Caixa dura - E90 - Será defeito ou feitio?!

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

bandit1200s
Membro Iniciado
Registado: 16 mai 2010, 12:47
O meu Carro:: BMW 320d Touring E91 2005/12

Re: Caixa dura - E90 - Será defeito ou feitio?!

Mensagem por bandit1200s »

Para quem fala sem conhecimento de causa, experimentem os novos LCI, ed epois ponho á disposição a minha E91 e logo vêm a diferença, é que devido ás muitas reclamações por esse Mundo fora, a Bmw foi obrigada a mudar a direcção, suspensão e outros comandos nas novas versões 32od. A direcção é muito mais leve, a suspensão apesar da marca não reconhecer té uma taragem muito mais suave, e a caixa de velocodades tém um engrenamento muito mais facilitado.
Abraço

mario.rf.santos
Membro Iniciado
Registado: 20 mai 2010, 15:02
O meu Carro:: BMW 320d T (E91) 163cv - 11/2005

Mensagem por mario.rf.santos »

jorge lucas Escreveu:No meu E46 a frio a 1ª nao entra tenho que por 2ª para por a 1ª e anda assim muito tempo, so ao fim de bastantes km feitos e que fica normal.
Experimenta fazer o seguinte: quando a 1ª não entrar, mete em ponto morto, solta a embraiagem, volta a carregar na embraiagem e tenta meter a 1ª.
Ou seja, sem teres que meter a 2ª. Tive um Opel Corsa em que me acontecia isso (muito raramente) e um mecânico uma vez comentou comigo para experimentar o método que te descrevo aqui. A teoria dele é que por vezes os carretos podem não ficar completamente alinhados e por isso custa a engrenar. Soltando a embraiagem fazemos com que eles girem novamente (a transmissão não gira porque estamos em ponto morto!) e a probabilidade de ficarem desalinhados novamente é muito pequena.
Eu até consigo ver alguma lógica na questão.
Resumindo... o facto é que no meu caso funcionava, sem ter de engrenar outra mudança. Bastava-me fazer essa "dupla embraiagem".

Conta-nos como correu.

-- Segunda Mai 24, 2010 2:05 pm --
bandit1200s Escreveu:Para quem fala sem conhecimento de causa, experimentem os novos LCI, ed epois ponho á disposição a minha E91 e logo vêm a diferença, é que devido ás muitas reclamações por esse Mundo fora, a Bmw foi obrigada a mudar a direcção, suspensão e outros comandos nas novas versões 32od. A direcção é muito mais leve, a suspensão apesar da marca não reconhecer té uma taragem muito mais suave, e a caixa de velocodades tém um engrenamento muito mais facilitado.
Abraço
Convém não esquecer que desde que existe E90/E91 existe também a opção "Direcção Assistiva Activa", que é muuuuito mais leve que a direcção assistida "normal" especialmente quando parado. A direcção assistida activa é também progressiva, ou seja, fica mais dura com o aumento da velocidade para garantir uma direcção segura. A normal tem sempre a mesma rigidez, daí parecer dura quando parado.

E pelo que percebo, as pessoas dizem que a caixa é dura. Não se queixam de dificuldades e engrenar!!

CCM
Membro Juvenil
Registado: 20 mar 2010, 18:55
O meu Carro:: Touring 320d E91 - 2006

Mensagem por CCM »

Tenho vindo a seguir este tópico. Pudera, fui eu que o criei!!! :D :D

Depois de mais alguns km's já sinto o efeito de habituação, ou seja, a caixa não é assim tão dura....

Uma caixa dura transmite uma sensação de robustez e consequentemente durabilidade. Vamos ver quantos anos aguenta...

Em relação à macha atrás, no outro dia aconteceu-me uma coisa curiosa. Parei num STOP e devido à caixa dura para engrenar a 1.ª exerci força demais e pimba engrenei a marcha atrás, claro que o condutor do carro que me precedia ficou apavorado (vi pelo retrovisor) ao ver as luzes brancas acesas e a carrinha a deslizar um cm's para trás...

Não foi nada de grave e rapidamente engrenei a mudança correcta e segui viagem...

Pelos relatos que li concluo o seguinte:

Os bimmers são como as mulheres. É preciso jeitinho e, às vezes, alguma força! :lol1

Força no sentido de carregar as "comprinhas" que efectuam. O que é que estavam a pensar?! :think

Ah, obrigado por partilharem as vossas experiências

Abraço ;)

Celso Jesus
Membro Iniciado
Registado: 21 dez 2010, 02:48
O meu Carro:: BMW 120d

Mensagem por Celso Jesus »

