Página 1 de 4

Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 07 jan 2013, 14:33
por rapx21
Olá,

Meti dois pneus novos à frente, Bridgestone RE050A 215/40R18 RFT, e após 2000 quilómetros já se nota o desgaste no bordo exterior.

Atendendo a que:
_ A direção foi alinhada à pouco tempo (2000 quilómetros),
_ Faço as curvas devagar,
_ Monitorizo a pressão a cada depósito de gasóleo (meto +0.2 bar além do indicado) ou seja +- 650-700 Km,

Qual vos parece que seja a causa do desgaste? Desde já agradeço que partilhem a vossa experiência/opinião.

Re: Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 07 jan 2013, 14:39
por JMGP
Braços de direcção, casquilhos, sinoblocos... por aí. Acho eu.

Re: Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 07 jan 2013, 16:26
por pedro_SP
sera que foi bem alinhada? deves ter direção a convergir

Re: Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 07 jan 2013, 16:38
por Aguero
2.000km e nota-se desgaste?? Algo muito "sinuoso" se passa ai... tal como já foi dito, ou direcção, MUITO, mal alinhada, ou problema nos braços de direcção, etc...

Re: Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 07 jan 2013, 22:05
por Metralha
verifica alinhamente noutra casa.... RFT é normal mas não com 2000km

Re: Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 08 jan 2013, 20:22
por fspinto
Eu alinhei o meu carro no dia 26 de Dezembro e o meu levava 20k km em todos os pneus. O senhora da casa de pneus disse-me (e mostrou-me) que os pneus da frente estavam um pouco mais gastos por fora do que por dentro (tal como descreves e é conhecido destes carros). Ele disse também que os série 1 e 3 desta geração têm todos este problema e, de facto, passados 30 mins chegou lá um série 3 com os pneus quase limpos no exterior.

Para resolver, se não me engano, disse que era preciso alterar a convergência para um valor diferente do que vem de fábrica, tal como o pedro_SP referiu. Se quiseres, depois procuro no relatório de alinhamento quais foram os valores com que ficou. Se não me engano passou de -1,7 para -0,2 ou 1,7 para 0,2 (não sei ao certo).

O meu caso é muito menos extremo do que o teu porque já levo 20k km, mas os sintomas são parecidos. Tenho pneus não-RFT (Goodyear Eagle F1 Asymmetric 2).

Re: Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 08 jan 2013, 21:41
por rapx21
Antes de mais obrigado a todos pelo feedback. :fixe

Calma :lol1 o desgaste é ligeiro, mas como os últimos foram trocados com muito piso por dentro ando atento ao desgaste destes novos.
O que se passa é que se começa a notar mais desgaste na parte exterior do pneu, mas nada que seja notório sem olhar com alguma atenção.

Parece-me que ter uma referencia de convergência, como referiu o fspinto (se puderes saber os valores agradeço) que "solucionasse" o problema era uma grande ideia e podia servir para prolongarmos a vida dos pneus.

Re: Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 08 jan 2013, 22:05
por rapx21
Como se pode ver na foto a convergência ficou em "0,8mm":

Imagem

Re: Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 08 jan 2013, 22:14
por fspinto
Ok. Vou ver se amanhã não me esqueço disso. Se me esquecer, só na Sexta porque na Quinta estou fora.

Re: Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 09 jan 2013, 09:54
por fspinto
Os meus estão aqui. Se não me engano, o camber nem foi mexido porque estava bom e ele corrigiu a convergência. Ach oque foi isso.

Imagem

Re: Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 09 jan 2013, 11:55
por rapx21
JM318is Escreveu: Como é que tens uma diferença de camber tão alta entre a direita e a esquerda?
Pois :think significa que não está bem.
fspinto Escreveu:Os meus estão aqui. Se não me engano, o camber nem foi mexido porque estava bom e ele corrigiu a convergência. Ach oque foi isso.
Obrigado :fixe

_________________

Estive a ler sobre este tema em alguns fóruns e a conclusão a que cheguei é que os valores "corretos" são para o eixo dianteiro são:
_ Convergência: -0.6º [Esq. e Dir.]
_ Camber: -0.5º [Esq. e Dir.]

O que pensam sobre isto?
Era interessante os que têm um desgaste normal (se é que existem) partilhar os valores de alinhamento.

//

Deixo aqui outras questões que entretanto me surgiram:
_ Existem máquinas "mais indicadas" para os nossos carros?
_ Porque é que os valores dos intervalos do meu relatório e do fspinto são diferentes? Um e81 não deve diferir assim tanto de um e82, se é que difere!

Re: Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 09 jan 2013, 15:57
por fspinto
Sobre os intervalos, é fácil de responder: aqueles valores são os que estão na base-de-dados da máquina e podem ou não estar certos. Se vires em cima, o "meu" foi escolhido como sendo um 135is (?) com low ride sports.

Quanto aos valores correctos, não sei bem. a minha convergência da frente está em torno dos valores que dizes, após alteração, mas o camber não. Está um bocado inferior e os intervalos da base-de-dados batem certo com o que tinha (não foi mexido).

Re: Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 09 jan 2013, 17:54
por pedro_SP
na bmw tem a maquina pa bmw´s

Re: Desgaste acentuado do bordo exterior dos pneus da frente

Enviado: 10 jan 2013, 22:46
por Aferreira
ja agora deixo aqui os meus dados aquando do alinhamento,pois como é "normal",os meus tambem estão quase lisinhos por fora,e,por dentro ainda tem um rasto razoavel para gastar !!

os dados varias de modelo para modelo,digo isto,porque como podem verificar,no primeiro alinhamento,fooram colocados os dados de um E87,sendo o meu um E82 !!! :evil:

só agora recentemente,no alinhamento,é que se verificou o erro !! :susto

Imagem

o ultimo feito

Imagem