AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

tiagoghost
Membro Gold
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50

Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por tiagoghost »

Com vanos era um pouco mais complicado, mas muito facil na mesma.

Com o manual da bentley a teu lado vais ver que ate te assustas com a facilidade do trabalho, comprado com aquilo que eles dizem...

resumidamente, tiras a tampa das valvulas, e a tampa da distribuição que está agarrada a cabeça. Metes o motor a ponto, utilizando a tranca do volante do motor, uma broca de 6mm serve para o efeito. Com a mão fazes pressão do tensor da corrente que liga as 2 arvore de cames para ele baixar, repete 2 ou 3 vezes até ele vazar a maior parte do oleo, depois coloca 2 pregos fininhos nos furos que ves da parte de tras do tensor para o trancar. Depois tiras o tensor que se encontra no lado de fora da cabeça do lado do escape, tira-o pela porca maior para n se desmontar.
Para desapertar os parafusos das polis das arvores de cames, utiliza uma chave de bocas para trancares as arvores de cames eqt fazes força para as desapertar, depois de tarem as 2 aliviadas tira-as fora juntamente com a corrente que as une, para as tirar n precisas de bater com nada, so abanar um pouco cm se tivesses a ver a folga de um rolamento de roda.
Tiras o tensor da corrente que já tinhas trancado anteriormente, e depois tiras a outra polie da arvores de cames de escape, podes deixar a corrente cair la para baixo que ela n se perde :).

Depois é so aliviar as porcas pela ordem indicada, depois de tudo aliviado, começa a tira-las fora, aviso-te que vais ter de as aliviar muitas vezes, depois de todas as porcas tiradas, tira os apoios das cames, n te preocupes que eles já trazem a ordem marcada, tiras a cames, e depois o seu apoio, cuidado ao tirar o apoio pq as tuches vao cair todas, certifica-te que caem todas na cebeça, para depois qd levantares completamente não cair nenhuma para o chao.
Repetes com a outra cames e depois é so desapertar a cabeça, cuidado com os parafusos pequeninos que estão na zona da distribuição, esse tb prendem a cabeça ao bloco!

Para teres uma ideia, (e eu sei que isto n sao horas de trabalho, mas qd se está de "férias".. :lol1 )
Ontem as 23 fui buscar um parente ao aeroporto, deixei-o em casa, como n tinha sono (o benfica n me deixou ir para casa dormir descansado :lol1 ), fui trocar de roupa, e arranquei para a garagem, cheguei la por volta das 0.45h, e agarrei-me a motor que te disse a pouco, ainda tinha tudo montado, inclusive a frente partida num pequeno toque. desmontei a frente, as tampas, as velas, os injectores e a ponte, a parte electrica, e os colectores de admissão, comecei a tirar os de escape, e como tavam teimosos, decidi fazer uma pausa, por volta das 4 e qq coisa, fui as rolotes comer uma pita, e voltei para a garagem, cheguei por volta das 5.10, acabei de tirar os colectores, e comecei com o trabalho descrito em cima, com a ligeira diferença de aquele ser vanos. Por volta das 6.30 mais coisa menos coisa, já tinha a cabeça em cima da bancada e ja tava a olhar pa junta a procura da passagem.

Como vez não é um trabalho muito demoroso, mas se quizeres qq tipo de ajuda, é só dizer, se quizeres ficar com o meu contacto se tiveres alguma duvida, manda pm!

Abraço

-- Segunda Nov 08, 2010 6:35 pm --

UI, o meu resumidamente estendeu-se um pouco mais do que pensava! Entusiasmei-me :lol1

Desculpem o testamento!

Abraço
E36 S50 Coupe

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

De facto conhecimento de causa é outra fruta!

Já li bastante sobre o assunto mas tens aí conselhos preciosos, tipo a broca de 6, pressionar o tensor para perder o óleo, as touches caírem e os tais parafusos pequenos que também prendem a cabeça!

Muito obrigado pela partilha :fixe

Agora tenho de sair mas já te dou notícias por pm!