Boas Pessoal!
Adquiri muito recentemente um BMW Serie 1 120d, ainda n o posso conduzi-lo pk nao esta legalizado... mas verifiquei logo da 1ª vez k mexi na caixa... k esta era dura... principalmente na marcha atras! Já tive um Saxo 1.5D caixa excelente... e posteriormente um Corsa C... em que achei a caixa Super Dura, destestava... mas com o tratamento k lhe dei, ao longo do tempo foi escorregando melhor, hj coloco as mudanças num abrir e fexar d'olhos... agora k troquei pra bmw... nunca imaginei k as mudanças fossem cm são, pelo menos é a sensação k me dá agr... nunca pensei ke a marcha-atras fosse tão dura!
Tal cm vi neste post... é uma questão de habituação, mas o k kero saber é se com o tempo e o uso ela ficara + suave ou n, tal cm aconteçeu com o corsa!
(Mal andei com o BM ainda, só em janeiro... apenas fiz alguma manobras... mas a marcha atras kuase me parte o pulso com a força k tnho de fazr, e perco ainda algum tempo a tentar mete-la... cmo ja foi sugerido aki, da proxima vou tentar engata-la duma vez só e ver o k aconteçe). Mas espero sinceramente k com o tempo melhore... Smp sonhei ter um BM e estou ansioso pra sentir o prazer da condução e cm conduzir um RWD (caixa de velocidades é 1 caso a parte k n me mete medo, heide de me adaptar a ela... ou entao ela a mim lol)
Abraços.

Celso Jesus
Membro Iniciado

Boas Pessoal!
Adquiri muito recentemente um BMW Serie 1 120d, ainda n o posso conduzi-lo pk nao esta legalizado... mas verifiquei logo da 1ª vez k mexi na caixa... k esta era dura... principalmente na marcha atras! Já tive um Saxo 1.5D caixa excelente... e posteriormente um Corsa C... em que achei a caixa Super Dura, destestava... mas com o tratamento k lhe dei, ao longo do tempo foi escorregando melhor, hj coloco as mudanças num abrir e fexar d'olhos... agora k troquei pra bmw... nunca imaginei k as mudanças fossem cm são, pelo menos é a sensação k me dá agr... nunca pensei ke a marcha-atras fosse tão dura!
Tal cm vi neste post... é uma questão de habituação, mas o k kero saber é se com o tempo e o uso ela ficara + suave ou n, tal cm aconteçeu com o corsa!
(Mal andei com o BM ainda, só em janeiro... apenas fiz alguma manobras... mas a marcha atras kuase me parte o pulso com a força k tnho de fazr, e perco ainda algum tempo a tentar mete-la... cmo ja foi sugerido aki, da proxima vou tentar engata-la duma vez só e ver o k aconteçe). Mas espero sinceramente k com o tempo melhore... Smp sonhei ter um BM e estou ansioso pra sentir o prazer da condução e cm conduzir um RWD (caixa de velocidades é 1 caso a parte k n me mete medo, heide de me adaptar a ela... ou entao ela a mim lol)
Abraços.

Celso Jesus
Membro Iniciado

Boas Pessoal!
Abraços.

Dr.
Membro Juvenil
Registado: 13 set 2007, 17:25
O meu Carro:: BMW 520d F10

Mensagem por Dr. »

Como já ficou dito no tópico, é uma questão de habituação. Confesso que ainda hoje, e ao fim de 4 anos em que tenho o carro, sinto a dureza da caixa no pára arranca da cidade. Mas tb me parece que já não é como nos primeiros tempos, ou então fui eu que já me habituei mesmo.
Abraço
RPG

BlackOpenAir
Membro Junior
Registado: 23 dez 2009, 22:13
O meu Carro:: 318i cabrio E36 328i sedan E46

Mensagem por BlackOpenAir »

Resumindo, o facto dos BMW terem caixas duras, não é defeito nem feitio, é mais uma virtude que faz com que esta maravilhosa marca de automóveis tenha a boa fama que tem. Ou seja, carros bem construidos, precisos e com uma personalidade bem desportiva, que não são só para homens, são para homens e mulheres que adorem conduzir.
BMW E36 318i Cabrio de 1994 115 cv.
BMW E46 328i Sedan de 1998 193 cv.
--------------Off-topic--------------
VW Golf IV 1.4 5 portas de 2002 75 cv. (GPL)
Opel Vectra C 1.8 Caravan de 2005 122 cv. (GPL)

Fox91
Membro Iniciado
Registado: 02 dez 2010, 23:53
O meu Carro:: BMW 318i E46

Mensagem por Fox91 »

Comprei há umas semanas atrás um BMW 318 E46 de '98, e a transição de um Renault Laguna II para BMW notou-se logo a nível de caixa. A força para trabalhar com a caixa não tem comparação.

É necessário tanta força para meter a marcha atrás, que já comprei o BWM com a manete rachada do lado direito, imagino a força que o antigo dono fazia :duh :duh

Mas eu gosto assim :driving O meu pai fartava-se de me chamar a atenção de eu meter as mudanças com alguma força no Laguna, enquanto bastava um dedo...Agora já não tenho desculpa :shh

RUNFLAT
Membro Iniciado
Registado: 03 abr 2010, 21:53
O meu Carro:: BMW 318d E91-2008/9

Mensagem por RUNFLAT »

A cx dura nos BMW tem uma justificação , é para aguentar com os maus tratos que alguns lhe dão como por ex conduzir com a mão em cima da manete. :driving

Responder

Voltar para “Série 3”