Diário Bordo E46 - Cabos OBD - Carsoft - Avarias e Reparação

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Sundown555
Membro Iniciado
Registado: 01 ago 2006, 13:33

Mensagem por Sundown555 »

Vamos por partes entao :

1º O software carsoft 6.5 é possivel de encontrar na net em vários programas peer to peer mas tenham cuidado pois algumas versoes podem nao funcionar e precisam de crack,outras veem com o diagnostico de erros em alemao por isso quando estao a fazer diagnostico ao carro qualquer erro aparece explicado em alemao.É tudo uma questão de procurar com calma no emule pois existem mesmo muitas versoes diferentes.A que estou a usar tem o diagnostico em alemao e arranjei ontem os ficheiros para substituir para ingles mas ainda nao experimentei.Peço a compreensão a todos pois apenas ainda utilizei o software uma vez e foi no meu carro mas assim q utilizar mais vezes passo a poder tirar melhor as duvidas.

2º Relativamente ao hardware, isto é a parte mais complicada do carsoft pois existem várias condicionantes para ele.A versao de hardware deve corresponder com a vossa versao de software,neste caso se tiverem uma versao de hardware para trabalhar com o carsoft 3.X(o hardware da versao 3.X necessita de utilizar 2 portas serie) este mesmo hardware nao vai trabalhar com uma versao 6.X, atenção que existem interfaces que podem utilizar a versao 6.1 e a versao 6.5 mas esses interfaces de certeza q nao funcionam com versões 6.7 que é a ultima versao que saiu.E neste momento nao existe hardware para trabalhar com a ultima versao que existe que é a 6.7.
Uma coisa muito importante que devem reparar é que existe um cabo para ligar ao vosso carro que pode ser um cabo redondo ou no formato OBD mas precisam além disso de uma interface para ligar entre o cabo e o vosso pc.
Neste caso a pagina fornecida pelo nosso colega “pedro sousa” apenas apresenta os cabos de ligação ao carro como podem ler em :

http://www.mediakit2010.com/modules.php ... ath=100_74

15€

Se virem noutro campo podem ver o preço do interface de hardware mais o cabo:

http://www.mediakit2010.com/modules.php ... cts_id=629

179€

A primeira lição a tirar é que se encontrarem algo demasiado barato por vezes significa que é apenas o cabo para ligar ao carro e nao o interface,pois o que é carro é o interface.

Se continuarem a procurar na mesma página podem encontrar este conjunto:

http://www.mediakit2010.com/modules.php ... cts_id=656

159€

Como podem ver é relativamente mais barato mas o problema é que estes conjuntos trabalham com o software PA-Soft e não com o Carsoft,e ambos os softwares fazem coisas diferentes,a todos desde já aconselho o Carsoft ou um interface que trabalhe com os dois softwares,atenção que o hardware da versão PA-soft v1.2.5 para cima é diferente.Por isso se optarem por comprar um conjunto PA-Soft tenham em atenção as versões de software que vão utilizar.

Se forem ver esta página podem observar que eles vendem o interface que é a caixa preta no centro e os dois cabos de ligar ao carro,o redondo e o OBD e ainda um cabo de porta serie para ligarem ao PC mas o preço também mata qualquer um :(

http://www.autoservice-europe.com/index ... h=49_26_43

250€

Eu tentei procurar lojas nacionais ou mais perto do nosso país e uma delas foi a

http://www.bus-n-tech.biz/index2.html

na secção automovel vendem versões do carsoft 6.1 por 300€, ainda considerei esta loja por ser no porto e que poderia dar uma melhor assistência mas ainda hoje estou à espera da resposta por mail,fico mesmo lixado quando não se dão ao trabalho de responder a dúvidas de clientes.

De seguida encontrei esta loja que vendia o conjunto para o Carsoft 3.4 por 107€

http://shop.gtronica.com/product_info.p ... cts_id=373

Reparem como o interface para o Carsoft 3.4 necessita de 2 portas series para trabalhar como ja tinha referido em cima.

Outra loja que encontrei que tinha o conjunto do Carsoft 6.5 mas que tambem nao me responderam a emails de questões que enviei

http://www.labcarsoft.com/bmw.htm

Tambem perguntei aqui no forum ao “João Pedro Ribeiro” e ele disse-me que tinha comprado o cabo dele no ebay e após alguma pesquisa no forum encontrei o link do vendedor,mas esse mesmo vendedor nao tinha mais cabos desse genero para vender e não gostei do facto de ele ter poucas vendas no ebay.
http://cgi.ebay.com/NEW-BMW-Diagnostic- ... dZViewItem

Para qualquer duvida acerca do software e do carsoft aconselho tambem a visitarem a pagina do produto em si
http://www.carsoftinternational.com/carsoftbmw.htm
Mas por aquilo que ja me disseram eles só gostam de vender a revendedores e levam imenso dinheiro pelo conjunto mas sempre é o produto oficial com garantia e assistência enquanto que todas as lojas descritas até agora podem ser consideradas piratas.