Abraço e obrigado pelo testamento :lol:

Carlos Tavares
Membro Gold
Registado: 03 ago 2008, 13:18
O meu Carro:: BMW 320iA E36 Exclusive - 92/06

Mensagem por Carlos Tavares »

hugo_ti Escreveu:em relaçao a um encontro nada ainda??

cumps
Ola Hugo, boas.
Em relação ao encontro, o mesmo não esta esqueçido e ainda ontem andei a estudar, e em breve irei aqui colocar o programa, so tenho mesmo uma duvida e visto que eu para este mês, ja esteja com a agenda completa, receio que para Dezembro e visto ser o mês do Natal, que o mesmo depois venha a ter pouca adesão, pois é um mês por norma com muitos gastos!!!
Ja agora a minha ideia, era fazer esse encontro a um domingo, por varios motivos, um deles porque ha muita gente que trabalha ao sabado, e depois a ideia era mesmo de reuinir, toda a familia, ou seja não deixar as mulheres e filhos de fora, isto claro para quem os têm!!!
No entanto, se a malta estiver em condições de no proximo mês, estar presente num encontro, incluindo almoço e passeio é so dizerem, para ja tenho uma volta porreira em mente, um sitio para almoçar que nunca la fui, passei apenas la ontem e pareçeu-me bom, ou por outra razoavél, pelo o menos no que diz respeito a preços, e uma volta tambem ela engraçada para a malta desfilar os nossos bimmers, e tirar umas belas fotos isto claro se o tempo ajudar!!!
Para quem não me conheçe, eu gosto de organizar bem as coisas e acima de tudo gosto de ver que o pessoal gostou do tempo empregue, e claro do dinheiro tambem, a unica pessoa que aqui sabe como eu organizo as coisas, é o nosso amigo JPimpão pois ja foi a um dos meus encontros anuais, e sabe que sou exigente comigo proprio, não gosto que nada falhe nem de ver a malta descontente, logo assim que tiver tudo reunido coloco aqui o programa e data, bem como valores da refeição!
Até la, se quiserem podem desde ja ir adiantando serviço, e darem a vossa opinião se podem ou não, participar num eventual encontro para o proximo mês de Dezembro, a todos desejo boas curvas e um grande abraço, fiquem bem. :fixe :driving :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw

-- Segunda Nov 08, 2010 9:41 pm --
Geo Escreveu:Boas.

Tenho sido um seguidor deste tópico desde o principio, não por ter um e36 mas por ter um 25i numa 34 Touring.

Como já foi dito atrás, este t+opico já se tornou no tópico dos 6L a gasolina, para mim os melhores motores que a BMW tem. Aliás, para mim BMW é 6 em linha e mai nada!!! Sem desprimor para os restantes!!! :lol:

Um videozito da minha 525iT de manhãzinha:

http://www.youtube.com/watch?v=AnczJmxALHA

Já aqui se falou dos escapes e respectivas sonoridades... a minha e34 tem 2 Cat, uma panela central e outra final sempre em circuito duplo. Já tenho uma fugazitas... :roll:

Cumprimentos
Ola João, boas.
E então tudo bem contigo e restante familia? A PANZER, porta-se bem? E dizer que estive quase para comprar essa PANZER em Junho, mas pronto...!!!
Va João, continuação e boas curvas com a PANZER, cumps. :fixe :driving :lovebmw :lovebmw :lovebmw
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

AS FOTOS DAS MINHAS VELHAS GLÓRIAS...

ImagemImagemImagem

hugo_ti
Membro Gold
Registado: 20 ago 2009, 12:13
O meu Carro:: Bmw 325 Ti

Mensagem por hugo_ti »

Dudex, obrigado pelo esclarecimento....

