E36 318tds sem potência

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

pjrcampos
Membro Juvenil
Registado: 13 out 2009, 09:38
O meu Carro:: BMW E39 525d Touring

Re: E36 318tds sem potência

Mensagem por pjrcampos »

Mikitos Escreveu:Boas
Eu tenho um 318 tds com bastantes Kms e nao considero que seja tão lento assim. Se comparado com um mercedes 220 cdi que tb tenho , é obvio que o mercedes tem melhor disparo, mas embalado anda quase tanto , à volta dos 200kms/hora, dependendo das mãos de cada um. Um tive um problema parecido. Notava um poço entre a 1ª e 2ª e mesmo entre a 2ª e a 3ª, enfim o carro não puxava enquanto o turbo nao entrasse em funcionamente por volta das 3 mil rotaçoes. E corri várias oficinas, verficámos tudo e nada. Andei assim com o carro durante uns tempos, devo dizer que gastava mt porque tinha que acelerar mais, até que um dia o carro começou a fazer um barulho esquisito, tipo toc, toc, que é o eterno problema dos 318tds(a corrente a fazer barulho e a pedir substituição, operação mt dispendiosa) e um mecânico amigo, quando todos diziam que o problema era das correntes, afinou-me o comando do motor (motor descomandado). Após essa operação , o carro passou a puxar bem melhor e o tal poço a baixas rotaçoões desapareceu. É evidente que o binário do motor é baixo, a cilindrada tb, por isso não é uma referencia em recuperaçoes. Mas se não houver problemas no motor o carro até se mexe bem e chega a surpreender em altas.
Em conclusão, quando o carro não puxa bem, tem algum problema. O mais dificil é encontrar mecânicos competentes que conheçam bem aquele motor. Infelizmente há poucos e ás vezes encontrar um que acerte é um castigo.
Não te posso ajudar, apenas partilhar a minha experiencia.
Abraço
Qual era essa corrente? E já agora, o mecanico teu amigo fica perto do Porto? Precisava de alguem de confiança que percebesse de BMW e que não tentasse logo efectuar intervenções loucamente dispendiosas sem procurar realmente o problema.
Como disse antes, realmente acima das 2000 o carro porta-se bem. O problema é abaixo disso.
Obrigado.
Abraço
Imagem
E39 525d Touring 2001

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Mensagem por Rui_318TDS »

pjrcampos Escreveu:Em rampas em que tem mesmo de subir em 1ª por serem muito acentuadas (que costumo fazer com outros carros), às vezes só com pontos de embraiagem. Depois, em estrada, como disse, acima das 2000, porta-se muito bem. Abaixo disso, tem mesmo muita dificuldade em vencer qualquer tipo de obstáculo. Por exemplo, depois de puxar 1ª ou 2ª, ao passar de caixa, se a rotação ficar abaixo das 2000, o motor não existe. Acima disso, renasce das cinzas, e até nem se porta nada mal. O motor tem 180000 Km, e o turbo cerca de 100000. Conhecia bem o anterior dono, e foi SEMPRE mantido na BMW. Foi bem tratado, tanto quanto sei.
Sempre soube que era um motor algo lento, mas acho mesmo que é exagero, de tal forma a pensar mesmo que tenho algum problema. Não acredito que a BMW lançasse um carro assim tão lento para o mercado. É mesmo pena, pois é realmente um carro muito interessante para a idade.
Obrigado a todos.
Bem se assim é, então o 318tds tem de facto algum problema, não é normal precisar de fazer pontos de embraiagem para vencer subidas íngremes. A não ser que tenha que se parar claro :) .

Como está a embraiagem do carro?

Eu tive o meu 318tds muito pouco tempo de origem e já não me recordo bem daquilo que ele era antes de ter o chip, no entanto lembro-me que realmente comparando com outros carros ele era bastante pastelão.

Aconselho vivamente uma box ou chip para o 318tds, o carro fica muito mais agradável de conduzir e fica a gastar o mesmo, pelo menos no meu caso assim foi.

Aconselhava a um diagnóstico electrónico, hoje em dia qualquer oficina tem software para fazer isso nomeadamente as bosch car service, e a verificação do filtro do ar e filtro do gasóleo.

Cumprimentos e boa sorte
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

pjrcampos
Membro Juvenil

Mensagem por pjrcampos »

A embraiagem do carro está boa. Não treme nem "poliça"... O filtro do ar já tinha verificado, e estava normal. De qualquer forma dei-lhe uma limpadela com ar comprimido. O filtro do gasóleo, de facto ainda não vi. Mas penso que esse tem mesmo de ser trocado. Não dá para limpar.
Já agora, li por aqui no forum que era recomendável tirar as "borboletas". O que é isso, onde fica, e como se tira? É mesmo recomendável retirar?

Abraço a todos, e obrigado pelas respostas
Imagem
E39 525d Touring 2001

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

pjrcampos Escreveu:A embraiagem do carro está boa. Não treme nem "poliça"... O filtro do ar já tinha verificado, e estava normal. De qualquer forma dei-lhe uma limpadela com ar comprimido. O filtro do gasóleo, de facto ainda não vi. Mas penso que esse tem mesmo de ser trocado. Não dá para limpar.
Já agora, li por aqui no forum que era recomendável tirar as "borboletas". O que é isso, onde fica, e como se tira? É mesmo recomendável retirar?

