E36 318tds sem potência

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

pjrcampos
Membro Juvenil
Registado: 13 out 2009, 09:38
O meu Carro:: BMW E39 525d Touring

E36 318tds sem potência

Mensagem por pjrcampos »

Olá pessoal!
Sou novo por aqui, mesmo porque sou recente no mundo BMW...
Comprei uma 318tds Touring de 1995, e estou com um problema. Sempre ouvi falar da falta de potência deste motor, mas o meu abaixo das 2000 rpm, pura e simplesmente não existe. Acima disso, o motor "explode", e até arranca paralelos... É de tal forma, que numa rampa acentuada chego a ter dificuldade em subir em 1ª. Já limpei a valvula EGR, mas ficou igual.
Tirando isso, é um carro fantástico!...
Alguem faz ideia de qual poderá ser o problema?
Muito obrigado desde já...
Imagem
E39 525d Touring 2001

Bidzi1
Membro Juvenil
Registado: 24 out 2008, 15:26

Re: E36 318tds sem potência

Mensagem por Bidzi1 »

ja confirmaste o medidor de massa de ar ja o ligas-te a maquina.

se quiseres podes passar na minha oficina que eu dou-te uma vista de olhos nisso.
Imagem
HP - HorsePower Reprogramações e Serviços Auto

pjrcampos
Membro Juvenil

Mensagem por pjrcampos »

Nem sabia que tinha medidor de massa de ar... :shock: ... Santa ignorancia. Como o posso identificar?

Ainda não o liguei à máquina. Sou do Porto. Depende de onde fique a oficina.

Obrigado pela resposta.

Abraço
Imagem
E39 525d Touring 2001

Mikitos
Membro Iniciado
Registado: 03 fev 2008, 22:00

Mensagem por Mikitos »

Boas
O 318 tds nao tem medidor de massa de ar.
Imagem

pjrcampos
Membro Juvenil

Mensagem por pjrcampos »

:( Então fiquei na mesma... O que poderá ser então?
É que se torna desesperante nas subidas, e tenho de ter sempre o motor em esforço para conseguir andar normalmente...

Obrigado pelas respostas.
Imagem
E39 525d Touring 2001

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Mensagem por Rui_318TDS »

pjrcampos Escreveu::( Então fiquei na mesma... O que poderá ser então?
É que se torna desesperante nas subidas, e tenho de ter sempre o motor em esforço para conseguir andar normalmente...

Obrigado pelas respostas.
Viva,

Mas em que tipo de subidas? daquelas em que fazemos em 1ª ou tipo em estradas com grande declive em que temos que reduzir?

É que o 318tds por natureza é um carro um pouco lento e caso tenha bastantes klms e não esteja no melhor estado de conservação então pior ainda.

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

moreira_89
Membro Gold
Registado: 08 jun 2009, 12:50
O meu Carro:: BMW 320d E46 99/03 E92 320d 2011/06

Mensagem por moreira_89 »

de certeza que não tem medidor de massa?
BMW pelo prazer de conduzir

Imagem

Moreira_89 E92 viewtopic.php?f=1&t=59596
Moreira_89 E46 viewtopic.php?f=1&t=36738

pjrcampos
Membro Juvenil

Mensagem por pjrcampos »

Em rampas em que tem mesmo de subir em 1ª por serem muito acentuadas (que costumo fazer com outros carros), às vezes só com pontos de embraiagem. Depois, em estrada, como disse, acima das 2000, porta-se muito bem. Abaixo disso, tem mesmo muita dificuldade em vencer qualquer tipo de obstáculo. Por exemplo, depois de puxar 1ª ou 2ª, ao passar de caixa, se a rotação ficar abaixo das 2000, o motor não existe. Acima disso, renasce das cinzas, e até nem se porta nada mal. O motor tem 180000 Km, e o turbo cerca de 100000. Conhecia bem o anterior dono, e foi SEMPRE mantido na BMW. Foi bem tratado, tanto quanto sei.
Sempre soube que era um motor algo lento, mas acho mesmo que é exagero, de tal forma a pensar mesmo que tenho algum problema. Não acredito que a BMW lançasse um carro assim tão lento para o mercado. É mesmo pena, pois é realmente um carro muito interessante para a idade.
Obrigado a todos.
Imagem
E39 525d Touring 2001

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

ya parece k esse motor não traz maf
ve o filtro de ar, como está, mas o melhor será liga-lo a maquina e ver se tem e quais os erros

Andresilva
Membro Juvenil
Registado: 16 mai 2009, 21:09
O meu Carro:: 95' E36 318 Tds

Mensagem por Andresilva »

Isso é normal nesse motor. Não nos podemos esquecer que é um 1.7l com 90cv, para um peso bruto.
Mas "eu" resolvi esse problema pondo o debito de gasóleo no maximo, e ficou com uma diferença brutal, em subidas com grande inclinação em 1º e 2º fica a patinar.
Arrancar em recta se não for de fininho, tchau traseira. :lol1

pjrcampos
Membro Juvenil

Mensagem por pjrcampos »