Carlos Tavares, obrigado pela resposta completa...de facto para mim aos domingos é mais dificil, mas voçes é que decidem claro...eu se puder marco presença claro....

cumps
Imagem

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Carlos Tavares Escreveu:(...)a unica pessoa que aqui sabe como eu organizo as coisas, é o nosso amigo JPimpão pois ja foi a um dos meus encontros anuais, e sabe que sou exigente comigo proprio, não gosto que nada falhe nem de ver a malta descontente(...)
:protest

:P
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

metale Escreveu: :protest
Smile perfeito :lol1

Geo
Membro Iniciado
Registado: 22 fev 2007, 09:08

Mensagem por Geo »

Ola João, boas.
E então tudo bem contigo e restante familia? A PANZER, porta-se bem? E dizer que estive quase para comprar essa PANZER em Junho, mas pronto...!!!
Va João, continuação e boas curvas com a PANZER, cumps. :fixe :driving :lovebmw :lovebmw :lovebmw
É verdade! E sabes que não voltei a por o anuncio? Vender a Panzer estava-me a custar tanto e daquela vez tinha-me mentalizado... como não a levaste acabou! Não a vendo e pronto!
Claro, continua dar-me muitas alegrias e algumas despesas... :lol:

Um abraço
E34 525i Touring

Carlos Tavares
Membro Gold

metale Escreveu:
Carlos Tavares Escreveu:(...)a unica pessoa que aqui sabe como eu organizo as coisas, é o nosso amigo JPimpão pois ja foi a um dos meus encontros anuais, e sabe que sou exigente comigo proprio, não gosto que nada falhe nem de ver a malta descontente(...)
:protest

:P
:duh Sorry rapazão, é verdade tu tambem sabes!!! :lol1 :lol1 :lol1
Sabes isto depois dos 40 o Alzheimer toma conta de um gajo, e cerebro esqueçe que esse queimou logo aos 17!!! :assubiar :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
Espero que não fiques chateado comigo, talvez até tivesse metido o nome do João por estar ali a vista na altura se tivesse o teu, estava o João a dar-me nas orelhas tambem, enfim resumindo e baralhando, ha muita gente neste clube que sabe como organizo as coisas, assim não me esqueço de ninguém!!! :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
Va rapazão, uma vez mais as minhas desculpas e espero que esteja tudo bem contigo e restantes, em breve teremos um encontro de maquinas again, até porque Góis 2011 acho que não vai haver no proximo ano :shh estou a pensar em fazer uma pausa Kit-Kat :liar :lol1 :lol1 :lol1
Um grande abraço e boas curvas :fixe :driving :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw
Pelo Prazer de Conduzir.
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

ImagemImagemImagem

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Não te preocupes que não levo a mal ;)

Epá, estava a contar com Góis 2011, tenho mais gente para levar ao próximo. Mas se não der não dá, desde que faças as coisas com gosto quando acontecerem ;)
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Carlos Tavares
Membro Gold

Geo Escreveu:
Ola João, boas.
É verdade! E sabes que não voltei a por o anuncio? Vender a Panzer estava-me a custar tanto e daquela vez tinha-me mentalizado... como não a levaste acabou! Não a vendo e pronto!
Claro, continua dar-me muitas alegrias e algumas despesas... :lol:

Um abraço
Pois, as despesas essas é que são sempre chatas, e tal como te disse naquele dia, fui bastante desiludido de volta, pois eu tambem ia com muita vontade, mas pronto a desilusão foi te tal ordem, que no regresso dentro do expresso liguei para o dono do 320i, o qual tenho eu agora, e disse-lhe para ele quando chegasse ao Seixal, passar por minha casa que lhe ia comprar o carro..., resumindo as 23h30 estava a fechar negócio!!!
Ja lhe meti quase 6000kms, e problemas 0..., o unico problema mesmo é a sede que o bicho têm, apenas e só!!! :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
Va João, fica bem uma vez mais um abraço e boas curvas com a PANZER infernal!!! :fixe :driving :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw

-- Terça Nov 09, 2010 8:30 pm --
metale Escreveu:Não te preocupes que não levo a mal ;)

Epá, estava a contar com Góis 2011, tenho mais gente para levar ao próximo. Mas se não der não dá, desde que faças as coisas com gosto quando acontecerem ;)
Rapazão, eu não devia ter dito isto, mas é essa a minha ideia, mas nada esta confirmado, deixa ver até la, quem sabe talvez mude de ideias!!!
E nunca faço nada, que não seja com gosto a não ser mesmo trabalhar, e isso nem é todos os dias!!!
Se ha coisas que me dão imenso prazer, é ver montes de bimmers juntos e ver tambem a malta toda a curtir na boa, como tal, todos os encontros de Góis foram sempre feitos com muito gosto, muito mesmo!!! :fixe
Pelo Prazer de Conduzir.

