Lampadas Xenon

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

Responder
serfas
Membro Iniciado
Registado: 16 jun 2009, 23:18
O meu Carro:: BMW 320d touring E46 - 2001/11

Lampadas Xenon

Mensagem por serfas »

Boas pessoal,
Estou aqui com uma duvida acerca da minha Touring.
Ela vem com Xenon de origem mas as luzes são algo fracas, agora a minha duvida.
Posso trocar somente as lampadas por umas de 6000k brancas? Os balastros aguentam?
Penso que a minha tem H7 de 4300k serão os maximos também em Xenon?
deixo uma foto das minhas opticas
Agradeço a vossa ajuda
Imagem

Abraços

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Re: Lampadas Xenon

Mensagem por Notlim »

Boas serfas, podes perfeitamente colocar umas lâmpadas 6000k, isso não vai causar problemas aos balastros. Vais ter uma iluminação mais branca do que tens agora mas fica a saber que supostamente as lâmpadas de origem (4300k) são as que emitem mais luminosidade e fornecem maior conforto ao olho humano. Basicamente é assim:

- 4300k - amarelado
- 6000K - branco
- 8000K - azul "gelo"

Eu tenho 8000k porque gosto do tom azul que fornecem mas quando chove ou há nevoeiro nota-se que não são as mais indicadas. Normalmente o pessoal fica-se pelas 6000k por ser o melhor compromisso entre qualidade de iluminação e cor. Já agora os teus máximos devem ser halogéneo mas podes colocar um kit completo aftermarket.

Nada como falares com os nossos parceiros do clube no que toca a xenon e se puderes testá-las in loco.

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

serfas, a explicação do Notlim está correctíssima, só falta mencionar que já tens Bi-xenon, ou seja qdo metes máximos, a "lâmina" que está dentro do "olho de boi" "cai" e deixa de ter o formato ____/----- e passa a estar aberto..... Não sei no teu caso o "máximo" que acede qdo fazes sinais de luzes acende qdo tens os xenon's ligados, normalmente é uma lâmpada H7 que só acende para fazer sinal de luzes qdo as luzes estão desligadas, caso contrário o "olho de boi" faz de médios e máximos.....

Espero ter esclarecido alguma coisa....
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

serfas
Membro Iniciado

Mensagem por serfas »

JPimpao01 Escreveu:serfas, a explicação do Notlim está correctíssima, só falta mencionar que já tens Bi-xenon, ou seja qdo metes máximos, a "lâmina" que está dentro do "olho de boi" "cai" e deixa de ter o formato ____/----- e passa a estar aberto..... Não sei no teu caso o "máximo" que acede qdo fazes sinais de luzes acende qdo tens os xenon's ligados, normalmente é uma lâmpada H7 que só acende para fazer sinal de luzes qdo as luzes estão desligadas, caso contrário o "olho de boi" faz de médios e máximos.....

Espero ter esclarecido alguma coisa....
Boas,
Obrigado pelos esclarecimentos.
Mas não percebi bem o que me disseste acerca dos máximos, mas acho que o meu olho de boi faz medios/maximos pois penso que as opticas de fora apenas fazem minimos, tenho ideia que apenas têm uma lampada pequena, mas logo confirmo isso.

Obrigadão e abraços

Ludwig
Membro Gold
Registado: 11 fev 2008, 00:17
O meu Carro:: Saí do forum

Mensagem por Ludwig »

serfas,

O problema da ta iluminação nao esta nas lampadas mas sim no projector. Esses projectores (olho de boi) dão pouca luz por si só e o que acontece é que tanto o reflector do projector(parte interior cromada onde a luz e reflectida) e a lente (olho de boi em si) costumam estar bastante sujas.

No meu caso, eu desmontei o farol todo (peça a peça) e limpei tudo e notei uma enorme diferença na iluminação! Se estiveres a fim de fazer este trabalho tem cuidado com os cromados pois estes sao muito finos. se passas um pano as áspero ou com mais força o cromado vai á vida.

Embora o esquema desse projector nao seja este que vou mostrar a seguir, vai tudo dar ao mesmo.