Finalmente onde eu decidi comprar o meu cabo foi a um vendedor no ebay ao qual já tinha encomendado um cabo OBD para trabalhar com o VAG-COM pois a minha namorada comprou um Golf 3.O link para a loja é

http://stores.ebay.com/alpha-bid

E o link para o cabo que eu comprei é

http://search.stores.ebay.com/alpha-bid ... paQQsofpZ0

Como podem ver a brincadeira não saiu nada barata e ainda apanhei uns bons sustos pois a encomenda demorou 8 dias a chegar a portugal mas os nossos fabulosos correios perderam a encomenda e quase passado um mes é que fui dar com ela e já estava para ser devolvida para os estados unidos novamente,para quem quiser encomendar aconselho a pagarem seguro e os portes mais caros pois não confio nos nossos correios e se quiserem informo dos passos a ter quando se efectua encomendas no ebay.

Como podem ver eu sou um informatico e não um mecanico, para todas as pessoas que me enviaram PM
a perguntar se eu lhes podia verificar os carros a minha situação é o seguinte:

Eu neste momento nao tenho um portatil disponivel para fazer esse tipo de trabalho pois o meu portatil
nao tem porta serie,ja encomendei uma placa pcmcia com porta serie mas vai demorar 1 mes a vir.

Para os meus testes actuais utilizei uma extenção electrica e o meu Pentium 2 350Mhz na rua por baixo da minha varanda lolol.

Se tiverem um portatil com porta serie(Não serve conversor USB-Serie) era mais facil fazer isto.

Tambem dava jeito serem da zona de lisboa e combinar um lugar conhecido como um Centro-Comercial.

Acerca dos pagamentos,eu nao sou rico e foi um grande custo para mim comprar este cabo e se o comprei é porque tenciono ficar com o meu carro durante uns 10 anos pois nao tenho dinheiro para outro carro tao cedo e tb nao tenho meios financeiros para ir com o carro a uma oficina da marca por isso nao vou fazer um preço mas sim peço a vossa atenção para me ajudarem com aquilo que acharem correcto e justo.

Mais alguma duvida que possa responder por favor façam as perguntas aqui no topico para todos poderem ver as respostar e ajudar pessoas que possam ter as mesmas duvidas no futuro.

Sorry por demorar tanto tempo desta vez a responder mas esta resposta era bem longa :)

Sundown555
Membro Iniciado

Aqui fica uma imagem do meu conjunto para a BMW:

Imagem

Aqui está uma imagem do interface para VAG-COM, como podem ver na VAG-COM apenas é necessário um cabo com a ponta OBD pois o interface está dentro da ficha e tem a vantagem de ser USB:

Imagem

Penso que dá para compreender mas qualquer duvida é só dizer :)

Já agora aproveito para relatar um problema q me apareceu à duas semanas no carro,a porta de trás do lado do pendura não abre por fora,apenas abre por dentro.Tranca normalmente e fecha normalmente mas nao abre por fora,alguem tem uma ideia do que pode ser isto?Ou de uma oficina barata na zona de lisboa que me possa resolver este problema pois estou com medo de desmontar a porta e partir alguma coisa.Estive a ver algumas informações e dizem quase todos que é um cabo q está ligado ao puxador da porta q se solta.Isto já aconteceu a alguem aqui do forum?

Imagem do mecanismo do cabo que saquei

Imagem

CarlosGanhao
Membro Juvenil
Registado: 06 mar 2006, 01:42
O meu Carro:: 316i E36 -07/92 | 120d E87 -01/05

Mensagem por CarlosGanhao »

Se tiverem um portatil com porta serie(Não serve conversor USB-Serie) era mais facil fazer isto.

Existe :P eu tenho 1 da HP ;) o meu portatil n tem Serie e trouxe o adaptador :D

Sundown555
Membro Iniciado

Um adaptador de USB->Serie custa perto de 10€ em muitas lojas o problema é que o carsoft nao gosta de alguns e arriscam-se a comprar um adaptador que não funcione.Mas se querem ter uma ideia especifica o adaptador tem de ter o chip "FTDI" o que maior parte dos vendedores das lojas de informatica nao faz a minima ideia do chip que os adaptadores USB-SERIE teem por isso decidi encomendar uma placa PCMCIA com uma porta SERIE,deste modo nao há enganos.Agora só tenho de esperar q ela chegue :)

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Essa ultima imagem que tens no post é de que programa??
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Sundown555
Membro Iniciado

O programa é o TIS

Technical Information System 2004 (TIS)

Ajuda a resolver problemas por sintomas no carro ou para consultar dados tecnicos.Tal como tambem existe o

WDS - Esquemas Electricos BMW

São muito práticos para teres uma ideia das avarias e reparações pelos sintomas q tens a conduzir ou na prática com o carro.

