turbo do 330 ou parecido num 320d

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

mas qdo fizeres essas alteracoes mecanicas, para acompanhar, tens que dar um toque na repro ;)

AB!
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

BMWM3
Membro Juvenil
Registado: 17 nov 2004, 18:48

Mensagem por BMWM3 »

Boas

Não levem a mal, mas lá venho eu com a mesma conversa.
Gastar dinheiro para dar mais 20cv ou 25cv e ainda correr o risco de comprometer a fiabilidade mecanica, será uma boa solução?
Falando no geral e não neste caso em particular, há por aqui carros que com o dinheiro que já empataram neles, dava para comprar uma versão superior, ficando com um carro melhor e mais fiavel. Assim não deixam de ter uma versão inferior, com alterações de risco e que nunca serão o modelo acima.
Com tantas alterações, não se queixem se a conta na oficina começar a aumentar e aí a culpa não é dos motores.
Até fico admirado como há motores que aguentam tantas alterações e utilizações abusivas, do ponto de vista mecanico. Há dias li aqui no forum que o nosso amigo bmw240cv, alem de ter alterado o motor, tem 50.000kms só de "picanços". Isto escrito pelo proprio. O motor tem mesmo de ser muito bom...

Cumprimentos
Imagem

Babo
Membro Junior
Registado: 31 mar 2005, 21:36

Mensagem por Babo »

BMWM3 Escreveu:Boas

Não levem a mal, mas lá venho eu com a mesma conversa.
Gastar dinheiro para dar mais 20cv ou 25cv e ainda correr o risco de comprometer a fiabilidade mecanica, será uma boa solução?
Falando no geral e não neste caso em particular, há por aqui carros que com o dinheiro que já empataram neles, dava para comprar uma versão superior, ficando com um carro melhor e mais fiavel. Assim não deixam de ter uma versão inferior, com alterações de risco e que nunca serão o modelo acima.
Com tantas alterações, não se queixem se a conta na oficina começar a aumentar e aí a culpa não é dos motores.
Até fico admirado como há motores que aguentam tantas alterações e utilizações abusivas, do ponto de vista mecanico. Há dias li aqui no forum que o nosso amigo bmw240cv, alem de ter alterado o motor, tem 50.000kms só de "picanços". Isto escrito pelo proprio. O motor tem mesmo de ser muito bom...

Cumprimentos
Tb concordo contigo, mas bem feita até dà pica :lol: ;)
BMW 4 Ever

(0OO \ (||||)(||||) / OO0)

the_killer
Membro Junior
Registado: 20 jun 2004, 17:35
Contacto:

Mensagem por the_killer »

"Gastar dinheiro para dar mais 20cv ou 25cv e ainda correr o risco de comprometer a fiabilidade mecanica, será uma boa solução? "

se partir com mais 20cv
o motor tem que ser muito mau

"Falando no geral e não neste caso em particular, há por aqui carros que com o dinheiro que já empataram neles, dava para comprar uma versão superior, ficando com um carro melhor e mais fiavel. "

repara que isto é um passatempo para muitos de nós
o gostinho por alterar está
independentemente de tudo o resto
ja alterei o sistema do som do 320d

será que devia ter comprado um 320d com harmon kardon ? não obrigado!

"Assim não deixam de ter uma versão inferior, com alterações de risco e que nunca serão o modelo acima.
Até fico admirado como há motores que aguentam tantas alterações e utilizações abusivas, do ponto de vista mecanico. Há dias li aqui no forum que o nosso amigo bmw240cv, alem de ter alterado o motor, tem 50.000kms só de "picanços". Isto escrito pelo proprio. O motor tem mesmo de ser muito bom... "

há historias que admiram ainda mais

mas já sabes que és contra este tipo de alterações
acho bem e respeito isso
agora este topic é sobre uma alteração
e é disso que devemos falar nele