Quanto estas com os maximos desligados a chapa azul esta em cima. quando das maximos, a chapa azul que esta ligada a um solenoide desce o que faz com que deixe de existir aquema linha de corte que ves na parede com este formato:

____/----__/---------

Imagem

As lampadas que tens podem nao ser as que dao mais cor pois mesmo sendo xenon têm um tom amarelado tal como o Notlim disse. Á medida que aumentas os kelvins (k) a luz vai ter mais cor mas consequentemente menos luminosidade

fica quase como

a intensidade 4100>5000>6000>8000>10000>12000

So ha uma maneira de por esses farois a dar mais luz. 1º é limpa-los, depois fazer uma mod ao balastro para o por com maior potencia 55w/70w mas desaconselho pois ainda nao foi encontrada nenhuma soluçao para refrigerar o balastro, ou entao comprar um desses aftermarket de 55w e ja ficas bem servido.

Posso-te dizer que os farois do e46 do meu pai (bosch com lampadas de halogeneo) dão mais luz que os meus bi-xenon com balastros de 55w.

Quanto a falta de luz nestes faróis...acho que chegamos a conclusão que nada a fazer

quem quiser alguma literatura sobre isto de aumentar a potencia nos balastros:

http://www.hidplanet.com/forums/viewtopic.php?t=21715

Para terem uma ideia da qualidade de iluminação: isto trata-se do mesmo balastro, mesma lampada mas com projectores diferentes:

E46 bixenon (os ZKW e nao os AL)
Imagem

outro projector (os chamados FX)
Imagem

FONTE: HID planet.com

serfas
Membro Iniciado

Mensagem por serfas »

Ludwig granda post :D
Bem agora que cheguei a casa fui realmente confirmar.
Com os medios ligados e accionando os maximos acendem as outras opticas, esta lá uma lâmpada h7 que não tinha reparado ehehe alem de nao perceber ainda vejo mal :(
Enfim parece ser uma lampada normalissima e não creio que seja xenon embora não saiba identificar as diferenças.
Ok Ludwig vou ponderar desmontar ate pq o plastico esta algo sujo por dentro mas acho melhor ficar quieto. vou tentar experimentar montar umas 6000k alguem sabe aqui em lisboa onde possa montar e eventualmente testar?

Abraços

Tavar3s
Membro Juvenil
Registado: 30 mai 2006, 00:21
O meu Carro:: Bmw 320Coupe E92 2008/05
Contacto:

Mensagem por Tavar3s »

Boas, manda pm O el_capitan ele leva umas e testas ;)
www.santerchips.pt

Vendo material E92,E82,E46-opticas E46coupe,aileon E82 Replica performance,molas lowtec serie1,molas eibach pro-kit serie 3 E92, travagem m3 E46 (2discos,suportes,pastilhas) jantes 18" originais style 193M com pneus Runflat, farois traseiros em led originais bmw E82, pedais performance originais.

White_Spot™
Membro Senior
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01

Mensagem por White_Spot™ »

Eu também sofro desse mal e mesmo após ter mudado as lâmpadas de xenon de origem por umas de 6000k a coisa não melhorou muito.
Melhor dizendo, nem o polimento do vidro / plástico das ópticas (Bosch), nem a limpeza interior mudou o que quer que seja.

O que notei principalmente ao mudar as lâmpadas foi a luz ficar mais clara e um "realçar" maior dos traços brancos pintados no alcatrão conforme podes ver nestas fotos (o resto da coisa está no tópico do meu projecto).

ImagemImagem

ImagemImagemImagem

Atenção que as fotos do antes e depois não foram tiradas no mesmo dia.

Sobre essa lâmina manhosa na óptica... bem finalmente fiquei a saber para que serve lol, se bem que eu já andei a mexer naquilo à mão (mudei a posição da patilha) e nunca reparei que aquilo trabalhava ao mudar para máximo :duh. Só espero não ter dado cabo disso.

