
Há muito que a (até aqui) aristocrática BMW cobiçava um lugar no segmento médio do mercado europeu, o chamado “segmento C”, que em 2003 representou mais de 20% das vendas de automóveis na Europa, sem contar com os monovolumes. Depois da experiência com o Compact, “derivado” da Série 3, esta aposta vai materializar-se com um modelo específico: o Série 1.
O desafio não é pequeno, já que a marca bávara aposta num universo onde pontuam modelos como o VW Golf, o Opel Astra, o Ford Focus, o Renault Scénic, o Peugeot 307 e por aí fora.
Tal como todos os mais recentes BMW, o Série 1 parte de um desenho da equipa liderada por Chris Bangle e, tal como sucedeu com os Série 5 e 7, exibe um design controverso para um modelo que aposta numa grande distância entre-eixos, conseguida graças à colocação das rodas nos extremos da carroçaria. Deste modo, o Série 1 pode garantir uma grande habitabilidade e uma bagageira cujo volume anunciado é capaz de variar entre 330 e 1150 litros.
Em termos de volumetria, este modelo de cinco portas, com 4,23 metros de comprimento (menos 24 centímetros do que um Série 3) possui dimensões semelhantes às do novo Opel Astra (4,25 metros) ou às do VW Golf V (4,20 metros).
A grande diferença face à concorrência passa pela insistência na tracção traseira e pela repartição de massas, que deverá ficar perto dos 50:50 por cada eixo. Num universo em que a oferta está restrita a modelos de tracção à frente, o BMW Série 1 faz a diferença num modelo que anuncia uma suspensão dianteira em alumínio, com uma geometria MacPherson na frente e um eixo multilink na traseira.
Apesar de ainda ser prematuro falar em equipamentos, tudo indica que os Série 1 vão apresentar seis air-bags e, no campo dos auxiliares de condução, são esperados o controlo de estabilidade e tracção, bem como versões mais dinâmicas com bloqueio electrónico do diferencial.
Apresentação em Setembro
A apresentação ao público do Série 1 deverá ter lugar em Setembro e a gama articular-se-á em função de quatro motores de quatro cilindros: dois a gasolina e outros tantos turbodiesel. No lançamento, as opções a gasolina vão passar pelas versões 1.8 de 115 cv (116i) e pelo 2.0 de 150 cv (120i), enquanto a oferta Diesel contempla os motores 1.8 de 122 cv (118d) e 2.0 com 163 cv (120d).
A versão base (116i) será equipada com uma caixa de cinco velocidades manual e todas as restantes contarão com uma caixa de seis velocidades, surgindo as caixas automáticas como opção. Em 2005, a oferta será dilatada com a apresentação de versões equipadas com motores de seis cilindros.
O lançamento dos BMW Série 1 de cinco portas será apenas o primeiro passo para a criação de uma nova família de modelos que irá incluir, também, uma versão coupé de três portas, que dará lugar a um cabrio, e ainda uma break a que a BMW chama Touring.



Estas informaçoes foram tiradas da Auto Motor.
Abraços

BB