BMWM3
Membro Juvenil
Registado: 17 nov 2004, 18:48

Mensagem por BMWM3 »

the_killer Escreveu:"Gastar dinheiro para dar mais 20cv ou 25cv e ainda correr o risco de comprometer a fiabilidade mecanica, será uma boa solução? "

se partir com mais 20cv
o motor tem que ser muito mau

"Falando no geral e não neste caso em particular, há por aqui carros que com o dinheiro que já empataram neles, dava para comprar uma versão superior, ficando com um carro melhor e mais fiavel. "

repara que isto é um passatempo para muitos de nós
o gostinho por alterar está
independentemente de tudo o resto
ja alterei o sistema do som do 320d

será que devia ter comprado um 320d com harmon kardon ? não obrigado!

"Assim não deixam de ter uma versão inferior, com alterações de risco e que nunca serão o modelo acima.
Até fico admirado como há motores que aguentam tantas alterações e utilizações abusivas, do ponto de vista mecanico. Há dias li aqui no forum que o nosso amigo bmw240cv, alem de ter alterado o motor, tem 50.000kms só de "picanços". Isto escrito pelo proprio. O motor tem mesmo de ser muito bom... "

há historias que admiram ainda mais

mas já sabes que és contra este tipo de alterações
acho bem e respeito isso
agora este topic é sobre uma alteração
e é disso que devemos falar nele
O motor não tem de ser mau para vir a ter problemas ao ser alterado. O motor foi projectado e construido por quem sabe e para funcionar em todo o seu conjunto, para a potencia pré-definida pelo fabricante. Não está de certeza preparado para levar com toda uma série de alterações, na maioria efectuadas por pessoas sem a mínima preparação para tal.
Não quero aprofundar este assunto, mas para construir e desenvolver um motor é preciso algo mais. Quem não tem capacidade para desenvolver um motor, não se pode esperar que tenha capacidade e queira alterar, o que outros desenvolveram e criaram.
Se estas alterações fossem tão fiaveis como alguns querem fazer crer, quem as faz dava garantia por escrito. Já questionei várias empresas sobre este aspecto, inclusive um parceiro deste clube e ninguem parece dar garantia por escrito a um upgrade de potencia.

Depois, as empresas que parecem ter mais crédito nestes upgrades, normalmente aconselham aumentos de +-10/15cv para o 320D de 136cv e +-20/25cv para os 320D de 150cv e 163cv. Isto seria obtido à custa da restrição de emissão dos gases de escape imposta por lei.
Até este nível de alterações, ainda se pode ser algo tolerante, mas o que habitualmente acontece é muito mais do que isto. Normalmente assiste-se a aumentos bem superiores, invariavelmente a pedido dos proprietários dos veículos, segundo me foi dito, que assim põem em risco quem circula na estrada com eles. É que um M3 dá 250 km/h mas tem suspensão, chassis, travões, etc, preparados para isso. Por vezes parece haver quem queira ter um 320D a fazer figura de M3, mas com menos investimento. Dou o exemplo do 320D, mas poderia ser outro modelo qualquer.

Quanto ao som, julgo que deves ter percebido que me referi a aspectos mecanicos e a diferentes versões, com diferentes mecanicas. Que eu saiba o som não faz parte da mecânica automovel, não fazendo qualquer sentido essa tua observação.

Sobre o teu comentário final, novamente não faz sentido. Eu estou precisamente a comentar a alteração tema deste tópico, que na minha opinião não se deveria efectuar, deveria antes optar-se pela troca por um veículo superior. É uma opinião como qualquer outra. Tendo em atenção que o carro em questão já passou dos 136cv para os 156cv, será sem duvida o melhor a fazer se quisermos mais potência: trocar por um 330D, por exemplo.

