Consumo zero?
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Consumo zero?
Quando se está em aceleração negativa, ou seja, quando se trava e reduz-se a mudança, o consumo instantâneo indicado no computador de bordo é zero.
Isto é possível?
Para o motor estar a trabalhar é necessário que os pistons estejam num movimento para cima e para baixo, consequentemente, haver combustão. Então como é possível o consumo ser zero?
Alguém tem uma explicação?
Isto é possível?
Para o motor estar a trabalhar é necessário que os pistons estejam num movimento para cima e para baixo, consequentemente, haver combustão. Então como é possível o consumo ser zero?
Alguém tem uma explicação?
- rhv
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Re: Consumo zero?
Eu tambem tinha essa duvida, até que me explicaram que quando se vai por ex na auto-estrada e se tira o pé do acelarador, o ponteiro do consumo/mostrador no cb indica uma consumo instataneo de 0ltr/100 km, isto tudo porque se tem o carro engrenado com uma mudança (5ª por ex) e assim vamos a 120 sem gastar népia, porque a força motriz das rodas é que está a "puxar" o motor, e não o contrario... por isso é que quando o pessoal diz que nas descidas pa poupar combustivel pode-se desengatar o carro, estão errados, não totalmente, mas poupa-se sempre mais com o carro engatado e simplesmente ir descendo pois as rodas estão a levar-nos...hnuno Escreveu:Quando se está em aceleração negativa, ou seja, quando se trava e reduz-se a mudança, o consumo instantâneo indicado no computador de bordo é zero.
Isto é possível?
Para o motor estar a trabalhar é necessário que os pistons estejam num movimento para cima e para baixo, consequentemente, haver combustão. Então como é possível o consumo ser zero?
Alguém tem uma explicação?
Não sei se expliquei da melhor forma

Cumps
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- sergio rocha
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Re: Consumo zero?
Exatamente isso rhv
:lovebmw
-- Segunda Jan 18, 2010 2:03 pm --
Exatamente isso rhv
:lovebmw
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-- Segunda Jan 18, 2010 2:03 pm --
Exatamente isso rhv
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- Caetanoe36
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Re: Consumo zero?
Tudo depende é da descida lol... Porque quando tens a mudança engatada a energia dissipada é muito maior que quando está desengatado. Energia essa que depois vai ter de ser recuperada acelarando...
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- rhv
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Re: Consumo zero?
Caetanoe36 Escreveu:Tudo depende é da descida lol... Porque quando tens a mudança engatada a energia dissipada é muito maior que quando está desengatado. Energia essa que depois vai ter de ser recuperada acelarando...
Exacto, isso do fenomeno consumo zero é uma coisa que acontece durante muito pouco tempo, pois a velocidade vai-se perdendo uma vez que com o motor engatado este vai "travando" o andamento... Se numa descida desengatarmos o carro, ele passa a consumir prai uns 1,5/2 litros aos 100km mas acaba por compensar... até porque vai ganhando velocidade.
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Re: Consumo zero?
rhv Escreveu:Caetanoe36 Escreveu:Tudo depende é da descida lol... Porque quando tens a mudança engatada a energia dissipada é muito maior que quando está desengatado. Energia essa que depois vai ter de ser recuperada acelarando...
Exacto, isso do fenomeno consumo zero é uma coisa que acontece durante muito pouco tempo, pois a velocidade vai-se perdendo uma vez que com o motor engatado este vai "travando" o andamento... Se numa descida desengatarmos o carro, ele passa a consumir prai uns 1,5/2 litros aos 100km mas acaba por compensar... até porque vai ganhando velocidade.
Num carro moderno nunca compensa..essa questão aparece em tudo quando é site ou forum ligado ao mundo automovél, e já foi testado por algumas revistas/programaus de tV/etc.
A resposta mais concensual é: num carro moderno com injecção electronica não compensa de todo desengatar (para além de que é perigoso) no entanto nos carros a carburador, esta tese ganha alguma credibilidade.
- rhv
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Re: Consumo zero?
Eu como não utilizo nenhum dos 2 metodos para poupar combustivel :fixe ... Mas se pensarmos tudo isso tem logica, pois o motor esta a trabalhar a "seco", apenas a ser puxado pelas rodas, nao há injeção de combustivel.
O melhor mesmo é evitar acelerações bruscas e desnecessarias, tipo 2 semafros num espaço de 200 metros e knd abre o primeiro é pé na tabua e fé em deus, e depois até chia pneu pk o 2º sinal ta fechado :lol1 :lol1 :lol1
Cumps e boas curvas
O melhor mesmo é evitar acelerações bruscas e desnecessarias, tipo 2 semafros num espaço de 200 metros e knd abre o primeiro é pé na tabua e fé em deus, e depois até chia pneu pk o 2º sinal ta fechado :lol1 :lol1 :lol1
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Re: Consumo zero?
eu antigamente para poupar quando ia para casa ao sabado a noite, esticava ate aos 240km h e depoir punha em ponto morto e ia 3km a pala d gasoleo. Lol. E inda tinha que travar para parar em casa, depois fiquei sem carta nessa mesma reta, mas ao menos poupava gasoleo todas as semanas. Lol
- HangaS
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Re: Consumo zero?
A Lei da conservação da energia, associada ao arrasto aerodinamico que aumenta no quadrado da velocidade, diz que não poupavas gasoleo nenhum.. antes pelo contrario 

