Proprietários 316i - 38 (novas fotos pág.82)

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

intek
Membro Gold
Registado: 09 ago 2009, 12:07
O meu Carro:: BMW E36/5

Re: Proprietários 316i - 34 (novas fotos pág.73)

Mensagem por intek »

awmelo Escreveu:
nuno_andrade21 Escreveu:
jpsilence Escreveu:Sim são linhas bonitas mas creio que as linhas M continuam a bater as linhas 'normais'!!
Daí que eu pretenda para o meu, o look M!! Mas nunca fugindo à linha BMW, nada fora do comum.

Cumps
de facto tens razao as linhas M sao sem duvida mais bonitas que as normais e de facto o look M ´fica a matar no teu bimmer. tenho que te dar os Parabens pela maquina. :fixe tá muito bem concebido. A nivel de motor tens alguma ideia ou pensas fazer algo de diferente no futuro?
Sem dúvida que as linhas "M" são mais apelativas que as normais, mas fascinam-me mais as prestações "M" do que o look :lol:
De qq das formas, aprecio as evoluções do jpsilence :fixe pois são aplicações de materiais da série, com excepção dos angel eyes que não gosto tanto de ver nos e36 (e e46 mk1).
Gostava de aumentar um pouco a potência do meu 316 coupé mas sem grandes alterações tipo turbos...
Mas para acabar com alguns mitos da pastelice do 316, digo-vos que há 10 anos tive um 318is coupé que me desiludiu um pouco em termos de performance, pois eu achava que ia comprar um foguete e na verdade só "saía" a partir das 4500rpm e em termos de "ponta", o máximo que lhe consegui tirar foi 225 km/h de ponteiro (e bem puxadinho) ao passo que actualmente e sem qq modificação, o meu 316 chega com facilidade aos 210 e o motor corta em 5ª quando o ponteiro quer passar aquela marca :D
Acho este motor M43 muito honesto, só temos de saber utilizar a caixa para o por a mexer.

concordo contigo, o motor M43 em baixas é um «ser morto» mas depois das 3000/3500rpm é bastante bom, dado peso/potencia!!
há uns tempos atrás um membro do fórum postou um artigo sobre o motor publicado numa revista dedicada á BMW, e eles sublinharam o bom desempenho e fiabilidade do motor bem como o seu baixo custo de manutenção!!!
Aconselho é a trocarem a bomba de água, o sistema de refrigeração é subdimensionado para o motor, o que por vezes leva a queimar a junta de culassa!!!

em relação ás mods estéticas, pessoalmente gosto de manter o look original, já gastei e vou continuar a encavar mais dinheiro no carro, mas mantendo sempre a estética como se tivesse acabado de sair do stand em 95!! e sempre com material original BMW!!
Com isto não estou a dizer que gosto de ver carros com aplicações KIT M, aliás até gosto, temos exelentes exemplos no fórum!!!
Imagem

Compro BMW E21/E30/E36 até 600€

awmelo
Membro Iniciado
Registado: 19 nov 2010, 22:44
O meu Carro:: BMW 316i e46 115cv 2003

Mensagem por awmelo »

A questão da bomba d'água é pertinente. Não é por acaso que o serviço oficial a substitua de 4 e 4 anos pois é uma peça que com o desgaste pode falhar subitamente, p.e. por quebra do rolamento e pode ser o suficiente para queimar a culaça, no mínimo...
De resto é um motor com enorme durabilidade. O meu primeiro BMW, um 316i 4p de 1994, ainda está nas mãos do meu sogro (desde o ano 2000) e sempre a andar, já tem perto de 300 mil...
Penso que o motor menos feliz foi o 1.8 tds (1660 cc...) que deu de facto muitas dores de cabeça e esse sim, arrastava-se um pouco. Tuve uma exclusive, full extras, mas a falta de "alma" mexia-me com o sistema nervoso. Vendi-a ao fim de meio ano, no entanto ainda anda por aí, de vez em quando vejo-a na zona do Porto e em estado impecável. E isso já foi em 2002...

jpsilence
Membro Gold
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05

Mensagem por jpsilence »

Sim, os meus AE são para sair, assim que possív€l. Vou colocar os faróis de origem, mas com CCFL, ou seja AE na mesma.
Uma das hipóteses que pondero, será inserir os mínimos no sítio dos piscas, que dá um ar diferente, mas mantém tudo stock! :D