Por ultimo e após o que li no teu post, irei dar ainda uma opinião final mais alargada sobre este assunto.
Como é sabido as alterações que têm como objectivo aumentos de potencia, estão proibidas por lei, podendo dar lugar a apreensão do veículo, caso sejam detectadas. Segundo sei e como já referi neste forum, muito em breve serão tomadas medidas mais severas em termos das inspecções periodicas e não só, para detectar veículos alterados. Recordo que muito recentemente vários veículos alterados foram apreendidos na 2ª circular em Lisboa, durante uma operação stop.
Em resumo, alem do dinheiro que se gasta nas alterações, não só se fica apenas sujeito a mais avarias, mas tambem à apreensão da viatura. A meu ver é um péssimo investimento, mas cada qual terá a sua opinião.
Depois e mais importante que tudo, quem quer acelerar tem de ter carro para isso, não só para não pôr a sua vida em risco, mas principalmente as dos outros. O conjunto chassis/suspensão de um 320D não pode ser igual ao do 330D e normalmente quem altera a potencia esquece o resto, para poupar nas notas.
Aliás, o poupar é a grande questão, pois se assim não fosse, ter-se-ia comprado a versão mais potente e não se recorria a upgrades de potencia. O exagero leva a que muitas vezes se ponham 320D E46 com potencias bem superiores ao 330D E46, sem que o chassis/suspensão acompanhe estas alterações e esteja preparo para as mesmas. Tudo isto afinal para quê? Para andar devagar não é de certeza, mas como já disse quem quer andar depressa tem de ter condições para o fazer com alguma segurança.

Para terminar, a minha aversão a upgrades de potencia não se prende exclusivamente à fiabilidade mecanica, à marca BMW, mas sim a todas marcas e vários aspectos em geral.
Vejamos o caso da Subaru. O fabricante resolve desenvolver uma versão STI, a partir no motor do WRX, ao qual faz um upgrade de 40cv, passando dos 225cv para 265cv. Com este upgrade a marca reforça todos os orgãos mecanicos, assim como todo o conjunto chassis/suspensão, levando a que o custo final desta alteração seja de mais de 10.000€! E isto para um fabricante, com acesso a material mais barato.
Se alguem decidir investir 15.000€ a alterar em segurança todo o seu veículo, quer a nível mecanico, quer a nível de chassis/suspensão, apesar de julgar ser um mau investimento, não poderei criticar mais que isso. Infelizmente o que geralmente acontece não é isto, mas sim o por mim chamado upgrade "à là papo-sêco". Agarra-se em 500€, aumenta-se brutalmente a potencia e está feito!
Para mim, primeiro que a potência, interessa-me num carro saber qual o seu comportamento. Há muita gente que não pensa assim e para os quais o que interessa é a velocidade que o carro dá nas rectas. São diferentes filosofias, as quais respeito, mas não comungo.

Já li aqui o testemunho de várias pessoas criticando ( e bem ) alguns miudos que com carros alterados tipo Cup, 106 GTI, Punto GT, XSI, etc, etc, andam nas estradas a circular sem o minimo de condições, tanto para eles, como para os outros. Isto porque estas alterações levam a que se obtenham potencias mais elevadas a baixo custo, dando algum gozo a proprietários de carros de 4.000€ fazer frente a alguns de 40.000€. Só que estes ultimos custam dinheiro, mas circulam em segurança.

Tal como o proprietário do 320D ( por exemplo ) poderá criticar o tipo do Punto GT, que com meia duzia de tostões pôs o seu carro com bastante potência, embora sem segurança para tal, tambem o proprietário de um Impreza ou de um M3 poderá criticar da mesma forma o dono de um 320D que faça o mesmo.

Para andar na estrada é preciso respeitarmo-nos e acima de tudo respeitar os outros.
Já alguem dizia " a nossa liberdade acaba precisamente no ponto onde a dos outros começa". Enquanto isto não entrar na cabeça de algumas pessoas...

Jonnymen, a minha opinião é que o teu carro já tem um aumento de 20cv, que não é nada pequeno para esse modelo.
Procurares mais potencia, levaria a gastares algum bom dinheiro, até porque a partir daqui terias forçosamente que alterar tambem a suspensão, reforçar a rigidez estrutural, barras estabilizadoras, travões, etc, etc para que todo o conjunto ficasse preparado a acompanhar o incremento de potência. Esse dinheiro seria melhor aplicado se trocasses esse 320D por um modelo superior e mais potente.