- Caetanoe36
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Re: Consumo zero?
Eu tenho a mania de desengatar porque o motor nao metendo combustivel perde tambem na lubrificação. Normalmente os motores partem depois de uma esticadela no momento em que se tira pé. Além disso como o meu carro está a GPL e é sistema de admissao ainda, ta sempre a meter gas, quer esteja ou n engatado...
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Re: Consumo zero?
o que um homem faz para poupar alguma coisa, a vida nao ta facil, e a brigada de transito nao entendeu. Lol.
-- Terça Jan 19, 2010 1:33 am --
os fins justificam os meios. Lol
-- Terça Jan 19, 2010 1:33 am --
os fins justificam os meios. Lol
Re: Consumo zero?
O consumo nunca é "0" na totalidade... é sempre qualquer decima "0.01" (minimo dos minimos) 
A força cinética do andamento faz o resto quando não aceleramos.
No caso dos E46 150cv, quando o carro está parado, entra em modo de "poupança". A centralina detecta que o carro está parado pelos sensores ABS e muda automaticamente de configuração de injecção (mapa) para poupar o máximo!!
Podes fazer a experiência numa descida. Travas o carro e colocas em ponto morto e fica atento ao trabalhar do motor e inclusive o ponteiro do consumo instantâneo... quando destravas o carro, vais reparar que o "trabalhar" do motor fica outro e o ponteiro do consumo instantâneo mexe.
BMW é BMW

A força cinética do andamento faz o resto quando não aceleramos.
No caso dos E46 150cv, quando o carro está parado, entra em modo de "poupança". A centralina detecta que o carro está parado pelos sensores ABS e muda automaticamente de configuração de injecção (mapa) para poupar o máximo!!
Podes fazer a experiência numa descida. Travas o carro e colocas em ponto morto e fica atento ao trabalhar do motor e inclusive o ponteiro do consumo instantâneo... quando destravas o carro, vais reparar que o "trabalhar" do motor fica outro e o ponteiro do consumo instantâneo mexe.
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- Caetanoe36
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Re: Consumo zero?
no e36 acontece o mesmo. Quando o carro está parado as rotacoes ficam nos 700/750, assim que comeca a andar mesmo que em ponto morto passa para os 1100... no consumo nao da para notar porque no e36 nesse aspecto é mais "real" e parado o consumo tende para infinito, se bem que devia ser como no e46, visto que o para-arranca ou até os semaforos se tornam mais irritantes pelo desespero de se ver combustivel queimado sem qualquer rendimento lol
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Re: Consumo zero?
Porque é que há-de gastar alguma coisa quando os injectores nem recebem sinal para abrir?niceboy Escreveu:O consumo nunca é "0" na totalidade... é sempre qualquer decima "0.01" (minimo dos minimos)