Cumps
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

intek
Membro Gold

Mensagem por intek »

awmelo Escreveu:A questão da bomba d'água é pertinente. Não é por acaso que o serviço oficial a substitua de 4 e 4 anos pois é uma peça que com o desgaste pode falhar subitamente, p.e. por quebra do rolamento e pode ser o suficiente para queimar a culaça, no mínimo...
De resto é um motor com enorme durabilidade. O meu primeiro BMW, um 316i 4p de 1994, ainda está nas mãos do meu sogro (desde o ano 2000) e sempre a andar, já tem perto de 300 mil...
Penso que o motor menos feliz foi o 1.8 tds (1660 cc...) que deu de facto muitas dores de cabeça e esse sim, arrastava-se um pouco. Tuve uma exclusive, full extras, mas a falta de "alma" mexia-me com o sistema nervoso. Vendi-a ao fim de meio ano, no entanto ainda anda por aí, de vez em quando vejo-a na zona do Porto e em estado impecável. E isso já foi em 2002...

sim sem dúvida, para mim os 318tds são o elo mais fraco em termos de motor da bmw, já sei que me vão cair em cima!! :D
não digo que sejam maus, mas para um bmw podia-se exigir mais!!
Imagem

awmelo
Membro Iniciado

Mensagem por awmelo »

Pois vão, agora aguenta-te :D
Mas apesar de tudo, conforme referi, eles andam aí... e muitos, portanto com mais ou menos problemas é sempre um BMW.
Falta-lhes uma coisa que ninguém me pode contradizer: a sonoridade. O que mais me irritava era o matraquear diesel de 4 cilindros "menos bem" insonorizado.
O 316, apesar da parca cilindrada tem um som encorpado e uma redução das rotações extremamente suave, o que lhe confere um ar mais "nobre". E os custos de manutenção são muito reduzidos o que é bom nos dias que correm :duh

intek
Membro Gold

Mensagem por intek »

awmelo Escreveu:Pois vão, agora aguenta-te :D
Mas apesar de tudo, conforme referi, eles andam aí... e muitos, portanto com mais ou menos problemas é sempre um BMW.
Falta-lhes uma coisa que ninguém me pode contradizer: a sonoridade. O que mais me irritava era o matraquear diesel de 4 cilindros "menos bem" insonorizado.
O 316, apesar da parca cilindrada tem um som encorpado e uma redução das rotações extremamente suave, o que lhe confere um ar mais "nobre". E os custos de manutenção são muito reduzidos o que é bom nos dias que correm :duh

Sem dúvida, o custo de manutenção é baixo!! o barulho é das coisas que mais gosto sobretudo quando faz aqueles rateres baixinhos, acontece quando vou a descer numa segunda ou terceira!! Tem uma rouquidão que apesar de não ser equiparável ao de um 6cilindros, é bastante boa!! :fixe
A juntar a isso foram os primeiros 1.6 a trazer corrente, o que é uma ajuda para a carteira tremenda!!
Imagem

nuno_andrade21
Membro Iniciado
Registado: 20 nov 2010, 18:00
O meu Carro:: bmw 316i compact e36 - 1996

Mensagem por nuno_andrade21 »

awmelo Escreveu:A questão da bomba d'água é pertinente. Não é por acaso que o serviço oficial a substitua de 4 e 4 anos pois é uma peça que com o desgaste pode falhar subitamente, p.e. por quebra do rolamento e pode ser o suficiente para queimar a culaça, no mínimo...
ainda bem que falaram na bomba de agua... amanha vou ligar ao antigo dono pra saber se ele ja tinha mudado alguma vez ou recentemente :think ... quanto ao 316i sem duvida k tem muita mais alma que o tds ( sendo este mais economico nos dias que correm)... mas o facto é que é tambem um nice BMW ( todos eles o sao)

awmelo
Membro Iniciado

Mensagem por awmelo »

Claro, nunca comparável ao 6 cilindros. Ainda andei a ver 320, e 325/28 mas os consumos, o iuc e a manutenção fizeram-me pensar duas vezes e optar por este 316. Quando se compra um carro com mais de 10 anos, acho que o o bom estado geral deve prevalecer, contra opções mais emotivas. O motor dos meus sonhos é o 2.8i :lovebmw

jpsilence
Membro Gold

Mensagem por jpsilence »

O dos meus é o 3.2 ;)

Esse sim, é um carro!! :D

Mas este 316i nunca me deixou ficar mal, tirando uma vez que a bateria morreu, mas mesmo assim, pegou de empurrão! eheh
E além disso, é um motor bastante engraçado em altas! E consome pouco, comparando com as altas do 20i e 25i ...

