Caixa dura - E90 - Será defeito ou feitio?!

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

xm320D
Membro Juvenil
Registado: 25 set 2009, 14:14
O meu Carro:: BMW 320D E46

Re: Caixa dura - E90 - Será defeito ou feitio?!

Mensagem por xm320D »

CCM Escreveu:Viva!

Há poucos semanas mudei o emblema de VW para BMW.

Desde o test drive que senti que a caixa de velocidades da BMW é algo dura... (Tenho a impressão que o meu braço direito já se encontra mais musculado que o esquerdo :D !!!). Com a habituação essa sensação quase desapareceu.

A minha questão é a seguinte:

A caixa ser dura é feitio das caixas da BMW ou é defeito?

Sendo defeito, qual será o problema?

P.S. - No Golf, muda-se de mudança com um dedo. E, não estou a exagerar... :dance

Abraço ;)
É perfeitamente normal uma pessoa que troque dum carro do grupo vag para um bmw notar uma diferença brutal na caixa, pois as caixas têm características completamente diferentes, as dos bmw's tendem a ser duras e sentem-se as passagens de caixa, as do grupo vag são tão macias que se troca de mudança só com um dedo tal como disseste. No entanto tudo isto são apenas características diferentes e nada mais :wink1 já os japunas são assim! A primeira vez que guiei um crx vti assustei-me com a dureza daquela caixa, parecia que estava num carro de competição :lol1
Life Is Short.. Drive Hard!

lude
Membro Juvenil
Registado: 25 out 2005, 01:43
O meu Carro:: BMW 330Cd
Contacto:

Mensagem por lude »

nlg Escreveu:Eu no meu E46 só noto mais é na marcha atrás que tem dias a frio que tem que se fazer mais força.
Mas já me habituei. Deve ser tipico dos carro alemães, pq qd tive o Opel Corsa B a caixa tb era mt dura.
Quanto a minha namorada começou a conduzir o 325, nos dias frios até tinha que usar as 2 mãos para meter a marcha-atrás!
xm320D Escreveu:
CCM Escreveu:P.S. - No Golf, muda-se de mudança com um dedo. E, não estou a exagerar... :dance
...as dos bmw's tendem a ser duras e sentem-se as passagens de caixa, as do grupo vag são tão macias que se troca de mudança só com um dedo tal como disseste. No entanto tudo isto são apenas características diferentes e nada mais :wink1 já os japunas são assim! A primeira vez que guiei um crx vti assustei-me com a dureza daquela caixa, parecia que estava num carro de competição
Tenho um Honda Prelude e troca-se de mudança com 1 dedo. Já tive um Civic 1.6i16 e era a mesma coisa (tem a mesma mecânica do CRX). Tenho amigos com Civic Coupe e CRX ambas as caixas são suaves. A minha mãe tem um Micra e a caixa até é demasiado "soft" para o meu gosto. Não podes generalizar que os carros japoneses possuem caixas duras...

Quanto ao grupo VW, já tive um Golf. Caixa mole sem dúvida... Dava perfeitamente para meter mudanças com 1 dedo. Mas a caixa tinha muito mais folga do que a do meu Honda. Sem comparação!
Na revisão efectuada na Automaran perguntei ao mecânico porque é que a caixa tinha tanta folga quando comparada com a do meu Prelude. Ele respondeu algo do género: "Estas caixas são muito melhores (por exemplo) do que as da Renault! Mas, não têm comparação com as caixas da Honda..."

Passado pouco tempo da revisão, a caixa do Golf partiu! Partir uma caixa? Nunca tal me tinha acontecido... (ainda por cima circulava num passeio domingueiro na nacional 1). Depois, vim a saber que aquela série de caixas tinham todas esse problema :( Segundo o mecânico da VW, era "normal" isso acontecer entre os 80.000 e 100.000Km!!!
ٵԃє Ҏяѻנэ¢†s: ɯoɔ˙ɐʎ2˙ounu//:dʇʇɥ - ツ - http://nuno.2ya.com

BMW 330Cd Imagem
Honda Prelude 2.2 VTEC 4WS

Imagem
Imagem

Rik Str
Membro Junior
Registado: 19 set 2009, 02:40
O meu Carro:: Audi TT

Mensagem por Rik Str »

É verdade...marcha-atras e 1a por vezes é uma guerra pras meter, quando a 1a nao entra meto 2a e de seguida 1a, desta maneira ja entra bem.

bandit1200s
Membro Iniciado
Registado: 16 mai 2010, 12:47
O meu Carro:: BMW 320d Touring E91 2005/12

