Circuito de àgua

Secção para modelos Série 3

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richardcop
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Circuito de àgua

Mensagem por richardcop »

Boas pessoal. Ontem deitei mãos à obra para mudar a peça nº5 (diga-se desde já que dá uma trabalheira geitosa)
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É claro que derramou algum liquido de referigeração, no entanto acrescentei depois de ter montado tudo, mas o que me esqueci de fazer foi sangrar o circuito, pelo que depois de ter andado cerca de 15 km acendeu uma luz amarela no painel com a imagem do radiador de àgua. Abri a tampa do radiador e tinha pouca àgua (claro :duh , depois de ter feito a circulação), acrescentei e ficou ao nivel. Mas o problema é que a luz continua acesa. Gostava que me ajudassem e me dissessem com sangrar bem o sistema todo. Será que agora a luz só apaga com ó DIS?
Obrigado.
Cumps :lovebmw
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JOFIMO
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por JOFIMO »

Boas faz uma pesquisa que existe matéria de como purgar o sistema.
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richardcop
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por richardcop »

JOFIMO Escreveu:Boas faz uma pesquisa que existe matéria de como purgar o sistema.
Fiz antes do post mas não encontrei. Talvez não tenha colocado as palavras certas...vou tentar outra vez.
De qualquer forma se alguem puder ajudar por aqui agradeço.
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VHL
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por VHL »

No tubo, junto à tampa do radiador, tens um sangrador, (parafuso plástico), retiras e pões o motor a trabalhar, o liquido de refrigeração vai começar a sair aos solavancos devido ao ar que está no circuito, vais adicionando no radiador até que o mesmo saia pelo sangrador de forma contínua, nessa altura sem parares o motor colocas o "parafuso tampão do sangrador" e colocas o liquido no nível, tá o serviço feito!

Atenção ao apertares o parafuso do sangrador, aquilo fica ressequido com o calor e parte com facilidade!

Abraço
O meu Projecto
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A garagem:
- BMW E46 320d touring - "A verdocas"
- Ford Fiesta MK6 1.25i - "O ZuN ZuN"
- Suzuki GSX1000R K5 - "O Anti-Stress"
- GS STORM UNLIMITED TRUCK - Escala 1:8 - "O Brinquedo"

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richardcop
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por richardcop »

JOFIMO Escreveu:Boas faz uma pesquisa que existe matéria de como purgar o sistema.
Já encontrei, faltava-me a palavra "purgar". Obrigado

-- Quarta Mar 10, 2010 1:46 am --
VHL Escreveu:No tubo, junto à tampa do radiador, tens um sangrador, (parafuso plástico), retiras e pões o motor a trabalhar, o liquido de refrigeração vai começar a sair aos solavancos devido ao ar que está no circuito, vais adicionando no radiador até que o mesmo saia pelo sangrador de forma contínua, nessa altura sem parares o motor colocas o "parafuso tampão do sangrador" e colocas o liquido no nível, tá o serviço feito!

Atenção ao apertares o parafuso do sangrador, aquilo fica ressequido com o calor e parte com facilidade!

Abraço
Obrigado VHL, já fiz isso. Só há um problema...a luz continua acesa, será que tenho de fazer uns km´s com o carro?? Assim até tenho receio de andar com ele.
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JOFIMO
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por JOFIMO »

Se a luz de falata de liquido continua acesa das duas uma; ou saltou fora a ficha do sensor oo o mesmo avariou, já purgaste o sistema conforme indicado pela bmw? não se purga com o motor a trabalhar senão não deixa de entrar ar no circuito, vê aqui como se faz:

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richardcop
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por richardcop »

JOFIMO Escreveu:Se a luz de falata de liquido continua acesa das duas uma; ou saltou fora a ficha do sensor oo o mesmo avariou, já purgaste o sistema conforme indicado pela bmw? não se purga com o motor a trabalhar senão não deixa de entrar ar no circuito, vê aqui como se faz:

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Cumps. :wink1
Mas nas imagens diz para por o motor em marcha. Já fiz como diz aqui, tem àgua ao nivel, mas a luz continua ligada. :?
A fixa é aquela que está do lado esquerdo do radiador? Essa tá ligada.
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JOFIMO
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por JOFIMO »

Desculpa richarcop faltou esta parte, e faz-se com o motor parado como vais ver, com o motor a trabalhar é o 2º procedimento a fazer.
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Já agora algum moderador que possa fixar o post para consulta de todos os que necessitem de trocar o liquido do sistema de refrigeração (troca-se 4 em e anos).
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por richardcop »

Mais uma vez obrigado. :fixe
Fica bem
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Rui_318TDS
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por Rui_318TDS »

Será que é possível colocarem imagens do processo para o 318tds?
Cumps
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JOFIMO
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por JOFIMO »

Rui_318TDS Escreveu:Será que é possível colocarem imagens do processo para o 318tds?
Cumps
Viva o teu tem depósito de expansão separado (se tiver na fase de enchimento do sistema este purga sózinho) ou junto com o radiador? se for o caso tem um parafuso de purga, vê a baixo como fazer:
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Espero ter ajudado, cumps. :lovebmw
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Rui_318TDS
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por Rui_318TDS »

Viva Jofimo,

Sim ajudaste, o meu tem um deposito de expansão. Já agora todos os carros com deposito de expansão não necessitam de purga?

Já agora aproveito e pergunto se a caixa da direcção dos E36 têm parafuso de afinação?

Cumps e obg
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richardcop
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por richardcop »

Boas. Bem, está resolvido este problema, a luz apagou depois de alguns km´s.
Obrigado a quem se disponibilizou para ajudar, sempre presentes :fixe
Abraço :lovebmw
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JOFIMO
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por JOFIMO »

Rui_318TDS Escreveu:Viva Jofimo,

Sim ajudaste, o meu tem um deposito de expansão. Já agora todos os carros com deposito de expansão não necessitam de purga?

Já agora aproveito e pergunto se a caixa da direcção dos E36 têm parafuso de afinação? Não existe parafuso de afinação podes é ter folga no cardã de ligação da coluna à caixa.
Cumps e obg
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Shadow
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Re: Circuito de àgua

Mensagem por Shadow »

utilizando o post do JOFIMO,

Significa então que basta esvaziar o radiador e atestar novamente ao nível que não é necessário purgar o circuito correcto??

Isto falando num 318TDS com vaso/deposito de expansão
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