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Aumento dos consumos instantâneos
Enviado: 30 jan 2014, 09:42
por Hugo_Light
Bom dia pessoal,
Sou novo por aqui e este é o meu primeiro tópico.
Tenho uma situação que nem os mecânicos sabem responder lol. Acerca de 2 semanas fui encher os pneus até ao nível correcto 2.0/2.1 e desde que arranquei com o carro que os consumos instantâneos aumentaram. Não sei explicar porquê, só enchi os pneus.
A verdade é que em auto-estrada, no máximo a subir em 6ª ia perto dos 5.0... agora, por vezes a direito, vai a 7.0.
Sublinho que os consumos finais, e o consumo prático do carro (ou seja, o que meto de gasóleo dá para o mesmo que dava) estão aparentemente bons.
Os consumos instantâneos é que aumentaram consideravelmente, 2 a 3 valores. Já fiz reset aos consumos mas até agora continua na mesma.
Alguém já passou pelo mesmo?
BMW 118d 2005/03
Re: Aumento dos consumos instantâneos
Enviado: 30 jan 2014, 09:56
por navigator
Olá,
dizes que a média de consumos do computador se mantêm e a média real também?
Nesse caso não parece lógico o ponteiro de instantâneo ter alterado. Aquilo funciona electronicamente, a integração dos valores instantâneos dá a média.
Vê lá se não é impressão tua. 5.0L a subir parece pouco e 7L a direito deve ir em aceleração ainda que ligeira.
Re: Aumento dos consumos instantâneos
Enviado: 30 jan 2014, 10:26
por SaIbOt
Quanto à pressão dos pneus, dependendo do tamanho do pneu, a mim sempre me disseram para usar a pressão indicada para quando se tem o carro com carga (ou seja com 5 pessoas + bagagem), que no meu pneu 205-50 R17 é 2.4bars frente e trás.
Sempre me aconselharam a usar esta pressão pois também desgasta menos o pneu.
Quanto aos consumos, a média manteve-se provavelmente porque a mesma já leva muitos bons mil km's em cima logo para que a mesma se altere terás de fazer uma viagem muito longa.
Pois na prática se o instantâneo mudou assim tanto como referes a média terá obrigatoriamente que ser outra, se não muda é pelo que já referi em cima.
Como fizeste reset à quilometragem dos consumos agora a média vai variar muito até teres novamente muitos mill km's andados.
Assim de repente esse comportamento é estranho. Se só meteste ar nos pneus poderá ser daí a variação.
Re: Aumento dos consumos instantâneos
Enviado: 30 jan 2014, 10:47
por Junglas
A questão que coloco é se meteste ar ou se tiraste ar, por teres os pneus demasiado cheios...
Re: Aumento dos consumos instantâneos
Enviado: 30 jan 2014, 10:49
por Hugo_Light
Obrigado pelas respostas.
Já tenho o carro há 3 anos e não é a 1ª vez que encho os pneus e só desta vez é que noto as alterações e por situações muito simples, como essa da auto-estrada (sempre em cruise control) e por exemplo na subida de monsanto onde costumo ir a 90km/h e ia sempre em 12.7/13.0 e agora vai sempre nos 15.
A pressão indicada para os meus 205/55 R16 que está no carro é 2.0 á frente e 2.1 atrás, recordo que antes de os encher estava prai com 1.6 á frente e 1.8 atrás.
O facto de ter feito reset obriga a nova média final, o que eu entendo, eu tinha uma média de 6.4/6.6 e agora já vai em 6.8, no entanto os instantâneos quer se faça reset ou não são sempre os mesmos.
É uma situação estranha, mas aparentemente o que meto de gasóleo dá para a mesma kilometragem que dava dantes, portanto não antevejo problemas nos consumos, só mesmo na calculadora dos instantâneos.
Cumprimentos :lovebmw
Re: Aumento dos consumos instantâneos
Enviado: 30 jan 2014, 17:06
por Junglas
O consumo instantaneo pode variar muito. Basta teres o filtro de ar mais sujo ou a temperatura obrigar a que o carro ande em mapa de frio durante mais tempo... Qual é a duração normal dos trajectos?
Re: Aumento dos consumos instantâneos
Enviado: 30 jan 2014, 17:13
por Hugo_Light
20 Minutos (história de Monsanto).
45 Minutos (história da auto-estrada).
No máximo...
Obrigado
Re: Aumento dos consumos instantâneos
Enviado: 30 jan 2014, 23:19
por Junglas
Tens aí o teu culpado. O tempo de viagem e a temperatura. Com o frio que tem estado, o carro demora muito mais a aquecer. E atenção que o facto de teres o ponteiro da temperatura a indicar a temperatura correcta, isso não significa que o carro já esteja a rolar com mapas de quente.
O que estás a notar é mesmo a diferença entre conduzir no verão ou no inverno. Por acaso reparaste na diferença após teres acertado a pressão dos pneus...
Re: Aumento dos consumos instantâneos
Enviado: 31 jan 2014, 09:29
por Hugo_Light
Agradeço a resposta Junglas e até pode ser disso que dizes, mas não reparei só depois de encher os pneus.
Pode é ser uma infeliz coincidência. Tal como disse, já tenho o carro há 3 anos e os frios são sempre iguais. Assim como os trajetos.
Pode ser de facto do filtro do ar... não sei.
Mas agradeço as vossas respostas

:lovebmw
Re: Aumento dos consumos instantâneos
Enviado: 10 fev 2014, 09:31
por Hugo_Light
Olá pessoal! Lembram-se de mim? lol
Pensei cá para mim... e se for do filtro do ar que não troco há 1 ano...? Troquei este f-d-s e a verdade é que a descer em ponto morto já voltou a ir aos 0.8, a subida de monsanto já voltou a fazer consumos a 12...

No entanto, ontem na auto-estrada fazia a direito a 100km/h e em 6ª... 7.5/8.0, mas talvez fosse do atrito do vento e o carro estar a fazer mais força, ou então anda nao ter tido tempo para "calibrar" a colocação do filtro.
Quando fizer novo teste na auto-estrada, faço relato!
Abraço
Re: Aumento dos consumos instantâneos
Enviado: 10 fev 2014, 13:08
por Junglas
entao depois partilha as conclusoes. Mas algo ja ficou definido. Nao foi por teres metido ar nos pneus que houve alteracao. Calhou reparares nisso, depois de teres metido ar nos pneus.
Re: Aumento dos consumos instantâneos
Enviado: 12 fev 2014, 23:55
por Vieira_mar
Hugo_Light Escreveu:Olá pessoal! Lembram-se de mim? lol
Pensei cá para mim... e se for do filtro do ar que não troco há 1 ano...? Troquei este f-d-s e a verdade é que a descer em ponto morto já voltou a ir aos 0.8, a subida de monsanto já voltou a fazer consumos a 12...

No entanto, ontem na auto-estrada fazia a direito a 100km/h e em 6ª... 7.5/8.0, mas talvez fosse do atrito do vento e o carro estar a fazer mais força, ou então anda nao ter tido tempo para "calibrar" a colocação do filtro.
Quando fizer novo teste na auto-estrada, faço relato!
Abraço
Boa noite,
Mais uma achega.
A falange superior de ligação do FAP, se estiver com alguma folga também faz aumentar os consumos. Situação verificada e confirmada por dois users no modelo e87.
Abraço
MarcoG