Tavar3s
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por Tavar3s »

A tua 320 usa d2s ou d1s ? se for d1s arranja-se soluçao para isso, existe agora umas novas lampadas d1s 50w :D
www.santerchips.pt

Vendo material E92,E82,E46-opticas E46coupe,aileon E82 Replica performance,molas lowtec serie1,molas eibach pro-kit serie 3 E92, travagem m3 E46 (2discos,suportes,pastilhas) jantes 18" originais style 193M com pneus Runflat, farois traseiros em led originais bmw E82, pedais performance originais.

serfas
Membro Iniciado

Mensagem por serfas »

Boas,
Ando um pouco afastado da questão das lâmpadas.
Mas entretanto já mandei mail ao Santos para ir buscar umas 6000K e depois logo vejo como fica, mas se entretanto já melhorar as marcas rodoviárias menos mal, pois ou preciso de ir novamente ao oftalmologista ou as minhas não dão mesmo para os gastos :)

Abraços

serfas
Membro Iniciado

Mensagem por serfas »

Boas,
Ando um pouco afastado da questão das lâmpadas.
Mas entretanto já mandei mail ao Santos para ir buscar umas 6000K e depois logo vejo como fica, mas se entretanto já melhorar as marcas rodoviárias menos mal, pois ou preciso de ir novamente ao oftalmologista ou as minhas não dão mesmo para os gastos :)

Abraços

Tavar3s
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por Tavar3s »

Vais ver que vais notar diferença, até porque as lampadas com os anos deixam de dar tanta luminosidade
www.santerchips.pt

serfas
Membro Iniciado

Mensagem por serfas »

Cá estou eu outra vez :)
Antes de mais sou mais um cliente satisfeito da santerchips :) foi um prazer conhecer o João.
Em relação ás luzes só vos digo que a diferença foi brutal, troquei-as ainda ontem a noite e estou bastante satisfeito com a iluminação portanto foi bem notória a diferença.
Mas logo ponho uma foto das minhas lampadas de origem e penso que vão perceber porquê.

Abraços

Argozelo
Membro Junior
Registado: 20 ago 2006, 19:38
O meu Carro:: BMW 525D F10 2013/09
Contacto:

Mensagem por Argozelo »

Boas, comprei agora umas opticas completas, Bi-Xenon Originais, portanto as AL, para montar no meu, que não tem qualquer xenon, montei, mas quando fui a ver, não tenho o segundo cabo, que deveria ligar nos balastros... E então so me ficaram a dar medios com o xenon, nao os maximos... Como poderei resolver a situação ??? Aquela ficha que me falta será alimentação ou outra coisa ???

Imagem

Ludwig
Membro Gold
Registado: 11 fev 2008, 00:17
O meu Carro:: Saí do forum

Mensagem por Ludwig »

isso é pro sistema bi-xenon.

-- Quinta Abr 22, 2010 2:41 pm --

para facilmente resolver essa situação...tens que voltar a tirar os farois fora para poder trabalhar bem.

Podes fazer isso de duas formas. á bruta...que é pegar nos fios dos maximos e ligar ao solenoide que faz actuar o bi-xenon ou então tens que optar por fazer as coisas em condições. o que acontece é que no solenoide entram 3 fios. um preto que é o negativo, um vermelho e um verde. tanto o vermelho como o verde sao positivos. o sistema funciona da seguinte forma. pelo fio vermelho passam 12v que é para baixar a chapa de corte o mais rapido possivel para teres os "maximos" em xenon. acontece que o solenoide nao foi feito para estar a ser constantemente carregado com 12v o que pode fazer com que aquela bobine cole e depois ficas sempre a andar com o bi-xenon actiivo. para isso serve o fio verde que para que alguns milisegundos da chapa baixar passe a passar apenas uns 4v que sao o suficiente para aguentar a chapa em baixo. como resolver esta situação? so ha uma forma que foi como eu fiz. na america vendem uns controladores dos solenoides. fazes um chunt do positivo e negativo dos maximos e ligas a esse controlador. desse controlador tens 3 saidas para ligar respectivamente o fio preto,vermelho e verde. Só desta forma asseguras o seguro funcionamento do sistema.

Responder

Voltar para “Série 3”