Abraço a todos, e obrigado pelas respostas
O teu não tem borboletas. :wink1

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

boas.

não faças isso ao filtro de ar, limpa-lo com compressor, isso é muito mau para o preço que ele custa novo, e não te garante que fica limpo. :fixe

Mikitos
Membro Iniciado
Registado: 03 fev 2008, 22:00

Mensagem por Mikitos »

pjrcampos Escreveu: Qual era essa corrente? E já agora, o mecanico teu amigo fica perto do Porto? Precisava de alguem de confiança que percebesse de BMW e que não tentasse logo efectuar intervenções loucamente dispendiosas sem procurar realmente o problema.
Como disse antes, realmente acima das 2000 o carro porta-se bem. O problema é abaixo disso.
Obrigado.
Abraço
A corrente é a da distribuição, mas o problema de nao puxar nao tem nada a ver com isso. A corrente só faz barulho e no limite pode partir e lá se vai o motor. Equivale á correia de distribuição quando sao de borracha e necessitam de ser substituídas de tantos em tantos kms.
Não o meu mecânico nao fica perto do Porto. Eu penso que essa questão dos filtros sujos nao tem nada a ver. Inclino-me mais para bomba injectora, pressao do turbo, motor descomandado, algum injector com problemas. Estes orgãos foram os que eu vi quando tive o mesmo problema e afinal era o motor descomandado, isto é havia um desfasamento entre as válvulas de admissão e as válvulas de escape. Não estavam sincronizadas.
A bomba injectora nunca teve problemas? O carro deita muito fumo preto em aceleração?
Não será pelo facto de ainda não estares bem habituado ao carro?
Ainda hoje, lembrando-me de ti, deixei morrer o meu em plano, até 50 em quarta e bastou um pouco de aceleração pra ele ganhar velocidade. Aliás eu uso muito pouco a caixa e o carro nao se queixa, com um pouco de aceleração ganha velocidade, mesmo a subir. Fico admirado pois o binário é muito baixo.
Vê lá isso
Abraço
Imagem

pjrcampos
Membro Juvenil

Mensagem por pjrcampos »

A corrente é a da distribuição, mas o problema de nao puxar nao tem nada a ver com isso. A corrente só faz barulho e no limite pode partir e lá se vai o motor. Equivale á correia de distribuição quando sao de borracha e necessitam de ser substituídas de tantos em tantos kms.
Não o meu mecânico nao fica perto do Porto. Eu penso que essa questão dos filtros sujos nao tem nada a ver. Inclino-me mais para bomba injectora, pressao do turbo, motor descomandado, algum injector com problemas. Estes orgãos foram os que eu vi quando tive o mesmo problema e afinal era o motor descomandado, isto é havia um desfasamento entre as válvulas de admissão e as válvulas de escape. Não estavam sincronizadas.
A bomba injectora nunca teve problemas? O carro deita muito fumo preto em aceleração?
Não será pelo facto de ainda não estares bem habituado ao carro?
Ainda hoje, lembrando-me de ti, deixei morrer o meu em plano, até 50 em quarta e bastou um pouco de aceleração pra ele ganhar velocidade. Aliás eu uso muito pouco a caixa e o carro nao se queixa, com um pouco de aceleração ganha velocidade, mesmo a subir. Fico admirado pois o binário é muito baixo.
Vê lá isso
Abraço[/quote]
Que eu saiba, a bomba injectora não deu problemas. O motor em aceleração não deita muito fumo. De dia nem se vê nenhum na traseira, e de noite apenas se consegue ver pelos faróis de quem vem atrás. Mas isso penso ser normal. Ainda ontem pedi à minha esposa para ir atrás de mim e ver se deita fumo, e ela disse que não.
Não acho que seja por não estar habituado ao carro. É que ao contrário de ti, por muito que acelere abaixo das 2000, não consigo ganhar velocidade, a não ser a descer, ou muito lentamente em plano. A subir, esquece. Eu tenho mesmo que utilizar muito a caixa, senão... :?
Vou ter mesmo de o levar à maquina.
Obrigado
Abraço
Imagem
E39 525d Touring 2001

Mikitos
Membro Iniciado
Registado: 03 fev 2008, 22:00

Mensagem por Mikitos »

Boa sorte e vai dando notícias
Abraço
Imagem

pjrcampos
Membro Juvenil

Mensagem por pjrcampos »

Boas pessoal.
Problema resolvido!!! :fixe No inicio deste topico, disse que tinha limpo a valvula EGR. E tinha, de facto. Mas apenas a válvula. Depois de ver o tópico viewtopic.php?f=43&t=35364 (Excelente, e muito util, por sinal) decidi por mãos à obra. Ontem ganhei coragem, e lá foi disto. Não imaginam a porcaria que estava acumulada nos colectores de admissão, a seguir à bomba. Incrível!!! Depois de tudo montado... Carro novo. NADA A VER!!!! Já não tenho de reduzir nas subidas, recupera bem em baixas... Claro qeu é um carro pesado, e as prestações não são bombássticas, mas perfeitamente aceitável. Estou "maravilhado"... :) Para quem nunca fez isto... Façam! Acreditem que vale a pena. Mudei também o filtro de gasóleo, mas apenas por descargo de consciemcia...
A todos os que tentaram ajudar, muito obrigado. Valeu o esforço!...

Grande abraço a todos.
Imagem
E39 525d Touring 2001

dimoki
Membro Juvenil
Registado: 10 out 2008, 23:05
O meu Carro:: BMW 318tds Compact E36 - 1999/09

Mensagem por dimoki »

Bom saber que anda ai mais um 318 tds com boa saude :driving
BMW 318 TDS COMPACT
Future devil to come!