Mensagem por bandit1200s »

Tenho uma e91 163 CV de Dez. de 2005, e não é só a caixa que é dura, a direcção também é pesada, a suspensão então nem se fala, dura que nem pedra, todos os comandos de uma forma geral são rudes de utilizar. Tenha a minha carrinha há quase trés anos, para mim decepcção total, a ponto de a deixar meses parada na garagem e utilizar diariamente o meu velhinho Toyota Corolla de 1988. BMW nunca mais. aliás não a troquei já há muito tempo por pressão da parte da mimha mulher. :

Dr.
Membro Juvenil
Registado: 13 set 2007, 17:25
O meu Carro:: BMW 520d F10

Mensagem por Dr. »

Este E90 tem uma utilização um pouco "complicada". Para quem já teve ou tem outros BMW, qd passa para um E90 nota sempre a rispidez dos comandos, seja direcção, seja caixa. A nível da suspensão acho que está ao nível da BMW, ou seja, desportiva e rija q.b.. Mas isso eu tb prefiro assim. Mas confesso que, principalmente a caixa, leva-me ao desespero. Quem tenha um 320d E90 de caixa manual e faça uma utilização diária do mesmo, principalmente em cidade, sente que esta é rija demais e cansa... Por exemplo, nos últimos dias tenho andado com um A4 2.0tdi de 2010 (o carro tem 1.500kms) e a caixa é extremamente agradável de usar, sem que isso signifique perda de qualidade na condução ou menos desportividade. Nada disso. Sei que entre ontem e hoje espetei-lhe com 800 kms e custou-me tanto como 300 no BMW... (passe o exagero, claro)
Abraço
RPG

bandit1200s
Membro Iniciado
Registado: 16 mai 2010, 12:47
O meu Carro:: BMW 320d Touring E91 2005/12

Mensagem por bandit1200s »

Dr. Escreveu:Este E90 tem uma utilização um pouco "complicada". Para quem já teve ou tem outros BMW, qd passa para um E90 nota sempre a rispidez dos comandos, seja direcção, seja caixa. A nível da suspensão acho que está ao nível da BMW, ou seja, desportiva e rija q.b.. Mas isso eu tb prefiro assim. Mas confesso que, principalmente a caixa, leva-me ao desespero. Quem tenha um 320d E90 de caixa manual e faça uma utilização diária do mesmo, principalmente em cidade, sente que esta é rija demais e cansa... Por exemplo, nos últimos dias tenho andado com um A4 2.0tdi de 2010 (o carro tem 1.500kms) e a caixa é extremamente agradável de usar, sem que isso signifique perda de qualidade na condução ou menos desportividade. Nada disso. Sei que entre ontem e hoje espetei-lhe com 800 kms e custou-me tanto como 300 no BMW... (passe o exagero, claro)

Assino completamente em baixo, melhor explicação/comparação era impossivel. :palmas
Abraço

pulpamos
Membro Juvenil
Registado: 22 fev 2010, 11:35
O meu Carro:: BMW 118d E87 LCI

Mensagem por pulpamos »

Nao sei se a caixa é parecida com a do Série 1 (penso que sim), mas eu adoro a rigidez da caixa. Nao me cansa nada e é a melhor caixa que já usei.

Claramente uma questao de gostos...
BMW E87 118d - Eficciency on wheels
Imagem
Imagem

Dr.
Membro Juvenil

Mensagem por Dr. »

eu mais do que me queixar da caixa, queixo me mais da embraiagem que acho extremamente pesada. A comparação com o A4 é abissal.
Mas não me entendam mal. Eu adoro os BMW e adoro o meu carro. Encaro estes "pequenos" problemas como feitio e não defeito da máquina. Já vou no meu 4.º BMW e adoro a marca.
Abraço
RPG

nlg
Membro Senior
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009

Mensagem por nlg »

bandit1200s Escreveu:
Dr. Escreveu:Este E90 tem uma utilização um pouco "complicada". Para quem já teve ou tem outros BMW, qd passa para um E90 nota sempre a rispidez dos comandos, seja direcção, seja caixa. A nível da suspensão acho que está ao nível da BMW, ou seja, desportiva e rija q.b.. Mas isso eu tb prefiro assim. Mas confesso que, principalmente a caixa, leva-me ao desespero. Quem tenha um 320d E90 de caixa manual e faça uma utilização diária do mesmo, principalmente em cidade, sente que esta é rija demais e cansa... Por exemplo, nos últimos dias tenho andado com um A4 2.0tdi de 2010 (o carro tem 1.500kms) e a caixa é extremamente agradável de usar, sem que isso signifique perda de qualidade na condução ou menos desportividade. Nada disso. Sei que entre ontem e hoje espetei-lhe com 800 kms e custou-me tanto como 300 no BMW... (passe o exagero, claro)

