Circuito de àgua

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

richardcop
Membro Junior
Registado: 27 abr 2008, 22:23
O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01

Circuito de àgua

Mensagem por richardcop »

Boas pessoal. Ontem deitei mãos à obra para mudar a peça nº5 (diga-se desde já que dá uma trabalheira geitosa)
Imagem
É claro que derramou algum liquido de referigeração, no entanto acrescentei depois de ter montado tudo, mas o que me esqueci de fazer foi sangrar o circuito, pelo que depois de ter andado cerca de 15 km acendeu uma luz amarela no painel com a imagem do radiador de àgua. Abri a tampa do radiador e tinha pouca àgua (claro :duh , depois de ter feito a circulação), acrescentei e ficou ao nivel. Mas o problema é que a luz continua acesa. Gostava que me ajudassem e me dissessem com sangrar bem o sistema todo. Será que agora a luz só apaga com ó DIS?
Obrigado.
Cumps :lovebmw
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: Circuito de àgua

Mensagem por JOFIMO »

Boas faz uma pesquisa que existe matéria de como purgar o sistema.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

richardcop
Membro Junior

JOFIMO Escreveu:Boas faz uma pesquisa que existe matéria de como purgar o sistema.
Fiz antes do post mas não encontrei. Talvez não tenha colocado as palavras certas...vou tentar outra vez.
De qualquer forma se alguem puder ajudar por aqui agradeço.
Imagem

VHL
Membro Juvenil
Registado: 15 mar 2007, 22:53
O meu Carro:: BMW E46-320d Touring

Mensagem por VHL »

No tubo, junto à tampa do radiador, tens um sangrador, (parafuso plástico), retiras e pões o motor a trabalhar, o liquido de refrigeração vai começar a sair aos solavancos devido ao ar que está no circuito, vais adicionando no radiador até que o mesmo saia pelo sangrador de forma contínua, nessa altura sem parares o motor colocas o "parafuso tampão do sangrador" e colocas o liquido no nível, tá o serviço feito!

Atenção ao apertares o parafuso do sangrador, aquilo fica ressequido com o calor e parte com facilidade!

Abraço
O meu Projecto
http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 59&t=27138

A garagem:
- BMW E46 320d touring - "A verdocas"
- Ford Fiesta MK6 1.25i - "O ZuN ZuN"
- Suzuki GSX1000R K5 - "O Anti-Stress"
- GS STORM UNLIMITED TRUCK - Escala 1:8 - "O Brinquedo"

richardcop
Membro Junior

JOFIMO Escreveu:Boas faz uma pesquisa que existe matéria de como purgar o sistema.
Já encontrei, faltava-me a palavra "purgar". Obrigado

-- Quarta Mar 10, 2010 1:46 am --
VHL Escreveu:No tubo, junto à tampa do radiador, tens um sangrador, (parafuso plástico), retiras e pões o motor a trabalhar, o liquido de refrigeração vai começar a sair aos solavancos devido ao ar que está no circuito, vais adicionando no radiador até que o mesmo saia pelo sangrador de forma contínua, nessa altura sem parares o motor colocas o "parafuso tampão do sangrador" e colocas o liquido no nível, tá o serviço feito!

Atenção ao apertares o parafuso do sangrador, aquilo fica ressequido com o calor e parte com facilidade!

Abraço
Obrigado VHL, já fiz isso. Só há um problema...a luz continua acesa, será que tenho de fazer uns km´s com o carro?? Assim até tenho receio de andar com ele.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Se a luz de falata de liquido continua acesa das duas uma; ou saltou fora a ficha do sensor oo o mesmo avariou, já purgaste o sistema conforme indicado pela bmw? não se purga com o motor a trabalhar senão não deixa de entrar ar no circuito, vê aqui como se faz:

Imagem
Imagem
Cumps. :wink1
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

richardcop
Membro Junior

JOFIMO Escreveu:Se a luz de falata de liquido continua acesa das duas uma; ou saltou fora a ficha do sensor oo o mesmo avariou, já purgaste o sistema conforme indicado pela bmw? não se purga com o motor a trabalhar senão não deixa de entrar ar no circuito, vê aqui como se faz:

Imagem
Imagem
Cumps. :wink1
Mas nas imagens diz para por o motor em marcha. Já fiz como diz aqui, tem àgua ao nivel, mas a luz continua ligada. :?
A fixa é aquela que está do lado esquerdo do radiador? Essa tá ligada.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Desculpa richarcop faltou esta parte, e faz-se com o motor parado como vais ver, com o motor a trabalhar é o 2º procedimento a fazer.
Imagem
Imagem
Imagem
Já agora algum moderador que possa fixar o post para consulta de todos os que necessitem de trocar o liquido do sistema de refrigeração (troca-se 4 em e anos).
Cumps. :lovebmw

richardcop
Membro Junior

Mais uma vez obrigado. :fixe
Fica bem
Imagem

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Mensagem por Rui_318TDS »

Será que é possível colocarem imagens do processo para o 318tds?
Cumps
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Rui_318TDS Escreveu:Será que é possível colocarem imagens do processo para o 318tds?
Cumps
Viva o teu tem depósito de expansão separado (se tiver na fase de enchimento do sistema este purga sózinho) ou junto com o radiador? se for o caso tem um parafuso de purga, vê a baixo como fazer:
Imagem
Imagem
Espero ter ajudado, cumps. :lovebmw

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Mensagem por Rui_318TDS »

Viva Jofimo,

Sim ajudaste, o meu tem um deposito de expansão. Já agora todos os carros com deposito de expansão não necessitam de purga?

Já agora aproveito e pergunto se a caixa da direcção dos E36 têm parafuso de afinação?

Cumps e obg
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

richardcop
Membro Junior

Boas. Bem, está resolvido este problema, a luz apagou depois de alguns km´s.
Obrigado a quem se disponibilizou para ajudar, sempre presentes :fixe
Abraço :lovebmw
Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Rui_318TDS Escreveu:Viva Jofimo,

Sim ajudaste, o meu tem um deposito de expansão. Já agora todos os carros com deposito de expansão não necessitam de purga?

Já agora aproveito e pergunto se a caixa da direcção dos E36 têm parafuso de afinação? Não existe parafuso de afinação podes é ter folga no cardã de ligação da coluna à caixa.
Cumps e obg
Cumps. :lovebmw

Shadow
Membro Iniciado
Registado: 08 jan 2010, 13:57
O meu Carro:: BMW 318TDS

Mensagem por Shadow »

utilizando o post do JOFIMO,

Significa então que basta esvaziar o radiador e atestar novamente ao nível que não é necessário purgar o circuito correcto??

Isto falando num 318TDS com vaso/deposito de expansão
Bem-vindo ao mundo encantado dos BM's onde há turbos , intercoolers , ladroes , farois xenons e carros rebaixados e muitos malucões, O mundo dos BM's é no nosso forum onde todos somos uns bacanos, BM's BM's , eles são os nossos maiores amiguinhos!

Responder

Voltar para “Série 3”