E como se regula esse débito de gasóleo? Mas como é evidente, os consumos ficam proporcionais à melhoria de rendimento, certo?
Mas será mesmo normal numa pequena subida ao passar de 2ª para 3ª, ficando a rotação à volta das 1500 a 2000, que o motor não aguente sequer a velocidade e tenha de voltar a reduzir? Se o não fizer, por forma levar a rotação novamente acima das 2000, acabo por parar... :o
Começam a conseguir convercer-me... Parece que o motor será mesmo assim... Desilusão, para um BMW... Ser batido por um Punto 55s, como aconteceu há dias no arranque... :roll:
Imagem
E39 525d Touring 2001

Andresilva
Membro Juvenil
Registado: 16 mai 2009, 21:09
O meu Carro:: 95' E36 318 Tds

Mensagem por Andresilva »

pjrcampos Escreveu:E como se regula esse débito de gasóleo? Mas como é evidente, os consumos ficam proporcionais à melhoria de rendimento, certo?
Mas será mesmo normal numa pequena subida ao passar de 2ª para 3ª, ficando a rotação à volta das 1500 a 2000, que o motor não aguente sequer a velocidade e tenha de voltar a reduzir? Se o não fizer, por forma levar a rotação novamente acima das 2000, acabo por parar... :o
Começam a conseguir convercer-me... Parece que o motor será mesmo assim... Desilusão, para um BMW... Ser batido por um Punto 55s, como aconteceu há dias no arranque... :roll:
O meu ficou a gastar ligeiramente menos!!! Aumento do debito não significa que fique a gastar mais, essa alteração e feita na centralina por pc. Quanto á questão da subida, sim isso é normal neste carro.!!

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

pjrcampos Escreveu:Em rampas em que tem mesmo de subir em 1ª por serem muito acentuadas (que costumo fazer com outros carros), às vezes só com pontos de embraiagem. Depois, em estrada, como disse, acima das 2000, porta-se muito bem. Abaixo disso, tem mesmo muita dificuldade em vencer qualquer tipo de obstáculo. Por exemplo, depois de puxar 1ª ou 2ª, ao passar de caixa, se a rotação ficar abaixo das 2000, o motor não existe. Acima disso, renasce das cinzas, e até nem se porta nada mal. O motor tem 180000 Km, e o turbo cerca de 100000. Conhecia bem o anterior dono, e foi SEMPRE mantido na BMW. Foi bem tratado, tanto quanto sei.
Sempre soube que era um motor algo lento, mas acho mesmo que é exagero, de tal forma a pensar mesmo que tenho algum problema. Não acredito que a BMW lançasse um carro assim tão lento para o mercado. É mesmo pena, pois é realmente um carro muito interessante para a idade.
Obrigado a todos.
è a versão mais lenta (touring) porque tem de arrastar mais peso.

No entanto não podes esperar prestações ao nivel de carros actuais, mas se o enquadrarmos á sua época e concorrentes era um carro com boas prestações!

Mikitos
Membro Iniciado
Registado: 03 fev 2008, 22:00

Mensagem por Mikitos »

Boas
Eu tenho um 318 tds com bastantes Kms e nao considero que seja tão lento assim. Se comparado com um mercedes 220 cdi que tb tenho , é obvio que o mercedes tem melhor disparo, mas embalado anda quase tanto , à volta dos 200kms/hora, dependendo das mãos de cada um. Um tive um problema parecido. Notava um poço entre a 1ª e 2ª e mesmo entre a 2ª e a 3ª, enfim o carro não puxava enquanto o turbo nao entrasse em funcionamente por volta das 3 mil rotaçoes. E corri várias oficinas, verficámos tudo e nada. Andei assim com o carro durante uns tempos, devo dizer que gastava mt porque tinha que acelerar mais, até que um dia o carro começou a fazer um barulho esquisito, tipo toc, toc, que é o eterno problema dos 318tds(a corrente a fazer barulho e a pedir substituição, operação mt dispendiosa) e um mecânico amigo, quando todos diziam que o problema era das correntes, afinou-me o comando do motor (motor descomandado). Após essa operação , o carro passou a puxar bem melhor e o tal poço a baixas rotaçoões desapareceu. É evidente que o binário do motor é baixo, a cilindrada tb, por isso não é uma referencia em recuperaçoes. Mas se não houver problemas no motor o carro até se mexe bem e chega a surpreender em altas.
Em conclusão, quando o carro não puxa bem, tem algum problema. O mais dificil é encontrar mecânicos competentes que conheçam bem aquele motor. Infelizmente há poucos e ás vezes encontrar um que acerte é um castigo.
Não te posso ajudar, apenas partilhar a minha experiencia.
Abraço
Imagem

Globetrotter
Membro Juvenil
Registado: 28 jul 2009, 08:10
O meu Carro:: Honda HRV - Volvo V40

Mensagem por Globetrotter »

Vê o filtro de ar e muda o filtro do gasoleo.

não tem MAF? :roll:

Responder

Voltar para “Série 3”