Assino completamente em baixo, melhor explicação/comparação era impossivel. :palmas
Abraço

Então mudem para Audi. Que é que estão a fazer na BMW?!!!!
BMW é robusto e bom para duração, daí que alguns componente tenham q ser duros. Por isso é q há por aí carros com caixas macias de tão macias que são q ao fim de alguns anos e uso é só folgas. A do meu bimmer com kuase 10 anos, parece uma caixa nova sem folga alguma. E nem é assim tão dura, apenas a marcha atrás é preciso fazer mais força mas é normal tipico de carros alemães. Já a do meu Opel era assim.

mario.rf.santos
Membro Iniciado
Registado: 20 mai 2010, 15:02
O meu Carro:: BMW 320d T (E91) 163cv - 11/2005

Mensagem por mario.rf.santos »

Eu de inicio também achei que era dura, mas depois de perguntar a amigos que também têm um BMW, disseram-me que era uma característica da marca.
A verdade é que não me incomoda, no meu caso foi apenas uma questão de hábito.
Neste momento, essa rigidez transmite-me noção de qualidade e precisão da caixa, onde como diz o nlg, não há lugar a qualquer tipo de folgas.

A única coisa que considero mais negativa é o método escolhido para engrenar a marcha-atrás. Aquela mola tem uma força BRUTAL! Aprendi que a melhor forma de a meter é não ter piedade! Ou seja, normalmente encostamos à esq. e depois fazemos mais força para "vencer" a mola. A forma mais fácil é fazer um só movimento com alguma força. Logo desde a posição neutra até depois de vencer a mola.
Na minha opinião, poderia ter sido escolhido um outro mecanismo: ou a patilha, ou empurrar para baixo, ou até meter a "R" ao lado da "6".

Cumprimentos.

Dr.
Membro Juvenil

Mensagem por Dr. »

nlg Escreveu:
bandit1200s Escreveu:

Abraço

Então mudem para Audi. Que é que estão a fazer na BMW?!!!!
BMW é robusto e bom para duração, daí que alguns componente tenham q ser duros. Por isso é q há por aí carros com caixas macias de tão macias que são q ao fim de alguns anos e uso é só folgas. A do meu bimmer com kuase 10 anos, parece uma caixa nova sem folga alguma. E nem é assim tão dura, apenas a marcha atrás é preciso fazer mais força mas é normal tipico de carros alemães. Já a do meu Opel era assim.
Mas caríssimo nlg, falas com conhecimento de causa??? Pelo que vejo na tua assinatura, tens um E46 e não um E90. É que eu tb tive um E46 e não tem nada a ver com o E90 ao nivel da caixa ou da embraiagem.
Abraço
RPG

pulpamos
Membro Juvenil
Registado: 22 fev 2010, 11:35
O meu Carro:: BMW 118d E87 LCI

Mensagem por pulpamos »

Na minha opiniao está optima a marcha atrás, e todas as outras. E a embraiagem também. É de HOMEM! É preciso forca de HOMEM para meter mudancas nestes carros...

Nao é qualquer panisga que entra num BMW... oh oh... panisgas...
BMW E87 118d - Eficciency on wheels
Imagem
Imagem

mario.rf.santos
Membro Iniciado
Registado: 20 mai 2010, 15:02
O meu Carro:: BMW 320d T (E91) 163cv - 11/2005

Mensagem por mario.rf.santos »

pulpamos Escreveu:Na minha opiniao está optima a marcha atrás, e todas as outras. E a embraiagem também. É de HOMEM! É preciso forca de HOMEM para meter mudancas nestes carros...

Nao é qualquer panisga que entra num BMW... oh oh... panisgas...
LOL

terrinha
Membro Juvenil
Registado: 04 nov 2009, 10:44
O meu Carro:: E91 Ano:2006

Mensagem por terrinha »

Dão papsecos aos brutos e dá nisto :D

A compra dum BMW é sempre uma compra diferente, alguém que ama automóveis e já teve carros(Audi, e outros...).
:lovebmw

jorge lucas
Membro Iniciado
Registado: 23 jul 2008, 12:40

Mensagem por jorge lucas »

No meu E46 a frio a 1ª nao entra tenho que por 2ª para por a 1ª e anda assim muito tempo, so ao fim de bastantes km feitos e que fica normal.

Responder

Voltar para “Série 3”