M bmw
Membro Iniciado
Registado: 21 set 2006, 13:20

Mensagem por M bmw »

Caro sundown555,
Como conseguiste fazer um diagnostico ou uma programaçao do Maf sem um interface q fassa a tranzacçao do sinal do caro para o pc. Desculpa estar a perguntar e q normalmente tem q s ter um cabo obd (no teu caso) q liga ao interface e um o interface ao pc q eu conhessa só funciona assim podes-me dizer como fazes isso? obrigado sim
comprimentos

Lima
Membro Iniciado
Registado: 01 jun 2006, 01:24

Mensagem por Lima »

Onde se podem sacar esses programas? :lol:

M bmw
Membro Iniciado

Mensagem por M bmw »

Caros amigos pesso desculpa do topico acima mensionado n tinha visto tudo ok.
s for possivel retirem o topico ok
obrigado.

//M
Membro Senior
Registado: 19 abr 2005, 16:28

Mensagem por //M »

Acho fantastico a ideia do diario de bordo.
Boa sorte com a resolução dos problemas.
E grande tópico :palmas :palmas .
Neste forum fazem falta iniciativas assim

O problema da porta deve ser mesmo algum cabo partido ou fora do sitio. Para desmontar a porta é preciso paciençia.
Se tens o tis 2004 (já vi que é a versão inglesa) identifica o teu carro vai a repair instructions---depois 51 body equipment SAL---> depois 22 rear door locks handles, fiting. tens lá os procedimentos.

Cumps.
E= ///M*c²

jeancsb
Membro Juvenil
Registado: 05 jan 2006, 14:38
O meu Carro:: BMW 318i E36 - 1991/03
Contacto:

Mensagem por jeancsb »

5***** Acho q esses é um dos tópicos melhores do Forum!!! Continua!!!! ;) :palmas
Sócio Nº24 :)
318i E36, 1991 (Barra AA + Velas Iridium + PowerBox + Xado) viewtopic.php?f=59&t=41743 [VENDO]
Volvo 850, 1996(Barra AA + Repro + Velas Iridium + Actuador Turbo + Xado)[VENDO]
Dodge Journey R/T 2010

http://www.tech-auto.com.pt novidades diárias!

DNT
Membro Junior
Registado: 27 jul 2004, 20:36
Contacto:

Mensagem por DNT »

Subscrevo, 8)
Este tipo de informações eleva a qualidade geral do forum. ;)
Bmw 325i cabrio e36, Bmw 320d Touring e46, Bmw 316i e30, Mercedes c220cdi, Mercedes 300D, Uno Turbo i.e MKI

"Real cars don't have power in the front wheels, they lift them"
Imagem

Sundown555
Membro Iniciado

Consegui encontrar um esquema online do interface para o carsoft 6.5,agora nao posso é garantir que isto trabalhe a 100% mas sempre dá para ter uma ideia para os mais curiosos :)

http://www.megaupload.com/pt/?d=1V3G0ZYT

Sundown555
Membro Iniciado

Deixo aqui umas fotos da minha aventura com a porta que só abria por dentro.

Porta sem o friso de madeira
Imagem

Tirar o interruptor dos vidros electricos
Imagem

Cabo a ligar ao interruptor
Imagem

Tirar os parafusos das portas
Imagem

Tampas dos parafusos por baixo do apoio de braço
Imagem

Interior do forro da porta,muitas molas para tirar isto
Imagem

Protecção isolante na porta
Imagem

Interior da porta com o motor dos vidros à vista
Imagem

Parte da porta que tem o mecanismo da tranca por trás
Imagem

Vista da porta aberta,nao consigo ver onde está um parafuso no buraco de cima :(
Imagem

Aqui está o esquema do TIS
Imagem

A minha duvida é que no esquema do TIS diz para desapertar o parafuso do outro lado do puxador e eu não vejo lá parafuso nenhuma e não consigo tirar a capa do puxador :( entretanto como tinha que ir jantar fui para fechar o carro e esperimentei e o puxador já abre por fora,raios,nem cheguei a trocar nada,foi desmontar a porta e o puxador assustou-se cmg lolol

Mas mesmo assim queria tirar para ver o interior se estava tudo em condições,alguem pode me ajudar para retirar o puxador ?

M bmw
Membro Iniciado

Mensagem por M bmw »

Caro amigo para tirares o puxador n era preciso desforares a porta d lado na porta tens uma ou duas tampas em buracha tens q as/a tirar s olhares d frente como tens na foto n ves nada agora s olhares um bocado d dentro virado para fora ves um parafuso sextavado interior q podes desapertar e puxar a parte fixa do puxador e logo depois das um jeito para traz e para fora e sai a parte do puxador ok
comprimentos

Responder

Voltar para “Série 3”