ÓLEO PELA VARETA

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
COELHO
Membro Juvenil
Mensagens: 85
Registado: 17 fev 2005, 17:11
Localização: Aveiro

Mensagem por COELHO »

_picaman_ Escreveu:isso de salpicar oleo é relativo. quando tava a vender uma passat tdi que tinha, veio lá um mitra que fez esse teste e a minha mandava um salpicos, se bem que era pouca coisa. no 325i, no primeiro motor, tinha os segmentos todos estoirados e nao saltava nada...
isso do motor tar sujo, o meu ta todo cagado de oleo,. ainda noutro dia um coklega viu e começou logo a dizer mal. mas é somente de ao colocar o oleo, deixaram entornar algum... :)
Atenção que o oleo pela vareta é só nos diesel, os carros a gasolina é totalmente diferente, agora se falarem com um bom mecanico ele diz logo que isso se deve a perda de compressão e essa perda deve-se à folga nos segmentos.

Eu por acaso fui ver uma Passat tdi que ainda não deitava oleo pela vareta, mas já "fumava" pela vareta, espero que não tenha sido essa e o mitra não seja eu :lol:, ou seja deixava passar compressão, mas ainda não excessiva, o dono dela é que tentou fazer o mesmo ao carro que era para dar à troca e sujou aquilo tudo, pois viu-me fazer aquilo e quis imitar, só que se esqueceu que era a gasolina.

_picaman_
Membro Senior
Mensagens: 758
Registado: 03 jul 2004, 14:52
O meu Carro:: bmw 325i coupé e36

Mensagem por _picaman_ »

lol
não não és tu o mitra... era um senhor do sul que tinha uma a6 para dar á troca...
por acaso tambem sou do distrito de aveiro... :)
ex:
E30 320i
E36 318is preto
E36 318is azul
E36 325 tds verde
E36 325 tds bordeaux
E46 320ia
E34 524td
E36 M3

actualmente:
E36 320i
E36 325i coupé
E36 316i
E36 318is coupé
E38 730i
E38 725tds aut
E38 725 tds

Avatar do Utilizador
COELHO
Membro Juvenil
Mensagens: 85
Registado: 17 fev 2005, 17:11
Localização: Aveiro

Mensagem por COELHO »

Era muita coincidência :lol:

Avatar do Utilizador
powerslave
Membro Juvenil
Mensagens: 224
Registado: 24 dez 2005, 17:39
O meu Carro:: E36 318tds 4/95
Localização: Lx

Mensagem por powerslave »

Essa "treta" da EGR é que me dá cabo da carola, meia volta lá ando eu a lavar o alternador por causa do "pingo" :evil:

Rui 318tds, diz-me lá com que produto é que eu limpo a EGR? É que vou ter o carro parado uns dias, aproveito e limpo aquela m**** que já me 'tá a irritar!

Cumps,
powerslave
É o homem que faz a máquina, e não o contrário!
Imagem

Avatar do Utilizador
Rui_318TDS
Membro Senior
Mensagens: 728
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995
Localização: Negrelos / Santo Tirso

Mensagem por Rui_318TDS »

powerslave Escreveu:Essa "treta" da EGR é que me dá cabo da carola, meia volta lá ando eu a lavar o alternador por causa do "pingo" :evil:

Rui 318tds, diz-me lá com que produto é que eu limpo a EGR? É que vou ter o carro parado uns dias, aproveito e limpo aquela m**** que já me 'tá a irritar!

Cumps,
powerslave
Realmente irrita :)

O que tens que começar por fazer é desligar a EGR, como eu fiz, podes ver nas fotos é mt simples.

Depois tiras 6 parafusos (4 que apertam na admissão e 2 que estão no tubo que vem do turbo pelo qual vêm os gases de escape) e a EGR sai fora, depois lavas com petroleo que sai o lixo todo e não voltas a ter isso sujo como é o meu caso. ;)

Ah convém é deixar secar bem antes de montar.

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

Avatar do Utilizador
powerslave
Membro Juvenil
Mensagens: 224
Registado: 24 dez 2005, 17:39
O meu Carro:: E36 318tds 4/95
Localização: Lx

Mensagem por powerslave »

Ora, muito grato pela dica ;)

Cumps,
powerslave
É o homem que faz a máquina, e não o contrário!
Imagem

Avatar do Utilizador
E21Craze
Membro Junior
Mensagens: 384
Registado: 24 mai 2004, 23:30

Mensagem por E21Craze »

Perda de compressão para o cárter pode ser causada por fuga excessiva de compressão pelos segmentos. Não é obrigatório que o motor perca muita força.

Um outro teste, que eu gosto muito de fazer, é meter o carro a trabalhar sem a tampa do óleo, só com a mão a tapar (careful, filling IS hot!). Se sentires alguma pressão digamos... excessiva, é mau sinal. Um motor em bom estado não deve deixar muita pressão para o cárter.

Dito isto, no meu E21 o "blow-by" é já considerável mas não se nota muita perda de "força". Já se nota é um consumo de óleo maior.
RWD ForeverImagem

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

ruicruz
Membro Iniciado
Mensagens: 7
Registado: 17 mai 2005, 16:33

Mensagem por ruicruz »

Obrigado a todos pelas vossas dicas, já descobri a causa do derrame, teve que ver com um defeito no filtro de óleo do motor.
Obrigado e um abraço

Carlos Gomes
Membro Iniciado
Mensagens: 1
Registado: 11 abr 2006, 22:45

Mensagem por Carlos Gomes »

Só agora vi a questão mas sempre te digo que já deves ter chagado á conclusão que deves ter um segmento colado ( talvez o 6º. que é o que arrefece menos) e a compressão passa-se e sai o oleo pelo respirador da vareta. Chega e respingar para cima. Verifica.
Espero ter ajudado.
Carlos Gomes

Responder

Voltar para “Série 3”