ImagemImagemImagem

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

agora sou eu que venho aqui a seccao ao lado pedir ajuda

tive o carro parado umas semanitas valentes e a ontem fui a pegar no 525i e a minha bateria ficou cansada e so pegou com booster e nem deixava o carro andar como deve de ser, mesmo com minimos ligados fazia o ir abaixo.. nem as portas todas fechava. Acontece que hoje meti bateria nova e ele faz uma coisa estranha.. tanto esta bem como derrepente vai abaixo. se ele tiver ao relanti e acelerar um pouco ( mesmo so de dar uma coceguinha ao acelerador ) ele vai se a baixo... ou entao antes de ir abaixo recupera, vem as 1.500rpm e volta ao relanti. A andar em modo passeio onde engreno uma mudanca e vai assim sempre a uma velocidade certa ele falha por vezes.. que raio! O que sera? Sera que tem os bornes mal apertados? Ou sera do que? Nunca se mexeu em nada naquele carro pois nunca deu problemas!

Um abraco e agradeco ajudas.. tou desesperado
Imagem Imagem

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Eu no E36 tive esse problema e era o borne 15 mal apertado, ou seja o fio q leva a energia de retorno à bateria o cabo mais fino.... vê se aquela caixita preta no compartimento do motor q de onde sai o cabo vermelho, axo q tem lá um fusível, v`^e se não é daí ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

tiagoghost
Membro Gold
Registado: 27 jan 2008, 19:41
O meu Carro:: E36 Coupe S50

Mensagem por tiagoghost »

isso parece-me sintomas de bomba de gasolina... A minha antes de morrer fez algo parecido!

Ai esses caracóis...
E36 S50 Coupe

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

Manuel S. Escreveu:agora sou eu que venho aqui a seccao ao lado pedir ajuda

tive o carro parado umas semanitas valentes e a ontem fui a pegar no 525i e a minha bateria ficou cansada e so pegou com booster e nem deixava o carro andar como deve de ser, mesmo com minimos ligados fazia o ir abaixo.. nem as portas todas fechava. Acontece que hoje meti bateria nova e ele faz uma coisa estranha.. tanto esta bem como derrepente vai abaixo. se ele tiver ao relanti e acelerar um pouco ( mesmo so de dar uma coceguinha ao acelerador ) ele vai se a baixo... ou entao antes de ir abaixo recupera, vem as 1.500rpm e volta ao relanti. A andar em modo passeio onde engreno uma mudanca e vai assim sempre a uma velocidade certa ele falha por vezes.. que raio! O que sera? Sera que tem os bornes mal apertados? Ou sera do que? Nunca se mexeu em nada naquele carro pois nunca deu problemas!

Um abraco e agradeco ajudas.. tou desesperado
aqui fica a noticia de que a falha ja passou, ao contrario do que se pensava ser ( sensor de cambota sujo ou avariado ou bomba de gasolina a ir embora ou o famoso borne 15, nao a resposta esta errada :P era simplesmente um tubozito que vai ao tubo principal da admissao que saiu, provocando a falha de relanti e o motor falhava! aqui fica a ajuda para quem um dia tiver estes sintomas, pode ser esta a resposta

abraco e obrigado ao dudex, tiagoghost e ao jpimpao :) :palmas
Imagem Imagem

Dudex
Membro Gold

Mensagem por Dudex »

Carros mais maricas :driving

Responder

Voltar para “Série 3”