da K&N.

Uma reprogramação que à partida levava 1h acabou por levar 3h.
Isto porque o programador teve dificuldades em estabilizar a pressão do turbo.

Esta estabilidade foi conseguida em pleno e com linhas de gráfico direitinhas nos 176cv e 354nm.
Mais do que isto não se conseguia pois o turbo não o permitia causando fossos (perdas de potência) nos picos de potência cv/nm.

O Programador referiu que se ouvia ligeiramente o turbo a assobiar.
Assobio este que não se ouvia antes dos testes no banco de potência.
De notar que se fizeram umas 10 corridas no banco até se encontrarem valores estáveis e fiáveis ficando como referi com 176cv e 354nm.

Questão: Realmente, agora, a frio e em acelerações a seco ou a mudar de mudança perto das 2500rpm ouve-se um ligeiro assobio.!
Será que o turbo "gripou"? Será folga no veio central e a turbina raspou no corpo do turbo? Será algum tubo que não aguentou a pressão e agora está com algum fuga?

Nota: Não há qualquer fumo nem na zona do motor nem no escape, não há qualquer fuga de óleo, tudo aparentemente normal com exceção deste ligeiro assobio.

Alguém que esteve num caso semelhante? O que poderá ser isto? O que fazer para se resolver? Quais os custos?


Cmpts

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 16 dez 2012, 21:11
por pedro_SP
para fazer barulho tipo sopro é tubo roto, ou saltou fora, verifica se nao tens fuga, turbo partido faz um roçar metalico

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 17 dez 2012, 08:17
por SaIbOt
pedro_SP Escreveu:para fazer barulho tipo sopro é tubo roto, ou saltou fora, verifica se nao tens fuga, turbo partido faz um roçar metalico
Assim espero, porque os custos de uma possível reparação não me agradam nada!!
O turbo está num sitio de difícil acesso, a verificação dos tubos só por der feita por baixo certo?

Cmpts

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 17 dez 2012, 10:25
por Numiga
Isso parece-me que tens de meter um turbo novo ou reconstruido, para ficares descansado
leva-o ao computador para ver outros erros que o carro apresenta. Verifica os injectores todos.

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 18 dez 2012, 21:30
por sccurtido
isso é um caso deverás estranho... até pk mtas casas, estao a tirar 190cv com linhas bonitas. e com fap...
presumo que tenhas ido a check about... acho estranho só conseguirem isso no teu carro, qnd ja vi graficos deles bastante interessantes.

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 18 dez 2012, 22:39
por SaIbOt
sccurtido Escreveu:isso é um caso deverás estranho... até pk mtas casas, estao a tirar 190cv com linhas bonitas. e com fap...
presumo que tenhas ido a check about... acho estranho só conseguirem isso no teu carro, qnd ja vi graficos deles bastante interessantes.
Olá,

Não não fui ao check about mas sim à PKE.
O rapaz que me programou o carro mostrou-me uns gráficos de outros 118D que la passaram e uns estiveram até com mais de 200cv e 400nm!!! Mas esse valor foi reduzido ligeiramente para os 185/190cv e 380nm pois o lema da casa é a fiabilidade e preferem jogar pelo seguro.

Mas como referi, no meu caso o turbo acusou o cansaço dos 150.000km.
E apenas tenho o filtro de caixa da K&N e de resto esta de origem.

Cmpts

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 18 dez 2012, 23:51
por sccurtido
+ de 200cv e 400nm, nao tinham fap :) se tinham... era por pouco tempo.
tens de mandar o turbo pa recalibrar, e ainda tens turbo pa mais uns km's :)
embora que com 150mil km acho pouco para um turbo...

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 19 dez 2012, 10:33
por SaIbOt
sccurtido Escreveu:+ de 200cv e 400nm, nao tinham fap :) se tinham... era por pouco tempo.
tens de mandar o turbo pa recalibrar, e ainda tens turbo pa mais uns km's :)
embora que com 150mil km acho pouco para um turbo...

Pois é isso que queria evitar, calculo que o recalibrar seja o mesmo que reparar e levar um kit novo, e talvez com hibridação ou seja com compressor e turbina maior.
Mas este trabalho fica por volta dos 500€, o que é muito € neste momento.

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 19 dez 2012, 11:04
por SteVen7
O problema pode estar apenas na junta do colector de escape... é muito frequente ficarem com fugas por ai. O meu anda com uma fuga ha muito tempo... ve se nao vês o bloco do motor logo imediatamente acima do colector se nao esta sujo.

Se for realmente do turbo, mais vale esqueceres reparares... olha aqui o ideal :)

Imagem

Turbo do 120d reconstruido, estava a pedir 500€ por ele

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 19 dez 2012, 11:23
por SaIbOt
SteVen7 Escreveu:O problema pode estar apenas na junta do colector de escape... é muito frequente ficarem com fugas por ai. O meu anda com uma fuga ha muito tempo... ve se nao vês o bloco do motor logo imediatamente acima do colector se nao esta sujo.

Se for realmente do turbo, mais vale esqueceres reparares... olha aqui o ideal :)

Imagem

Turbo do 120d reconstruido, estava a pedir 500€ por ele

Irei questionar a oficina para verificarem o turbo então!!.
Como fiz recentemente a reparação da corrente do motor, o mesmo saltou fora logo neste tira e põe o motor poderá ter causado alguma fuga de facto!! Pelo menos ja reparei que tenho gasóleo em redor dos injetores pelo que os tubos de injeção têm de ser apertados.

Quanto a esse turbo é do 120D não serve no 118D, estive a falar com um colega meu que é mecânico na BMW e diz que os turbos do 120D e do 123D não servem no 118D, pois as fichas eletrónicas são diferentes logo nem se consegue ligar o turbo para além de que caso desse daria mt trabalho em reprograma-lo para um 118D.
Tenho visto mta gente a falar do GTB2260VK que já da para ir aos 200 e tal cv's e da para o 118D.
Mas não me parece que vá comprar um turbo novo.

Re: Problemas com TURBO!

Enviado: 19 dez 2012, 12:41
por SteVen7
Bem esse mecanico... lol

Duvido que as fichas das vavulas electricas sejam diferentes entre o 120d e o 118d, mas caso sejam diferentes, só tens de tirar a vavula eletrica do teu 118d e meter no turbo do 120d, quanto muito é isto que precisas de fazer o que duvido que seja necessario fazer... de resto é tudo plug'n play e o 2260vk não é... tens de solda-lo ao colectores, fazer falange para o escape, admissão, etc etc.

Um gtb2260vk se queres manter os injectores de origem, não vale a pena... pois so consegues ir ate aos 200cv e pouco e ficas com muito lag o que nao vale a pena e ficas com o carro morto em andamento normal, para nao falar da fumaça que fica a fazer para encher o turbo em baixas so para andar qualquer coisa. O turbo do 120d compensa-te em tudo... com o dinheiro que gastas em reconstruir o teu, compras um reconstruido que dá-te a possibilidade de andares com repro com muito mais fiabilidade, ficas com uma faixa de potencia muito boa e muito mais agradavel para o dia a dia do que o turbo grande e é muito facil de aplicar no carro. Um dia mais tarde se meteres os injectores do 120d, ja tens material para 240cv's ;)