Esta é a minha opinião, poderá ser diferente, mas julgo poder dá-la.

Cumprimentos
Imagem

Cravo
Membro Senior
Registado: 25 jan 2005, 16:56

Mensagem por Cravo »

BMWM3
Para andar na estrada é preciso respeitarmo-nos e acima de tudo respeitar os outros.
Já alguem dizia " a nossa liberdade acaba precisamente no ponto onde a dos outros começa". Enquanto isto não entrar na cabeça de algumas pessoas...
Comungo com esta afirmação assim como com tudo o resto que disseste;)

A par do que já disse noutros tópicos acerca de carros alterados, pessoalmente prefiro melhorar diversos aspectos num carro (suspensão, travagem), de forma a que me permita explorar todo o potencial do motor mesmo no seu estado original.

the_killer
Membro Junior
Registado: 20 jun 2004, 17:35
Contacto:

Mensagem por the_killer »

"Se estas alterações fossem tão fiaveis como alguns querem fazer crer, quem as faz dava garantia por escrito. Já questionei várias empresas sobre este aspecto, inclusive um parceiro deste clube e ninguem parece dar garantia por escrito a um upgrade de potencia. "

é mais complicado do que isso
quantos carros de origem não dão problemas inexplicaveis pela propria marca?
"trocar por um 330D, por exemplo. "

um 330d é muito mais caro que um 320d
eu comprei um 320d pq nao encontrei nenhum 330d no estado que eu queria
nem com os extras que eu queria
mas concordo contigo
"Em resumo, alem do dinheiro que se gasta nas alterações, não só se fica apenas sujeito a mais avarias, mas tambem à apreensão da viatura. A meu ver é um péssimo investimento, mas cada qual terá a sua opinião. "
Sem duvida
Eu tambem considero uma perca de tempo assistir a jogos de futebol..
Tudo isto afinal para quê? Para andar devagar não é de certeza, mas como já disse quem quer andar depressa tem de ter condições para o fazer com alguma segurança.
Há muita gente que não pensa assim e para os quais o que interessa é a velocidade que o carro dá nas rectas. São diferentes filosofias, as quais respeito, mas não comungo. "
As alterações que faço no meu 320d é exactamente para ter melhor poder de recuperações em recta e subidas
não em curva, em curva faltam-me talento para melhorar, o carro tem todas as condições necessárias

E torna-se bem mais seguro para mim acelerar em recta do que curva
"Tal como o proprietário do 320D ( por exemplo ) poderá criticar o tipo do Punto GT, que com meia duzia de tostões pôs o seu carro com bastante potência, embora sem segurança para tal, tambem o proprietário de um Impreza ou de um M3 poderá criticar da mesma forma o dono de um 320D que faça o mesmo. "
Sem duvida

Agora não é por um carro ter 200 cv ou 500 ou 20cv
que torna obrigatoriamente o condutor um assassino ou um streetracer ou seja la o que for
Esta é a minha opinião, poderá ser diferente, mas julgo poder dá-la.
Obviamente que sim

Mas cada um deverá ter o bom senso para julgar aquilo que tem nas mãos
e na melhor forma de o usar

tal como cada tem que acima disso ter o bom som senso de saber circular na estrada

Tantos carros que vem de fábrica desadequados para o motor que têem
ou porque é de potencia inferior ao que devia ser ou porque é de potencia superior

O 320d do jonny que é um carro com jante 17 pneu 225
pelas fotos parece ter a suspensão do kit M
um bom sistema de travagem
não acho que seja inseguro para obter valores de potencia bem mais superiores

Cokas
Membro Junior
Registado: 26 ago 2004, 02:07

Mensagem por Cokas »

the_killer, mas repara numa coisa.
Se o jonny primeiro investisse num sistema de travagem melhorado, numa suspenção melhor, a meu ver, seria uma opção melhor...

Porque já alguem dizia que a vida não é uma linha recta...

Responder

Voltar para “Série 3”