Vávula EGR/Soluços

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Responder
pmms_silva
Membro Juvenil
Registado: 19 jan 2009, 09:40
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2002/01

Vávula EGR/Soluços

Mensagem por pmms_silva »

Boas pessoal,

Então é assim, o meu carro á uns tempos começou a ficar com um comportamento um bocado esquisito.

Sempre que ia a meia carga de acelerador ao passar pelas 1700-2200 rpm o bicho simplesmente começa a soluçar, se acelerar a fundo ele anda bem, se tirar o pé do acelerador também resolve.

Depois de algumas trocas consegui resolver o problema desligando a EGR. Só que noto que o carro fica mais "áspero" e queria saber se realmente o problema será da vávula, eu já a limpei, ela estava muito suja. Já troquei o conversor de pressão pelo do turbo e fica na mesma. Por isso só me leva a querer que será da vávula, mas dar quase 200€ pela vávula sem saber se realmente é de lá o problema. A maf já foi trocada e programada só para que conste. :)

Se alguém tiver por aí uma EGR que esteja a funcionar e queira emprestar para testar se é daí o problema era porreiro. :D

Em alternativa se alguém já passou pelo mesmo que diga como resolveu o problema.

Obrigado.
Imagem

rhv
Membro Juvenil
Registado: 03 nov 2008, 17:44
O meu Carro:: Bmw E36 325 Tds 94

Re: Vávula EGR/Soluços

Mensagem por rhv »

Boas,
Eu tambem tenho o mesmo problema, mas o meu é um 325 tds. No meu caso é a bomba injectora que foi á vida, ou melhor, o controlador electronico do acelerador, como o acelerador nao é por cabo, é electronico, quando vou a andar entre as 1500 e 2300 +ou- ele anda sempre a dar solavancos, até enjoa. Não sei se será o teu caso.
Cumps
***325 Tds*** Mods: Egr out

pmms_silva
Membro Juvenil

O meu é Commom-rail, portanto acho que nao deve ter muito a ver com a bomba, até pq já foram testadas as pressões do combustível e nada acusou. Agora isso do acelerador eléctrónico é que não sei, mas por acaso ainda há dias com o DIS vi se o pedal estava a passar a informação correcta e pareceu-me que sim, pois assim que toco o pedal a centraliza acusa logo percentagem e se acelerar um pouco a fundo ele vai aos 100%, portanto à partida o pedal estará bom.

Cumps
Imagem

rhv
Membro Juvenil
Registado: 03 nov 2008, 17:44
O meu Carro:: Bmw E36 325 Tds 94

Mensagem por rhv »

Viva,
Pois visto que se encontra tudo ok deve ser algo mais, mas como os "sintomas" são os mesmos...
Isto da mecanica tem que se lhe diga.
Espero que resolvas o prob pk eu bem sei o atrofiante que é andar como so nos tivessem a abanar o carro pa frente e pa traz :roll: :scary
Cumps
***325 Tds*** Mods: Egr out

nlg
Membro Senior
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009

Mensagem por nlg »

Boa tarde,
Eu também já tive o mesmo o problema. O carro estava intragável soluçava em todas mudanças, qualquer rotação. Cheguei quase a ficar apeado em auto-estrada. viewtopic.php?f=4&t=32634#
:?
Foi levando à oficina e foi diagnosticado o problema que a válvula EGR entupida de residuos e particulas resultantes da combustão. Esta vávula é para reter e reaproveitar os gases para melhorar as emissões de C02. No entanto sempre q se faz uma revisão ou tipo de 15000 em 15000 deverá ser toda limpa para evitar que entupa e se engasgue dando origem a estes problema dos soluços.
Solução apenas limpar e desentupir essa vávula periodicamente.
Espero ter ajudado. No meu resultou.

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

pmms_silva Escreveu:Boas pessoal,

Então é assim, o meu carro á uns tempos começou a ficar com um comportamento um bocado esquisito.

Sempre que ia a meia carga de acelerador ao passar pelas 1700-2200 rpm o bicho simplesmente começa a soluçar, se acelerar a fundo ele anda bem, se tirar o pé do acelerador também resolve.

Depois de algumas trocas consegui resolver o problema desligando a EGR. Só que noto que o carro fica mais "áspero" e queria saber se realmente o problema será da vávula, eu já a limpei, ela estava muito suja. Já troquei o conversor de pressão pelo do turbo e fica na mesma. Por isso só me leva a querer que será da vávula, mas dar quase 200€ pela vávula sem saber se realmente é de lá o problema. A maf já foi trocada e programada só para que conste. :)

Se alguém tiver por aí uma EGR que esteja a funcionar e queira emprestar para testar se é daí o problema era porreiro. :D

Em alternativa se alguém já passou pelo mesmo que diga como resolveu o problema.

Obrigado.
Boas não será mais fácil fazeres um teste em vez de andares a "inventar" para gastares dinheiro no que não será preciso, existe tanta boa gente com DIS no fórum , eu também tenho e caso estejas interessado diz. Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

pmms_silva
Membro Juvenil

Boas Jofimo, eu também tenho o DIS, e tal como tu que tb tens deves saber que há coisas que um simples teste não descobre ou até mesmo um teste mais detalhado. Mas obrigado pela disponibilidade.

Cumps
Imagem

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Se o problema for da EGR mais vale montar um supressor...

fireblade
Membro Juvenil
Registado: 12 mar 2008, 12:55
O meu Carro:: 525d Touring E61

Mensagem por fireblade »

boas pessoal...

ja tive este tipo de problema, mas o meu resolveu-se com a limpeza da EGR....agora eu acho que o teu problema podera ser dos calculos que faz a MAF, porque se a MAF nao tem os calculos correctos para a entrada de ar para o turbo, acontece um vazio na compressao e depois volta ao normal.

espero ter ajudado

cumps
Imagem
Foram 30 meses de pura paixão...mas a paixão renasceu!!

e tenham boas curvas

o meu projecto:viewtopic.php?f=59&t=41836
E61: viewtopic.php?f=105&t=62773
vendo frisos aluminio E46 4 portas

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Ele diz que a MAF foi trocada e calibrada por isso não deve ser...

pmms_silva
Membro Juvenil

sim, foi reposto os valores de adaptação da Nova MAF a 0 com o DIS.

Mas neste momento o carro está bom, e puxa bastante bem... só ando com a EGR desligada, mas isso não me afecta mt pelo contrário. :lovebmw

Cumprimentos.
Imagem

Responder

Voltar para “Série 3”