Cumps

New signature to come

nuno_andrade21
Membro Iniciado

jpsilence Escreveu:O dos meus é o 3.2 ;)

Esse sim, é um carro!! :D

Mas este 316i nunca me deixou ficar mal, tirando uma vez que a bateria morreu, mas mesmo assim, pegou de empurrão! eheh
E além disso, é um motor bastante engraçado em altas! E consome pouco, comparando com as altas do 20i e 25i ...

Cumps
o meu tambem seria o 3.2 (M) debaixo do capot do compact e com o 316i sempre na bagageira ! :) quem sabe um dia ( o sonho comanda a vida). nao me desfaço deste carro tao cedo :inlove é tanto o love que custaria tanto um dia ter que vende.lo.

awmelo
Membro Iniciado

Mensagem por awmelo »

eu referia-me a automóveis, não a aviões :D
O m3 é um caso à parte e longe do meu horizonte financeiro :cry:

Quanto a falhas de bateria nem posso considerar um problema, isso calha a todos, mais cedo ou mais tarde.

nuno_andrade21
Membro Iniciado

awmelo Escreveu:eu referia-me a automóveis, não a aviões :D

Quanto a falhas de bateria nem posso considerar um problema, isso calha a todos, mais cedo ou mais tarde.
falando nisso . se por ventura um dia tivesse a oportunidade de meter um 3.2 no meu bimmer seria possivel uma homologaçao e andar com ele em estrada? alguem sabe se é possivel a homologaçao por parte da bmw ou e IMTT? foi sempre algo que me intrigou :think

awmelo
Membro Iniciado

Mensagem por awmelo »

nuno_andrade21 Escreveu:

falando nisso . se por ventura um dia tivesse a oportunidade de meter um 3.2 no meu bimmer seria possivel uma homologaçao e andar com ele em estrada? alguem sabe se é possivel a homologaçao por parte da bmw ou e IMTT? foi sempre algo que me intrigou :think
Penso que sim, é possivel, mas deve dar uma enorme dor de cabeça, particularmente no teu (compact) que penso nunca ter tido essa motorização. Mas que devia dar um gozo, isso devia e mantendo o 316 atrás :D

nuno_andrade21
Membro Iniciado

awmelo Escreveu:
nuno_andrade21 Escreveu:

Penso que sim, é possivel, mas deve dar uma enorme dor de cabeça, particularmente no teu (compact) que penso nunca ter tido essa motorização. Mas que devia dar um gozo, isso devia e mantendo o 316 atrás :D
sei de casos cá na Madeira de pessoal k tem por exemplo um motor de um renault5 gt turbo em clios e estao homologados pra andar na estrada sem qualquer problema... agora neste caso seria muito diferente mas mesmo assim gostaria de saber se há muitos impedimentos (burocracias)?? ou basta haver tempo, € e paciencia? ... isto porque a diferença de motorizaçao entre o 316i e o M é imensa

jpsilence
Membro Gold

Mensagem por jpsilence »

Basta t€mpo e paciência...
Os preços do IMTT são cerca de 150€ para mudar o motor, com mudança de cilindrada.

O problema é obter o certificado em como o carro pode andar com o dito motor. Visto que não há compacts 3.2, creio que só no LTA seria possível obter tal certificado, o que calculo que custe uma bela nota.

Segundo a Autoinforma o preço de um certificado desses é 120€, mas eles só fornecem para motores que tenham saído de origem com o carro, tal como as jantes... Na Autoinforma é impossível meter 18'' num e36 e na LTA eles certificam as jantes 18''.
Portanto é tudo uma questão de tempo para papelada, € para essa papelada, e paciência, uma vez que estamos em Portugal, o país da burocracia ......

Abraço

New signature to come

Responder

Voltar para “Série 3”